CHINA: Resistência à Cruz

CHINA: Resistência à Cruz

14 de janeiro de 2015 |

Pelo menos 231 igrejas na grande cidade de Wenzhou, China, resistiram aos ataques do governo durante todo o ano de 2014.

As autoridades desenvolveram uma campanha a longo prazo com o objetivo de aniquilar todas as igrejas cristãs da cidade.

Os líderes das igrejas foram obrigados a retirarem qualquer símbolo cristão de seus edifícios, alguns foram interditados e outros demolidos.

Durante muitos anos essas igrejas funcionavam sem nenhum problema com o governo local. A súbita mudança de atitude intrigou os cristãos.

Até mesmo igrejas registradas e autorizadas a funcionar foram perseguidas.

Voluntários da VdM realizaram uma pequena investigação em busca de respostas.

Durante 10 meses levantaram fatos, perguntaram, investigaram.

Uma das respostas é que as autoridades locais desejam uma maior aproximação com o presidente do país, Xi Jinping, budista.

Xi Jinping se tornou líder da China em 2012 e desde então tem feito declarações indicando que ele gostaria de “reviver” o budismo, taoísmo e confucionismo na China, a fim de ajudar a fortalecer a nação.

Pouco depois, as autoridades da cidade de Wenzhou, notando as cruzes no horizonte da cidade, iniciou a ‘campanha contra as cruzes’.

O governador do Estado também apoiou a campanha e ordenou que qualquer cruz visível do lado de fora fosse retirada de imediato.

As igrejas que se recusaram a cumpri, tiveram suas cruzes removidas à força.

O pastor “Wu”, líder de uma igreja Wenzhou, disse que todos ficaram muito espantados quando o governo também começou a perseguir as igrejas da Tríplice Autonomia.

Em 2014 uma dessas igrejas foi destruída, estando ainda em construção, por ser considerada fora dos padrões.

Desde então, os membros das igrejas domésticas e as autorizadas, passaram a ter grande comunhão.

Enquanto em outras cidades as igrejas autorizadas acatam as ordens do governo em não praticar o evangelismo, as da cidade de Wenzhou passaram a trabalhar da mesma maneira que as igrejas domésticas, com grupo de jovens, faculdade de teologia e escola dominical.

Embora o último ano tenha sido difícil para os crentes de Wenzhou, eles permanecem inabaláveis.

De acordo com o pastor Wu, os crentes “estão unidos como um só corpo e um só povo …”

TAUEZEQ94_tsp.png*