O que é o Ecumenismo?

O que é o Ecumenismo?

 

De origem do termo ecumenismo a palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego “oikoumene” que significava “o mundo civilizado”.

Na Bíblia a palavra oikoumene é traduzida como “todo” e “universal”.

Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive espaço onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar.

Ocorre que este termo foi sendo adaptado para dar uma conotação diferente do sentido original do termo.

No Novo Testamento, esta palavra é usada em várias ocasiões, ver Mateus 24.

• 14 καὶ κηρυχθήσεται τοῦτο τὸ εὐαγγέλιον τῆς βασιλείας ἐν ὅλῃ τῇ ¹οἰκουμένῃ, εἰς μαρτύριον πᾶσιν τοῖς ἔθνεσιν; καὶ τότε ἥξει τὸ τέλος.

• 14 E este evangelho do reino será pregado em todo o ¹mundo para testemunho de todas as nações; E então o fim chegará..

Este é termo original e sentido e significado original do termo ecúmeno do qual surgiu o ecumenismo.

Temos outras referencias em Lucas 2.1; 4.5; 21.26; Atos 11.28; Romanos 10.18; Hebreus 1.6; 2.5; e Apocalipse 12. 9, para se referir ao "mundo inteiro", a "toda a terra", e também ao "mundo vindouro".

A conotação diferente do sentido original do termo ecumenismo começa assim: é a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs.

A definição do termo também foge do sentido original: É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre as igrejas.

A idéia de ecumenismo é exatamente reunir o mundo cristão.

Na prática, porém, o movimento compreende diversas religiões inclusive aquela não cristã.

Veja que a distorção ficou evidente se comparar o que o texto bíblico explicita.

Continuando: o ecumenismo procura estabelecer boas relações de amizade entre pessoas e igrejas diferentes.

Realizar trabalhos em conjunto para ajudar os necessitados e lutar por justiça. Ate aqui ainda é tolerável, mas, veja a seguir:

Realizar celebrações e orações em conjunto para causa da unidade, e realizar estudos sobre as doutrinas das várias igrejas, em busca de métodos novos para tratar as divergências.

Note que esta definição divergiu totalmente do texto bíblico. Esta é a definição católica para o sentido do termo ecumenismo; mas, ainda vai mais alem.

Leia: A origem do ecumenismo no período de formação da Igreja tinha como uma de suas principais características a união, a solidariedade e o amor fraternal, porém, ao longo dos séculos esse ideal foi se desintegrando.

A grande divisão teve início entre cristãos latinos e gregos, que teve seu cume no século XI.

Mais tarde, no século XVI houve a separação entre católicos e protestantes, em seguida outras divisões foram surgindo ao longo da história.

Observe que no parágrafo acima a conotação do termo ecumenismo já formou um conceito totalmente contraditório do texto bíblico, e veja a seguir:

Na Europa e nos Estados Unidos foram criadas várias sociedades que reuniam presbiterianos, metodista, batistas e episcopais, que se reuniam em prol da mesma causa.

O precursor do ecumenismo foi o missionário Carey, que em 1810 sonhava com uma conferência missionária internacional, que não se realizou.

O movimento missionário que se conhece hoje surgiu a partir de 1910, em Edimburgo, na Escócia.

A principal expressão desse movimento é o Conselho Mundial de Igrejas, criado na Holanda em 1948. Note como é fácil criar um dogma a partir da distorção do sentido original de um texto.

A seguir temos a definição exata gerada pela adulteração do termo original conforme relata o texto bíblico citado.

Da distorção primeira do termo surgiu uma ONG religiosa; formada por algumas denominações evangélicas, mas, observe que nenhuma delas são adeptas do recebimento do batismo com o Espírito Santo, cujas, denominações foram chamadas de pentecostais, não fazem parte deste segmento religioso; como define o parágrafo seguinte.

Ecumenismo no Brasil No Brasil o organismo mais importante do ecumenismo é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), fundada em novembro de 1982, na cidade de Porto Alegre (RS).

Seus Membros hoje são a Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil.

Esta já é uma evolução do termo bíblico que não parou de se desenvolver conforme menciona o parágrafo acima, ela expandiu muito até chegar ao Vaticano, que assumiu o controle deste projeto religioso.

Na Igreja mãe do mundo, o termo Ecumenismo adotou novo significado. Todas as religiões levam a Deus.

Todos os caminhos chegam até ele, portanto, é preciso que todas as religiões se conscientizem se disto e deixem se competirem entre si, ou divergirem e rivalizarem e que todas possam adorar e cultuar juntas sem acepção religiosa.

Com este intuito o Vaticano decidiu por iniciar a união das religiões sem acabar com elas o fundi lhas numa única; ou seja, todas as religiões continuam sendo como são, com os seus rituais, liturgias e sacramentos, e todas possam juntas de um único ato de celebração de fé.

Desta forma todos os livros de todas as religiões podem ser professados juntos num mesmo cerimonial, e se porventura surgir algum impasse a Igreja Católica Romana como líder mundial das religiões decide pela resolução.

Este é o sentido atual do Ecumenismo. Aglutinar todas as religiões sob a égide a Igreja Católica Romana tornando uma religião única e global, porém com rituais diferenciados conforme as suas crendices.

Observe que tudo começou com o termo ecúmeno, “mundo”, o Falso Profeta está trabalhando arduamente par efetivar o Ecumenismo, que vai lhe dar muito trabalho porque terá que convencer todos os líderes religiosos do mundo.

Quando esta religião global estiver funcionando ela será eclética, por aglutinar várias doutrinas, métodos ou estilos religiosos, e não será obrigatória a adesão por todas as religiões, no inicio do processo. Porem chegará o tempo em que toas serão obrigadas a fazerem parte do Ecumenismo e aceitar a Santa Sé como a Igreja Mãe; e aquelas que se furtarem de cumprir esta ordem será perseguida.

E haverá apenas uma; a Igreja que é a continuação da Igreja de Jerusalém, porque ela batiza com água e Espírito Santo, esta não vai aderir ao ecumenismo.

Esta que é chamada pelo termo religioso de Pentecostal e como religião é conhecida por Cristianismo.

 

Este será o Ecumenismo na integra; a  Religião Universal.

 

Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

 

 

Licença Creative Commons
O que é o Ecumenismo
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em ” https://oportaldateologia.no.comunidades.net/o-que-e-o-ecumenismo; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org