As ideologias políticas dos principais partidos

   As ideologias políticas dos principais Partidos Políticos do Brasil 

Os partidos políticos brasileiros normalmente defendem uma ideologia própria com alguma semelhança com os outros em alguns casos. Não são bem naturais os poucos políticos filiarem-se a um partido pela sua ideologia, mas sim pelas oportunidades políticas que eles oferecem. Muitos desejam a vida pública pelos seus valores e idéias e não pelos seus benefícios, mas estes, nunca têm uma chance de se eleger, ou aceito em uma legenda para defender as suas respectivas ideologias. Quando são, também são aliciados a fazerem à política de acordo com os interesses do partido que o elegeu.

PT - O Partido dos Trabalhadores surgiu no início da década de 80 junto com as greves e os movimentos sindicais como uma grande força de oposição, representando os trabalhadores e as classes populares. O partido é de base socialista e tem como principal representante o ex-presidente Lula. Defende a reforma agrária e a justiça social. Controverso ele se apresenta hoje como um partido de esquerda que defende o socialismo como forma de organização social, com forte tendência comunista. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não reconhecendo tais sistemas como o verdadeiro socialismo. Na prática o PT se caracteriza por uma presença forte do Estado na economia com programas sociais e aumento dos investimentos públicos em diversos setores.

PMDB: a ideologia fundamental do PMDB é com a democracia, princípio primordial e inarredável. A inspiração central do Programa do Partido sempre foi a de lutar pela democratização da vida brasileira nos planos políticos, social e econômico. A democracia é instrumento insubstituível para assegurar dignidade humana e justiça. O Partido foi fundado em 1980, reunindo um grande número de representantes do antigo MDB, como José Sarney e Ulysses Guimarães. Defendia a redemocratização do país. A controvérsia: não redemocratizou nada, nem agora que pode fazer isto, não faz, porque é submisso do PT.

PSDB – O Partido da Social-Democracia Brasileira surgiu em 1988 é dissidente do PMDB e teve como principais representantes Mario Covas, FHC e José Serra. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. É a principal força de oposição do PT. É um partido de centro-direita que tem uma característica mais claramente de economia neoliberal. No poder o partido abriu as portas para investimentos estrangeiros e privados. Não interveio tanto na economia quanto o PT e promoveu as privatizações de quase todas as empresas públicas. Controverso, porque na gestão de Fernando Henrique a sua política era quase totalmente de esquerda.

DEM – O Democratas antigo PFL (Partido da Frente Liberal) que foi fundado em 1984, faz oposição ao governo do PT e defende uma economia livre de barreiras e a redução das taxas e impostos. Os democratas são defensores da democracia, do exercício dos Direitos Humanos, da defesa da ética e também da economia de mercado e o liberalismo econômico é um partido de centro-direita. A controvérsia é que o partido não pode ser democrata porque sendo centro-direita a sua política vai favorecer os ricos e não a maioria que é da média para a classe de baixo. Na democracia a política deve defender o direito e igualdade para todos.

o Brasil foi fundado em 1922 e é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla Pc do B. O Partido guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin e procura aplicá-la a realidade do Brasil, tendo como princípio básico de organização o centralismo democrático. É um partido político brasileiro, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis, luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social.

PSB - O Partido Socialista Brasileiro foi criado em 1947, tendo como principal representante Miguel Arraes e defende idéias do socialismo com transformações na sociedade que representem à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. É um partido político de esquerda, que segue a ideologia socialista democrática. Esta ideologia e mais ou menos como é a política depois da ditadura, quando se diz que é democracia onde o voto é obrigatório.  

PPS - O Partido Popular Socialista foi fundado em 1992 em dissidência do PCB. Seu principal aspecto programático é a radicalidade democrática, que é uma nova definição do socialismo pautada no humanismo e no internacionalismo que o classifica para algum como partido defensor da social-democracia.

PV - O Partido Verde foi fundado em 1986. De base ecológica ele tem como principal ideal o desenvolvimento com respeito à natureza. É favorável ao respeito aos direitos civis, a paz, a qualidade de vida e formas alternativas de governo que combatam as ameaças climáticas, aos ecossistemas; a economia de mercado regulada pelo Estado é pautada no desenvolvimento sustentável.

PP - O Partido Progressista, antigo PPB, surgiu em 1995 da fusão do PPR, PP e PRP e defende os seus princípios totalmente baseados no capitalismo e na economia de mercado. Tem como principal representante Paulo Maluf.  É uma das forças políticas de direita no Brasil, propõe à construção de uma sociedade livre, democrática, justa, pluralista, solidária e participativa, em que se ressalte o absoluto respeito à dignidade da pessoa humana. 

PSTU – O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado foi fundado em 1994 em é dissidente do PT e tem como base os antigos regimes socialistas da Europa Oriental. O partido defende a troca do sistema capitalista para o socialismo no Brasil, sendo favoráveis a um sistema em que os trabalhadores tenham mais poder e participação social. A controvérsia é a de que o partido sendo socialista o povo não poder algum de ação e nem participação no governo. É a ditadura de volta sem o militarismo no comando. É considerado pela mídia brasileira como um partido de esquerda, mas seus integrantes afirmam que o seu regime de funcionamento de seu partido político é o centralismo democrático, a modelo do Partido Bolchevique Russo de Lênin e Leon Trótski, líderes da Revolução Socialista de 1917; e isto também contradiz a sua ideologia.

PSOL - O Partido Socialismo e Liberdade surgiu em 2004 é dissidente do PT. Sua base é esquerdista e o que o partido defende é contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. É um partido político brasileiro de esquerda abriga diversas correntes de esquerda, algumas delas trotskistas e euro-comunistas.

Além destes partidos em destaque segue-se outros como:

PDT: O Partido Democrático Trabalhista foi criado em 1981 resgatando as principais idéias defendidas por Getúlio Vargas, seu principal representante foi Leonel Brizola. De base nacionalista e social-democrata, O PDT é contra as privatizações, defendendo o investimento na indústria nacional.

PHS: O Partido Humanista da Solidariedade foi fundado em 1997 e tem como princípios partidários a pessoa humana, o destino universal dos bens da terra, o bem comum, a subsidiariedade, a primazia do trabalho e a solidariedade.

PTdoB - O Partido Trabalhista do Brasil foi registrado definitivamente em 1994, em dissidência do PTB e tem como fundamento o trabalhismo, o nacionalismo, a de democracia plural, a república federal e o solidarismo cristão.

PPL: O Partido da Pátria Livre foi fundado em 21 de abril de 2009 por militantes do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8, que foi muito ativo na luta contra a Ditadura) e defende o socialismo científico. O partido defende o fortalecimento do mercado interno para a geração de mais emprego, a redução da taxa básica de juros e a garantia da saúde e da educação de qualidade para todos.

PR: O Partido da República surgiu em 2006 por meio da fusão do PL e do PRONA. Defende o liberalismo econômico e a redução das taxas de juros e impostos.

PTB: O Partido Trabalhista Brasileiro surgiu em 1979 tendo como um de seus fundadores a filha de Getúlio Vargas, Ivete Vargas. Defende idéias referentes ao liberalismo.

PRTB: O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro foi registrado em 1997, fundado por Levy Fidelix em fusão do PTR com o PST. Tem a modernidade, a preocupação com o meio ambiente e as questões sociais e trabalhistas como metas primordiais.

PCB: O Partido Comunista Brasileiro surgiu em 1922 e propõe formação de uma frente política permanente de caráter anti-capitalista e anti-imperialista.

PSD: O Partido Social Democrático é um partido recente, fundado em 2011 por dissidentes do PP e DEM. O partido defende veementemente a liberdade individual e de expressão, o livre comércio, a igualdade de oportunidades e a descentralização.

PTN: O Partido Trabalhista Nacional foi refundado em 1995 por Dorival de Abreu (atual presidente) e defende os interesses coletivos respeitando as liberdades individuais através de reformas.

PTC: O Partido Trabalhista Cristão foi registrado definitivamente em 1990 e tem como princípios o liberalismo, portanto a economia de mercado e o livre comércio, aliado aos ideais cristãos.

PSL: O Partido Social Liberal foi registrado definitivamente no ano de 1998, defende a privatização, os trabalhadores e o direito de greve, a carga tributária e o desenvolvimento econômico e os princípios democráticos.

PSC: O Partido Social Cristão obteve seu registro definitivo em 1990 e é sustentado na Doutrina Social Cristã, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

PSDC: O Partido Social Democrata Cristão foi registrado em 1997 e é inspirado nos valores humanísticos do Cristianismo, no testemunho do Evangelho. Defendem a implantação da Democracia Cristão como sistema político, construindo uma sociedade justa, sem abdicar da liberdade, juntando, ligando estes dois valores com a argamassa da solidariedade.

PMN: O Partido da Mobilização Nacional foi fundado em 1984, e obteve registro definitivo em 1990. Em seu momento inicial pregava a reforma agrária, a moratória conjunta com os países da América Latina, a Assembléia Nacional Constituinte, o rompimento com o FMI e a formação, com países vizinhos, de um bloco econômico-financeiro.

PRP: O Partido Republicano Progressista teve seu registro definitivo em 1991 e organiza-se pelo fundamento de que o homem, como a mais perfeita das criaturas, tem o direito e o dever de ser feliz, sendo que essa felicidade não é nem pode ser usufruída no egoísmo.

PRB: O Partido Republicano Brasileiro foi fundado em 2005 e defende, entre outros princípios, o pluripartidarismo e a representatividade, como fundamentos relevantes para o fortalecimento democrático, a manutenção dos direitos e das garantias trabalhistas.

Seja qual for à legenda que você defende, seja ela a esquerda, centro, direita ou a liberal, tudo o que se nota é que na teoria é uma coisa, mas, pratica é outra totalmente diferente, porque é comum que a maioria dos políticos são iguais em seus propósitos finais. 

 Por Cornelio A.Dias

  •  ComenOP.png Complicado responder se você é ideologicamente de direita, esquerda ou centro ou liberal, porque é preciso conhecer e entender as ideologias dos partidos [...] que nem eles mesmos entendem [...] Veja, o partido que se auto denomina democrático é de centro-direita, o que é de centro-direita, parece mais ser democrata [...] um partido centrista também não existe, ou ele é centro-direita ou centro esquerda [...] e quem é da direita?

  • O PT que defendia a implantação de uma real democracia, é um partido de esquerda que defende o socialismo, mas, quer implantar o comunismo, ou seja, é da esquerda porque alega defender e  favorecer mais os pobres e menos a elite, mas, defende o regime socialista que futuramente vai concuminar no comunismo, [no socialismo e no comunismo os direitos dos cidadãos comuns são cerceados [ex: telefone, internet e páginas socias vigiadas e controladas pelo governo], todas as suas propriedades pertence ao governo] quem não tem continua sem e quem tem perde, a burguesia é blindada e tem todos os direitos como se fosse uma democracia restrita, [Ex: a China hoje] cujo modelo o PT que implantar no Brasil. Que raios de ideologia é esta? Socialista? Comunista? Sócio-democracia? Se houvesse democracia o voto não seria obrigatório!

  • Quem consegue entender isto? Os partidos que se julgam ser de centro-direita não podem ser isto que alegam ser porque no Brasil não existe a direita, e sem a direita não pode haver partidos de extrema direita, pela lógica  se não existe um segmento não pode haver uma extremidade dele! O PP está na contramão da sua própria ideologia política porque a sua proposta política é democrática!

  • Quando estão na situação todos são iguais, quem diz ser direita age como esquerda, porque diz que a esquerda é a oposição da direita! Exemplo hoje é o PSDB e o PT. O PSDB quando era situação fazia uma política de esquerda, Ex: Fernando Henrique.

  • Dizer que é centrista hoje é vago porque o centro é o meio entre a direita e a esquerda, se não tem a direita, também não pode haver o centrista, bem como o centro-esquerda! Veja o balaio de gato que é a nossa política. Por isto eu não entendo nada de política! Quando a Ciência Política conseguir resolver este imbróglio, tavez os políticos consigam chegar a um consenso e depois nos explicar o que é a política. 

  • *

    Comentários por Disqus

     DE_UM_LIKE_75_SWIURL.JPG

    TAUEZEQ94_tsp.png*