O Esoterismo A sedução dos tempos finais

imagem texto
O         esoterismo, amplamente espalhado e que se tornou socialmente aceitável,       
  apresenta-nos seu "cristo" afirmando que tudo é divino.


O Esoterismo A sedução dos tempos finais

Norbert Lieth

Quando os discípulos   perguntaram a Jesus quais seriam os sinais da Sua volta, entre outras coisas   Ele falou de sedução:

"Vede que ninguém vos engane.   Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão   a muitos" (Mt 24.4-5).

Provavelmente   nunca antes foram oferecidos tantos "cristos" às pessoas como hoje em   dia. O esoterismo, amplamente espalhado e que tornou-se socialmente aceitável,   apresenta-nos seu "cristo" afirmando que tudo é divino. Por isso, seus   adeptos adoram todas as coisas, como pedras, animais, espíritos, etc.

Esses falsos   "cristos" evidentemente oferecem um falso evangelho, que na verdade não   é evangelho e, portanto, também não pode ajudar as pessoas.

Li, por exemplo, em um jornal:

Pesquisadores   americanos desvendam novo evangelho

Dois   cientistas americanos conseguiram, segundo suas próprias afirmações,   descobrir no mínimo seis evangelhos considerados perdidos. Eles   conteriam, muito provavelmente, relatos autênticos dos ensinos de Cristo   no primeiro e segundo séculos.

Na   opinião desses cientistas, além dos quatro Evangelhos haveria   pelo menos mais seis relatos de discípulos de Cristo. Por último   havia sido redescoberto em 1945, no Egito, o evangelho de Tomé.

O   manuscrito foi escrito em língua copta, usando o alfabeto grego,   disse Paul Mirecki, cientista religioso da Universidade de Kansas. O copta era   falado na época principalmente no Egito, disse o especialista em manuscritos   antigos. O autor teria sido, provavelmente, um membro da minoria cristã   dos gnósticos, dos conhecedores.

Ele   redigiu o texto em forma de diálogo, apresentando conversas de   Jesus com Seus discípulos após Sua ressurreição.   O tema seria a redenção através do conhecimento.   Isso lançaria uma luz completamente nova sobre as origens do cristianismo,   disse Mirecki. A mensagem do texto seria: o conhecimento, e não a fé,   leva à redenção – um ensino que a igreja oficial foi obrigada   a rejeitar.

O   fato de terem sido encontradas somente 15 páginas do manuscrito original   provavelmente indicaria uma queima de livros no século 5, disse   Mirecki. No decorrer dos séculos, muitas minorias cristãs teriam   desaparecido.

Algumas acabaram integradas na igreja católica ou na igreja   ortodoxa, outras foram eliminadas devido ao seu desvio doutrinário. Por   isso, o manuscrito seria também uma prova da existência de minorias   religiosas. (Der Zürcher Oberländer)

A Bíblia   ensina:

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito:   antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos   profetas têm saído pelo mundo fora" (1 Jo 4.1).

E em 2 Coríntios   11.13-15 ela diz:

"Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros   fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é   de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de   luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros   se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme   as suas obras."

Na notícia   anteriormente citada não é revelado um novo evangelho, mas, sim,   um "outro evangelho". Pois nela se rejeita a fé, colocando-se em seu   lugar o conhecimento. Isso, entretanto, jamais pode ter sido dito por Jesus.   Justamente Jesus destacou, com palavras claríssimas, exclusivamente a   fé como base da salvação:

  • "Mas, a todos quantos     o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos     que crêem no seu nome" (Jo 1.12).
  • "...para que todo     o que nele crê tenha a vida eterna" (Jo 3.15).
  • "Por isso quem crê     no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra     o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus"     (Jo 3.36).
  • "Em verdade, em verdade     vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou,     tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para     a vida" (Jo 5.24).

Em outras passagens,   a Bíblia nos ensina com muita clareza que o conhecimento sem fé   jamais pode levar à salvação. Pelo contrário, Deus   transformou em loucura o conhecimento que se nega a crer, para destacar a fé,   evidenciando que a fé em Jesus Cristo está acima de qualquer conhecimento:  

"Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas   para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito:   Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência   dos entendidos. Onde está o sábio? onde o escriba? onde o inquiridor   deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do   mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua   própria sabedoria, aprouve a Deus salvar aos que crêem,   pela loucura da pregação" (1 Co 1.18-21).

O que realmente   deveríamos conhecer é que somos salvos exclusivamente pela fé   em Jesus (e não por obras!):

"...sabendo, contudo, que o homem não   é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a em   Cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para   que fôssemos justificados pela em Cristo e não   por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado"   (Gl 2.16).

Simplesmente   não é possível que o mesmo Cristo tenha ensinado mais tarde   algo diferente, totalmente contrário às Suas afirmações   anteriores. Não pode ser que os quatro Evangelhos e o ensino do Novo   Testamento tenham sido escritos, concluídos e divulgados há quase   2000 anos, para que agora, após esses 2000 anos, apareça algo   novo (comp. Ap 22.18-19).

Não, aqui se trata evidentemente de um outro   evangelho, que não é de Deus, e pretende afastar da fé   em Jesus como único caminho até Deus (comp. Jo 14.6). Também   a esse respeito a Bíblia fala com muita clareza:

"Mas, ainda que nós,   ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além   do que vos temos pregado, seja anátema. Assim como já dissemos,   e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além   daquele que recebestes, seja anátema" (Gl 1.8-9).

 (Norbert   Lieth http://www.chamada.com.br)
imagem

Norbert       Lieth É Diretor da Chamada da Meia-Noite Internacional. Suas mensagens       têm como tema central a Palavra Profética. Logo após sua conversão, estudou       em nossa Escola Bíblica e ficou no Uruguai até concluí-la. Por alguns anos       trabalhou como missionário em nossa Obra na Bolívia e depois iniciou a divulgação       da nossa literatura na Venezuela, onde permaneceu até 1985. Nesse ano, voltou       à Suíça e é o principal preletor em nossas conferências na Europa. É autor       de vários livros publicados em alemão, português e espanhol.