A Ordem dos Illuminati: suas origens, seus métodos

 A Ordem dos Illuminati: Suas Origens, Seus Métodos e Sua Influência Sobre os Eventos Mundiais

 

a ordem dos illuminatisA Ordem dos Illuminati está muitas vezes no centro dos debates sobre o impacto das sociedades secretas na história humana. Seria a Illuminati um mito ou ela realmente governa o mundo secretamente? Como o número de pessoas que fazem esta pergunta tem crescido, fatos sobre a Ordem foram diluído com equívocos e desinformação, fazendo com que uma pesquisa objetiva sobre o assunto seja muito difícil.

Este artigo tenta lançar uma luz concreta sobre a Ordem dos Illuminati, revendo alguns dos documentos mais importantes sobre o assunto.

Índice

Introdução
Tipos de Sociedades Secretas
Adam Weishaupt, treinado pelos jesuítas
Os Illuminati da Baviera
Estrutura da Illuminati

Novato
Minerval
Iluminado Minerval
Infiltração na Maçonaria
A Revolução Francesa
Reação contra o Iluminismo
A Propagação Illuminati nos EUA
Após os Illuminati da Baviera
A Illuminati Hoje
Conclusão

Introdução:

a ordem dos illuminatis 1

A palavra "Illuminati" é usada livremente para descrever o grupo da elite que está secretamente controlando o mundo. A maioria tem uma idéia geral do significado do termo, mas estão confusos sobre os conceitos e as ideias relacionadas a ele. Illuminati é a mesma coisa que a Maçonaria? Quais são seus objetivos? Quais são suas crenças? Por que eles agem em segredo? Será que eles praticam do ocultismo? Tentar pesquisar objetivamente o assunto pode se tornar uma tarefa árdua, pois a maioria das fontes acabam sendo ou pedaços de desinformação que negam (e até mesmo ridícularizam) qualquer assunto relacionado aos Illuminati, ou no outro extremo do espectro, defendem a mal-informada difusão do medo baseada em rumores e equívocos. Em ambos os casos, o pesquisador acaba com o mesmo resultado: uma versão distorcida da verdade.

Considerando que, por definição, as sociedades secretas são supostamente secretas, e que a história é muitas vezes reescrita por aqueles no poder, obter a verdade imparcial sobre a Illuminati é um grande desafio. Este artigo não pretende "revelar" ou "expor" tudo o que pode ser conhecido sobre a Illuminati, mas sim tenta desenhar um quadro mais preciso da Ordem, citando autores que têm estudado extensivamente o assunto. Sejam eles críticos ou defensores dos Illuminati, estes autores baseiam seus pensamentos em fatos digno de confiança. Alguns dos documentos mais interessantes sobre a Illuminati foram escritos por iniciados em sociedades secretas, por eles entenderem a corrente filosófica e espiritual dirigindo o movimento adiante. Usando estas obras, vamos analisar as origens, os métodos e os impactos da Illuminati na história do mundo.

Tipos de Sociedades Secretas

Embora vários grupos chamavam a sí próprios "Illuminati" no passado, o mais influente e memorável deles foi a Illuminati da Baviera. Fundada em 1º maio de 1776, a organização criada por Adam Weishaupt obscureceu a linha entre as Sociedades Secretas "espirituais" e "políticas". Ao misturar as ciências ocultas da Maçonaria e do Rosacrucianismo, enquanto conspirava para atingir objetivos políticos precisos, a Illuminati se tornou um ator importante no cenário mundial. Enquanto a maioria das sociedades secretas da época servia ricos e seu fascínio com o ocultismo, a Illuminati da Baviera procurava ativamente mudar o mundo de forma profunda.

Sociedades Secretas existiram durante todo o curso da história, cada uma delas com objetivos e papéis diferentes na sociedade. Enquanto a escola de mistérios egípcia fazia parte da instituição egípcia, outros grupos eram secretos, devido aos seus objetivos subversivos e conspiratórios. Estas duas citações seguintes, escritas por duas personalidades políticas famosas, descrevem estas visões opostas sobre Sociedades Secretas:

"Será que Zanoni pertencia a esta Fraternidade mística, que em outras épocas se vangloriou sobre segredos dos quais a Pedra Filosofal era apenas um deles; que se consideravam os herdeiros de tudo o que os caldeus, os Magos, o Gimnosofistas, e os platônicos tinham ensinado, e que diferia de todos os mais sombrios filhos da magia na virtude de suas vidas, a pureza de suas doutrinas, e sua insistência, como a fundação de toda a sabedoria, na subjugação dos sentidos, e na intensidade da fé religiosa? " - Sir Edward Bulwer Lytton, 1884 [1]
"Os governos dos dias de hoje têm que lidar não apenas com outros governos, com imperadores, reis e ministros, mas também com as sociedades secretas que têm por toda a parte seus agentes sem escrúpulos, e podem, no último momento, derrubar todos os planos dos governos".
- Primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli, 1876

Estas citações descrevem diferentes domínios de influência das Sociedades Secretas. O primeiro refere-se ao lado espiritual, enquanto o segundo descreve o lado político. Nem todas as sociedades secretas tocam o lado espiritual e nem todas elas se envolvem em maquinações políticas. Os Illuminati da Baviera operavam em ambos os reinos.

"Irmandades espirituais prometem a Sabedoria e a guiar a humanidade em direção ao reino do Infinito; irmandades Políticas [são compostas] de pessoas sedentas de poder que mantém sua agenda manipulativa na escuridão. (...)
Todas as sociedades secretas compartilham certos temas fundamentais. A associação é restrita àqueles que têm um interesse permanente no assunto. Assim, um grupo espiritual irá atrair pessoas que buscam mais conhecimento de um mestre em particular ou tipo de prática. O aluno está ciente do assunto com antecedência e se aproximará do grupo para outras instruções. Mais raramente, um indivíduo pode ser "aproveitado" pelo grupo por causa de uma afinidade percebida ao seu propósito.
Em uma sociedade política secreta, a adesão é restrita àqueles que compartilham uma afinidade ideológica com os objetivos que o grupo representa. No final mais distante do espectro político, a missão será a revolução. Tal sociedade fará o que for preciso para se defender. (...)
Os Illuminati são percebidos por muitos como abrangendo o abismo entre as sociedades secretas espirituais e as políticas. Muitas vezes responsabilizados (ou culpados) por influenciarem a Revolução Francesa em 1787, os Illuminati ensinaram uma doutrina de libertação social e política que dependia da igualdade do homem, a adoção do racionalismo, e a negação da realeza e da igreja como instituições legítimas para a regulamentação de valores sociais e morais. (...) Enquanto os pontos de vista dos Illuminati podem soar bastante avançados para a época, as revoluções européias que se acredita terem incentivado degenerou em brutais banhos de sangue, cuja falta de moral foi terrível". [2]

Enquanto alguns acreditam que Adam Weishaupt foi o único mentor dos Illuminati e que sua organização ascendeu à glória e morreu em menos de 12 anos, a maioria dos pesquisadores iniciados em ocultismo acreditam que os Illuminati da Baviera foram uma rara aparição de uma antiga irmandade que poderia ser rastreada até os Cavaleiros Templários da Idade Média.

Manly P. Hall, maçom de Grau 33 e autor prolífico, descreveu em seu panfleto "Ordens Maçônicas da Fraternidade" sobre um "império invisível" que tem trabalhado silenciosamente durante séculos para a mudança social. Periodicamente se tornou visível ao longo da História, através de diferentes organizações que tinham diferentes nomes. Segundo ele, esses grupos têm um grande impacto sobre a sociedade mesmo que em silêncio, chegando até mesmo a transformar o sistema educacional para formar as futuras gerações.

"A descendência direta do programa essencial das escolas esotéricas foi confiada a grupos já bem condicionados para o trabalho. As associações, sindicatos, e outras sociedades protetoras e benevolentes tinham sido fortalecidas internamente pela introdução de um novo aprendizado. O avanço do plano exigia o alargamento das fronteiras do exagero filosófico. A Fraternidade Mundial era necessária, sustentada por um programa amplo e profundo de educação de acordo com o "método". Tal Fraternidade não poderia incluir imediatamente todos os homens, mas poderia unir as atividades de certos tipos de hadsomens, independentemente de suas crenças raciais ou religiosas ou as nações em que habitavam. Esses foram os homens inovadores, os filhos do amanhã, cujo símbolo era um sol escaldante erguendo-se sobre as montanhas do leste. (...)
Era inevitável que as Ordens da Fraternidade devessem patrocinar a educação mundial. (...) O programa incluiu uma expansão sistemática das instituições existentes e o alargamento da sua esfera de influência.
 Lentamente, as Ordens de Reforma Universal desapareceram da atenção pública, e em seus lugares surgiram as Ordens de Fraternidade Mundial. Todo o possível foi feito para evitar que estas transições fossem visíveis. Até mesmo a história foi falsificada para tornar certas sequências de atividade irreconhecíveis. A mudança de ênfase nunca deu a impressão de brusquidão, e o movimento apareceu como uma aurora da consciência social. As pistas mais óbvias para a atividade secreta foram o silêncio que prevaleceu sobre a origem e a impossibilidade de preencher as lacunas nos registros das ordens fraternais dos séculos 17 e 18. (...)
Ordens da Fraternidade foram anexados por fios delgados e quase invisíveis ao projeto pai. Como Escolas dos Mistérios anteriores, essas Fraternidades não eram em si mesmas encarnações reais das associações esotéricas, mas sim instrumentos para o avanço de certos objetivos do plano divino. [3] "

Aqui, Hall menciona um "silêncio" e falta de informação sobre o funcionamento das Sociedades Secretas durante o século 17 e 18, época durante a qual os Illuminati da Baviera estava ativo. É durante este período de tempo que as sociedades secretas agiram, causando revoluções, derrubando poderes Monárquicos e Papais e tomando conta do sistema bancário. Era a Illuminati da Baviera parte do Império Invisível descrito por Hall? Estaria ela ainda hoje ativa? Vamos primeiro da uma olhada em Adam Weishaupt e sua infâme Sociedade Secreta.

 

Adam Weishaupt -  Treinado pelos Jesuítas

a ordem dos illuminatis Adam weishaupt

Adam Weishaupt nasceu em Ingolstadt, Baviera, em 6 de fevereiro de 1748. Seu pai morreu quando ele tinha sete anos e seu padrinho, o Barão Ickstatt, confiou desde cedo a sua educação para o grupo mais poderoso da época: os jesuítas. Conhecido por seus métodos subversivos e tendências conspiratórias, a Companhia de Jesus era um forte controle na política da Baviera e no sistema educacional.

"O grau de poder que os representantes da Companhia de Jesus tinham sido capaz de atingir na Baviera era quase absoluto. Membros da ordem eram os confessores e professores dos eleitores, e desta forma eles tiveram uma influência direta sobre as políticas de governo. A censura da religião tinha caído em suas ansiosas mãos, ao ponto em que algumas das paróquias foram até mesmo obrigadas a reconhecer a sua autoridade e poder. Para exterminar toda a influência protestante e para tornar o domínio da igreja Católica completo, tinham tomado posse dos instrumentos de ensino público. Foi pelos jesuítas que a maioria das faculdades da Baviera foram fundadas, e por eles eram controladas. Por eles também as escolas secundárias do país eram conduzidas. " [4]

O funcionamento interno da Companhia de Jesus era bastante semelhante às Irmandades ocultistas que estes aparentemente estavam lutando. Funcionava com graus, ritos de iniciação, elaborados rituais e símbolos esotéricos e seu trabalho havia sido suprimido inúmeras vezes em vários países devido à sua tendência subversiva.

Em 1773, o padrinho de Weishaupt usou sua grande influência na Universidade de Ingolstadt para colocar seu afilhado como presidente de Direito Canônico. Naquela época, a instituição estava sob pesada dominação jesuítica e aquela posição em particular era tradicionalmente realizada pelos jesuítas influentes. A crescente adoção por Weishaupt das filosofias do Iluminismo o colocou em conflito com os jesuítas e todos os tipos de dramas políticos se seguiram. Apesar disso, Weishaupt aprendeu muito com a organização dos jesuítas e seus métodos subversivos para a obtenção de poder. Foi nesta época que a ideia de uma sociedade secreta começou a entrar nos pensamentos de Weishaupt.

"Brilhante e bem treinado nos métodos conspiratórios de obtenção de poder, o jovem Weishaupt decidiu organizar um corpo de conspiradores, determinado a libertar o mundo da regra jesuítica de Roma". [5]

Enquanto alguns autores acreditam que os jesuítas (que foram reprimidos em quase todo o mundo por uma Bula pontifícia em 1773) usaram Weishaupt para perpetuar o seu domínio, outros afirmam que ele estava tentando derrubar seu poderoso domínio sobre a Baviera. Numa escala mais ampla, ele estava convencido de que o mundo iria lucrar com a derrubada de todas as instituições governamentais e religiosas globais para substituí-las por um comitê mundial de "iniciados", mas secreto. Para alcançar seus objetivos, ele usaria métodos jesuítas contra os jesuítas.

Enquanto Weishaupt prosseguia os seus estudos, ele também tornou-se conhecedor dos mistérios ocultos e do hermetismo. Ele reconheceu o atraente poder deste misterioso conhecimento e entendeu que as lojas maçônicas seriam o local ideal para propagar suas opiniões. Ele procurou, portanto, se tornar um maçom, mas foi rapidamente desencantado com a ideia.

selo minerval illuminati"Selo Minerval dos Illuminati da Baviera. Estes pingentes, usado ao redor do pescoço dos iniciados Minervais, contava com a Coruja de Minerva. Também conhecido como o Coruja da Sabedoria, esse símbolo é encontrado ainda hoje em lugares poderosos: ao redor da Casa Branca, escondido na nota de dólar ou na insígnia do Bohemian Club.

O termo Minerval é derivado do Minerva, que era a deusa romana da poesia, da medicina, sabedoria, comércio, tecelagem, artesanato, magia e da música. Ela é muitas vezes representada com a sua criatura sagrada, uma coruja, que simboliza sua ligação com a sabedoria. Um símbolo antigo dos mistérios, Minerva é destaque em lugares como a Biblioteca do Congresso e o Grande Selo da Califórnia.

O segundo grau da Illuminati era um grau de doutrinação. Os iniciados eram doutrinados sobre os princípios espirituais da Ordem, mas tinham pouca informação sobre os verdadeiros objetivos de Weishaupt e seu círculo íntimo de administradores.

Weishaupt logo percebeu que, para atingir seus objetivos, seria necessário que ele criasse o seu próprio grupo secreto, composto por indivíduos poderosos que abraçariam suas opiniões e ajudariam-no a propagá-las.

"A cerimônia de iniciação através no qual o Iniciante passava para o grau Minerval retirava da mente do candidato qualquer suspeita de que a ordem tinha como objetivo supremo a subjugação dos ricos e poderosos, ou a derrubada dos governos civis e eclesiásticos. Nela também o candidato jurava ser útil à humanidade, manter um silêncio eterno, uma fidelidade inviolável, e uma obediência implícita com respeito a todos os superiores e as regras da ordem; e a sacrificar todos os interesses pessoais pelos da sociedade." [4]".

Minervals eram autorizados a conhecer alguns dos seus superiores (Iluminados Minervals) e se envolver em discussões com eles. Este privilégio sozinho era uma grande fonte de motivação para os novos iniciados.

Iluminado Minerval

Selecionados entre os Minervals, ao Iluminado Minerval eram dadas tarefas específicas a cumprir, a fim de prepará-los para tomar medidas no "mundo real". A maior parte do trabalho consistia no estudo da humanidade e da perfeição de métodos para dirigi-la. A cada Iluminado Minerval era confiado um pequeno grupo de Minervals que eram examinados, analisados e conduzidos para direções específicas. Membros da Ordem de menor grau, portanto, tornavam-se objetos de teste para as técnicas que poderiam então ser aplicadas às massas em geral.

"Para o grau de Iluminado Minerval eram admitidos os Minervals que no julgamento de seus superiores eram dignos de avanço. Elaboradas cerimônias de iniciação fixavam na mente do candidato as noções de que a purificação progressiva de sua vida era esperada a medida em que ele prosseguia seu caminho na ordem, e que o domínio da arte de dirigir homens era para ser seu objetivo primordial enquanto ele permanecesse no novo grau. Para conseguir este último, ou seja, para se tornar um psicólogo perito e diretor de consciência dos homems, ele deveria observar e estudar constantemente as ações, propósitos, desejos, defeitos e virtudes do pequeno grupo de Minervals que foram colocados sob a sua orientação pessoal e cuidados. Para guiá-lo nesta difícil tarefa, uma complicada massa de instruções era fornecida a ele.
Além de sua presença contínua nas assembleias dos Minervais, os membros deste grau se reuniam uma vez por mês entre eles, para ouvir relatos sobre os seus discípulos, para discutir métodos para conseguir os melhores resultados em seu trabalho de direção e para solicitar aos outros conselhos em casos difíceis e embaraçosos. Nessas reuniões os registros das assembleias dos Minervals eram revistos e corrigidos e depois transmitidas aos oficiais superiores da ordem." [4]

 

A partir desta estrutura básica, os Illuminati começaram a sua expansão. Estava tudo pronto para Weishaupt para alcançar um objetivo importante: a infiltração na Maçonaria.

Infiltração na Maçonaria

Em 1777, ano seguinte à criação do Illuminati, Weishaupt juntou-se à loja maçônica de Theodore of Good Counsel, em Munique. Não só ele conseguiu propagar seus pontos de vista no interior da loja, ele também conseguiu fazer com que as loja maçonicas fossem "virtualmente absorvidas na ordem iluminista quase que imediatamente". [3]

A aliança definitiva entre os Illuminati e a Maçonaria se tornou possível em 1780, quando uma figura proeminente conhecida pelo nome de Barão Adolf Franz Friederich Knigge foi iniciado na Ordem de Weishaupt. As ligações maçônicas e habilidades organizacionais do diplomata alemão foram prontamente colocadas em uso pela Ordem. Knigge iria realizar duas tarefas importantes para o Illuminati: revisar a hierarquia da Ordem, criou níveis mais altos e permitiu a plena integração das lojas maçônicas no sistema.

"Duas consequências de peso imediatamente se seguiram como resultado do advento de Kinigge na ordem. Os graus mais elevados há muito procurados foram elaborados, e uma aliança entre os Illuminati e a Maçonaria foi concluída. " [3]
 

Knigge, um influente diplomata da Alemanha do Norte e ocultista juntou-se à Illuminati em 1780. Ele está aqui mostrado exibindo o sinal da Mão Invisível.

A influência da Knigge sobre a Ordem foi profunda e imediata. O novo sistema que ele criou atraiu maçons e outras figuras poderosas, o que deu um grande impulso ao movimento. Aqui está o sistema inventado por Knigge:

graus illuminati pós maconaria

Knigge manteve os graus originais da Ordem intocados, mas acrescentou novos graus acima deles. O segundo grau Illuminati incorporou os graus da Maçonaria, tornando portanto a Irmandade maçônica simplesmente uma parte da mais ampla superestrutura iluminista.

"O grau de Novato (parte do sistema apenas no sentido de preparação) foi deixado inalterado por Knigge, salvo pela adição de uma comunicação impressa para ser colocada nas mãos de todos os novos recrutas, aconselhando-os que a Ordem dos Illuminati está acima de todas as outras formas de maçonaria contemporânea como um tipo não degenerado, e como tal só ela seria capaz de restaurar o ofício ao seu antigo esplendor. (...)
Os três graus simbólicos da segunda classe parecem ter sido concebido exclusivamente com a finalidade de fornecer um caminho pelo qual os membros dos vários ramos da grande família maçônica poderiam passar aos graus mais elevados da nova ordem". [3]

Os graus mais altos da Ordem ficaram restritos a um pequeno e seleto grupo, incluiu indivíduos poderosos e figuras influentes. O grau de Príncipe era superior aos Inspectores Nacionais, Provinciais, Prefeitos e Decano dos Sacerdotes. No topo da pirâmide estavam os Magus (também conhecido como Areopagites), que eram os chefes supremos da Ordem. Suas identidades foram guardadas com segurança e ainda hoje são difíceis de confirmar.

A estratégia de Knigge teve resultados impressionantes e permitiu com que os Illuminati se tornassem um movimento extremamente poderoso.

O novo método de espalhar o Iluminismo por meio de sua afiliação com as lojas maçônicas prontamente demonstrou o seu valor. Grande parte devido à refinada estratégia de buscar seus recrutas entre os oficiais e outros personagens influentes das lojas da Maçonaria, um após outro, em rápida sucessão passaram para o novo sistema. Prefeituras novas foram criadas, novas províncias organizadas e provinciais começaram a relatar um fluxo constante e abundante de novos recrutas. (...) Estudantes, comerciantes, médicos, farmacêuticos, advogados, juízes, professores de ginásios e universidades, preceptores, funcionários civis, pastores, sacerdotes - todos foram generosamente representados entre os novos recrutas. Figuras renomadas logo apareceram nas listas das lojas do novo sistema. Estavam entre os membros o Duque Ferdinand de Brunswick, o Duque Ernst de Gotha, Duque Karl August de Saxe-Weimar, o Príncipe August of Saxe-Gotha, o Príncipe Carl de Hesse, o Barão Dalberg, o herdeiro filósofo, o poeta Goethe, o educador Pestalozzi, Até o final de 1784 os líderes vangloriavam-se de um registro total de entre dois e três mil membros, e o estabelecimento da ordem sobre uma base sólida parecia estar plenamente assegurado." [3]

Weishaup, no entanto, não desfrutou do sucesso de sua Ordem por muito tempo. Suspeitas de conspiração dos Illuminati contra os governos e religiosos surgiram em toda a Europa. Vendo uma ameaça real contra o seu poder, o governo da Baviera lançou um edital proibindo todas as comunidades, sociedades e irmandades que existissem sem a devida autorização da lei. Além disso, as divergências internas entre Weishaupt e os superiores de sua Ordem levaram a conflitos e dissensões. No meio de tudo isso, alguns membros foram diretamente às autoridades e testemunharam contra a Ordem, uma oportunidade que não foi perdida pelo governo da Baviera.

"Da boca dos seus amigos foram fundamentadas as acusações que seus inimigos fizeram contra a ordem. Pela admissão de seus líderes, o sistema dos Illuminati tinha a aparência de uma organização dedicada à derrubada da religião e do Estado, um bando de envenenadores e falsificadores, uma associação de homens de moral repugnante e gosto depravado.” [3]

A partir de 1788, através do uso de leis agressivas e acusações criminais, os Illuminati da Baviera foram aparentemente dissipados e destruídos pelo governo. Enquanto alguns vêem aqui a conclusão da história dos Illuminati, não se deve esquecer que os tentáculos do Iluminismo tiveram tempo para se espalhar muito além de limites da Baviera e chegar às lojas maçônicas de toda a Europa. Em outras palavras, os Illuminati nunca foram destruídos, eles simplesmente passaram à clandestinidade. Um ano mais tarde, um evento importante provaria que o Iluminismo estava mais vivo e potente do que nunca: a Revolução Francesa.

A Revolução Francesa

A derrubada violenta da monarquia francesa em 1789 simboliza para muitos a vitória do jacobinismo e Iluminismo sobre as instituições tradicionais da época. A adoção da Declaração dos Direitos Humanos, oficialmente registrou valores maçônicos e iluministas no núcleo do governo francês. O novo lema do país "Liberté, Égalité et Fraternité" (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) era dito como sendo um famoso ditado maçônico que era usado em lojas francesas durante séculos.


Declaracao dos Direitos Humanos
O documento oficial da Declaração dos Direitos Humanos continha vários símbolos ocultos relativos a sociedades secretas. Primeiro, o símbolo do "Olho Que Tudo Vê" dentro de um triângulo, cercado pela luz da estrela flamejante Sirius, encontra-se acima de tudo (esse símbolo também é encontrado no Grande Selo dos Estados Unidos). Abaixo do título é mostrado um Ouroboros (a serpente comendo a própria cauda), um símbolo esotérico associado com a alquimia, gnosticismo e hermetismo, os ensinamentos fundamentais da Maçonaria. Logo abaixo do Ouroboros é um barrete frígio vermelho, um símbolo que representa revoluções iluministas em todo o mundo. A Declaração inteira é guardada por pilares maçônicos.

Reação contra o Iluminismo.

Apesar da Illuminati da Baviera ter sido declarada morta, as ideias que promovia ainda assim se tornaram uma realidade. Os maçons e rosacruzes ainda estavam prosperando, e os Illuminati parecia estar vivendo através deles. Europa estava passando por turbulências profundas enquanto uma nova classe de pessoas tomou os elmos do poder. Os críticos começaram a surgir, revelando às massas as forças secretas por trás das mudanças que eles estavam testemunhando.

Leopold Hoffman, um maçom que estava convencido de que os Illuminati conrromperam a sua irmandade, publicou uma série de artigos em seu diário, intitulado “Wiener Zeitschrift”. Ele alegou que os níveis mais baixos da Illuminati tinham sido dissolvidos, mas os mais altos graus ainda estavam ativos. Ele também acrescentou que a Maçonaria estava sendo "subjugada pelo Iluminismo" e transformada para servir os seus fins. Ele também afirmou que a Revolução Francesa foi o resultado de anos de propaganda iluminista.

Em 1797, John Robinson, um médico escocês, matemático e inventor (ele inventou a sirene), publicou um livro intitulado "Provas de uma Conspiração Contra Todas as Religiões e Governos da Europa, Exercidas nas Reuniões Secretas dos Maçons, Illuminati e Sociedades de Leitura". Este maçom devoto ficou desencantado quando percebeu que sua fraternidade havia sido infiltrada pelos Illuminati. Aqui está um trecho de seu livro:

"Descobri que as fachadas de Lojas Maçons haviam sido empregada em todos os países para espalhar e propagar os sentimentos na religião e na política, que não poderiam ter circulado em público sem expor o autor a grande perigo. Eu achei que esta impunidade havia gradualmente encorajado os homens de princípios indecentes a se tornarem mais ousados, e a ensinar as doutrinas subvertendo todas as nossas noções de moral, de toda a nossa confiança no governo moral do universo, de todas as nossas esperanças de melhoria em um futuro estado de existência e de toda a satisfação e contentamento com a nossa vida presente, desde que vivamos em um estado de subordinação civil. Eu fui capaz de rastrear essas tentativas, feitas através de um curso de 50 anos, sob o enganador pretexto de iluminar o mundo com a tocha da filosofia, e de dissipar as nuvens de superstição civil e religiosa que mantêm as nações da Europa nas trevas e escravidão.
Tenho observado essas doutrinas gradualmente se difundindo e se misturando com todos os diferentes sistemas da Maçonaria, até que finalmente, uma associação foi formada com o propósito expresso de extirpar todos os estabelecimentos religiosos, e invertendo todos os governos existentes da Europa. Eu já vi esta associação sendo exercida com zelo e forma sistemática, até que se tornou quase irresistível: E eu observei que os líderes mais ativos da Revolução Francesa eram membros desta Associação, e conduziram os seus primeiros movimentos de acordo com seus princípios, e por meio de suas instruções e assistência, formalmente solicitados e obtidos. E finalmente, vi que esta associação ainda existe, ainda trabalha em segredo, e que não só várias aparições entre nós mostram que seus emissários estão se esforçando para propagar suas doutrinas detestáveis, mas que a Associação tem Lojas na Grã-Bretanha correspondendo com a Loja mãe em Munique desde 1784. A Associação dos quais eu tenho citado é a Ordem dos Illuminati, fundada em 1775, pelo Dr. Adam Weishaupt, professor de Direito Canónico na Universidade de Ingolstadt, e abolido em 1786 pelo Príncipe-Eleitor da Baviera, mas reviveu imediatamente após, sob outro nome, e de uma forma diferente, em toda a Alemanha. Foi novamente detectada, e aparentemente dispersada, mas que tinha a esta altura criado raízes tão profundas que ainda subsiste sem ser detectada, e se espalhou em todos os países da Europa.[6]

Augustin Barrel, um sacerdote jesuíta francês também publicou em 1797 um livro ligando a Revolução Francesa com os Illuminati da Baviera. Em "Mémoires pour servir à l’histoire du Jacobisime", ele remonta o slogan "Liberdade e Igualdade" de volta aos Templários e afirmou que, nos graus mais elevados da ordem, liberdade e igualdade é explicada não só pela "guerra contra os reis e tronos ", mas também por "guerra contra Cristo e os seus altares". Ele também forneceu detalhes referentes à aquisição iluminista da Maçonaria.

"Barruel acusou que não apenas aqueles membros de ordem mais baixa da Maçonaria foram enganada por Weishaupt, mas também aqueles da própria Illuminati de Weishaupt, para quem ele tinha fornecido um outro grau secreto de direção conhecido como a Aeopagus, um círculo de diretores, isolado de toda a ordem, que eram os únicos que sabiam de seus objetivos secretos. Para Barruel, tais líderes revolucionários como La Rochefoucauld, Lafayette e o Duque d'Orléans, tinham-se tornado agentes Illuminati e manipuladores de radicais mais extremos como Danton, provocadores que deflagraram a rebelião dirigida pelos Illuminati. Barruel acusou ainda que o estabelecimento maçônico francês tinha sido convertido para as ideias revolucionárias de Weishaupt, e suas lojas transformadas em comitês secretos que planejaram derramamento de sangue.” [5]

A Propagação Illuminati nos EUA

A maioria dos Pais Fundadores dos Estados Unidos faziam parte de sociedades secretas, ou da maçonaria, ou da rosa-cruz, ou ainda de outras. Alguns deles viajaram para a Europa e eram bem versados nas doutrinas dos Illuminati.

De 1776 a 1785, quando os Illuminati da Baviera eram abertamente ativos, Benjamin Franklin estava em Paris servindo como embaixador dos Estados Unidos para a França. Durante a sua estada, ele tornou-se Grão-Mestre da Loja Les Neufs Soeurs, que foi anexada ao Grande Oriente da França. Esta organização maçônica foi dita como tendo se tornado a sede francesa da Illuminati da Baviera. Ela foi particularmente influente na organização do apoio francês para a Revolução Americana e mais tarde foi parte do processo rumo a Revolução Francesa.

Em 1799, quando o ministro alemão G.W. Snyder advertiu George Washington do plano Illuminati "para derrubar todos os governos e religiões", Washington respondeu que tinha ouvido "grande parte do plano nefasto e perigoso e doutrina dos Illuminati". Ele no entanto concluiu sua carta afirmando: "Eu acredito que, não obstante, que nenhuma das Lojas neste país estão contaminadas com os princípios atribuídos à sociedade Illuminati"...

Em outra carta enviada a Snyder, escrita um mês depois, Washington continuou sobre o tema:

"Não era minha intenção duvidar que as doutrinas dos Illuminati e os princípios do jacobinismo se espalharam nos Estados Unidos. Pelo contrário, ninguém está mais verdadeiramente satisfeito com esse fato do que eu.
A ideia de que eu quis transmitir, era que eu não acreditava que as Lojas dos Maçons Livres neste país se esforçaram, como Sociedades, para propagar as doutrinas diabólicas dos primeiros, ou os princípios perniciosos do último (se forem susceptíveis de separação). Que indivíduos delas podem tê-lo feito, ou que o fundador, ou o instrumento empregado para fundar, as Sociedades Democráticas nos Estados Unidos, pode ter tido esses objetivos, e realmente tinha uma separação do Povo de seu Governo em vista, é muito evidente para ser questionada. "
carta washington
Parte da carta original escrita por George Washington sobre os Illuminati

A julgar por esta carta, George Washington era obviamente bem ciente das doutrinas dos Illuminati. E mesmo se ele não acreditasse que as instituições maçônicas dos Estados Unidos haviam propagado as suas doutrinas, ele admite que os seus indivíduos poderiam ter realizado esse esforço.

Após os Illuminati da Baviera

Hoje, o termo Illuminati é usado para descrever de forma vaga o pequeno grupo de indivíduos poderosos que estão trabalhando para a criação de um Governo Mundial, com a emissão de uma única moeda mundial e uma religião mundial única. Embora seja difícil determinar se este grupo descende diretamente do original Illuminati da Baviera, ou mesmo se usa o termo Illuminati, seus princípios e métodos estão em perfeita continuação do mesmo. Como dito acima, o nome que é usado para descrever a elite ocultista pode mudar. E, finalmente, o nome é irrelevante, o que precisa ser reconhecida é a corrente subjacente que existe há séculos.

De acordo com a Manly. P Hall, os Illuminati da Baviera foram parte do que ele chama de "Fraternidade Universal", uma ordem invisível na "fonte" da maioria das sociedades secretas herméticas do passado. Ela tem trabalhado ao longo dos séculos para a transformação da humanidade, guiando-a através de um processo alquímico em todo o mundo. Da mesma forma que o Grande Trabalho alquímico pretende transformar metais em ouro bruto, ela afirma trabalhar no sentido de uma metamorfose similar do mundo. De acordo com Hall, a Irmandade Universal, por vezes, torna-se visível, mas sob o disfarce de diferentes nomes e símbolos. Isto significaria que os Cavaleiros Templários, Maçons, Rosacruzes, e Illuminati são manifestações temporárias visíveis de uma força subjacente que é infinitamente mais profunda e mais poderosa. No entanto, os seres humanos são o que são - fracos para a ganância e a luxúria de poder - esses movimentos tornam-se frequentemente corrompidos e acabam conspirando contra as massas para ter mais poder e ganho material.

"Certamente houve uma corrente de coisas esotéricas, no sentido mais místico da palavra, abaixo da superfície do Iluminismo. A este respeito, a Ordem seguiu exatamente os passos dos Cavaleiros Templários. Os Templários voltaram para a Europa após as Cruzadas, trazendo com eles uma série de fragmentos de conhecimento do ocultismo oriental, alguns dos quais foram trazidos dos Druses do Líbano, e alguns dos discípulos de Hasan Ibn-al-Sabbah, o velho mago do Monte Alamut.
Se houvesse uma corrente profunda mística fluindo abaixo da superfície do Iluminismo, é certo que Weishaupt não era a Fonte de Castália. Talvez o lírios dos Illuminati e as rosas dos Rosacruzes, por um milagre da Natureza, fluiam a partir da mesma fonte. O simbolismo antigo sugeriria isso, e nem sempre é sábio ignorar marcos antigos. Só há uma explicação que satisfaça os requisitos óbvios e naturais dos fatos conhecidos. Os Illuminati eram parte de uma tradição esotérica que descendia da antiguidade remota e revelou-se por um tempo curto entre os humanistas de Ingolstadt. Uma das flores da "planta céu" estava lá, mas as raízes foram mais longe em um solo melhor." [3]

Hall conclui que os Illuminati existiram muito antes do advento da Ordem de Weishaupt e que ainda hoje existe. Foi sob o disfarce da derrota e destruição que os Illuminati realizaram suas maiores vitórias.

"Weishaupt emergiu como um servo fiel de uma causa maior. Por detrás dele movia-se a maquinaria complexa da Escola dos Segredos. Como de costume, eles não confiaram o seu peso total a qualquer instituição perecível. A história física da Illuminati da Baviera se estendeu por um período de apenas 12 anos. É difícil entender, portanto, a agitação profunda que este movimento causou na vida política da Europa. Somos forçados à conclusão de que este grupo bávaro foi apenas um fragmento de um projeto grande e composto. 
Todos os esforços para descobrir os membros das séries mais avançadas da Ordem dos Illuminati foram infrutíferos. Tem sido habitual, portanto, supor que estes graus mais altos não existem exceto nas mentes de Weishaupt e Knigge von. Não é igualmente possível que um poderoso grupo de homens, resolvidos a permanecer inteiramente desconhecidos, colocaram-se por detrás de Weishaupt e empurraram-o para a frente como uma tela para suas próprias atividades? 
Os ideais do Iluminismo, da forma como eles são encontrados nos Mistérios pagãos da antiguidade, eram velhos quando Weishaupt nasceu, e é improvável que essas convicções há muito acalentadas pereceram com o seu experimento da Bavária. O trabalho que ficou inacabado em 1785, permanece inacabado em 1950. Ordens esotéricas não serão extintas até que o objetivo que as trouxe à existência se cumpra. Organizações podem perecer, mas a Grande Escola é indestrutível.[3]
Grande Selo EUA
O Grande Selo dos Estados Unidos apresenta a pirâmide inacabada de Gizé, um símbolo da obra inacabada das Ordens esotéricas: a Nova Ordem Mundial. O selo foi adotado na nota de 1 dólar americano por Franklin Delano Roosevelt, um maçom do Grau 32 e um Cavaleiro do Pythias com ligações com Manly P. Hall.

A Illuminati Hoje

Se a Agenda iluminista ainda está viva hoje, qual a forma que ela tem? Do ponto esotérico e de vista espiritual, algumas sociedades secretas modernas, como a OTO (Ordo Templi Orientis) afirmaram serem os herdeiros do Iluminismo. Outros pesquisadores afirmaram que existe Ordens escondidas acima dos 33 graus "visíveis" da Maçonaria, que formam a Illuminati. Como elas são, por definição, secretas, obter detalhes sobre estas Ordens é bastante difícil.

O lado político do Iluminismo moderno é muito mais visível e seus planos são óbvios. Um grupo cada vez mais restritivo e concentrado está sendo confiado com a criação de importantes decisões e políticas. Comitês e organizações internacionais, atuando acima de funcionários eleitos estão hoje criando políticas sociais e econômicas que são aplicadas em um nível global. Este fenômeno é relativamente novo na história do mundo como, em vez de reinos ou estados-nação, um governo sombra não-eleito, composto da elite mundial, está gradualmente se tornando o centro do poder mundial.

"Em outro plano político estão grupos ideológicos, como o Conselho de Relações Exteriores (CFR), ou os participantes do Fórum Econômico Mundial. Aqui encontramos os líderes da política, negócios, finanças, educação e dos meios de comunicação que compartilham uma crença no valor de soluções globais; estão em posição de alta autoridade e influência, e representam diferentes níveis de envolvimento com o círculo interno do grupo. A maioria dos membros simplesmente acolhe com prazer a oportunidade de se associar com outros luminários bem conhecidos e se sentem honrados por serem oferecidos filiação ou participação. No entanto, a ideologia nos níveis mais elevados de tais grupos suporta um governo mundial, a ser administrado por uma classe de especialistas e planejadores, encarregados de administrar instituições sociais e políticas centralmente organizadas. Embora os membros podem ser persuadidos a juntar sua voz considerável a determinadas diretrizes políticas e econômicas, eles podem não ser tão favoráveis (ou até mesmo conscientes) das ambições de longo prazo do círculo interno. Embora esses grupos muitas vezes façam suas reuniões em segredo, sua lista de clientes são uma questão de registro público. É a agenda central que está disfarçada." [2]

Os principais grupos e conselhos da elite são: o Grupo de Crise Internacional (International Crisis Group), o Council on Foreign Relations (CFR), o Fórum Econômico Mundial, da Brookings Institution, Chatham House, a Comissão Trilateral e o Grupo de Bilderberg. O Bohemian Grove Club é conhecido por realizar encontros informais da elite mundial pontuado com estranhos rituais e cerimônias. A insignia do clube é uma coruja semelhante àquela encontrada no selo Minerval dos Illuminati da Baviera.

bohemian club
Insignia do Bohemian Club

Se alguém estudar cuidadosamente os membros e participantes destes clubes exclusivos, pode notar que eles combinam os mais poderosos políticos, executivos e intelectuais da época com indivíduos com nomes famosos menos conhecidos. Eles são descendentes de poderosas dinastias que subiram ao poder assumindo o controle de aspectos vitais das economias modernas, como o sistema bancário, a indústria do petróleo ou a mídia de massa. Eles têm sido associados com os eventos que mudaram as regras do jogo, como a criação do Federal Reserve em 1913. Este ato modificou completamente o sistema bancário dos Estados Unidos, colocando-o nas mãos de poucas corporações de elite. A prova disso é a decisão judicial de 1982, afirmando que "Os Bancos do Federal Reserve não são instrumentos federais para fins do FTCA [o Federal Tort Claims Act], mas são corporações independentes, de propriedade privada e localmente controladas".

Em seu controverso livro "Bloodlines of the Illuminati", o autor Fritz Springmeier afirma que a Illuminati hoje é formada a partir dos descendentes de treze famílias poderosas cujos ancestrais tinham laços próximos ou distantes do original Illuminati da Baviera. De acordo com Springmeier, as 13 linhagens são: Astors, Bundys, Collins, DuPonts, Freemans, Kennedys, Li, Onassis, Reynolds, Rockefellers, Rothschilds, Russells e Van Duyns. [7]

Não há dúvida de que, em virtude dos recursos materiais e políticos que possuem, algumas dessas famílias têm um grande poder no mundo de hoje. Elas parecem formar o núcleo do que chamamos hoje de Illuminati. No entanto, estão eles conspirando para criar uma Nova Ordem Mundial? Aqui está uma citação das memórias David Rockefeller que pode responder algumas perguntas:

"Por mais de um século, extremistas ideológicos de cada extremidade do espectro político têm aproveitado incidentes bem divulgados como o meu encontro com Castro para atacar a família Rockefeller pela influência excessiva que alegam que nós exercemos sobre instituições políticas e econômicas americanas. Alguns até acreditam que somos parte de uma conspiração secreta trabalhando contra os melhores interesses dos Estados Unidos, caracterizando eu e minha família como 'internacionalistas' e de conspirar com outros ao redor do mundo para construir uma estrutura política e econômica global mais integrada - um mundo, se você preferir. Se essa é a acusação, então sou culpado, e eu tenho orgulho disto". [8]

Conclusão

 

A história dos Illuminati foi reprimida ou revelada, desmascarada ou exposta, ridicularizada ou exagerada, inúmeras vezes - tudo dependendo do ponto de os autores e se eles são "apologistas" ou "críticos" dos Illuminati. Obter a verdade absoluta sobre um grupo que sempre teve a intenção de ser secreto é um grande desafio e deve-se usar uma grande quantidade de juízo e discernimento para diferenciar os fatos das invenções. Como não é possível responder a todas as questões relacionadas com a Illuminati, este artigo simplesmente tentou desenhar um quadro mais preciso da Ordem e de apresentar fatos importantes relacionados a ele.

O ambiente político de hoje é bem diferente da época de Weishaupt e dos Pais Fundadores dos EUA, mas ainda existem muitas semelhanças. Enquanto os Iluministas da Baviera supostamente denunciaram a opressão política e religiosa do Vaticano, um novo tipo de opressão está tomando forma. Enquanto democracias se fundem em um único governo mundial, a privacidade e as liberdades são substituídas por "segurança" e por vigilância de alta tecnologia, enquanto escolas reprimem o pensamento crítico, a mídia de massa emburrece e desinforma as massas, operações secretas realizam crimes contra a humanidade e enquanto todos os grandes protestos são violentamente reprimidos por um estado policial crescente, é fácil tirar a conclusão de que um sistema semelhantemente repressivo está sendo instalado. Será que os Illuminati realmente "libertaram" o mundo ocidental a partir da opressão do Vaticano ou eles simplesmente continuaram seus passos?

"A minoria, a classe dominante no presente, tem as escolas e imprensa, e em geral a Igreja, sob o seu polegar. Isto permite organizar e influenciar as emoções das massas, e fazer deles sua ferramenta."
- Albert Einstein

Fontes:
Artigo Original - Secret Arcana: The Order of the Illuminati: Its Origins, Its Methods and Its Influence on the World Events