O que a Bíblia revela sobre a Vinda de Cristo?

 O que a Bíblia revela sobre a Vinda de Cristo? 

I Ts. 4 • 16  • 17 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”.

O termo latino "raptus" equivale a "harpazo" em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17.

Esse evento, descrito aqui em 1 Co. 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. I Ts. 4. 17 O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.

Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá à ressurreição dos “que morreram em Cristo” I Ts. 4. 16.

Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap. 20. 4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás: Ap. 19.11- 20.

A ressurreição de Ap. 20. 4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT. Leia: Ap. 20. 6.

Ao mesmo tempo em que ocorrer a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade 1 Co. 15. 51 - 53.

Isto acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” 1 Co. 15. 52.

Primeiro os ressurretos depois os cristãos que acabaram de ser transformados serão “arrebatados" 1 Ts. 4. 16 -17 para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

Estarão literalmente unidos com Cristo e serão levados à casa do Pai, no céu afirma: Jo. 14. 2 - 3 notas, e reunidos aos queridos que tinham morrido I Ts. 4. 13 - 14.

Estarão livres de todas as aflições 2 Co.  5. 2 - 4; Fp. 3. 21, de toda perseguição e opressão; afirma: Ap. 3. 10; de todo domínio do pecado e da morte 1 Co. 15. 51 - 56.

O arrebatamento nos livra da “ira futura” ver I Ts. 1.10 nota; 5. 9, ou seja: da grande tribulação.

A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o Senhor” I Ts. 4.17, é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos Tt. 2.13.

É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem I Ts. 4.17,18; 5.10. Paulo emprega o pronome “nós” em 4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período e comunica aos tessalonicenses, esta mesma esperança.

A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente na volta do nosso Senhor cf. Rm. 13.11; 1 Co. 15. 51 - 52; Ap. 22.12 - 20.

Quem está na igreja, mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no arrebatamento, afirma Mt. 25.1 nota; Lc. 12. 45.

Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata ver Ap. 17.1.

Depois do arrebatamento virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e da ira de Deus sobre os ímpios I Co. 5. 11 - 13; ver 5. 2 nota.

Seguir-se-á a Segunda Vinda de Cristo, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra ver Mt. 24. 42 - 44.

 

Revisão 01/01/2015

 

 

       Em Cristo.

Revisão Julho 2016

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

              

 

 

Licença Creative Commons

O que a Bíblia revela sobre a Vinda de Cristo?: do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.no.comunidades.net/o-que-a-biblia-revela-sobre-a-vinda-de-cristo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em oportal@oportaldateologia.org.