O arrependimento impossível de ser perdoado Hb 6

 Perguntei: Como um arrependimento  é impossível de ser perdoado

 

Este não é um texto simples de ser entendido. É fundamental se ater as referencias paralelas citadas para obter uma melhor compreensão da mensagem do estudo!

Algumas perguntas aparentemente infantis: É normal alguém se arrepender depois de ter cometido algo errado?

É natural em todos há consciência de culpa?

Uma pessoa mentalmente doente tem noção dos seus atos?

Alguém capaz de distinguir o certo do errado; o bem e o mal pode ser considerado como inimputável?

Quem não sabe ou não consegue assimilar que um pecado é um erro espiritual ou uma ofensa ao sagrado e o erro material é uma falha secular?

“O pecado e a blasfêmia serão perdoados aos homens”, mas; conhecemos dois atos e casos distintos:

91º ato: Há somente um pecado que não há perdão.

2º ato: E somente um pecado cujo arrependimento é impossível de ser perdoado.

Este não será um texto simples de ser entendido. É fundamental se ater as referencias paralela citadas para obter uma melhor compreensão!

Perdoar significa apagar definitivamente um erro uma culpa ou ofensa.

ste não é um texto simples de ser entendido. É fundamental se ater as referencias paralelas citadas para uma melhor compreensão da mensagem!

Algumas pergunta aparentemente infantil: É normal alguém se arrepender depois de ter cometido algo errado?

É natural em todos a consciência de culpa?

Uma pessoa mentalmente doente tem noção dos seus atos?

Quem é capaz de distinguir o certo do errado; o bem e o mal pode ser inimputável?

Quem não sabe que um pecado é um erro espiritual ou uma ofensa ao sagrado e o erro material é uma falha secular?

O pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens", mas; conhecemos dois casos distintos:

1. Há somente um pecado que não há perdão.

2. E somente um cujo o arrependimento  impossível de ser perdoado.

Este não será um texto simples de ser entendido. É fundamental se ater as referencias paralelas citadas para obter uma melhor compreensão!

Perdoar significa apagar definitivamente um erro uma culpa ou ofensa.

 Hebreus 8 12 Pois Eu lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei lembrar mais dos seus pecados. 

13 Ao proclamar “Nova” esta aliança, Ele transformou em antiquada a primeira. E o que se torna superado e envelhecido, está próximo do aniquilamento

Isaías 43:25  Sou Eu, Eu mesmo, aquele que apaga tuas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de teus erros e pecados.

É fato; de que nem todos se preocupam em estar preparado para encontrarem se imediatamente com Deus no ultimo minuto do sopro vital da Nasham - nshamah (ne-cha-ma) quando neste suspiro a Nefesh (alma), Neshama (alma) separa se da Ruach (espírito), que volta para Deus e do corpo que ao sofrer o dano da primeira morte a Nefesh vai para o Hades ou para o Ceio de Abraão; o 3º céu onde as almas dos salvos aguardam o Arrebatamento.

O Léxico Hebraico do Antigo Testamento
 
Strong's Number: 5395 Procure Lexicon
Palavra original Origem das palavras
~ Xn uma raiz primitiva
Palavra transliterada Entrada do TDNT
Nasham TWOT - 1433
Ortografia fonética Partes do discurso
naw-sham '  Verbo
suspiro 
http://www.biblestudytools.com/lexicons/hebrew/nas/nasham.html#Legend 

Esta despreocupação ocorre de maneiras distintas; a primeira e mais comum é quando uma pessoa no principio da fé é iniciada espiritualmente numa vã heresia cristã protagonizada por apóstatas e a segundo que é o caso mais crítico; ¹quando a pessoa é iniciada na sã doutrina cristã e depois de ser iluminada ela abjura conscientemente do seu ato de confissão de fé e ignora as consequências futuras refutando o poder do perdão por opção.

Tenho certeza de que este estudo de Hebreus 6. 4 lhe dará esperança e a certeza do amor de Deus por cada pecador; e não importa o quanto tenha ido longe; desde que se arrependa enquanto há possibilidade de perdão!

Vamos ao estudo do texto bíblico específico:

Lemos:

Perdoar significa apagar definitivamente um erro uma culpa ou ofensa.

• Hebreus 6 4 Ora, é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, experimentaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo,          

5 Ao proclamar “Nova” esta aliança, Ele transformou em antiquada a primeira. E o que se torna superado e envelhecido, está próximo do aniquilamento

6 mas apostataram da fé, sim, é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento; tendo em vista que contra si mesmos estão crucificando outra vez o Filho de Deus, e zombando publicamente dele..

Estas passagens bíblicas acima citadas têm através dos séculos deixado muitos leitores da Bíblia angustiados e perplexos por que a primeira a vista parece ensinar que não há esperança alguma de arrependimento ou de aceitação divina para aqueles que depois de aceitaram a Cristo Lho rejeitaram!

As passagens bíblicas afirmam que os apóstatas têm uma aparência perversa do lado de dentro de si não visível ou perceptível, mas, não eles falam palavras dramáticas de heresia no início do seu ensino; visando negar explicitamente a verdade. Eles primam por transformarem as suas pseudoverdades sagradas em verdades plenas e depois da credibilidade solidificada eles começam introduzir as heresias em doses homeopáticas até que o seu efeito não seja possível ser diagnosticado!

Os apóstatas distorcem a verdade para, que as piores formas de falsidade consistam e venha perverter a verdade.

Saiba como a Bíblia identifica os apóstatas?

Em Judas podemos descrever dezoito características típicas dos apóstatas para que os vocês nossos leitores possam mais facilmente identificá-los.

1 ⇒ São apóstatas, verso 4;

2 ⇒ Ímpios, verso 4;

3 ⇒ Moralmente pervertidos, verso 4;

4 ⇒ Negam a Cristo, verso 4;

5 ⇒ Contaminam a carne, verso 8;

6 ⇒ Rebeldes, verso 8;

7 ⇒ Insultam os anjos, verso 8;

8 ⇒ São ignorantes sobre Deus, verso 8;

9 ⇒ Proclama visões falsas, verso 10;

10 ⇒ Difamadores, verso 10;

11 ⇒ Murmuradores, verso 16;

12 ⇒ Descontentes, verso 16;

13 ⇒ Propala arrogâncias, verso 16;

14 ⇒ Aduladores por motivos interesseiros, verso 16;

15 ⇒ Escarnecedores de Deus, verso 18;

16 ⇒ Causa divisões, verso 19;

17 ⇒ Segue o mundo, verso 19;

18 ⇒ E por fim o que não nos surpreende é que eles são destituídos do Espírito Santo e por 

isso estão o perdidos, verso 19. 

O que Judas disse contra os ímpios e falsos mestres?

Judas 1 4 Porquanto, certos indivíduos, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se em vossa congregação com toda espécie de falsidades.                                Essas pessoas são ímpias e adulteraram a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.                   A punição eterna dos ímpios. 

⇐ Veja o que ele disse:

Judas preocupado com algo estranho que estava surgindo entre os cristãos sentiu a necessidade de induzir os irmãos a se precaver sobre um determinado modelo de evangelho que estava surgindo clandestinamente através de alguns homens ímpios em desconformidade com os genuínos ensinos cristãos da sua época.

Paulo também se manifestou sobre estes estranhos evangelistas escrevendo uma carta para Tito dizendo:

Tito 1 14 não dando ouvidos a fábulas judaicas, nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade.                                                          15 Para as pessoas puras, tudo é puro; no entanto, para os corrompidos e descrentes, nada é puro; pelo contrário, tanto a razão quanto a consciência deles estão pervertidas.                       16 Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por meio de suas atitudes o negam; e por isso são abomináveis, insubordinados e desqualificados para qualquer boa obra.                                        

 Veja o que ele disse:

Bem, parece que nos esquecemos do tema central do estudo, mas, não; apenas identificamos que os apóstatas são os ímpios e falsos mestres.

Estes versículos em outras versões da Bíblia dizem:

[...] e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério.  Versão Almeida Revista e Atualizada.

[...] e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.Versão Almeida Revista e Corrigida.

 

Conforme:

 2 Coríntios 11: 14 

Essa atitude dos apóstatas não é de se admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 


Vejamos o que diz os seguintes versos a seguir:

 2 Coríntios 11:3

Entretanto, receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo.

2 Coríntios 2:11

[...] a fim de que Satanás não tivesse qualquer vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas artimanhas.

Então por não terem ignorados as maquinações de satanás eles foram seduzidos!

Se você agora percebeu que foi enganado por um apostata considerado maldito conforme a verso a seguir você automaticamente pode um 

Gálatas 1:8

Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito é sinal que você pode ser um dos quais cujo; O arrependimento  que é impossível de ser perdoado seja a sentença final que vai te condenar a perder a salvação!

Contexto

2 Coríntios 11

13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.

 14 E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.

 15 Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça.

O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem.

Os fracos na carne perecem, os fortes em Cristo permanecem!

A realidade bíblica de que este arrependimento  é impossível de ser perdoado se encerra no fato de que aqueles que foram uma vez iluminados; experimentaram o dom celestial, isto é, foram até batizados com fogo se tornando participantes do Espírito Santo, foram dominados pelos principados e potestades que dominam este sistema mundial que são as forças espirituais do mal nas regiões celestiais, ou seja, os demônios!

Por isto devemos nos ater a exortação dos versos bíblicos a seguir: 

Efésios 6:12

Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Colossenses 1:12

dando graças ao Pai que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. A suprema pessoa de Cristo 

Colossenses 1:13

Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado, 

A apostasia.

O termo apostasia vem do  grego antigo απόστασις [apóstasis], que significa "estar longe de"; tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação

Se voltarmos no inicio do estudo verá que foi registrado o seguinte:

“O pecado e a blasfêmia serão perdoados aos homens”, mas; conhecemos dois atos e casos distintos:

1º ato: Há somente um pecado que não há perdão.

2º ato: E somente um pecado cujo arrependimento  impossível de ser perdoado.

Acredito que ficou um duvida pairando na sua mente: então os dois pecados não têm perdão.

Não? Tem. Um deles sim.

O segundo pecado está no quadrante dos pecados que comprometem a salvação.

Embora seja impossível, ele tem perdão sim, o que dificulta ao apostata ser perdoado é o fato dele não abrir mão daquilo que lhe proporciona uma vantagem indevida que é a se persuadir o povo através do evangelho para obter vantagens pessoais.

Um exemplo foi o de Judas, o seu pecado foi apostasia. É tido, por mim pelo menos pela minha opinião sobre a trajetória dele como discípulo de Cristo, de que ele foi o apostata mais famoso da Bíblia.

Ele chegou numa condição que para ele não havia mais chance de reverter àquela situação e a única solução foi tirar a vida. A mesma escolha foi feita por um dos crucificados ao lado de Cristo.

Para o outro, não foi impossível, ele reviu os seus erros e arrependeu-se se em tempo, portanto, ele conseguiu admitir que todo o pecado que praticou seria possível de ser perdoado, através do arrependimento; e ele foi perdoado quando, humilhou-se!

A diferença transita pelo fato dele ter sido um criminoso e não ter tido o conhecimento da verdade, pelo menos supõe se que não; enquanto que o apostata é aquele que tinha também os seus pecados “erros”, porém espirituais, reconheceu lhos, procurou e encontrou a libertação e o perdão, porem, negou tudo e caiu em desgraça.

Agora quero focar especificamente neste verso de:

Hebreus 6 4 Ora, é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, experimentaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo, 

O que significa estes termos: 1. foram iluminados 2. experimentaram o dom celestial 3.  participantes do Espírito Santo. Como você definiria estes termos ou o que você entende sobre cada um deles isoladamente? Bem; vou sintetizar: um cristão que se enquadra nestas três referências acima citadas, hoje, ele é remanescente dos primeiros cristãos que estavam na festa do pentecoste quando foram batizados com o Espírito Santo; portanto são cristãos pentecostais, como se designa hoje.

Sério? Sim. Por quê?

Ser iluminado - significa que você recebeu o complemento do batismo. Primeiro em água e segundo em Espírito “Santo”. Sendo assim você para todos os fins é um pentecostal.

Experimentar o dom celestial - isto significa que após o recebimento do Espírito Santo, outros dons poderão vir após ele, por exemplo, o dom de profecias entre outros.

Participantes do Espírito Santo participar do Espírito Santo, particularmente significa quando Ele habita no seu corpo Ele lho torna como o seu templo  e nele habita.

É isto que justifica o fato do Espírito Santo estar em todos os lugares ao mesmo tempo porque sempre haverá alguém lá que tenha Ele consigo em seu corpo.  

O Espírito Santo, Ele se hospeda na sua alma, não na sua carne. E quando a sua carne deseja algo e você lha satisfaz este anseio, dependendo do ato ou da ação praticada; você pode estar incorrendo em um pecado, mas, não contra Ele como se enquadra o exemplo citado no parágrafo no inicio deste estudo, porém sim contra o seu corpo o “templo” Dele, daí então Ele se entristece até que você arrependa-se; e se não houver um arrependimento total; Ele sai do seu corpo, pois está em pecado; e somente retornará quando você tiver sido perdoado.

Nos últimos séculos a maioria dos pregadores rejeitaram serem iluminados pelo Espírito Santo, a maioria dos que foram batizados, hoje se tornaram apostatas!

Eles primam por pregar a prosperidade material, porque a sociedade hoje é capitalista e materialista; e aqueles que não buscam as igrejas cristãs para conseguir realizar as suas sanhas e vontades, optam por fazer pacto com diabo, em busca de riqueza, poder e fama!

E conseguem, porém condenam o corpo ao dano da segunda morte e a perdição eterna da alma!

Portanto: se não houver arrependimento; não haverá perdão.

É por isto que: “O arrependimento que é impossível de ser perdoado” é aquele chamado na Bíblia de Apostasia”.

Geralmente as pessoas que lho comentem se enquadram literalmente em Hebreus 6 4.

A pessoa chega numa condição semelhante à de Judas, ex-discípulo de Cristo; quando satanás assume o controle do corpo e da mente daquele que foi iluminado de maneira que lhe torna impossível haver um arrependimento; e daí então esta pessoa perde o controle da sua conduta, moral e ética cristã, bem como sofre estas influencias na vida secular, e por fim acabam morrendo nesta condição!

Porque há tantos suicídios? Esta é a consequência da perda do autocontrole da própria vida, e quando esta perda de controle atinge a vida espiritual, o apostata, não consegue mais humilhar perante Deus, e não havendo o arrependimento ele acaba morrendo assim, fazendo perecer a sua alma!

Por isto é que a Apostasia é o pecado cujo “O arrependimento  é impossível de ser perdoado”!

Como saber se estamos nos tornando apostata?

Quando sabemos que estamos seguindo uma doutrina que não é verdadeira; porque o nosso pastor afirma que é verdadeira e não buscamos saber se ela é errada porque não nos frustrar, tendo que abandona lha e buscar anda em retidão diante de Deus.

Uma prova disto é a de que hoje as igrejas que mais superlotam de fiéis são aquelas, cujo, pastor, não questiona nada,  tudo é liberado e permitido, basta apenas crer que Cristo morreu pelos seus pecados, ser batizado e não tem mais como perder a salvação da alma!

É a famosa Salvação pela Graça. A mentira mais infantil que os adultos adotaram como verdade!

A principal doutrina da hipocrisia cristã! A preferida pela maioria dos cristãos. A maior arma usada pelos apóstatas!

Vou dar mais um simples exemplo de um texto doutrinário com base na Bíblia, cujo, preletor, pastor, pregador ou portador de tribuna, apostata, jamais ousaria ensinar; neste artigo "A Vestimenta Que Agrada a Deus" que é de um outro autor, republicado neste link: https://oportaldateologia.no.comunidades.net/a-vestimenta-que-agrada-a-deus;

É um exemplo de verdade que faz qualquer mulher cristã apostatar se da fé! Basta o seu pastor ensinar como a Bíblia diz, mas, quando ele é um apostata, não tem compromisso com a própria salvação, quiçá com as dos seus fiéis!

Portanto: O arrependimento  que é impossível de ser perdoado é a Apostasia; e nos dias atuais ele é o pecado que está erradicado nas Igrejas e nas vidas dos cristãos no mundo; e isto vai pesar no dia do Arrebatamento, ou antes; para aqueles que forem chamados antes deste grande dia!

Sendo assim, temos que nos libertar primeiro da nossa apostasia, para depois o Espírito Santo, atuar com liberdade nas nossas vidas espirituais!    

Imagem:  1 https://redeeminggod.com/repentance-sin/

 

  Edição 05 Outubro 2017 

 

Em Cristo.

Shalom.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

 

 

       Licença Creative Commons
O arrependimento impossível de ser perdoado Hb 6 do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.no.comunidades.net/o-arrependimento-impossivel-de-ser-perdoado-hb-6 Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org