A situação histórica do antigo oriente

 


A SITUAÇÃO HISTÓRICA NO ANTIGO ORIENTE NA ÉPOCA DA CONSOLIDAÇÃO DE ISRAEL (EM TORNO DE 1200 A. C.)

A época do sedentarismo e consolidação de Israel deu-se devido ao declínio político dos vizinhos de Israel, principalmente o Egito. A história egípcia é dividida em 3 impérios: antigo, médio e novo. Na época do médio e novo império apareceram os chamados hicsos que eram vindos do Oriente, os hicsos eram semitas e este fato tem importância direta para a história de Israel já que é característica do tipo da população de Canaã, terra essa que Israel tomou posse como a terra prometida aos pais.

Os hicsos usavam carros de guerra puxados por cavalos e na época não era comum esse novo tipo de armas, e isso consolidou como elite dominante. Por acharem que Canaã era território egípcio, os faraós Amenefis III e IV assumiram o legado dos hicsos, no entanto quando o Novo império entrou o declínio deu a condição de Israel se consolidar e desenvolver um Estado próprio. Na dinastia primitiva da Babilônia o país estava dividido em 05 cidades-estado dominado por sumérios e semitas acadêmico, teve outra formação com Hamurabi, semita e não arcádica, os amonitas, que infiltraram nessa camada governante da qual pertence o hebraico, eles são chamados de nova formação, esse estado não durou muito tempo e teve o fim pela mão dos hititas, então vieram novos imigrantes chamados caixetas, de modo geral a formação de Israel veio da migração aramei.

O império hitita no novo império teve conflitos graves com os egípcios por isso deve ter sido o povo mais importante da Ásia Menor. Eles foram os que puseram fim ao Antigo império, inclusive tem um contrato de casamento de uma princesa egípcia e um príncipe hitita, e não se sabe ao certo a causas do desaparecimento do império, mas parece que foi o avanço do povo do mar, esse tem um vínculo com os filisteus, mas os egípcios repeliram o povo do mar e eles se assentaram no sudoeste da Palestina, e eles se tornaram por muito tempo os inimigos mais perigosos de Israel. Canaã, portanto já era uma terra cultivada e habitada e já havia passado por uma história movimentada quando Israel se assentou lá. A situação histórica e o ritmo da história do antigo Oriente não são independentes do ritmo da natureza e do clima, devido a isso o clima e a geografia da Palestina foram determinantes para a história da região, por isso a sedentarização de Israel teve ondas de infiltração para dentro das regiões de terras cultivadas.

A PRÉ-HISTÓRIA DE ISRAEL

A história de Israel começou em Canaã e levando em consideração a história bíblica, a história de Israel inicia-se nos acontecimentos da segunda parte do livro de Josué.

Abraão, Isaac e Jacó são patriarcas de Israel, mas não pode corresponder a realidade histórica, pois nenhum povo é descendente de um único patriarca. Isaac e Abraão encontraram um lar no sul e Jacó na região central da Palestina, Israel assumiu as tradições dos patriarcas, o Deus dos pais identificado com Deus El, fundiu-se com Yahweh, o Deus de Israel, a identificação dos dois se deu assim: Yahweh cumpriu o que tinha prometido como Deus dos pais.

Yahweh tirou Israel do Egito e tornou-se Deus pela salvação, Israel não esteve no Egito e sim grupos pré-israelitas, os egípcios não fornecem informações a esse respeito, mas existe o relato de um oficial egípcio que permitia a passagem de beduínos na região de Edom, mas não se pode identificar que esses beduínos eram pré-israelitas, um documento egípcio fala de hebreus, eles carregavam pedras para construção de fortalezas, se for correta esse grupo é pré-israelita do Egito, mas como eles não mencionam a estadia dos hebreus no Egito, não podemos dizer nada concreto a esse respeito. Se de fato for preciso distinguir os motivos do êxodo e do mar dos Juncos, não se pode interpretar historicamente utilizando dados e localidades de um para a localização do outro.

Moisés foi o anunciador do êxodo, e foi Moisés que conduziu Israel para fora do Egito. A saga da peregrinação pelo deserto foi o elo entre o êxodo e a entrada na terra prometida, ao que parece a localidade chamada de Cades, Cades é mencionada como o oásis na parte sul, foi o local onde pararam os israelitas quando enviaram espiões para a terra prometida. A distância entre Sinai e Cades não é grande, Cades pertence à região dos quemitas e midianitas que adoravam Yahweh, foram eles que transmitiram a fé em Yahewh a grupos pré-israelita, por isso da dupla origem, pois na região sul (Debrum) devemos supor que essa origem também tenha provocada as diferenças e o antagonismo entre norte e sul desde o início até os tempos mais tardios.

O Sinai foi à montanha da teofania de Yahweh, o nome original ao monte da revelação de Yahweh e lá se reuniam e celebravam e veneravam Yahewh, lá viveram clãs que posteriormente formaram a tribo de José e se integraram em Israel.

A SEDENTARIZAÇÃO DE ISRAEL EM CANAÃ

Com a sedentarização e a consolidação em Canaã, Israel passa da sua época pré-histórica para a história, que se distingue devido à existência de documento, na época pré-israelita o centro do poder estava nas planícies, às cidades não tomadas dividiam grupos inteiros de tribos, essa visão geral das tribos demonstra que a tomada de Israel deve ter sido em processo pacífico.

O fato de faltar uma tradição original e autêntica, a respeito da tomada da terra por Israel, confirma a hipótese de que não se trata da tomada da terra, mas por um processo demorado e complicado.

O ISRAEL PRÉ-ESTATAL

Israel é composto de 12 tribos, devido o patriarca Jacó ter 12 filhos, que se tornaram patriarcas das tribos com o nome deles. Mesmo sendo pré-estatal e não organizada como Estado, uma unidade de tribos, não pode existir sem um mínimo de organizações, a época pré-estatal era chamada de época de juízes. Os juízes não ocupavam nenhum cargo pan-israelita, só tinha funções locais.

A hipótese de que as listas das tribos seriam meramente genealógicas para determinação de parentesco, nenhum sistema conhecido de tribos corresponde aproximadamente a alguma situação historicamente identificável da época após a formação do Estado. As listas de 12 epônimos e tribos que formam a grandeza Israel sugerem compreender o Israel pré-estatal em analogia as anfictionias, conhecidas da Grécia, Itália. As 12 tribos de Israel são uma grandeza simbólica, mas justamente como tal e por isso mesmo, uma realidade a qual se adapta a realidade pela qual se realizam as coisas.

A compreensão da formação da anfictionia Israel como um aspecto daquele duplo movimento de infiltração deve corresponder à complexidade dos acontecimentos reais. O nome de Israel foi mencionado pela 1ª vez em torno de 1220 num cântico egípcio. O que unia a anfictionia era o culto comum uma divindade, os líderes de Israel na época entre Josué e o início da monarquia. De fato tenha existido um direito israelita que comprometia a confederação das tribos é fato comprovado pelas expressões curiosas. Na época pré-estatal o Deus de Israel ainda não era Yahweh, contudo, o culto comum à um Deus da aliança em um centro cultural comum, não precisa significar que tenha sido sempre o mesmo santuário local que gozava dessa honra.

A transformação de Israel são marcadas pelo êxodo e a fé em Yahweh do Sinai. Corresponde também a origem da fé em Yahweh o fato de Josué ser um e transmitir, pois ele promoveu o culto de Yahweh além dos limites de sua tribo. Yahweh é proclamado Deus de Israel. A recepção da fé em Yahweh marca a passagem da tomada da terra para a fase bélica, começou haver conflitos.

Gideão por ganhar batalhas foi conhecido como o 1º rei de uma parte de Israel, Abimeleque tentou com violência de formar uma simbiose entre Israel e Canaã, fracassou. As cidades cananéias reagiram contra a expansão de Israel, embora o exército inimigo muito bem equipado, os guerreiros de Yahweh obtiveram uma vitória completa na planície de Jezreel perto de Megido.

A FORMAÇÃO DO ESTADO SOB SAUL

O Estado nasceu em resposta à opressão dos filisteus. Os filisteus fixaram-se inicialmente não como conquistadores, e sim foram assentados pelos egípcios, quando por fim se extinguiu a dominação egípcia, os filisteus consideraram-se os sucessores legais e reivindicaram a soberania sob a Palestina e a Síria, isso levou o conflito com os israelitas que também estavam em ascensão e expansão.

Para vergonha de Israel a arca de Yahweh é conquistada pelos filisteus, a derrota mostrou claramente que Israel não estava à altura dos filisteus. A arca ficou em Quiriate-Jearim, rm uma região oeste de Jerusalém e que era controlada pelos filisteus. Naquele tempo Israel já tinha se afastado tanto de sua origem, de uma grandeza meramente sacra, que era necessário o surgimento de uma reação contra a perda forçada de poder, o Estado nasceu subitamente em virtude da difícil situação do período, como uma espécie de improvisação.

Saul foi designado rei por Yahweh, por ter se comprovado como carismático, o povo o instalou como rei em Gilgal. A realeza de Saul é uma liderança consolidada em uma instituição permanente por meio da aclamação do povo, isso corresponde de que Saul é tido como ungido de Yahweh. A corte de Saul pode ser comparada a um quartel general, suas companhias eram os militares Abner, Jônatas e Davi.

Quando se tornou rei a 1ª tarefa de Saul foi combater os filisteus. Fizeram um ataque surpresa e tiveram êxito, os sucessores iniciais de Saul foram alcançados pelo pavor de Deus. Pela resistência crescente de Saul e a oposição geral, Saul não conseguiu ampliar seus sucessos para resolver conflitos internos. A batalha decisiva foi na região do monte Gilboa, Saul e alguns de seus filhos morreram, a situação de Israel após sua morte tornou-se ainda mais aflita de quando os filisteus tinham apreendido a arca da aliança. A queda de Saul levou a ascensão de Davi.

 

DAVI E SUA ÉPOCA

 

Davi foi escolhido por Yahweh para substituir Saul como um salvador novo e melhor. Davi era soldado profissional, se destacou por façanhas militares e por isso chamou a atenção de Saul. Davi tornou-se estimado por toda parte, por isso Saul teria ficado com inveja dele e tentou matá-lo, mas como tinha muita amizade com Jônatas sempre conseguia fugir das perseguições de Saul, desde o início o Estado de Davi continha a tendência contrária, Davi era judaíta, por meio de sua coroação surgiu um Estado sem que a antiga anfictionia de Israel tivesse nele qualquer papel.

Ao que parece os filisteus toleraram a realeza judaíta de seu vassalo Davi. Davi reinou em Hebrom 07 anos e meio, antes de se tornar rei todo de Israel. Davi e Abner fizeram um acordo, pois Abner apoiava Davi para ele se tornar rei de todo Israel, mas ele foi assassinado logo após o acordo por Joabe, general de Davi.

Isbaal também foi assassinado logo depois, as mortes foram altamente positivas para Davi, e assim o caminho estava desobstruído para Davi. Os filisteus fizeram uma coalização militar e marcharam para a planície de Refraim, o plano era bom, mas Davi foi mais forte, ele conseguiu derrotar duas vezes os filisteus, perseguí-los e rechaça-los para dentro de seu território, isso significou a derrota definitiva dos mesmos, e o exército filisteu ficou a disposição de Davi. Foram de importância decisiva para a fundação do reino a conquista de Jerusalém e a condição de capital de Israel.

Davi destacou Jerusalém como centro religioso por intermédio do traslado da arca de Yahweh, o tempo do reinado de Davi teve diversas guerras, ele atacou os moabitas e massacrou 02 terços do exército para acabar com uma futura rebelião, devido as vitórias sobre os vizinhos, Davi criou um grande império.

Absalão foi o 3º filho de Davi, ele mandou matar seu irmão mais velho Amnom, isso causou uma ruptura entre ele e Davi, Absalão preparou uma revolta às escondidas, na Transjordânia aconteceu a batalha decisiva entre o exército popular de Israel sob o comando de Absalão e o exército profissional de Davi, o exército popular foi derrotado e Absalão morto.

O exército dispersou e cada um fugiu para sua tenda, por isso não restou outra possibilidade a não ser o novo reconhecimento de Davi, tanto é que os judaítas o convidaram e buscaram solenemente. Depois de reprimidas as revoltas, o reino estava reconstituído, a morte de Amnom e Absalão deram a sucessão à Adonias, mas também tinham os outros que ambicionavam o trono, dentre eles, Salomão.

Pouco antes da morte de Davi veio o conflito aberto entre os 02 partidos, mas a pedido de uma de suas mulheres, mãe de Salomão, ele o declarou rei. Em conseqüência disso o pânico tomou conta dos líderes contrários, mas podemos constatar com certeza que no fim do reinado de Davi o Estado por ele criado tinha se adaptado com o antigo Estado, mas as revoltas que existiram mostraram também, outras forças.

Comentários por Disqus