O Que é o AMILENISMO?

 AMILENISM.jpg

O que é o amilenismo?

Dr. Thomas Ice

Algumas das versões HTML dos artigos têm erros. Se você tiver problemas de exibição, tente ler a versão em PDF .

Historicamente, houve três posições básicas quando se trata da questão do milênio e quando ocorrerá em relação ao retorno de Cristo ao planeta Terra.   

Primeiro, há pré-milenismo, que é o mais antigo dos três e ensina que Jesus retorna antes que Ele reine por mil anos na Terra com os Seus santos.   

Em segundo lugar, é o amilenismo, que ensina que a era da igreja atual é um reinado espiritual de Cristo e não haverá um reinado milenar de Cristo na Terra quando Ele retornar na segunda vinda.   

Terceiro, pós-milenismo, que é semelhante ao amilenismo, na medida em que a era atual é um reinado espiritual de Cristo através da igreja.   

O pós-milenismo acredita que a maioria das pessoas se salvará no futuro e, assim, a igreja reinará vitoriosamente no futuro, antes de Cristo retornar à Terra.   Eu acredito que a Bíblia ensina prémerilismo.

Os termos amilenismo, pré-milenismo e pós-milenismo não se tornaram vocabulário teológico até o final dos anos 1800.   O termo amilenismo é um composto de três palavras.   Em primeiro lugar, é o a priva primitivo alfa grego que nega uma palavra em que está anexado como um prefixo.   Assim, uma renderização literal da palavra significaria "milênio" ou mais, especificamente, não há milênio depois que Cristo retorna.   Os dois termos seguintes são de derivação latina.   Mille significa que a mil e annum significam ano; assim, milênio significa a mil anos.  

Os amilenistas Sam Storms explicam que o millennium que eu acredito que João descreve no Apocalipse é concorrente com a era da igreja em que vivemos e consiste na co-regência com Cristo dos crentes que morreram e entraram na glória do estado intermediário. [1] Mesmo que o termo "amilenismo" significa literalmente não mil anos, isso não significa isso. De acordo com Storms, amilenistas não acreditar em um milênio. 

O milênio, no entanto, é agora : a idade atual da Igreja entre a primeira e a segunda vinda de Cristo em sua totalidade é o milênio. [2]          

Anthony Hoekema, um amilenarista, acredita que a frase realismo milenarismo é uma descrição melhor das suas visões reais e admite que ela é bastante desajeitada, substituindo um prefixo simples por uma palavra de três sílabas . . . . Eu continuarei a usar o termo mais curto e mais comum, o amilenismo . [3] A questão do milênio é gerada pela compreensão de um dos seis usos de a mil anos em Apocalipse 20: 2-7. Hoekema descreve sua visão como segue: 

Os amilenistas interpretam o milênio mencionado em Apocalipse 20: 4-6 como descrevendo o atual reinado das almas dos crentes falecidos com Cristo no céu.   Eles entendem a ligação de Satanás mencionada nos três primeiros versículos deste capítulo como sendo vigente durante todo o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, embora acabem pouco antes do retorno de Cristo.   Eles ensinam que Cristo retornará depois deste reino celestial milenar. [4]

Alguns amilenistas interpretam o milênio, adiciona Tempestades, englobando todos os triunfos espirituais internos experimentados pela Terra da Igreja (isto é, Cristo que governa o coração do crente). [5]    

 O amilenismo tradicional acredita que a primeira ressurreição de Apocalipse 20: 5-6 não se refere a um evento físico, mas a um tempo espiritual em que um crente se torna cristão, ou seja, o novo nascimento. A primeira ressurreição espiritual foi ensinado por Agostinho ( ad . 354-430), o pai da amilenismo, em seu livro A Cidade de Deus (20.9). Isso é significativo porque, se o texto se refere a uma ressurreição literal (o que é), isso seria um forte apoio ao pré-milenismo, que os amilenistas daquela época estavam reagindo. 

História do amilenismo

O amilenismo como um sistema de teologia não surgiu na cena cristã até ao redor do anúncio . 400 quando Agostinho do Norte de África desenvolveu-o em seu conhecido trabalho intitulado A Cidade de Deus .   Em torno do anúncio . 180 oposição a uma interpretação literal de Apocalipse 20: 1-7 surgiu no norte da África na cidade de Alexandria e levou ao que melhor poderia ser chamado de "antimilenismo".

O antimilenismo era simplesmente uma oposição negativa ao entendimento comum na igreja primitiva de que Cristo retornaria em Apocalipse 19, que é seguido pelo reino milenar na terra no capítulo 20. Um dos primeiros pais da igreja Justin Martyr ( ad .100-165) escreveu o seguinte:

Mas eu e outros, que são cristãos de mente certa em todos os pontos, estão certos de que haverá uma ressurreição dos mortos, e mil anos em Jerusalém, que serão então construídos, adornados e ampliados, como os profetas Ezequiel e Isaías e outros declaram. [6]

Assim, nos primeiros anos da igreja, foi considerado parte da ortodoxia como pré-milenar.   Então, por que a igreja acabou se tornando amilenaria agostiniana há mais de mil anos?

Na época de Cristo, o centro da filosofia grega havia se mudado de Atenas, Grécia para Alexandria, no Egito.   Clemente de Alexandria ( ad . 150-215) e seu discípulo Orígenes ( ad . 185-254) desenvolveu a abordagem alegórica à interpretação bíblica no início do século terceiro.   A crítica fundamental de Orígenes, começando durante sua própria vida, assinala Joseph Trigg, que ele usou a interpretação alegórica para fornecer uma justificativa espetacular para reinterpretar a doutrina cristã em termos da filosofia platônica. [7] Uma vez que Orígenes acreditava que a significado espiritual pertence a uma ordem superior de idéias do que o literal, [8]   Ele se sentiu atraído pelo significado espiritual ou alegórico do texto.   Ronald Diprose explica as implicações de uma interpretação alegórica da seguinte forma:

Ele motivou essa visão apelando ao princípio da inspiração divina e afirmando que muitas vezes as declarações feitas pelos escritores bíblicos não são literalmente verdadeiras e que muitos eventos, apresentados como históricos, são intrinsecamente impossíveis.   Assim, apenas os crentes simples se limitarão ao significado literal do texto. [9]

 

amilenismo2.jpg

 

A escola de Alexandria preparou o cenário para o abandono total do prémilenismo até alguns anos antes da Reforma.   

Assim como houve rebeliões anteriores à Reforma sobre a doutrina da salvação, então também havia alergias na área da profecia bíblica.   

Portanto, quando o amilenismo de Agostinho começou a substituir a crença original da igreja primitiva do prémilenismo.   

Os pais lânguidos, Jerônimo e Gregório Magno, e desde que o antimilenialismo reverberou de outras maneiras, observa Robert Lerner, a cena foi marcada por uma enorme restrição às expressões do milenarismo na subsequente tradição ocidental. [10]

Por que o amilenismo é errado

O amilenismo, embora tenha sido amplamente realizado ao longo da história da igreja, é errado, simplesmente porque a Bíblia simplesmente não o ensina a lugar algum.   Um escritor disse: "A principal fraqueza do amilenismo é a exegese de Apocalipse 20: 1-10, especialmente a compreensão das duas ressurreições". [11] O amilenismo é a escatologia oficial da Igreja Católica Romana e das Igrejas Ortodoxas Orientais. 

Infelizmente, foi adotada pela primeira geração de Reformadores Protestantes que não fizeram muito na área da profecia bíblica, então eles apenas levaram o ponto de vista de Roma nesta área. 

No entanto, as gerações posteriores de Reformadores, especialmente os puritanos, analisaram essas questões em profundidade e mais abandonadas Roma nesta área da teologia.     

Cerca de uma década atrás, tive um debate com um dos melhores amilenistas acadêmicos nos Estados Unidos sobre o prémilenismo do amillenismo.   

Ele escreveu um comentário mais de mil páginas sobre o Apocalipse a partir da perspectiva amilenar.   

Durante o debate, quando tive a oportunidade de questioná-lo diretamente, faço a seguinte pergunta: "Os diplomatas acreditam que temos uma base bíblica para nossa crença.   

Nós vemos Cristo retornando ao planeta Terra no capítulo 19 do Apocalipse e seis vezes no capítulo 20 fala do reinado de eleitos por mil anos.   

Você poderia fornecer um texto bíblico semelhante que, pelo menos, parece prima facie [primeira vista] para apoiá-lo como contencioso amilenar?   

Não lembro os detalhes de sua resposta, mas ele não forneceu uma passagem específica para minha pergunta.   

Em vez disso, ele partiu em um discurso teológico especulativo sem fornecer um texto bíblico para o amilenismo.   

Eu acredito que ele não poderia fornecer uma passagem bíblica porque não há um na Bíblia.

Eu percebi do meu estudo da história e das interações pessoais com as pessoas de hoje que o principal motivo do amilenismo é que muitos não gostam da idéia de um reinado pessoal e físico de Cristo no planeta Terra.   

No entanto, a salvação inclui os reinos espirituais e físicos da humanidade.   

A redenção será completada aqui no planeta Terra quando Cristo nos resgatar não só espiritualmente, mas também fisicamente e reina e governa a Terra vitoriosamente por mil anos.   

O amilenismo implica que Cristo não precisa ser vitorioso dentro do domínio da história humana, que tem sido o teatro para todos os outros aspectos do drama humano.   

Em vez disso, eles acreditam apenas em uma vitória no céu quando escapa à história humana em derrota.

Jesus Cristo como o segundo Adão veio à Terra para começar uma nova raça humana, uma nova humanidade.   

A base para essa nova humanidade é a morte, sepultamento, ressurreição e ascensão que Ele realizou na sua primeira vinda.   

A idade atual é uma fase eletiva na qual Ele está chamando um povo para reinar com Ele no Seu reino.   

A segunda vinda é para julgar aqueles que o rejeitam para se preparar para o seu reino glorioso na Terra.   

Então, e somente então, reinaremos com Ele para sempre na eternidade.   

Maranatha!

NOTAS FINAIS

[1] Sam Storms,Kingdom Come: The Amillennial Alternative(Londres: Mentor Imprint, 2013), p. 423.

[2] (itálicooriginal) Tempestades,Kingdom Come, p. 424.

[3] (itálicooriginal) Anthony A. Hoekema,The Bible and the Future(Grand Rapids: Eerdmans, 1979), p. 174.

[4] Hoekema,Bíblia e o Futuro, p. 174.

[5] Tempestades,Kingdom Come, p. 425.

[6] Justin Martyr,Diálogo de Justin, Filósofo e Mártir, com Trypho, um judeu, capítulo 80.

[7] Joseph W. Trigg, Introdução, em RPC Hanson,Alegoria e Evento: Um Estudo das Fontes e Significado da Interpretação das Escrituras de Origen(Louisville: Westminster John Knox Press, 2002), p. vi.

[8] Ronald E. Diprose,Israel no desenvolvimento do pensamento cristão(Roma:Instituto BiblicoEvangelico Italiano, 2000), p. 87.

[9] Diprose,Israel, pp. 87-88.

[10] Robert E. Lerner, Millennialism em Bernard McGinn, editor,The Encyclopedia of Apocalypticism: Apocalypticism in Western History and Culture, 3 vols. (Nova Iorque: Continum, 2000), vol. 2; p. 329.

[11] J. Daniel Hays, J. Scott Duvall, C. Marvin Pate,Dicionário de Profecia Bíblica e End Times(Grand Rapids: Zondervan, 2007), p. 26.

 

https://files.comunidades.net/oportaldateologia/thomas_ice.jpg

Thomas Ice é diretor-executivo do Pre-Trib Research Center (Centro de Pesquisas Pré-Tribulacionistas) e professor de Teologia na Liberty University. Ele é Th.M. pelo Seminário Teológico de Dallas e Ph.D. pelo Seminário Teológico Tyndale. Editor da Bíblia de Estudo Profética e autor de aproximadamente 30 livros, Thomas Ice é também um renomado conferencista. Ele e sua esposa Janice vivem com os três filhos em Lynchburg, Virginia (EUA).

 

Publicado na Revista Notícias de Israel outubro de 2014 Ano 36 Nº 09 [Chamada da Meia-Noite]

http://www.pre-trib.org/articles/view/what-is-amillennialism