O que é Heresia?

Ensaio formal teológico: O que é a heresia?

Por Cornelio A. Dias 31-12-18 - 13:07:2021 Final.

A finalidade deste ensaio é tornar sintética numa definição clara e fidedigna sobre uma questão milenar enigmática que ainda continua sendo difusa sobre a questão em tese, cujo termo é: heresia.

Muito popular este termo, inclusive no meio teológico acadêmico que é predominante no segmento religioso, o termo foi registrado pela primeira e única vez na bíblia e no livro de 2. Pedro 2. 1; no plural - heresias - referindo se ao futuro surgimento de falsos mestres, ou seja; falsos ensinadores e que na era pós-moderna passou a referir se aos professores bíblicos até no contexto atual.

Existe apenas um único problema filosófico a se julgar que é a questão do caráter das heresias, que define quando ela é falsa ou verdadeira e como conjecturar!

Este ensaio visa além de definir; também traçar um paralelo entre a teologia e a filosofia sobre o termo heresia visto que a idéia central do que ela é ou significa, está interligada na sua origem, ou seja, quando se fala em heresias temos que admitir que este conceito está internamente contida no logos; ou seja; na palavra, visto que ela se plenifica no pensamento humano.

Diferente do que se afirma; a filosofia assim com a teologia não são ciências; e quando classificadas como ciências para se obter a definição da disciplina acadêmica para a elaboração do conteúdo programático, as duas são cientificamente consideradas as mais antigas, sendo a teologia a ciência primeira seguida pela filosofia.

A filosofia é a arte de pensar o pensamento.

Não é ciência porque ela não é empírica, sendo assim ela transita pelo campo da metafísica, isto é; a filosofia é imatéria, portanto, ela não pode ser definida como um estudo e sim como um saber metafísico científico visto que o seu objeto de estudo é abstrato, ou desprovido de substrato.

Como o pensamento é metafísico, que por si só ele é definido por transcendental assim como é a teologia:

Logo: o termo “heresia”;  tem a sua origem na teologia e na filosofia concomitantemente; por ela ter sido “pensada” através da teologia.

Diferente da ciência, a filosofia tem propriedade para estudar uma heresia, através da arte de pensar o pensamento.

Uma heresia pode ser definida pelo saber metafísico científico por intermédio de estudo através da critica analítica filosófica, conforme o exemplo a seguir.

Veja como o discípulo e apóstolo analisou e definiu a situação religiosa no seu tempo:

Mateus 24 15 Assim como, no passado, surgiram falsos profetas entre o povo, da mesma forma, haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao cúmulo de negarem o Soberano que os resgatou, atraindo sobre si mesmos repentina destruição.  

No verso acima temos um exemplo de um estudo filosófico comprovado com resultado final positivo. Embora o discípulo tivesse uma formação secular precária em relação ao nível acadêmico do Apóstolo Paulo por exemplo, estudando o contexto religioso da época ele definiu os efeitos negativos que iria comprometer a fé cristã no futuro. Este é um dos exemplos clássicos de filosofia, cujo resultado final não seria possível ser obtido pelo estritamente saber científico.

Após uma analise crítica ele definiu o seu objeto de estudo, no caso, o contexto religioso da época e identificou uma agravante pela qual ele definiu como, heresia.

O fato de o discípulo ter citado o termo em um dos primeiros concílios da Igreja de Jerusalém no seu tempo, demonstra que ele pode ter sido instruído em algum país por onde ele esteve evangelizando durante 14 anos período este que em esteve fora de Jerusalém.

Onde ele foi instruído não há registro histórico, porém sobre o significado literal do termo, pelo fato dele ter identificado o fator heresia com propriedade; cujo na prática já estava produzindo um tipo de evangelho anticristão, ou seja, distinto ou contraditório àquele que Cristo ministrou, ele identificou com conhecimento de causa os efeitos maléficos ao retornar a terra natal, Jerusalém.

Surgiram também com o passar do tempo diversas outras classificações morfológica do termo heresia, confira algumas delas a seguir:

O termo heresia que é um substantivo feminino nunca teve um significado coerente e coeso de maneira a ser definido para uma compreensão melhor, visando o seu uso ser tanto verbal como oral.

Conforme o dicionário Houaiss temos as seguintes definições:

⇒ substantivo feminino 1. interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja

2. teoria, idéia, prática etc. que nega ou contraria a doutrina estabelecida (por um grupo)

3. ação, dito ou atitude que desrespeita a religião

4. Derivação: por extensão de sentido, sentido figurado. Contrassenso, opinião absurda; disparate, despautério, tolice.

O dicionário Aurélio define o seguinte: heresia - substantivo feminino. Doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em matéria de fé.

A Wikipédia define: heresia do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção" é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha (m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo.

A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros.

Àquele que pensa, cria, ou edita uma heresia qualifica-se pelo título de heresiarca. Herege é um apenas rótulo, uma qualificação simplista.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Heresia site: https://www.significados.com.br/heresia/ define como:

Leia a definição sobre o que é heresia conforme a referencia no link acima.

Heresia significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis.

Heresia é quando alguém tem o seu  próprio raciocínio lógico ou pensa diferente e divergente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, é considerado um herege. Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja.

Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso.

Neste link https://biblehub.com/greek/139.htm temos outras definições sobre o termo “heresia”.

A importância de aprender,  conhecer e pensar o que é a heresia "deper si" e como ou quando ela surge ou nasce na mente do pensante.

O propósito final deste ensaio é definitivamente explicar; ensinando o que é a heresia; para na conclusão final deste você ensaio estar apto a pensar a sua primeira heresia com propriedade intelectual.

O título do artigo que estamos estudando não consiste em explorar neste ensaio o sentido do termo heresia conforme o viés da teologia” dentro do seu contexto bíblico acadêmico; visto que um ensaio nesta perspectiva visa pesquisar, debater e argumentar uma temática com a finalidade principal de conduzir o argumento em tese ou proposto, através da indução ou dedução, com o objetivo final de um formar um conceito ou elaborar uma teoria; bem como aprimorar alguma preexistente; dentro de uma disciplina específica conforme exige a sua metodologia teológica.

Um assunto que também vamos estudar posteriormente em outro artigo conforme define o título: heresia na hermenêutica bíblica é sobre as consequências destrutivas que são geradas quando se aplica o efeito do saber teológico com a finalidade de predominar sobre o texto no contexto bíblico original; isto é quando a teologia é aplicada com o intuito de subjetivar a mensagem enunciada sobre uma ótica contraditória a fim de formar uma pseudoverdade; a imaginária "falsa verdade".

A pseudoverdade é uma negação da verdade na sua essência com a finalidade de transformar um argumento infundado em aparentemente absoluto; quando qualquer texto bíblico tem o seu sentido literal alterado e reinterpretado propositadamente a fim de ser transformado em um argumento distinto e infundado com a finalidade de se tornar irrefutável criando se um novo conceito, mesmo que seja contraditório ou mentiroso é também uma heresia.

Esta teoria explica o surgimento da Apostasia”.

Vamos conhecer um pouco sobre a origem do termo heresia, como se segue:

O termo haíresis: é um substantivo feminino derivado do radical grego:" hairéomai.

Haíresis que significa: “uma opinião forte e distinta” ele foi usado no Novo Testamento também com o sentido de “partidos – seitas individuais” que operavam dentro do judaísmo; ou seja, eram grupos de homens separados uns dos outros e seguindo as suas próprias doutrinas - uma seita ou partido como os Saduceus e conforme os exemplos:

Atos 5: 17; os fariseus, Atos 15: 5; Atos 26: 5; os cristãos, Atos 24: 5; 14; claramente distintos entre si.

Como substantivo feminino, haíresis destaca a natureza subjetiva, ou seja, “de uma opinião individual".

Também significa em todos os casos, como uma sugestão de reprovação.

Define se também como: dissensões decorrentes da diversidade de opiniões e objetivos:  1 Coríntios 11: 19.

Estas são as definições para o nosso termo: heresia; cujas versões mais comuns são: falsos ensinos ou doutrinas.

Como vimos acima a heresia sugere ser uma opinião individual e ela firma se melhor por natureza subjetiva que é a pertinente a ou da característica individual, pessoal, particular; de alguém.

Ao traçarmos paralelos ou se relacionarmos os significados das definições para o termo heresia conforme acima descritos diretamente como registra os tratados bíblicos; a interpretação mais apropriada que se pode obter é a que sugere como sendo: qualquer distorção da doutrina e dos ensinos fidedignos a fim de produzir novas doutrinas ambíguas ou ensinamentos controversos ao evangelho compreendido pelos primeiros cristãos, os discípulos; por terem sidos eles instruídos diretamente por Cristo.

A compreensão geral que se tem sobre heresia foi definida como um conjunto de opiniões distintas individuais que deram origem as várias seitas ou partidos individuais que atuavam divergente dentro do ambiente social, cultural, político e religioso predominante do povo hebreu definido com Judaísmo.

O judaísmo era composto por três principais segmentos religiosos que era os Fariseus, Saduceus e os Essênios.

Podemos incluir também mais um grupo como uma seita religiosa, os Zelotes; que eram um braço revolucionário armado cuja ideologia baseava-se na crença farisaica da Galiléia.

Este grupo religioso ou partido foi fundado por Judas o Iscariotes ou Galileu, como sendo a quarta seita da filosofia judaica, dentre os quais também pertenceram Simão e Paulo de Tarso.

Eram homens que estavam de acordo com as noções farisaicas; mas eles tinham uma fixação inviolável pela liberdade de interpretação da lei; "Mosaica".

Este é o típico exemplo do significado técnico e bíblico sobre que é a heresia, porque ela origina se a partir de um movimento formado por um idealista contrario a um sistema que era dominante ou contrario aos seus princípios que arregimentou um grupo de simpatizantes formando uma nova facção; termo este que também se atribui ao sentido de heresia, para concorrer com ou contra os demais já existentes.

Por isto até este ponto do estudo eu ainda considero a heresia quase como uma filosofia teológica quando ela procede do arbítrio da religiosidade de uma mente pensante; porém; a heresia, a filosofia e a teologia são distintas, enquanto a heresia está contida na teologia e na filosofia, ela em síntese, numa conotação redundante; como método, processo ou operação que consiste em reunir elementos diferentes, a heresia em si ela é distinta porque não há correlação intrínseca com as duas linhas de pensamento.

Após o arrebatamento de Cristo os seus seguidores foram considerados como difusores de uma nova seita ou partido oposta à tradicional que era o dominante judaísmo; constituídos pelos quatros grupos supracitados, e que na dificuldade de ser qualificada e impossível de ser definida no contexto sócio-religioso predominante da época; foi denominada: cristãos – quando em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos; conforme:

Esta é a origem do termo e da conhecida religião secular: cristianismo.

Uma teoria histórica afirma que: a religião cristã, ou seja, o cristianismo é constituído por três vertentes principais: o catolicismo romano; subordinada a um bispo romano, a Ortodoxa Oriental que é uma divisão da Igreja Católica em 1054 após o Grande Cisma e o protestantismo que surgiu durante a reforma católica do século XVI.

Confrontando a teoria religiosa da idade média conforme acima descrita com a realidade do contexto histórico religioso do Século I que registrou e fundamentou o surgimento da quinta religião judaica; o cristianismo, cuja definição exata é o resultado da fusão de um novo conceito teológico sempre de principio contraditório na teoria e na prática, esta nova religião deu origem a uma nova pseudoverdade; ou seja; uma heresia.

Sendo assim; sintetizamos: teologia no lugar da Bíblia = αἵρεσις, = hairesis = heresia.

Entretanto a heresia religiosa é a formação de um novo conceito que a teologia cria em substituição de um registro bíblico religioso e ou histórico.

Mesmo diante desta realidade histórica o catolicismo peremptoriamente nega a sua origem em Roma a partir do século II através da mistura e fusão de elementos simbólicos do paganismo com elementos religiosos do cristianismo, cuja divisão na idade moderna originou o protestantismo através da publicação das famosas 95 teses por Martinho Lutero em 1517.

O protestantismo por sua vez confirma a sua origem através do catolicismo, mas afirma ser ela a religião que deu origem aos “pentecostais”; declarando explicitamente a extinção da Igreja Cristã Primitiva firmada pelo Espírito Santo e formada pelos discípulos e apóstolos; substituindo o termo “Cristão” original pelo “Pentecostal”; que se radicalizou como uma nova religião; este é um exemplo clássico de heresia.

A teologia registra a veracidade dos procedimentos controversos acima, mas contradiz a sua autenticidade, que é um dos mais antigos exemplos típico de heresia conforme a definição do termo, que será sintetizado no final deste ensaio.

Ainda nos primórdios da fundação deste ultimo grupo integrante da religião judaica; que foi o Cristão, renomeado por Pentecostal, o efeito teórico e pratico da heresia já havia penetrado neste ultimo grupo formado pelos discípulos entre os novos cristãos daquela época e isto era perceptível por todos; mas, apenas Paulo manifestou se em defesa da subsistência da fé cristã do Evangelho de Cristo; ao tentar desarraigar este mal espiritual; visto que este recém grupo, os seguidores de Cristo estavam se fragmentando e criando novas células visando divulgar as suas novas vertentes e variações do evangelho em que em si era incompatível com o genuíno, firmado por Cristo; que visava ser disseminado por toda a terra em todos os tempos.

E ate hoje este fenômeno conhecido por heresia continua em plena ascensão dentro do chamado grupo dos cristãos originais, os denominados pentecostais; conforme as definições técnicas do comportamento religioso individual herege dos seus membros; da mesma maneira como o que ocorreu no tempo na Igreja Primitiva de Jerusalém; que no conceito prático do termo; parte de um principio distinto que atrai outros simpatizantes formando outra nova célula interna que se transforma em um novo segmento autônomo quando se radicaliza.

O cristianismo hoje é hipoteticamente classificado como: pentecostais; protestantes, neopentecostais além das novas vertentes que foram surgindo cujas normas litúrgicas religiosas não se enquadram diretamente dentro destes segmentos citados que são denominados como livres adoradores, igrejas inclusivas, e outras modalidades religiosas que ainda não tem um grupo definido de classificação teológica.

Teoricamente conforme os registros bíblicos o cristianismo é a expansão continuada da Igreja formada pelos Apóstolos de Cristo, mas, não reconhecida desta forma pelo protestantismo e o catolicismo.

Este processo de comportamento religioso conhecido pelo termo heresia também é ativo nas demais religiões visto que a fragmentação das instituições religiosas é um fenômeno natural, por isto não deve ser considerado como exclusividade do cristianismo; visto que não é um movimento novo ou extraordinariamente típico de um contexto social ou religioso; e sim, um tipo de evento absoluto e predominante durante os séculos.

O efeito prático e teórico do conceito de heresia ele foi empregado efetivamente no segmento religioso desde os primórdios da Igreja de Jerusalém, porém nem a teologia e a filosofia optou por definir um conceito teórico-acadêmico, que definisse tecnicamente o significado do termo. Isto deu vazão para inúmeras interpretações ao longo dos milênios, mas, não pela complexidade do termo, sim por pura negligência dos intelectuais e pensadores.

Podemos observar que não se usa o termo heresia na ciência política ou em outros contextos que não seja religioso, mas, ela existe tecnicamente na pratica, visto que é notável e sabido que o meio político por conta de intensa divergência interna se fragmenta formando grupos políticos dissidentes por conta da adversidade política e ideológica; porém pode ser se aplicado a partir da definição do termo: haíresis, conforme veremos na conclusão.

Sendo assim a partir do momento em surge que uma divisão ideológica em grupo e ele se fragmenta por conta desta divergência de pensamento, podemos aplicar uma das definições literárias do conceito heresia proporcional ao evento.

A heresia é a fonte principal do surgimento de todas as ideologias, ou seja, ela já era predominante antes da sua menção bíblica, tanto que o apóstolo que primeiro pronunciou este termo, tinha um conhecimento básico sobre o significado do termo.

Bem, após a introdução inicial necessária para a compreensão da definição teórica do termo heresia; o artigo publicado: Theologĭa in situ Vulgata cujo título em latim traduz se por: Teologia no lugar da Bíblia; é também uma descrição na prática, de uma heresia que remonta os idos da antiguidade; visto que ele “o termo - heresia” se efetivou também através da efetivação teórica do termo “teologia” cujo conceito fundamentado na Idade Média, entre os séculos IV e V; deveria ter sido definida teoricamente como: 

”O estudo sobre o conhecimento e o saber cristão acerca de Deus”.

Esta deveria ser a definição correta para o termo: teologia; que é também uma heresia para qualquer contradita teológica; visto que na prática, a teologia estuda o nível de conhecimento e o saber cristão acerca de Deus.

A teologia como a ciência primeira remonta as primeiras eras da história da humanidade tanto na teoria como na pratica visto que dela surgiu à filosofia com disciplina do pensamento crítico de cuja originou a ciência como metodologia de pesquisa.

Portanto: como eu já defini acima o que é a filosofia na minha concepção, também defino a teologia, não como uma ciência, mas, como o estudo da natureza humana em relação ao divino, através de uma virtude conhecida por fé, porque entendo que não foi dada ao homem a capacidade de conhecer natureza do divino “Deus” e os seus atributos.

A bíblia; autentica e infalível registra o nascimento da metodologia cientifica atualmente conhecida como ciências; divididas em humanas, exatas e biomédicas, conhecida como empírica junto com a filosofia, enquanto que a teologia predomina sobre elas por além do fato dela ser metafísica; ela tem o caráter original de ser o elo entre o sagrado, o mito e o rito, cujos três elementos é a definição teológica de religião, independente da doutrina que ela professa ou juramenta.

Conforme: - Êxodo 31 • 2 - 11 • 

▶  Êxodo 31 • 1 • E disse o SENHOR a Moisés:

▶ • 2 “Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá.

▶ • 3 “Eu fiz que ficasse pleno do Espírito de Deus em sabedoria, entendimento e capacidade artística;...

Deus escolheu Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e lho o encheu do seu Espírito.

Este é o Espírito do Empírico, o primeiro Conhecimento, o mesmo que também foi dado a Noé para a construção da Arca.

A teologia surgiu a partir daquele momento quando foram escolhidos aqueles homens que formaram o primeiro grupo de profissionais com habilidades em todas as áreas do conhecimento empírico para que construíssem o Tabernáculo, que na pratica e no simbolismo deve ser considerado como sendo o Primeiro Templo; titulo que este outro que foi definido para o que foi construído por Salomão.

O mesmo fenômeno que ocorreu com Bezalel repetiu se com Salomão e, porém, este recebeu o Espírito Metafísico da Sabedoria; o segundo Conhecimento que é a mãe da Filosofia, e a prova é que a Bíblia relata que como este segundo conhecimento nunca houve e 1 Reis 3:12 diz:  farei o que pediste. Eu te concederei um coração sábio e capaz de discernir com inteligência, como jamais houve antes de ti e depois de ti nunca haverá!

Portanto: a sabedoria é metafísica, porque transcende ao conhecimento humano, enquanto que a ciência cuja origem é a mesma ou seja, um Espírito concedido; ela pode ser classificada como Ciência Empírica, visto que ela pode ser avaliada cientificamente. Por isto a ciência natural pode avaliar o primeiro conhecimento, mas, nunca o segundo.

A história ignora esta realidade bíblica, os relatos e os fatos concretos atribuindo aos gregos e egípcios como sendo os pioneiros nas artes das ciências.

A empírica estuda o campo físico enquanto que a metafísica; o transcendente que é equivalente ao saber espiritual.

Voltando a compreensão básica do que é a heresia e como ela se dá e manifesta; vamos citar alguns exemplos que é importante atentarmos para que possamos identificar quando um ensino é genuíno e autentico e quando ele é infundado e contraditório quando confrontado com a Bíblia.

Cabe ressaltar que a heresia ela pode ser premeditada com origem do saber como também ela pode ser impensada, isto é manifestada.

A bíblia por si só é a mais rica e principal fonte para a produção de heresias; vejamos por que:  

• Oséias 4

Oséias 4 • 1 • Ouvi, pois, a Palavra de Yahweh, vós filhos de Israel, porquanto o SENHOR tem uma grave acusação a proclamar contra o povo que habita nesta terra; porque não há verdade, bondade, compaixão, misericórdia, justiça, nem conhecimento de Elohim, Deus, sobre a terra! 

2 • Tudo quanto aparece e sobressai é maldição, mentira, assassinato, roubo, furto, adultério, traição; transgressões muito além dos limites! A violência e o derramamento de sangue crescem sem parar.

3 • Por este motivo a terra ressequida está de luto, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar estão se extinguindo. 

4  Todavia, que ninguém ouse levantar palavra de censura nem de repreensão contra o meu povo, porquanto a minha acusação é contra vós, ó sacerdotes! 

 5  Eis que tropeçais dia e noite, e os profetas são levados a tropeçar convosco. E por essa razão destruirei Israel, vossa mãe! 

Esta perícope é interessante e pode ser lida na ordem como está escrita a partir do 1º ao 5º bem como também no sentido inverso, ou seja; do 5º verso para o 1º e observe atentamente e identifique quais são os versos denotam a possível origem de heresias!

Veja que mal que ela pode produzir no contexto social e espiritual do povo em geral!

Isto já estava radicado antes de Cristo e da Igreja.

Podemos afirmar que a heresia também é a consequência de um tropeço, e sendo assim ela pode ter resultados diferentes.

Se alguém tropeçar na verdade o que isto poderá acarretar?

E se o tropeço for de encontro à mentira? Qual deles terá um efeito positivo; observando se que a haíresis também significa “uma opinião forte e distinta”!

Vou usar o recorte de artigo anterior que contém uma referencia bíblica que se enquadra perfeitamente no parágrafo supracitado:

• Oséias 4

1 Coríntios 11 • 17 • Apesar de tudo, não vos elogiarei quanto à instrução que passo a vos dar agora, porquanto as vossas reuniões produzem mal e não bem!

18 • Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.

19 • Por este motivo a terra ressequida está de luto, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu, e os peixes do mar estão se extinguindo. 

Entre os cristãos haviam alguns que estavam tendo um comportamento cristão doutrinariamente contraditório ao genuíno Evangelho ensinado por Cristo aos discípulos.

Quando os cristãos primitivos começaram a se reunirem no cenáculo, surgiu também entre eles as primeiras divergências eclesiásticas que foram definidas por falsas heresias. Este comportamento discrepante gerou um forte conflito entre os cristãos de maneira que a discordância total provocou a rivalidade entre eles.

Observe que a heresia ela é retratada explicitamente nos versos 18 e 19 acima através dos termos: divisões e divergências, ou seja, começou agravar uma discórdia doutrinária que já estava causando uma ruptura entre os membros no início da Igreja.

O risco iminente nesta situação é a de haver uma ou várias rupturas fragmentando um conjunto provocando divisões e discrepâncias irreversíveis!

Embora Paulo fosse o maior defensor da unanimidade entre os cristãos o seu ministério representava para alguns deles, como o início de uma divisão da Igreja como Corpo de Cristo; visto que ele evangelizava os gentios e doutrinava secularmente os novos membros de uma maneira contraria a cultura judaica; motivo pelo qual resultou em um novo Concílio na Igreja para discutir as bases doutrinárias; para que os gentios convertidos fossem admitidos como membros da Igreja de Jerusalém.

Este exemplo de Paulo também é também um exemplo de heresia.

Eu biblicamente defino o caso de Paulo como heresia metódica conforme este caso acima citado, mas, não teórica, que é quando qualquer texto bíblico tem o seu sentido literal reinterpretado e alterado propositadamente a fim de se transformar em um argumento distinto do original.

A heresia é também produzida pela interpretação discrepante - diferente - de um mesmo texto por viés de um pensamento inovado; infundado ou fundamentado não, com a finalidade de se tornar irrefutável criando se um novo conceito de verdade. Isto uma verdade pode ter dois vieses desde que ambas não se contradizem como o exemplo de Paulo e Pedro.

Neste caso de Paulo, uns concordavam com a maneira como o apóstolo Paulo evangelizava os gentios; enquanto que para outros ele divergia pelo método do mesmo evangelho como aquele o discípulo Pedro empregava para evangelizar com os judeus; esta era uma das divergências entre os membros da Igreja.

A situação caótica não era esta divergência entre os dois, a questão central que era crítica tinha como fator principal o fato de que outros componentes do meso grupo estavam ensinando um evangelho contraditório no conteúdo daquele que Cristo havia havia ensinado e instruído os discípulos.

No final do Concílio Paulo, Pedro o líder da Igreja local, concordaram que as diferenças entre os métodos não alteravam o conteúdo do Evangelho, porém em contraposição, ficou definido como falso o evangelho ensinado pelos outros componentes, cujo, Pedro classificou esta versão divergente; como heresia ou falso evangelho, e este foi o motivo de uma ruptura entre os primeiros membros da Igreja Primitiva.

Em suma: uma mentira.

Conceito: O falso sempre é um embuste.

Isto se tornou comum daqueles dias e ainda continua sendo propagado em muitas igrejas nos dias atuais.

Uma hermenêutica bíblica distorcida ela sempre gera uma heresia, segundo o conceito acima citado.

A Palavra de Deus é viva.

É perigoso querer torna la estática quando ela é dinâmica pela própria natureza do Espírito Santo, ou seja; ela não pode ser estática isoladamente exceto como no caso de alguns textos bíblicos que tratam de genealogias como por exemplo o texto de 1 Crônicas 1.

Aproveitando o tema vou citar uns exemplos publicados e uma página do facebook que é muito propicio para este tema em pauta:

"Versículos" usados por pregadores que foram inventados por outras pessoas. Contra as heresias novamente, segue alguns "versículos" inventados e abaixo, os versículos bíblicos mais parecidos com as citações criadas:

Invenção: Venha assim como estás.

Bíblia: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6: 37

Invenção: "A palavra de Deus se renova a cada manhã."

Bíblia: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23 = Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." Lamentações 3: 22.

Invenção: "Dê um passo para Deus, que Ele dará dois passos para você.”

Bíblia: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração."

Invenção: "Deus tarda, mas não falha.”

Bíblia: "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio (paciente) para com eles?" Lucas 18: 7.

Invenção: "Eu venci o mundo, e vós vencereis também."

Bíblia: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." João 16: 33.

Invenção: "Não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir.”

Bíblia: "Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse e o farei." Ezequiel 17: 24 -Obs: Essa frase inventada como versículo consta no Alcorão, livro do Islamismo.

Invenção: "O cair é do homem, o levantar é de Deus.”

Bíblia: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Apocalipse 2: 5

Invenção: "Quem não vem por amor, vem pela dor."

Bíblia: "Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra [...] Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos. Salmos 119: 67 e 71.

Cuidado ao falar algo e dizer "assim diz o Senhor", sendo que a não está na Bíblia. Vamos estudar e nos aprofundar mais na Palavra de Deus, isso sim é bom para nós. Por: Clinton Ramachotte.

Uma frase bem comum é esta: "Deus não escolhe os capacitados Ele capacita os escolhidos. A frase original foi: Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança”. Albert Einstein.

Porém, o texto bíblico foi escrito assim:

Juízes 6 

14 • Apesar de tudo, não vos elogiarei quanto à instrução que passo a vos dar agora, porquanto as vossas reuniões produzem mal e não bem!

16 • Mas Yahwehlhe afirmou: “Eis que Eu estarei contigo e tu vencerás os midianitas como se fossem um só homem! 

Uma questão polemica é gerada quando se pergunta: Jesus Desceu ao Inferno?

E se: com o seguinte texto bíblico a seguir respondermos esta passagem?

Efésios 4 

8 • Por isso, é que foi declarado: “Quando Ele subia em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros e distribuiu dons aos homens”.

9 • Mas Yahwehlhe afirmou: “Eis que Eu estarei contigo e tu vencerás os midianitas como se fossem um só homem! 

10 • Aquele que desceu é o mesmo que semelhantemente subiu muito além de todos os céus, para preencher tudo o que existe. 

O seu evangelho preencheu tudo, ou seja, abrangeu tantos os vivos como os mortos.

Jesus também havia descido até as regiões inferiores, a terra, mas, Ele nem sequer foi enterrado, ou seja, sepultado numa cova como Lázaro irmão de Maria!

Vamos usar outra referencia para contrastar com a supracitada: Jacó ao saber da morte de Jose disse o seguinte:

Gênesis 37 

35 • Todos os seus filhos e filhas se achegaram para oferecer-lhe consolo, contudo ele recusou toda e qualquer consolação, e declarou: “Não! É em luto que descerei ao Sheol para me encontrar com meu filho!” E continuou a chorar a perda de seu filho José.

As diferentes versões da bíblica não alteram os textos, portanto: Jacó sabia onde estava o seu filho, mesmo não sabendo onde estava o corpo!

Que conclusão se pode obter se traçarmos paralelos entre os textos das diferentes referências bíblicas sobre onde Cristo foi, porque e o ele que iria fazer lá no hades; onde estaria José se não tivesse realmente morrido?

Onde estariam às almas dos mortos desde Abel até Judas Iscariotes e os dois malfeitores crucificados ao lado de Cristo?

Cristo disse para um deles que se encontrariam com ele naqueles mesmo dia, e o outro para onde foi à alma dele?

Se todos estivessem no conhecido céu que é o Ceio de Abraão porque haveria Cristo descer as profundezas da terra?

Estariam os justos e os ímpios mortos em um mesmo lugar?

Vou deixar estas questões para refletirem, por isto não vou responder.

E se eu afirmar que Cristo desceu ao hades para pregar sobre o seu sacrifício para remissão dos pecados para as almas dos apenas fisicamente mortos, para o arrependimento e o perdão?

Ou se eu afirmar que Cristo não foi ao hades; termo hebraico usado no antigo testamento, cuja versão em grego no novo testamento traduz se por inferno, porque lá estavam apenas os ex-anjos caídos na rebelião provocada pelo ex-querubim Lúcifer?

Em qual das duas afirmações eu estaria incorrendo no ato de criar uma heresia?

E alguém afirma o seguinte categoricamente o seguinte:

Jesus não desceu ao Inferno, o diabo não possuía as “chaves” da morte e do inferno, não existe uma segunda chance de salvação aos desobedientes após sua morte.

Uma mentira produzida por uma hermenêutica distorcida é também uma heresia?

E a verdade de que Cristo morreu numa cruz dando a sua vida para salvar a de todos sem exceção pode ser uma heresia para aquele que não crê que isto é verdade?

E aquele que crê que a salvação é para todos mediante apenas pela graça e as obras?

Se outros afirmarem que basta crer na morte de Cristo e se for batizado em água no seu nome já está apto a salvação da alma após morte?

E eu quando afirmo que a salvação é garantida para os predestinados e facultativa para os chamados?

E quando eu ensino que isto é possível porque muitos serão chamados, mas, poucos serão escolhidos, sendo assim uns poderão optar por ser salvo enquanto outros não?

Posso eu estar sendo herege mesmo que eu prove dentro da Bíblia que é assim porque Deus quis que fosse?

É possível alguém saber se é predestinado, ou seja, pré-escolhido para salvação?

Alguém que afirme categoricamente que sim pode estar sendo herege, ou seja, pode ele estar criando uma expectativa falsa a fim de formar uma opinião controversa em discordância com a Bíblia?

A minha principal expectativa é de que estou bem mais perto de participar do arrebatamento da Igreja de Cristo ainda em vida do que os meus pais!

A certeza na minha bíblia é de que Cristo virá pela primeira vez depois que subiu ao céu; e que neste dia começará a grande tribulação e o reino do Anticristo junto com o Falso Profeta e no final de sete anos Cristo voltará pela segunda vez para derrotar as duas bestas e iniciar o seu Reino Milenar.

Quarenta por cento dos pastores mais cinco por cento dos teólogos que acreditam na vinda de Cristo afirmam e ensinam e até escrevem livros afirmando que apenas na segunda vinda Ele vai arrebatar a Igreja antes da tribulação.

E depois dos sete anos quando terminar o período da grande tribulação Ele voltará para reinar na terra por mil anos.

Não seria esta a sua terceira vinda?

Se Cristo virá na segunda vez para arrebatar a Igreja, então quando vier para governar o mundo, está não é a terceira?

Eles afirmam também que Cristo virá em duas fases, bem, alguém ao deslocar para um lugar poderá este retornar a origem em duas fases?

É possível alguém vir ou voltar sem antes ter vindo e ido depois? Como explicar isto?

Você acredita que isto é possível? Será possível você sair da sua casa e tentar retornar para ela em duas fases, para apenas depois disto acreditar que é impossível?

Ou terá que pedir para o seu pastor para fazer isto e depois explicar como a vinda do Senhor poderá ser em duas fases?

Ou então pergunte lhe quando foi que Ele veio pela primeira vez, para estar vindo pela segunda, quando irá arrebatar a Igreja!

Parece que para a maioria dos nossos pastores e teólogos, Cristo virá três vezes. Será que eles confundem o nascimento materno no ventre da mãe como vir de alguma galáxia ou dimensão?

Para você isto é uma heresia? Verdadeira? Mentirosa? Ou nenhuma delas?

Ou será que os cérebros dos nossos pastores são semelhantes ao que se produz no interior de uma ostra quando ferida?

Mesmo assim esta anti-teologia antibiblica não se caracteriza uma heresia. É surreal!

Para ilustrar ainda mais fui forçado a quebrar o código de ética entre os teólogos e republiquei um artigo, cujo título é: “As roupas para mulheres à luz de Deuteronômio 22 - 5”, de um pastor e teólogo brasileiro. Neste artigo eu demonstrei o que acontece quando uma heresia “hairesis” ela surge a partir: da liberdade de escolha, decisão e liberdade de pensamento; através de uma ótica pessoal pela releitura de um texto fora do seu contexto pelo viés do hermeneuta; cuja conclusão final cria se uma nova tese ou doutrina totalmente controversa e infundada.

Questione sempre que um preletor ao ministrar um sermão ou pregação ao notar explicitamente que aquela hermenêutica não esta coerente com o texto e a mensagem não há coesão com a tema central; por estar contradizendo o texto e a mensagem bíblica.

Isto ocorre no contexto da Theologĭa in situ Vulgata; isto é quando a Teologia está no lugar da Bíblia. Quando isto ocorre o resultado final pode provocar a Apostasia, que será um tema para outro ensaio.

Conclusão:

Nunca se saberá porque nenhum dos concílios teológicos católicos que surgiram após os primeiros que foram realizados pelos discípulos de Jesus na Igreja primitiva de Jerusalém; foram omissos ou incapazes de definir o conceito de "heresia" até os dias atuais, ou se ao definir; os pioneiros teólogos católicos optaram por ocultar, visando criar através do termo, um mecanismo de censura máxima, para perseguir e incriminar quem se opusesse ou que recusasse confessar os dogmas antibíblicos da religião pagã romana!

Este é o raciocínio mais óbvio visto que qualquer pessoa que foi identificada como herege teve como condenação a pena de morte.

Portanto: a heresia foi definida como crime contra as leis vigentes da Igreja Romana ao longo dos séculos.

As distintas definições que se dá para: heresia:

É uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja.

Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso.

A heresia acontece quando qualquer indivíduo ou um grupo resolve ir contra uma religião, em especial aquelas que são muito rígidas.

Herege é o nome dado ao indivíduo que professa uma heresia, ou seja, que questiona certas crenças estabelecidas por uma determinada religião.

É a pessoa que é contrária aos dogmas de uma determinada religião ou seita.

O que é heresia segundo quem afirma que a Bíblia diz:

Heresia significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis.

Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, portanto, este é considerado um herege.

Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja.

Esta definição exceto sobre o fato do termo ser o grego haíresis é também uma heresia infundada.

Finalmente: O que é a heresia? De fato!

O termo como substantivo feminino, haíresis destaca a natureza subjetiva, ou seja, uma opinião individual.

A heresia sugere ser uma opinião individual pois ela firma se por natureza subjetiva que é a pertinente a-ou da característica individual, pessoal, particular; de alguém.

Acabou a divagação.

A heresia ou heresias surge de um insight do pensamento humano.

Ela inerente ao sujeito pensante e ao seu íntimo, por isto a sua natureza é subjetiva.

Conforme a filosofia ela é o pensar válido para um só sujeito; é individual da mente pensante.


O insight ou a clareza súbita e involuntária da mente sobre uma idéia ainda não desenvolvida de um pensamento a partir da reflexão que surge do espírito é a heresia. 

 

Heresia

A idéia como ela surge? A nossa mente humana é capaz de criar involuntariamente  uma reflexão (insight, por exemplo); e dai então evoluir para um ato de pensar; cujo este é concentrado pelo espírito e manifesto pelo pensamento.

•  Dai então surge uma ideologia.

Esta ideologia evolui e ao ser refletida ela racionaliza e defende o seu próprio interesse e compromisso, que pode ser institucional, seja este moral, religioso, político ou econômico.

Um exemplo simples: 

Eu leio o texto que diz que Cristo morreu e depois de ressuscitado, Ele apareceu aos seus discípulos quando reunidos no cenáculo.

•  Eis o insight:

espírito” pensamento "reflexão"

Esta é a “reflexão” sobre ser o “espírito” ele gerar em minha mente um pensamento.

A minha mente concentra se neste espírito e dai então manifesta se uma idéia e o resultado é a heresia.

Cristo morreu. Portanto: aquele ser não pode ser real. Ele não foi reconhecido pelo seu visual e aspecto físico por seus ex-amigos.

A minha mente manifestada através desta idéia formula a seguinte ideologia: os amigos de Jesus reunidos naquela; concentraram as suas mentes ao extremo na expectativa de rever o amigo morto, e aquela força concentrada gerou uma energia metafísica espiritual extrema magnitude, de tal forma que o resultado final foi um transe hipnótico em que eles veem o amigo morto chegar, sentar, comer e conversar e depois Ele desaparece quando a energia gerada se dissipa.

Então eu transformo todo este processo da reflexão do pensamento através do meu espírito que é o que me faz acreditar em uma idéia e então eu formulo o “conceito”: “Cristo não ressuscitou”.

Esta idéia passa a ser para mim a verdade.

A minha verdade é a  conclusão de que o fato que aconteceu naquela ocasião, que fez com que os discípulos vissem o seu mestre ressuscitado foi o resultado de um processo de vidência que permitiu eles terem mantido um contato espiritual metafísico com a alma daquele Ente querido falecido.

O meu pensamento criou uma nova idéia manifestada pelo meu espírito: portanto: uma heresia.

A heresia prova por si só em seu teor ser ela: falsa; verdadeira, discutível ou absurda.

A heresia não se restringe a religião:

Ela está presente nos contextos: secular, moral, social, religioso, político, econômico, científico porque ela é um fator do pensar humano.   

Um exemplo secular-cientifico: Estudo associa tristeza a doença do coração: porém, este é um órgão por onde circula apenas o sangue venoso pela direita e a metade esquerda o sangue arterial, nada mais.

Eis então aqui um exemplo clássico de que esta teoria científica nada mais é do que um pensamento gerado no contexto científico, e sendo assim é uma "heresia", visto que a tristeza é um estado afetivo relativo ao campo das emoções que advém do "espírito" cujo, por sua vez remete ao órgão de onde origina o pensamento, portanto:, poderia na menor das hipótese relacionar se ao cérebro! Se assim fosse a depressão por exemplo poderia então ser curada através de uma cirurgia cardíaca, no entanto ela é tratada pela psiquiatria.

Sintetizando:

A heresia é um pensamento a partir de uma reflexão: É um pensamento que surge da concentração do espírito por si próprio como uma idéia.

No contexto geral: Quando é uma heresia?

• *Quando uma idéia, sentimento ou opinião pessoal ela é externada.*

• Ela somente é heresia se for verdadeira ou falsa.

Como forma do pensamento geral ela requer a dedução ou indução ou hipótese, mas, tem que haver uma conclusão.

• Quando você dissemina o seu pensamento está espalhando uma heresia.

• Quando ao ler um texto bíblico por exemplo e a explanação do assunto é a expressão da sua opinião gerada pela sua hermenêutica e não a mensagem exata que o texto transmite: ex: um sermão bíblico.

• Quando se cria e espalha uma “fake news”, que é o mesmo que divulgar uma mensagem surreal ou imaginária

• Caso ou fato que não existe ou a distorção do real ou então a versão na forma explicita de mentira por exemplo.

Quando não é uma heresia?

• Um pensamento, uma verdade ou mentira comum para todos, como por exemplo uma vida e uma a morte.

• A hermenêutica ou interpretação qualquer estritamente na íntegra, quando o seu pensamento pessoal não tem influencia alguma na definição ou conclusão.

• Quando se lê um uma bula médica ou uma receita e explica da forma como está escrita isento da sua opinião.

• Quando a expressão do pensamento é universal. Exemplo: a segunda vinda de Cristo não pode ser em duas fases visto que o termo "segundo" não existe se não houver o "primeiro" e assim sucessivo, ou não se pode acordar duas vezes dormindo apenas uma!

Enfim: não é uma heresia tudo o que é de fato, que não é pensado ou imaginado a fim de formar uma opinião falsa, verdadeira, discutível ou absurda, ou seja, pensou se em um algo e deu lhe um nome.

• Não é uma doutrina ou dogma que surgiu das religiões, o termo "heresia" foi um conceito definido através de um pensamento.

•Uma conclusão definitiva de um pensamento.

Na bíblia no Livro de 2. Pedro 2. 1; o discípulo de Cristo descobriu que não foi apenas no passado, mas, assim como no presente dele, também que no futuro também surgiriam “falsos mestres”, ou seja; falsos ensinadores ou professores bíblicos enganadores.

Exemplo: havia um ensino definido como verdadeiro pensado por alguém, dai surgiu um segundo alguém que repensou aquela primeira criou uma versão conforme o seu pensamento, ficando esta sendo a unica verdade para este segundo pensador, cuja, foi considerada falsa por aquele que pensou a original.

Foi o que aconteceu com o termo "heresia", deram lhe uma segunda definição totalmente contrária a definição original do termo: grego "haíresis" que culminou com muitas mortes ao longo dos tempos, por ter sido entendido como crime pela Igreja romana.

2 Pedro 2 

1 • Assim como, no passado, surgiram falsos profetas entre o povo, da mesma forma, haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao cúmulo de negarem o Soberano que os resgatou, atraindo sobre si mesmos repentina destruição. 

• 2 • Muitos seguirão seus falsos ensinos e práticas libertinas, e por causa dessas pessoas, haverá difamação contra o Caminho da Verdade. 

 Veja os destaques: os falsos profetas: iriam criar as suas profecias e espalhar entre os cristãos; o mesmo iria acontecer com mestres falsos que iriam propagar ensinos contrários a Bíblia; e chamou de heresias destruidoras tudo o que religiosos formadores de opiniões contrárias aos ensinos de Cristo propagassem.

Por isto é que a “heresias” em conformidade com a concordância verbal dos termos no plural define se como: “é formar uma opinião e introduzi lá em um contexto”.

Entretanto: despreze todas as definições sobre heresia:

Você é um herege, toda vez que expressa o seu pensamento, seja através da escrita ou verbal, seja ele mentira ou verdade.

A diferença entre os “hereges” está na ética, na moral e no caráter individual de acordo ou maneira como ele elabora e externa o seu pensamento ou uma idéia!

É você que vai distinguir entre o falso do verdadeiro herege quando emitir um pensamento próprio!

Quem quer fazer a diferença é honesto consigo mesmo, pois, da mesma maneira como pode enganar; persuadir; ludibriar também está sujeito, a ser influenciado pela má índole mental, porém, apenas na maneira de pensar, expressar e manifestar ideologia ou linha de pensamento; e jamais no ato de praticar algo pensado que põe em risco a integridade de um bem independente da sua tipificação ou seu gênero.

O que não é uma heresia?

É tudo o que provém do pensamento que atenta contra a integridade de um bem ou similar, que impõe ameaça ou risco iminente contra ele.

Este ato pode ser definido com teoria da conspiração; que surge de um pensamento, desenvolve se através de um plano, arquiteta se como um projeto e executa-se.

A natureza da heresia consiste na produção mental da certeza ou incerteza transformada em conceito, que transita na realidade entre afirmar, confirmar ou negar um julgamento através da concepção de uma idéia originada da faculdade "virtude ou poder" do ato de pensar e interpretar subjetivo com ou sem consciência de culpa e da reflexão intelectual.

• Hebreus 4 

12 • Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração. 

No contexto original: Definição: a heresia é um pensamento que surge da concentração do espírito por si próprio como uma idéia.

Um Feliz 2019 para todos e que Deus abençoe a todos nós os seus hereges!

Imagem: 1 https://reasonabletheology.org/95-theses/

Em Cristo.

Shalom.

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

 

 

 

Licença Creative Commons
O que é Heresia? - por: Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.org/o-que-e-heresia Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org