A diabete espiritual

stopdiabetes

A diabete espiritual

 

Se pensar que é um titulo estranho para um artigo religioso eu também concordo; porém, o tema dele é intencional porque vamos tratar de uma doença física comum para traçar um paralelo com uma doença espiritual também comum nos dias de hoje.

Vem comigo!

Antes para nos situarmos, a doença é a diabetes ela é crônica e se caracteriza pelo aumento dos níveis de açucares (glicose) no sangue e também pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose contida nos alimentos que digerimos diariamente em energia saudável.

Para combater os níveis excessivos de açucares, o pâncreas é o órgão do corpo humano responsável pela produção de insulina que é um hormônio que ajuda a controlar os níveis de açucares existentes no sangue.

Bem; em primeiro lugar antes de tudo eu devo informar que o termo "açúcar" neste artigo ele não tem relação alguma, nem mesmo gramatical com a doença!

Em segundo lugar eu tenho que esclarecer que o termo "açúcar" no sangue conforme a medicina aplica o termo; trata-se literalmente de "gordura", como por exemplo aquele delicioso caldo e da ingestão excessiva da carne cozida em panela cozida; cujo efeito ao longo do tempo; afeta o funcionamento dos rins a princípio. 

O termo  científico de gordura é a glicose que é o sinônimo deste "açúcar" e no nosso sangue é chamada de glicemia!

Existem três tipos de diabetes:

Diabetes do tipo 1: este tipo de diabetes atinge na maioria das vezes crianças ou jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos.

Diabetes do tipo 2: é o tipo de diabetes mais comum 90% dos casos e ocorre, por norma, na idade adulta.

Este tipo de diabetes é cada vez mais vulgar devido ao aumento da obesidade, à falta de exercício, stress, tensão arterial elevada e também ocorre em indivíduos que herdaram uma tendência para a diabetes de algum familiar. E a diabetes gestacional.

Todos os diabéticos do tipo 1 necessitam de tratamento com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de podê-la produzir.

No tipo 2 o pâncreas é capaz de produzir insulina, contudo, a alimentação incorreta e a vida sedentária, com pouco ou nenhum exercício físico, tornam o organismo resistente à ação da insulina.

Existem determinados sintomas nas diabetes do tipo 1 e 2 que as pessoas têm e que indiciam o aparecimento/desenvolvimento da diabetes.

Nas diabetes do tipo 1, os sintomas são muito nítidos e manifestam-se de uma maneira súbita. São eles: urinar muito e muitas vezes, podendo até voltar a urinar na cama; ter muita sede; emagrecer rapidamente; grande fadiga, associada a dores musculares intensas; comer muito sem nada aproveitar; dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Na diabete do tipo 2, os pacientes apresentam os seguintes sintomas:

Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); sede constante e intensa (polidipsia); fome constante e difícil de saciar (polifagia); fadiga, associada a muitas dores musculares; comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais; visão turva.

Contudo é de destacar que as diabetes do tipo 2 vão-se desenvolvendo ao longo do tempo e podem existir determinados sintomas que não são perceptíveis a olho nu.

Nesse sentido, fale com o seu médico de família e realize vários exames ao sangue e à urina para um melhor diagnóstico.

Se não controlada, a diabetes pode causar danos a muitas partes do corpo, especialmente rins, coração, olhos e nervos.

Podem ocorrer o desenvolvimento de pressão sanguínea alta e endurecimento das artérias (arteriosclerose), que podem levar a doenças do coração e dos vasos sanguíneos

Cuidar de alguém com diabetes; não há atualmente nenhuma cura para a diabetes, de modo que a doença é apenas controlada e vigiada.

Se estiver a cuidar de alguém com diabetes, deve ter especial atenção aos aspetos seguintes para que os níveis de açucares se mantenham sempre estabilizados.

Segundo as estatísticas 12 milhões será o número oficial de pacientes com diabetes no Brasil e que esse número será o utilizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

Sem duvidas é um quadro alarmante.

Afinal! Diabete tem cura ou não?

De acordo com a medicina tradicional não existe cura para diabetes, porém é possível conviver normalmente com a doença e até mesmo reverter os sintomas da diabetes.

Porque escolhi este tipo de doença para traçar este paralelo como se a diabetes fosse uma doença espiritual?

Porque não escolhi, por exemplo, a leucemia ou o câncer?

Estas duas são piores que a leucemia sendo que a segunda é muito mais grave que a terceira e leva o paciente a morte na maioria dos casos.

Escolhi a primeira por ela ter dois tipos diferentes sendo que o tipo 1 é mais comum nos jovens enquanto que a tipo 2 é típica dos adultos.

Vamos substituir os termos que identificam a doença e os seus sintomas, por termos religiosos, a fim de que seja possível fazermos uma reflexão sobre como está à saúde do nosso corpo espiritual!

Não somente no Brasil mais em todos os países está doença é temida e muito conhecida, por isto ela serviu de parâmetro para o nosso estudo.

Outro fator importante é que ela não é a causa principal do maior numero de óbitos no mundo.

Portanto vamos explanar o tema!

O corpo físico agora vai ser substituído pelo espiritual que é a alma.

Poderia ter escolhido como exemplo a gripe ou o resfriado, mas, ela tem cura rápida, ou então o câncer, mas, este é letal na maioria dos casos e ainda além de não ter cura ele não é uma doença que o paciente pode conviver com ela durante a vida.

Um quesito importante que diferencia as duas ultimas doenças são os seus sintomas, visto que o paciente com diabetes poderá atingir a velhice e morrer por conta da falência múltipla dos órgãos sem que tenha sido por causa da doença que lhe acometeu durante toda a vida!

Se você fosse usar um termo religioso para criar uma metáfora a fim de substituí-la pelo nome desta doença que escolhi como exemplo, qual seria ele?

Talvez o mesmo que eu, talvez por existir apenas um.

Então sem mais rodeios, vamos falar dele.

Partindo do pressuposto que esta enfermidade fosse a epidemia global deste século, todos nós estaríamos enfermos, tanto jovens quanto adultos, portanto os dois tipos da doença havia se disseminado, e cada classe de enfermos estaria tratando da sua doença conforme o seu tipo específico.

Qual doença seria e como ela se chamaria?

Visto que ela é um mal que afetou a saúde da nossa alma!

Creio que somente existe um termo e ele chama-se: pecado. Uma doença congênita da alma!

Alguém pode até argumentar:- porque logo este, não poderia ser outro?

Sim! Mas, este é um mal típico do ser humano.

E segundo é pelo fato de que todos nós somos portadores deste mal!

Para a nossa alma ele é uma doença genealógica, porque é transmitido de geração para geração, e sendo ele uma doença espiritual é semelhante a doença física porque não há cura enquanto vivermos.

Creio que isto poderá gera controvérsias, visto que se o pecado é uma doença espiritual que afeta a alma e  porque não há cura se Cristo ao morrer derramou o seu sangue para que fossemos curado deste mal?

É uma importante indagação! Temos uma doença que afeta o nosso sangue, e temos um antídoto para remedia-lo!

Daí surge outra questão: o sacrifício de Cristo não foi suficiente para curar definitivamente os nossos pecados?

Alguém pode dizer que sim, eu, porém digo que não!

Por isto é que o mal espiritual que afeta a saúde da alma; cujo ele é conhecido pelo nome de pecado não cura!

Esta é uma doença geneticamente adquirida deste que ela surgiu lá no paraíso de Adão. Por isto a Bíblia afirma que fomos gerados do pecado!

Se buscarmos por referências bíblicas sobre o termo pecado certamente encontraremos inúmeras passagens em que todas as vezes que o pecado é mencionado é possível notar que a palavra sangue sempre aparece, como sendo a única maneira de combater este tipo de mal.

Podermos ainda observar que o único remédio para combater o efeito do pecado é através da expiação de sangue!

Escolhi esta doença como exemplo porque ela um tipo dela afeta os jovens outro os adultos, sendo assim todos estamos contaminados por este mal, assim como a expiação de sangue resolveria parcialmente o problema.

Foi por esta tão grandiosa razão que Deus enviou o seu Filho unigênito para que através do seu sangue, o nosso sangue pudesse receber o dele como antídoto a fim de combater os efeitos das toxinas causadas por esta doença na nossa alma, a fim de nos manter vivos até a primeira morte.

Por isto não posso afirmar que a morte de Cristo tornou-nos, em seres sem pecado, porque, enquanto estivermos neste corpo do pecado a nossa alma também fazendo parte dele está sob o efeito do pecado.

Analisemos este texto bíblico:- 

▶Romanos • 5 • 12 • Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram 

Contrastando leucemia como doença física com o pecado, a doença da alma, não diferença entre elas.

A partir da juventude vamos adquiri-la inevitavelmente.

E a única solução para mantermos esta doença controlada é seguir as instruções básicas para mantermos ela sobre controle até que o nosso corpo venha morrer. Porque não haverá cura.

Temos uma bula com as informações necessárias.

A Bíblia.

Todos nós somos portadores desta doença, mas temos um antídoto eficaz que é o sangue de Jesus. Precisamos de uma dose diária para conter os efeitos deste mal.

Não que não foi contaminado por este mal exceto Jesus!: •-

▶Romanos • 5 • 12 • Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Infelizmente todos somos portadores da mesma doença espiritual, portando não podemos querer ser melhor que o outro, a não ser na diferença de nós estamos cuidando da saúde da nossa alma, enquanto que muitos por negligencia estão deixando a doença se agravar até que a primeira morte separe o corpo da alma por um período determinado de tempo.

A alma voltará para o mesmo corpo, e com ela virá junta esta doença porque ela não tem cura a não ser quando este primeiro corpo for substituído pelo corpo semelhante ao que Cristo recebeu quando voltou da primeira morte para vida eterna.

A única diferença é que Ele não tinha este mal típico dos humanos porque foi gerado pelo Espírito Santo e não pelo gene humano contaminado!

Esta é a diferença entre nós humanos com Ele Espírito.

Portanto somos portadores desta perniciosa; diabetes, espiritual.

Tão má que é para a nossa alma que até o nome dela é sugestivo “diab”...; sabendo que toda origem do mal é diabólico porque foi pelo diabo produzido para afetar a humanidade.

Sabemos que o primeiro homem foi contaminado por ele, e pelo homem fomos infectados, esta doença, não tem cura nem nesta vida nem na segunda vida que será eterna!

Por isto Deus enviou se Filho para ser sacrificado e pelo sangue Dele sermos remediados até que a nossa alma volte a habitar no corpo perfeito, são e incorruptível depois da primeira morte.

Esta diabetes; está matando muitos jovens, que estão morrendo sem estar com esta doença controlada pelo tratamento oferecido por Deus, que o sangue do seu Filho, bem como também vem ocorrendo com os adultos, e isto é grave, porque, quando este corpo ressuscitar a alma doente irá unir se a ele por toda a eternidade, e todos ele sabem disto, porém optaram por correr o risco!

Não haverá inocentes perante Deus, portanto ninguém poderá alegar ignorância diante do trono de Deus no julgamento final, e isto é bíblico, não há outra solução.

Deus não permite que alguém experimente a primeira morte sem ter tido conhecimento de que haverá de ressuscitar para ser julgado, e isto é fato e é bíblico!

Portanto: você que está lendo este artigo, pense bem nisto, oriente-se porque não é uma criação da minha mente, mas, digamos, que seja uma parábola, da doença física que afeta o sangue com o tratamento também através de sangue.

Se pelo corpo adquirimos a doença e através dele nos medicamos, assim também é com a alma, se por ela fomos infectados, por ela devemos nos medicar.

O tratamento para o corpo está ao alcance de todos, bem como o tratamento para a alma também, apenas bastar você e eu tomarmos a iniciativa de nos remediar, porque depois que este corpo passar, não haverá cura!

Se você conhece alguém que esta doente tente ajuda-lo, ensine como ele deve fazer para manter esta doença controlada.

O pecado são os nossos atos que contamina a nossa alma.

Procure saber quais são e vai eliminando eles aos poucos da sua vida, e verá que a sua saúde espiritual irá melhorar, assim terá uma melhor qualidade de vida espiritual melhor e a sua alma estará segura de não ser completamente dominada por esta doença, “diab” que não tem cura enquanto a sua alma estiver neste corpo.

Cuide bem dela agora para não morrer contaminada, porque ela voltará para este corpo e trará com ela esta doença e daí então o seu segundo corpo vai sofrer por toda a eternidade.

Haja como o diabético responsável e consciente da sua doença, faça diariamente o teste para ver o nível de açucares no seu sangue, é importante medir o nível do sangue de Cristo na sua alma!

O controle a sua glicose espiritual mantendo adequado os níveis de açucares no seu sangue para a saúde boa para a sua alma; mesmo convivendo com a doença; o pecado original, e desta mesma maneira irá manter também o controle do efeito maléfico do pecado sobre a sua vida biológica!

Tente pecar menos a cada dia, porque não pecar é impossível, mas evitar o quanto puder sim, tente, e verá um resultado positivo em pouco tempo!

O remédio mais indicado para o controle do pecado do corpo contra a alma, é a oração.

Ore com sinceridade imediatamente cada vez que sentir que pecou e resista a tentação da recaída, porque é quase natural percamos, arrependermos e voltarmos a praticar o mesmo pecado outra vez, até que numa dessa situação somos surpreendidos com a morte súbita.

Se não sabe bem o que pode estar fazendo que aborreça a Deus, procure se informar.

Muitas vezes e na maioria delas são os nossos hábitos seculares, mesmo aqueles que parecem ser inofensivos aos nossos olhos ou aos dos outros é que contamina a nossa vida espiritual!

A doença muitas vezes ela não mostra os seus sintomas imediatos, assim é acontece com a nossa vida espiritual, estamos em pecado e nem sequer damos conta disto, porque a nossa consciência de culpa não nos acusa!

O pecado pode ficar incubado na nossa alma a vida inteira, como por exemplo é a doença de Chagas ou Tripanossomíase americana; uma doença tropical parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, ou mosquito barbeiro; que pode demorar até 50 anos para aparecer os sintomas.

Portanto, não devemos nos iludir de que pecado é aquele ato escabroso, terrível, não pensem assim, muitos pecados são praticados pela nossa mente, mesmo que nunca cheguemos a materializa-los.

Exemplo: invejar o padrão de vida de uma pessoa ou familiar a ponto de desejar lhe a ruína.

Ele, o pecado pode ser simplesmente um desejo assim.

Que possamos pedir a graça de Deus melhorar o nosso nível de saúde espiritual, assim como a nossa secular e desejar isto para todos até para os nossos inimigos!

Compartilhe com os seus próximos a sua saúde espiritual e assim você estará ajudando a salvar da morte eterna uma alma!

Que esta leitura traga lhe bons frutos para a sua vida secular e espiritual e dos seus próximos!

E não esqueça do controle diário da sua saúde física.

O sangue Dele ainda está disponível para todos; basta aceitarmos esta transfusão!

Corpo infinito! Alma eterna!

 

Revisão Julho 22-2016

Em Cristo.

Shalom.

Por Cornelio A.Dias 

 

 "Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

  

 

 

 

Licença Creative Commons
A diabetes espiritual 
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em "https://oportaldateologia.org/a-diabetes-espiritual" Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org