A oração que para Deus não houve solução

Por Cornelio A.Dias - 23/06/2015 22:34

A única oração que para Deus não havia resposta

 

 

Introdução:

• O poder da oração... Sem solução? Ou uma oração de poder... sem resposta? 

Há duas maneiras frequentes de orar, uma quando se está em duvidas, à outra quando necessitado, e uma terceira que se faz quase que por desencargo de consciência, que é a Oração do Pai Nosso.

E uma possível quarta oração, somente para agradecer a Deus por todos os seus benfazejos, esta, ninguém sabe.

Quem ora e porque ora? Aquele que se desvencilha do ego, admite e manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações e ora quando se torna decide plenamente convicto subordinar se integralmente a Deus.

Todos quantos oram tem esta virtude? E se o seu Deus for criador do céu e da terra, Pai de um único Filho chamado Cristo, que deu a própria vida sendo crucificado numa cruz, para que a alma do homem não fosse lançada no inferno.

Outros deuses não se importam com futuro dos seus fieis.

Não. Para ser assim é preciso ter fé, paciência e esperança.

Todos os que têm fé e esperança, quase nunca tem paciência.

Ele ora, espera, mas, quando vem a resposta da sua oração, ele já decidiu, e ao vir à solução, já resolveu.

E o resultado? Errou e agravou. E agora o que fazer? Fugir ou enfrentar.

Fugir é o mais viável sempre. Mas o nosso panorama não é este, o plano central é sobre: o poder da oração sem solução ou a oração de poder sem resposta.

O parágrafo anterior se enquadra conforme:  

• Mt. 21 • 22  que diz o seguinte: [...] E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis 

Um exemplo verídico foi experimentado quando:  

• Js. 10  • 12 • Então, Josué falou ao SENHOR, [...] 

• 13 • E o sol se deteve, e a lua parou [...] 

• 14 • tendo o SENHOR, assim, atendido à voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel. 

Vimos então que a fé e a oração trás solução. Ou uma oração de fé é respondida, mas, quando se permite deixar o Senhor pelejar pela causa.

Mas houve um caso inusitado que foi registrado na Bíblia que eu nunca vi ser comentado, embora talvez já tenha havido outras situações idênticas, porém, acabaram por passar despercebidas, e isto pode até já ter ocorrido conosco, este que envolveu justamente o Pai e o Filho.

Jesus orou muitas vezes durante a sua vida, mas, há relato bíblico de pelo menos sete vezes, e sempre antes de qualquer refeição, quando celebrou a ceia para os discípulos e muito provavelmente ele fazia outras preces quando buscava, força, consolo quando estava triste ou sentindo se só, ou em busca de alguma resposta do Seu Pai, mas, teve uma delas que foi a oração emblemática de acordo com este tema; antes da ultima quando estava crucificado.

Após a última ceia, Jesus passou algumas instruções aos seus discípulos dentre as quais eles deveriam ter uma espada, e todos providenciaram uma e então Ele partiu para o Getsêmani que significa “prensa de óleo” nome muito sugestivo para a ocasião, porque o Senhor Jesus naquele lugar teve uma experiência jamais experimentada por algum mortal conforme foi registrado em:  

• Lc. 22 • 44 • [...] “E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.”; e isto aconteceu devido a tal densidade daquela oração, com que orou ao Pai.

Ele havia começado a sentir a agonia da prova que passaria. Se Ele sabia desde o principio que o seu destino era aquele, será que a sua oração não seria desnecessária?

Se estivermos no leito de morte sabendo que não tem mais solução, a jeito é apenas aguardar o instante do suspiro final, seria conveniente crer no poder da oração para uma solução?

Neste caso, para não morrer?

Será que na passagem para o dano da primeira vamos juntar as ultimas forças que nos resta e orar com toda a fé que ainda temos para não sucumbir?

Esta poderia ser a oração da solução?

Deus porventura iria resolver este problema nesta ultima hora, restabelecendo o nosso vigor físico restaurando-nos a saúde e adiando este episodio fatal?

Eu creio que sim, embora com algumas restrições, porque quando é chegada a hora, não há fé ou oração que faça Deus mudar o seu plano.

Suponho que pelo menos todos quantos chegaram neste momento partiram, pode ser que tenha havido alguma exceção da qual desconheço, mesmo conhecendo pessoas que estiveram caminhando por um túnel e em dado momento retorno, e um caso de alguém que esteve morto há alguns dias e ressuscitou.

Mas, foram caos que não dependeu da pessoa orar, foi uma decisão do próprio Deus devolver a vida adiando a sua partida, porque caso contrário, poderia ter sido uma oração em vão.

Cristo sabia disto. Portanto se Ele foi orar, não foi em vão; Jesus foi pedir ao Pai se Ele não tinha como passar aquele cálice dele.

Isto significa que foi buscar uma resposta que pudesse mudar o curso daquela história, acreditando que poderia haver outra solução que não aquela pela qual teria que enfrentar.

Fugir Ele não poderia. Teria que haver um acordo mútuo com o Pai.

E não houve.

Houve poder na oração, mas, não houve resposta.

Esta foi à única vez que Deus não pode solucionar um problema.

Era Ele ou Ele.

Não houve outra opção.

A Oração que Deus não pode responder, assim Deus ratificou:

• O poder da oração... Sem solução.

Jesus perguntou ao Pai se Ele não podia livrá-Lo daquele momento!

Deus silenciou.

Não tinha uma resposta para dar ao Filho.

A Oração que para Jesus não houve resposta, assim Jesus ratificou:

• Ou uma oração de poder... sem resposta?

Sim. A única.

Jamais haverá outra.

Diante deste único evento na história do universo cabe a ultima pergunta:

Qual oração nossa que para Deus pode não haver uma solução?

Qual oração nossa que para Deus pode nunca haver uma resposta?

Embora Deus não responda por opção, ou por ser uma oração vã, mas, sempre haverá uma resposta! 

• Lucas 22 42 “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas!”

Oracao

 

• A solução daquela oração era o sacrifício.

E Cristo era a única solução.

A única oração que foi impossível Deus responder foi aquela em que o seu próprio Filho era a resposta da sua própria oração! Ele era  o próprio Cálice e Dele o Pai  tinha que beber por nós!

  

 

       

 

 

 

Em Cristo.

Revisão Julho 2016

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

 

              

 

 

 

 

 

 

 

Licença Creative Commons

A Oração que para Deus não houve solução: do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.no.comunidades.net/a-oracao-que-para-deus-nao-houve-solucao. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://oportaldateologia.no.comunidades.net/.