Translate this Page
Arrebatamento
Você acha que o Arrebatamento da Igreja será:
No meio da Tribulação
Depois da Tribulação?
Durante a Tribulação
Antes da Tribulação?
Não sei responder!
Ver Resultados


Rating: 2.1/5 (360 votos)




ONLINE
4




Partilhe este Site...





O Portal da Teologia 

Indice Mapa do Site Avançado
Busca O Portal

 Ychzek'el [Ezequiel] 9.3-4

O PORTAL DA TEOLOGIA

A marca de Cristo. 

3. Então a Glória do Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura

4. Adonai lhe disse: "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".  

 Atenção: O Arrebatamento da Irmã Vilma - Assista aqui em [Vídeos e Nova Era] Cuidado com a sua Alma! 

 

Graça e Paz em Cristo → A todos os Leitores → Sejam bem vindos → No nome de Jesus!  Comentem os artigos → Iniciem discussões sobre os temas → O Moderador. 06.04.2014 

 
OPorTAU.png

Atualize o seu navegador - novo domínio 

http://www.oportaldateologia.org/ 

O Portal:

 

 

oportal@oportaldateologia.org 

cliqueimagem 

OPorTAU.png 

Pedido de Oração  

 

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

 


O Portal da Teologia autoriza a republicação de todos os artigos do site na íntegra, desde que cite a fonte de origem.  


Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!
Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!

Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!

Cristo é o marido ou esposo? E a Igreja o que é? Parece haver diferença, bem como também parece não haver sentido lógico.

Afinal porque marido e não esposo, ou porque a Igreja se tornar esposa e não mulher, depois do casamento? Como se sabe a designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança chama se metáfora; ou seja, é a transposição do sentido próprio ao figurado.

Este é um tipo de linguagem muito usado nos texto bíblico especificamente no Novo Testamento, da mesma maneira como é o uso de narrativas alegóricas que transmitem uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia que é a parábola.

Neste artigo pretendo usar como metáfora os termos “marido”; ”esposo”; ”Cristo” e ”Igreja”, de forma analógica que é a relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos. Conforme o tema for sendo explorado, ele também vai distinguindo os fatores, assim será possível explorar o mesmo assunto por vieses diferentes.

No final depois de confrontarmos as condições: esposo e marido, Cristo e a Igreja, teremos então contrastado as duas expressões de “união” entre dois personagens diferentes.

Antes quero destacar outro termo importante que é a “aliança”. Nos tempos modernos quando se fala em aliança, vem à mente a imagem de um objeto de adorno trabalhado em ouro, prata ou outro metal usado nos dedos das mãos, quando na verdade, este nada mais é do que apenas um símbolo artificial que representa um contrato firmado verbal ou escrito entre duas pessoas.

É rara esta compreensão porque ela com o passar do tempo o símbolo substituiu o significado cujo é o fundamento principal, que define o critério de uma aliança.

Para tipificar vamos substitui lho o anel por um contrato escrito firmado entre duas pessoas pactuando um compromisso. Um contrato de compra e venda firmado em comprador e vendedor é um exemplo de uma aliança firmada entre duas pessoas.

Houve se um acordo entre as duas partes e ou um pacto entre eles foi ratificado. Vemos que neste caso, uma bijuteria [objeto] foi substituída por uma matéria, [papel].

Portanto temos a primeira configuração do pacto ou aliança, simbolizado por dois artífices diferentes, o anel e o papel.

Há casos específicos que usa se apenas o papel e algum objeto de valor ou simbólico; há também uma terceira configuração de pacto que além do papel e de um objeto incluiu a palavra; ou seja, entre o contrato formal escrito e um objeto que encerra em si o compromisso firmado, inclui ainda o contrato formal verbal.

Temos acima as configurações do pacto ou aliança, simbolizado por e pelos três objetos diferentes, o anel, o papel e a palavra.

Agora para representar um pacto como uma união ou a ligação pelo matrimônio, ou seja, o casamento envolvendo pessoas basta aplicar a formula do terceiro pacto acima definido, que é o exemplo que vamos explorar neste artigo.

Sobre o pacto: ele pode ser quebrado ou não, um deve ser quebrado outro não, um é possível ser enquanto outro não, depende de cada circunstância como ele foi firmado. Há regra e regras; mas, não vou explora-lhos.

O tema do nosso pacto é relativo ao casamento.

Esta aliança envolve dois lados distintos, que em direito civil define se como o “vínculo do “proponente” que é quem faz a proposta entre quem aceita que é o “oblato”, que poderia se também ser chamado de aceitante, mas costuma-se usar a primeira palavra”.

A proposta também obriga, vincula quem propôs, pelo menos pelo período proposto e pela forma proposta; mas, este entendimento aplica-se a casos específicos; não nesta nossa condição.

Vamos ao proponente e oblatado.

Temos como proponente: o marido ou esposo representado por Cristo e a Igreja, podemos também inter-relacionar com: marido ou esposo entre o homem e a mulher!

Sumariamente por marido entende se como o cônjuge da mulher e vice-versa; mas, é normal alguém se corrigir quando usa um destes termos quando se está incluindo o cônjuge no dialogo entre dois, ou referindo a ele de alguma outra forma, substituindo estes termos; “marido; mulher”, por esposo ou esposa.

Sempre pensei nisto e porque evitamos referir ao nosso cônjuge usando estes termos, às vezes pode parecer um capricho verbal, mas, também pode ter outras conotações, e esta segunda é que mais desperta a curiosidade.

Parece que ao dizer marido e mulher ao invés de esposo e esposa denotam-se certa ausência de cumplicidade, vinculo sentimental, físico; espiritual; formal; profundidade na relação; ausência de intimidade, além do que pode ser até uma expressão meio vulgar e simplória.

Uma aliança verdadeira se constrói no âmago do sentimento ambilateral e desprovido de ambiguidade.

Agora chegamos ao fio da meada: marido e mulher versus esposo e esposa; e como estes termos são representados na Bíblia.

Será que há alguma diferença na maneira de utilizar os termos, ou será que eles podem ser usados em qualquer instancia ou referencia e não há nada de anormal nisto, apenas, certo capricho na forma de: como as expressões são aplicadas?

Já usei o termo mulher e quase que meio inconsciente, corrigi para esposa; e depois fiquei a indagar-me por quê? Também já presenciei casos semelhantes, mas, não entrei no mérito da questão!

Se a minha pesquisa estiver certa eu contei desde:

• Tito • 1 • 6 • 6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes.  

Encontrei 100 vezes a repetição do termo: marido. Enquanto que apenas em 4 referencias aparece o termo esposo e treze referencias como “esposasendo a ultima conforme e Ap. 21, 21 vezes o termo noiva:

• Ap• 21• 9 • E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.    

Ao passo que também encontrei 24 referencias sobre noivo:

Voltando aos termos marido ou esposo Quando se fala da própria mulher, é errado aplicar as expressões "Minha Senhora" e "Minha Esposa". É pretensioso e sem cabimento algum. A mulher diz - Meu Marido - e o Marido diz - Minha mulher.¹

Conforme a fonte acima, é rebuscado [bastante aprimorado; esmerado, requintado] usar o termo esposa [o] quando se refere ao cônjuge, portanto, o natural é usar o termo marido ou mulher, como pronome de tratamento.

Quanto o titulo do artigo: Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!

Quando as referencias bíblicas apresentam o termo esposo, é apenas o uso da metáfora para retratar a maneira como Deus relaciona a Igreja com o seu Filho; isto é, uma relação que antecipa uma união ou comunhão plena e definitiva.

A igreja está para Cristo assim como a noiva está para o esposo, ou seja, em vias de tornarem-se um só corpo, conforme a referencia: •

• Ef• 5• 23 • porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo

• 30 • porque somos membros do seu corpo.

Voltando a Cristo: quando a Bíblia trata a Igreja como corpo, ela refere-se como Ele sendo a Cabeça e a Igreja o restante do corpo, ou seja, todos os membros são metaforicamente representados com o tronco e os membros superiores e inferiores, por isto, ela sem Ele e vice-versa não se completam, assim como ocorre com a anatomia humana.

Quando Ele e ela se identificam como a noiva para o esposo, a Bíblia está retrata que haverá uma cerimônia única para consolidar esta fusão do corpo com a Cabeça e a partir de então estarem interligados perpetuamente.

Esta promessa não inclui Israel como nação ou povo, mas, sim os Judeus que forem arrebatados e os ressurretos que dormem o sono da primeira morte.

Israel será a que a Bíblia se refere como a Nova Jerusalém, que irá substituir este planeta terra, onde todos os que forem aptos após o Juízo Final irão se integrar aos que foram arrebatados e os ressurgidos da morte, cujos irão herdar esta Nova Terra ou Nação pela eternidade, onde Cristo será o Rei absoluto sobre ela.

Ainda quando ao tema Marido ou esposo; Cristo e a Igreja; é a expressão através de uma linguagem figurada que no dia e hora marcado por Deus, o Filho será surpreendido pelo Pai com a ordem de vir encontrar com aqueles que irão participar da Celebração Oficial onde será sacramentada a Bodas do Cordeiro, que se assemelha com a festa ou banquete com que se celebram as núpcias entre os noivos que consagra a união entre eles em casamento.

Aproveitando cabe-me ressaltar que embora este evento único na história da humanidade esteja previsto deste o ministério de Cristo no templo dos apóstolos, já estamos muito próximo deste dia “D”.

Pode parecer fantasioso para o mundo ou misterioso para os cristãos, o certo é que os sinais que indicam a proximidade deste evento estão acontecendo nestes dias atuais, através de manifestações explicitas no nosso contexto histórico.

Alguns pensam que para compreende-lhos precisa ter uma visão espiritualizada extrema e outros que acham que precisam teleportar ou teletransportarem-se para alguma esfera ultra dimensional para capta-lhos.

Nada disso. O que pode ocorrer é um arrebatamento de espírito onde o corpo pode permanecer inerte e vivo; em alguns casos pode ocorrer uma morte física durante o tempo em que o espírito é separado do corpo pelo período que durar a transição deste tempo. Isto é provado porque quem já lho experimentou sabe e confirma o que estou afirmando. Também já tive uma experiência próxima similar, portanto, não posso negar a realidade desta evidencia. Não seria nem hipocrisia, mas, sim mentira, negar e não atestar este traslado súbito do espírito. Isto é também um alerta.

• Mt• 16 • 23 • O fermento dos fariseus e Mc• 8•11 - 12

 • 1 • Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.

 • 2 • Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.

 • 3 • E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? 

Se naqueles dias os fariseus e saduceus poderiam identificar os sinais a olho nu; hoje não há um sinal maior do que a chegada do Falso Profeta, o Oitavo Rei; que ninguém e quase a totalidade da Igreja acredita que este é o ultimo grande sinal que haveria de se revelar, depois das quatro luas de sangue e o Rapture. Arrebatamento.

Se há alguém ainda espera outros sinais, a Igreja somente aguarda o crepúsculo final, cujo, o mundo não verá que é a Primeira Parúsia de Cristo que antecede a segunda após quase sete anos do súbito desaparecimento retirada da Igreja da terra; [os escolhidos e chamados aptos].

Portanto se: Marido ou esposo; mulher ou esposa; importa que Cristo já esteja de prontidão, para encontrar a Igreja!

       ¹ http://www.portalbrasil.net/etiqueta/tratamento.htm

 

 

 

 

 

            Edição Agosto-02-2016 

 

Em Cristo.

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

Licença Creative Commons
Marido ou Esposo? Cristo e a Igreja! 
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em ”http://oportaldateologia.org/marido-ou-esposo-cristo-e-a-igreja” Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org

newline oportal

 

Editoriais

As taças da ira de Deus  estão prestes a se derramarem sobre a terra! 

Quero fazer um breve relato sobre esta chamada em "Flash”, visto que não vejo a necessidade de escrever um artigo específico sobre o título, bem como também não vou citar referências bíblicas que corrobore com este assunto.

 

Os elementos ardendo  

em breve se fundirão!

Cuidado!

Um corpo terrestre, 

se chocará contra a terra e 

causará repentina destruição. 

 

Leia Mais imagem

 

A falsa doutrina do pré-tribulacionismo  

Qual biblicamente é a mais viável para você? A Meso-tribulação [Arrebatamento no meio da tribulação] ou a Pós-tribulação? [Arrebatamento depois da tribulação] Em qual delas acontecerá o Arrebatamento da Igreja! Será antes da tribulação? Reflita! Leia Mais  imagem

 

 

  Reflexão do O Portal

         2013

O oitavo Rei foi eleito.

A besta que era e já não é, é também o  oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição Apocalipse cap. 17 - 11.

E o sangue de muitos inocentes ainda haverá de ser derramado.              

Guerreiros feridos são condecorados com Láureas de sangue.

Os soldados do Exército do Rei dos Reis, porém herdarão uma coroa de ouro, e a vida eterna.

A Nova Ordem Mundial está chegando e virá para cumprir o seu dever a rigor.

Quem quiser se livrar dela terá que aceitar a sua marca. 6 6 6 em troca da sua alma.

Revelação 13. 1 – Vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] 7. Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. “Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”

Yeshua.

 O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que  isto lhe custar a própria vida.

"Permaneça fiel até a morte, e Eu lhe darei a Vida como Coroa. Revelação 2.10.

Yeshua".

 

Leia o Artigo: O sétimo milênio e o fim da humanidade.

Oriente-se.

 

Por: Cornelio A.Dias

Março de 2013.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 TAUEZEQ94_tsp.png

 

 

 

  Ler um   é:

Armazenar Informações;

Desenvolver a Intelectualidade;

Ampliar os Horizontes;

Compreender o Mundo;

Comunicar-se com o Próximo;

Escrever Corretamente;

Relacionar-se melhor com o Outro!

 Ler uma  é:

Armazenar Ensinamentos;

Desenvolver o Conhecimento;

Ampliar a Espiritualidade;

Compreender a DOUTRINA;

Comunicar-se com JESUS

Escrever a VERDADE;

Relacionar-se melhor com DEUS. 

IMAGEM TEXTO

Ore conosco ao som de belos louvores;

Chore aos pés feridos do Pai!

A tristeza logo passa, não demora.

Ele vos envolve e vos consola, 

Em seus braços, faz-vos descansar.

O Portal

Abra esta Porta de Meditação, Louvor e Oração,

clique aqui em:

Bíblia Online e Seleção de Louvores

e deixa Deus falar ao seu coração!

IMAGEM TEXTO

  

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png

 

 

 Leia Mais imagem 


Com: Paz seja convosco
Graça e Paz
A Paz do Senhor
Paz da parte... do Senhor
Paz de Deus
Shalom
Shalom Adonai
Bom dia; Boa Tarde; Boa Noite Irmão
Nenhuma da anteriores

Feedjit

 

Download

Descrição:

Bíblia Sagrada Digital

Mediafire – Down

 Jogo Show do Cristão

Zippyshare – Down

Biblia Sagrada + jogo show do cristão + caminho estreito

MEGA – Down 

topo