O que é o: pecado? Qual é a sua origem?

O que é o: pecado? Qual é a sua Origem?

Cornelio A.Dias - 03-07-2020

sir mortus

Não é bem simples assim explicar e nem tão fácil definir, porém; a morte é um evento além dos limites do conhecimento humano e somente podemos tentar defini-la após uma exaustiva tentativa da sua compreensão com base nos textos bíblicos; e isto é possível graças aos relatos que nos indicam como é que este fenômeno tornou-se uma realidade.

Romanos 6• 23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

Introdução:

O pecado foi a primeira potente arma criada por satanás para tentar destruir a maior das obras magníficas da criação divina, o homem.

Ele, o pecado, vem sendo ignorado pelo homem desde a sua manifestação no jardim do Éden e tem se propagado até os tempos atuais.

O homem naturalmente é presunçoso, característica nata adquirida por consequência do livre arbítrio concedido por Deus, razão pelo qual lhe permite agir conforme os desígnios do seu coração.

Esta dádiva de excelsa grandeza faz do homem um ser quase superior aos anjos, o que despertou o mais pernicioso instinto do maligno, a antiga serpente, que é inveja e a cobiça.

Ao homem foi lhe dado o direito de decidir pelo sim ou pelo não; do querer e do não querer, por ter sido criado a “Imagem e Semelhança” de Deus; diferente dos anjos que somente obedecem; porém com algumas ressalvas, quando Deus interfere nesta concessão, ela se torna nula, daí prevalece o domínio sempiterno do seu Criador.

Satanás, perfeito conhecedor do bem e do mal, aproveitou-se desta oportunidade para vingar se por não ter obtido esta dádiva enquanto ser angelical apropriando-se da sutileza do homem persuadiu a sua companheira, utilizando outra de suas muitas astúcias; o engano.

Enganou a mulher com a sua personalidade, a mentira, ela por sua vez seduziu o homem, que sutilmente quis aproveitar a suposta ausência temporária de Deus, assim satanás incorporado na serpente obteve êxito total; fez o homem desobedecer a Deus, estava implantado na natureza humana o pecado e parte do seu dever cumprido; instaurou a inimizade entre Deus e o homem.

Veja como isto aconteceu:

Gênesis 31Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Gênesis 3:4. 

5Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

6▶Então vendo a mulher que aquela arvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e arvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu

7▶E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela

 Estava consumado.

O pecado começava a ser disseminado a partir de então, e o que outrora eram características típicas do anjo caído, agora se tornara deformações da personalidade humana, permitindo que a antiga serpente obtivesse influencia direta nas ações do homem e por conseguinte desencadearia uma sequência de atitudes cujas consequências seriam a separação entre o homem e Deus.

A pena de morte sancionada por Deus em Gênesis: 2:16-17 foi promulgada e Ele afastou se definitivamente da presença do homem.

Por que no principio o bem e o mal foram restritos ao livre arbítrio do homem?

Deus deixou a árvore do conhecimento no meio do jardim e a decisão de comer ou não o fruto dela, mesmo sem a sua permissão embora sabendo o risco disto acontecer, foi à primeira prova que Ele impôs ao homem, e esta o reprovou.

Esta prova testaria a responsabilidade necessária que o homem haveria de ter para cuidar das coisas de Deus e apontaria o nível de lealdade ao seu Criador, mas o poder que fora lhe dado mudou a sua conduta.

Um gigante adormecido despertou dentro de si, o seu “eu”; e dele a cobiça se apoderou instigando-o, a desobediência, daí um processo de decadência e degeneração espiritual começou mudar a trajetória do homem na direção oposta ao propósito com que fora criado; para a Sua glória, tudo Ele criou.

Isaías 43• 7todo que é chamado pelo meu Nome, que criei para minha própria glória e alegria, e aos quais dei forma.  

Esta decadência desenfreada tomou proporções avassaladoras expandindo do nível espiritual para a degradação moral total.

As perspectivas egoístas do homem começaram a elevar se, visto que a ele lhe fora dado o domínio sobre todo o ser vivente na terra, e daí então ele ambicionou também dominar escravizando o seu semelhante; e se não bastasse isto, decidiu controlar lhes a vida determinando o tempo da sua duração; tomando para si o direito de extirpá-la quando lhe fosse oportuno.

Se o mal era tão ofensivo assim ao homem, qual era então a pior escolha, comer da arvore do entendimento, conhecer a ciência do bem e do mal ou ambos? 

Pense! Se lhe fosse dado este direito, qual das duas decisões optaria? Ambos.

Comendo do fruto, o homem romperia a relação amistosa com Deus e conhecendo o mal ele se tornaria inimigo de Deus.

O interessante nisso tudo é que Deus deu inúmeras opções boas e a única era ruim dava lhes a liberdade e o domínio sobre tudo; isto está confirmado tanto que foi o homem que deu nome a todas as espécies de plantas, todos os seres viventes terrestres e aquáticos e ainda o nome da mulher que Ele criará para ser sua ajudadora e companheira; além do que não seria preciso produzir nada, pois tudo era para o seu gozo usufruto oportuno e sustento próprio! O que aconteceu?

O homem trocou tudo pela ruim!

Não foi surpresa para Deus porque Ele conhecia a sua criatura, mas, uma profunda decepção se abateu sobre o Criador.

Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. 

Gênesis 6• 5Contudo, o Senhor observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das ideias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal. 

6• 6Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração  

Deus não errou. Ao arrepender-se Ele lamentou o seu ato procedido no passado. Tudo era perfeito, Deus somente lamentou ter criado o homem, por que este rompeu a perfeita harmonia entre Ele e a sua Criação.

A segunda vez que o homem optou pelo erro, descrita na bíblia ocorreu em Gênesis 47 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!

O homem errou, fracassando novamente; houve o primeiro homicídio.

Somente depois da queda o homem descobriu que aquela exigência não era uma simples advertência, mas sim o seu próprio fim, uma separação eterna entre ambos; “Ser e o ser”.

O Bem e o mal personificam dois seres distintos entre Si, Deus e o diabo; e não obstantes a isso dois caminhos e dois destinos eternos, Luz e trevas, Vida e morte eterna, tanto do corpo como da alma; a sentença estava decretada, a decisão tomada pelo homem alterou o curso final da humanidade.

Foi o maior golpe que satanás aplicou contra Deus mesmo convencido que já estava derrotado para sempre; mas Deus não se fez abalar por isto visto que todo o domínio nos céus, terra e universo são exclusivos Dele.

Este primeiro erro cometido pelo homem permitiu que Deus entregasse o domínio parcial do mundo a satanás para que dominasse sobre todos, por tempo determinado até que Ele venha novamente intervir e resgatar para o domínio que dantes era amplo, geral e irrestritamente Seu.

Entre o Bem e o Mal veja quem prevaleceu: a inveja e a cobiça; o engano; a mentira; a desobediência; o homicídio; o amor ainda não era manifestado entre os homens, esta palavra só foi pronunciada pela primeira vez em Gênesis 26:7, quando Isaque mentiu que Rebeca era sua irmã e não mulher. 

▶Gênesis 26 7 E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem

O que é o "pecado"?  

O pecado é toda a má ação que praticamos que contra nós mesmos e contra os outros, que macula o nosso corpo e alma nos afastando da presença de Deus e entristecendo o Espírito Santo; é transgredir a lei e os mandamentos de Deus.

Além dos exemplos: a inveja; a cobiça; o engano; a mentira; a avareza; a soberba; desobediência; hipocrisias, além de infringirmos os dez mandamentos, ainda têm uma relação de outros fatores; tais como: roubar nos dízimos; caluniar, desobedecer à doutrina da bíblia e os regulamentos da Igreja, além dos costumes da nossa era como assistir televisão; ser um mau exemplo como cristão na nossa maneira de agir, pensar, viver, vestir e proceder.

O Pecado caracteriza-se por “errar” conscientemente, mesmo conhecendo e sabendo o que é o “certo”; e esta sua pratica primitiva é comum entre os cristãos apenas confessos distinguindo los daqueles que são fiéis, pois estes já não estão mais sob o seu domínio, enquanto que aqueles apenas confessam ser; porém ainda habitam no reino das trevas.

O pecado foi evoluindo com o passar dos séculos chegando a ponto de dominar nações inteiras, como foi o caso de Sodoma e Gomorra; e nem mesmo o dilúvio conseguir aplacar a fúria deste mal.

O homem tem sido cada vez mais, o multiplicador desta praga espiritual que vem causando uma terrível devassa entre os homens.

A bíblia diz que todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é própria rebeldia. 1 João 3 3 4

1 João 3• 3E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro 

3• 4Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.  

A profanação e a promiscuidade das pessoas foram evoluindo até chegar aos templos, e na Igreja o resultado foi o afastamento do Espírito Santo, porque Ele já não encontra mais corações puros para torná-los templo santo para fazer Ele a sua morada.

Devo salientar ainda que uma doença moderna vem se alastrando nas Igrejas na nossa época, e já afetou até as igrejas pentecostais que ainda preservavam a sã doutrina, que é um tipo muito comum de câncer na visão, que é o “Melanoma de Coróide, conhecido por ”síndrome da televisão“, esta doença infectou os pastores da Igreja, deixando lhes com a visão espiritual turva.

Veja como é a rotina e vida secular e o que Cristo disse que acontece com aquele que tem a sua visão espiritual ofuscada pela cegueira! 

João 939E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos.

João 940E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? 

João 941ODisse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. 

E foi este erro que fez com que nós estamos sujeitos em cometer e por consequência atrair o mal que vai comprometer a nossa vida eterna!  

E foi neste ínterim, que o inferno criou a televisão e assim ele entrou na igreja e este mal se alastrou tão rapidamente contaminando a maioria dos membros; e o caso ficou tão grave que hoje as igrejas é que entraram na televisão; e a desculpa que foi apresentada por estes lobos disfarçados e pastores, contaminaram a Igreja trazendo para dentro dela a televisão; para viabilizar a transmissão em tempo real dos rituais ao diabo.

Além disto ela terá também outra importante finalidade no futuro breve, quando ira transmitir em tempo real a maior notícia de toda a história da humanidade que será o desaparecimento mundial dos cristãos escolhidos; ou seja, quando a Igreja for arrebatada na primeira vinda de Cristo.

O pecado mais grave além de tudo isto é insistir em praticar estes e outros inúmeros atos pecaminosos que não é possível relacionar neste estudo; cujo; um deles é o de ainda não admitir ser um cristão sem caráter, desprovido da graça de Deus; e incapaz de admitir a sua condição espiritual deplorável diante de Deus e dos homens.

O cristão verdadeiro, não rejeita ajuda e conselhos dos irmãos para confessar a sua culpa perante Deus; e assim participa sem consciência de culpa, da Ceia do Senhor que representa o Corpo e do Sangue de Jesus Cristo; nesta situação espiritual precária.

Sem contar ainda com fato de estar convicto de que se Deus cortar a sua existência a qualquer momento; ele não irá para o seio de Abraão, isto é o terceiro céu, onde os salvos esperam a Igreja ser arrebatada.

A triste realidade é a de que a Igreja hoje está nesta condição e pouco se pode fazer para mudar este quadro espiritual caótico que se observa nos dias atuais.

O único antídoto para combater este mal, que é a santificação através da oração do jejum esta em falta nas igrejas! A quem recorrer? 

2.1 - O maior de todos os pecados

Jesus certa vez quando ensinava operando milagres e maravilhas em um dia de sábado, levaram até Ele um endemoniado, cego e mudo; e Ele expulsou-lhe os demônios e o curou.

Os fariseus ali presentes assoberbados indignaram-se e maquinaram em seus pensamentos que Jesus expulsava os demônios em nome de Belzebu.

Cristo conhecendo os pensamentos deles disse que não era possível o demônio expulsar ele mesmo; e decretou que qualquer pecado que for poderá ser perdoado, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Ele revelou para todos ali o que este o pecador contra o Espírito Santo.

Confira: 

▶Mateus 12 31 ▶Portanto, Eu vos assevero: Todos os pecados e blasfêmias serão perdoados às pessoas; a blasfêmia contra o Espírito Santo não será, porém, perdoada!

 

32 ▶Qualquer pessoa que disser uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; porém, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem nesta época, nem no tempo futuro.   

Portanto: nem por palavra ou por pensamento ofenda o Espírito Santo, porque qualquer ofensa contra Ele é uma ação irreversível e contra este pecado não há perdão nem nesta geração e nem na vindoura.

Eu ouso ainda acrescentar mais um pecado pela lógica da razão; que qualquer ser humano cujo não aceitar a Cristo como o salvador da sua alma e morrer nesta condição, obviamente que para este também não há perdão.  

Capitulo 3: Qual é a origem do pecado? 

O pecado não nasceu no interior espiritual do ser humano e nem por ele.

Antes da criação o pecado já existia, e o seu autor apenas usou o primeiro homem como hospedeiro para se proliferar e disseminar entre os povos, com ímpeto voraz a fim de exterminar se possível fossem, todos os habitantes da terra, criando uma inimizade eterna entre a criatura e o Criador.

O autor e a personificação do próprio pecado, chama se satanás,  [belzebu] um poderoso querubim que assistia diante do trono de Deus.

Este ser cobiçou a glória de Deus e quis usurpar o seu trono com o intuito de ser o maior que Deus e reclamar para si toda a honra e gloria que somente pertence a Deus.

▶Mateus 28 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. 

Quando Deus sondou o intimo dele e viu que ele havia se transformado, o Senhor tirou lhe a gloria e a formosura e o confinou nas densas trevas.

A iniquidade é a qualidade de quem é iníquo. (Injusto; Mau, perverso).

Nele falta à equidade. Não reconhece que os direitos são iguais para todos, expresso em julgamento, ação, atitude etc.

Desconhece a equivalência e a reconhece que os direitos são iguais para todos; igualdade. São característica de quem ou do que não revela senso de justiça e imparcialidade.

Nela não há lisura, correção no modo de agir ou opinar; falta honestidade; integridade é contrário à equidade.

A lisura é a qualidade ou caráter de pessoa íntegra, correta, idônea, honesta; é a ação ou procedimento próprio de pessoas íntegras, virtuosas, dignas e que tem retidão; agir assim é ser equitativo e nele há a equidade; (reconhecer que os direitos são iguais para todos).

Assim se tornou aquele ser de luz; e deste caráter mal que era exclusivamente seu, ele contaminou o homem.

O profeta Isaías descreve um pouco sobre este ex-querubim, veja a seguir: 

▶Isaías 14 12Como foi que caíste dos céus, ó estrela da manhã, filho d’alva, da alvorada? Como foste atirado à terra, tu que derrubavas todas as nações? 

13Afinal, tu costumavas declarar em teu coração: “Hei de subir até aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me estabelecerei na montanha da Assembleia, no ponto mais elevado de Zafon, o alto do norte, o monte santo.

14▶Subirei mais alto que as mais altas nuvens; tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo!”

15▶Contudo, às profundezas do Sheol, da morte, foste precipitado; lançado foste no fundo do abismo!

Observe que o profeta não atribuiu nome algum a ele, apenas chamou-o; satanás; nunca se soube o nome exato deste ex-querubim como a exemplo de Miguel e Gabriel conhecido desde a antiguidade, não há relato algum na bíblia que o identifique, além de: “astro brilhante caído do céu”.

Após a publicação da Vulgata de Jerônimo, um padre apologista Católico 347 / 420 no século V, afirmou que embora o nome Lúcifer foi atribuído a Satanás, não há ligação alguma entre os dois nomes; visto que o termo "estrela da manhã" é originado da palavra hebraica “helel” já a palavra Lúcifer é derivada do latim Lux fero que significa portador da Luz.

Os judeus o chamam de heilel ben-shachar, onde heilel significa Vênus e ben-shachar significa "o luminoso, filho da manhã"; que também não tem relação com o termo Lúcifer.

Este termo partiu do entendimento popular distorcido das versões do versículo 12 e não de possíveis erros dos tradutores; mas, sim porque as pessoas de tempos posteriores esqueceram o que o nome lúcifer significa ou concluíram erradamente que o significado era Satanás.

Ezequiel profetizou também sobre ele veja o capitulo 28 a seguir:

Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 

Elevou se o teu coração por causa da tua formosura,

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem.

- O querubim corrompeu a sabedoria que Deus havia lhe dado ainda no Céu;

- Deus o lançou para a terra;

- No Éden Deus plantará a arvore do conhecimento e a da vida;

- O querubim foi ungido para vigiar o santo monte;

- O homem foi criado depois quando as plantas e os animais já haviam sido.

Portanto: satanás já tinha sido condenado e lançado na terra.

Suspeitava se que podia ter havido um intervalo de tempo entre a queda do diabo e o inicio da formação do homem, isto porque ele foi a ultima criação de Deus; embora a bíblia registra que Deus descansou no sétimo dia; portanto, a queda dele e do homem foi posterior a criação.

Basta traçarmos um simples paralelo observando os fatores acima citados, para chegarmos ao óbvio; de que não era exatamente pelo fruto em si, mas sim a sua essência, pois nele estava contida a sabedoria de Deus, o que tornava distinto em relação aos frutos das demais arvore do jardim; exceto o da arvore da vida, esta segunda, poderia dar vida eterna para o homem; por isto Deus protegeu a duas, com a finalidade de ainda poder regenerar o homem sem que fosse preciso destruí-lo definitivamente, antes que se tornasse imortal.

Ora, se de uma arvore o homem obtivesse a vida eterna, e da outra, a sabedoria e o conhecimento sob o domínio do pecado, a criação estava perdida; o homem seria eternamente pecador.

Como ele já havia dantes corrompido a própria sabedoria, optou por fazê-lo novamente; sabendo que por este motivo tornou-se inimigo de Deus, corrompendo a sabedoria do homem, criaria a inimizade entre o homem e o seu Criador.

Ainda sobre o príncipe das trevas, João quando estava na Ilha de Patmos, Deus lhe revelou o que houve no céu, que desencadeou a Sua Ira e Justiça contra o que seria a pior ameaça contra os homens, mais propriamente contra a alma deles, que Ele criou imortal segundo a sua própria semelhança.

Medite no trecho do Livro do Apocalipse capitulo 12 como se segue:- 

▶8▶E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

▶9▶Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

▶10▶E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Vemos aqui que o então querubim de luz tornou a ser chamado novamente pelo seu nome, como o mencionado no antigo testamento, quando João teve esta visão, séculos já havia passados desde quando Isaías profetizou sobre a estrela cadente.

Nesta ocasião já havia ocorrido o maior evento que a humanidade pode presenciar. 

Capitulo 4: Qual é a solução contra o pecado?

A principal solução contra o pecado é combatê-lo enfraquecendo a sua ação, a segunda é resistindo às suas investidas diminuindo o seu campo de atuação.

A primeira solução já foi tomada, o próprio Deus através do seu Unigênito Filho, derrotara pela segunda vez a satanás, desta feita para sempre, quando Jesus entregou espontaneamente a sua própria vida para regatar o homem do domínio do diabo, justificando e restaurando os a Deus.

Aleluia!

Nesta batalha Deus outorgou para Si novamente todo o domínio da terra e abriu um novo caminho pelo qual o homem pode caminhar e chegar até a Ele, e nome deste caminho chamam-se “Santidade”.

Isto requer um grande esforço e o sacrifício da própria carne, mortificando - lá dos seus desejos impuros e profanos, permitindo que o Espírito Santo proteja a nossa alma até o momento que tivermos que apresentá-la a Deus quando ela for requerida por Ele.

A solução contra o pecado foi tomada por Deus, Ele enviou o seu Filho porque ninguém era capaz de lutar e vencer a morte, o pecado e o próprio satanás. Deus agiu assim para que todas as almas não se perdessem para sempre.

A palavra Dele não pode voltar atrás, por isto à sentença de morte ainda continua para aqueles que não aceitam o sacrifício do Seu Unigênito, mas, a graça da salvação prevalecerá até que a Igreja seja arrebatada.   

Capitulo 5: Como combater o pecado?  

Uma das poderosas armas para combater o pecado é afrontar o diabo, obedecendo a Deus.

Deuteronômio 30 10 se obedeceres à voz de Yahweh, teu Deus, vivenciando sinceramente todos os seus mandamentos e decretos escritos neste Livro da Torá, Lei; caso te convertas dos teus maus caminhos e voltes para o SENHOR, o teu Deus, com todo o amor do teu coração e vontade da tua alma. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

Quando você obedece a Deus aborrece profundamente a satanás, e obedecer nada mais é do que converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma.

Por isso o Senhor disse: 

Isaías 29• 13Eis que assim declara o Eterno: “Visto que este povo se chega junto a mim apenas com palavras sem atitude, e me honra somente com mover dos lábios, enquanto seu coração está muito distante da minha pessoa. E a adoração que me prestam é constituída tão somente de regras e doutrinas criadas por homens! 

A oração e o jejum combatem o pecado, fortalece o cristão, reveste-lhe de poder e derrota satanás.

Lembre-se, toda vez que você estiver combatendo o pecado estará lutando contra o próprio diabo.

Outro grande aliado do pecado é o seu corpo. A tua carne luta constantemente para conspirar contra o teu espírito com o intuito de satisfazer os seus desejos que são maculadores da sua alma.

Lutar contra a carne significa lutar contra si mesmo e esta batalha na maioria das vezes se torna mais difícil do que resistir às tentações do maligno.

Muitas das vezes você pode até vencer o diabo, mas, acaba cedendo para ao anseio da próprio desejo carnal.

Há uma intensa batalha travada diuturnamente entre o corpo e a alma, ou seja, é você lutando contra o seu “eu”.

Quando a luta é com um adversário um externo é mais fácil você se defender, mas; e quando a luta é contra o seu próprio desejo?

O que fazer para contê-lo?

Se o nosso corpo sente fome ele requer alimento, assim é a nossa carne; quando ela deseja algo impróprio começa uma batalha entre a alma e o espírito até obter a sua consumação.

Quando o seu corpo sente fome você tem que comer, assim se procede quando este tem sede, sono, cansaço e etc...; mas os desejos não param por ai; são muitas as nossas vontades, porém o mais perigoso são aquelas provocantes, que exerce uma força atrativa quase descomunal sobre nós; e é ai que o diabo nos pega desprevenidos, então caímos em tentação.

Pecando!

Ele faz sua carne desejar algo que criou com a finalidade de fazê-lo pecar contra Deus; e quando você experimenta a sensação de satisfação daquela vontade, você nunca mais a abandona; torna se cativo de si mesmo.

E o que vicia sempre são as coisas ruins.

Não existe vicio bom assim como também não existe pecadinho.

Todo vicio é fatal para corpo assim como todo o pecado é mortal pra a alma.

O problema da carne são os desejos que ela tem, e que quase sempre aborrece a Deus, e o diabo sabe disto e quais são; ele é um excelente negociador e seu poder de persuasão é incontestável, ele vai insistir até por fim te convencer.

Quando a sua carne está mortificada pelo Espírito Santo, ele se afasta de você.

Satanás é tão astuto e ardiloso, que quando ele envia as suas legiões para terra para tentar os cristãos, ele orienta e pede para eles terem o máximo de cuidado para não se aproximar daqueles crentes que jejuam e consagram as suas vidas; porque estes tais podem expulsa-los e manda-los de volta para o inferno.

Como está a sua proteção contra o pecado.

Deus ensinou a Caim, mas permitiu que ele optasse por livre e espontânea vontade, reveja o que o Senhor disse a ele:

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?

E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4. 7 … 23

Romanos 6• 23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!  

Caim escolheu o caminho mais fácil e que lhe exigiria menor esforço; a obstinação (forte apego a seu próprio ponto de vista) e a desobediência (insurgir contra a autoridade); e o diabo lhe enganou.

O que Deus quis dizer para Caim?

Deus poderia obriga lo a tomar a decisão certa?

Poderia evitar que aquele mal acontecesse?

O que Deus quer dizer para você?

Deus pode obriga lo a tomar a decisão certa?

Pode evitar que o mal lhe aconteça?

O próprio Deus orienta:

A escolha é sua. Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?

A decisão é sua. Se não fizeres bem; o problema é seu.

O pecado jaz à porta; o controle é seu.

Sobre ti será o seu desejo.

A solução é sua. Mas sobre ele deves dominar.

Porque Deus haveria de intervir?

Ele age no impossível, quando para o homem não há mais solução.

Ele já fez o impossível, enviou o Filho Dele para lhe resgatar do domínio do pecado entregando a própria vida pelos seus pecados, agora você tem cinco opções, só lhe resta agir.

Você tem a liberdade de poder escolher a opção única errada que é o caminho mais fácil e curto, esta lhe exigirá menor esforço; a obstinação (o forte apego ao seu próprio ponto de vista) e a desobediência (insurgir contra a autoridade); e o dano maior das consequências é que o diabo além vai zombar e te acusar.

Quando você der por conta do fracasso cometido e quiser buscar a lucidez que desprezou, talvez seja tarde, isto sempre acontece, quando nos arrependemos por uma decisão não pensada, quase nunca há uma possibilidade de retroceder, resta lamentar.

Deus não agiu com autoridade, ou seja, por meio da força; Ele agiu de autoridade; isto é na origem do problema, isto explica o motivo por Ele não intervir na questão de Caim.

Deus sempre a tem a solução certa, mas Ele deixa você optar pela decisão.

Também pode evitar que o mal lhe aconteça, mas Ele te alerta e lhe mostra à solução.

Foi assim com Adão, com Caim e continua sendo hoje com todos aqueles que não seguem as suas orientações.

A bíblia Sagrada ensina com deves andar; o Espírito Santo ensina como deves agir, porém, a escolha é sua; a decisão é sua; o problema é seu; o controle é seu, e a solução é sua; você decide qual lhe é o mais oportuno; ouvir a voz de Deus, a do homem ou atentar para os desígnios do seu “eu”.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Romanos 6• 23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor! 

O diabo dominou sobre todas as engenharias humanas, e ele tem a sua disposição e o controle total das mais avançadas tecnologias, para produzir o engano.

Ele ministra palestras, cursos, seminários e atualmente já dirige até os cultos em varias Igrejas; ele é tão sagaz, que já ocupa lugar exclusivo nas tribunas.

Exemplos: há algum tempo não muito remoto, ente 20 e 25 atrás, isto nas Igrejas Pentecostais, a doutrina da bíblia era levada a serio e cumprida a risco; os pastores não abriam mão do ensino por razão espiritual, porque primeiro ele obedecia e depois ensinava e por fim exigia o seu cumprimento.

A oração, o jejum e a santificação era obrigatório para preparar os novos crentes para o batismo nas águas e ninguém podia ser batizado se ainda não tivesse abandonado todos os costumes que tinha quando ainda confessava a antiga religião.

Este procedimento era infalível, a maioria dos candidatos no momento do batismo quando o seu corpo era imerso na água ele recebia o batismo com o Espírito Santo, quando isto não acontecia neste ato, poucos tempo depois em algum culto de oração ou de vigília o membro era selado com Fogo.

Por ironia do destino o primeiro hábito que o novo futuro membro deveria abandonar seria o vício do uso da televisão, este é o mais perigoso entre todos os demais.

Se ele tinha outros vícios como por exemplo; jogar qualquer outro tipo de jogo incluindo os de azar, bem como o da bebida, fumo, drogas, e outros mais; esta pessoa ainda não não foi doutrinada, portanto, esta pessoa ainda não estava apta para o batismo em águas; que é a prova do arrependimento dos pecados.

Para as mulheres ensinava se que não era lícito cortar ou tingir os cabelos; não demonstrar a sensualidade no vestir bem como usar roupas masculinas, além de não fazer uso de qualquer tipo de maquiagem e não envolver se  sentimentalmente com pessoas de outras denominações era unânime etc.

Os cultos de doutrina eram exclusivos para o ensino destas praticas; fato que rendia o titulo de Igreja rigorosa pelas outras; pois poucos membros de outras igrejas migravam para as pentecostais; os católicos tinham pavor dos cristãos a quem chamavam lhes de fanáticos.

Pois bem, com o passar do tempo os pastores espirituais foram encerrando os seus ministérios e vieram a ser substituído pelos mais modernos; e foram introduzida e nova prática, e uma delas, “usos e costumes” substitui a palavra “doutrina”.

Com esta mudança inicial outras vieram com tempo; a televisão passou as ser liberada, na época foi lançado o videocassete, e era necessário do aparelho para assistir as fitas.

Alguns pastores começaram a gravar as suas pregações em “cassete”, era uma das formas de se obter uma renda extra e também servia de veiculo para a autopromoção; os lideres começaram a sair do anonimato.

Esta mudança de hábito alterou a pregação da doutrina, os membros rapidamente aderiram ao novo sistema, e tudo o que era ensinado caiu em desuso sob a égide da nova filosofia, denominada usos e costumes.

Veja como o diabo foi astuto; ele não conseguia dominar a Igreja, a estratégia foi enganar os pastores, e o resultado; sucesso absoluto.

Na primeira etapa satanás colocou a televisão na casa do pastor depois nas vidas dos membros, o diabo entrou na Igreja e o pecado na vida dos crentes, ele assumiu o controle, hoje a Igreja entrou na televisão e o Espírito Santo saiu dela; satanás criou um pacote básico com promoções para todos os usuários.

Não vou questionar enfim o que era pecado antes e se não é hoje, visto que existem tantos outros que são tão gravíssimos como por exemplo aqueles que são ocultos aos olhos dos homens; e que somente o Espírito santo pode ver; identificar e revelar. 

Enfim, os pastores negligentes, os membros néscios, a Igreja contaminada, a televisão, os usos e costumes; e o próprio diabo de brinde; o anjo do Senhor lançará este pacote no inferno, onde o fogo não se apaga nunca e o "bicho" não morre.

Cabe ressaltar ainda que este "bicho" que não morre nem mesmo no inferno, está registrado na bíblia; portanto, ele é real e semelhante ao que consome a carne humana uma vez apodrecida depois da morte; porém, este espiritual e acompanhará a alma que for para a perdição eterna. 

Marcos 9• 47E ainda, se um dos teus olhos te levar a pecar, arranca-o. É melhor entrares no Reino de Deus com apenas um dos teus olhos do que, possuindo os dois olhos, seres atirado no inferno. 

48Naquele lugar, os teus vermes devoradores não morrem, e as chamas nunca se apagam. Os cristãos são o sal da terra! 

49Pois todos serão salgados com fogo. 

Conclusão.  

Se o Espírito Santo já não fala mais na sua Igreja é porque o pecado já tomou conta dela; ela se encontra nas condições acima, peça para Ele te tirar você de lá, se ainda não estiver completamente contaminado, não será a igreja que dará conta da sua alma pra Deus, mas sim você; e favor dela neste dia não haverá o que se argumentar em sua defesa.

Medite na mensagem de Efésios 5 a seguir: 

Efésios 5• 11E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes as condenai. 

12Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. 

13Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta! 

14Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. 

15Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios, 

16 Por isso não sejais insensatos, mas, entendei qual seja à vontade do Senhor. 

Se a sua igreja já liberou quase tudo mais ainda não está de acordo com as suas exigências, ela ainda continua rígida, faça o seguinte, saia dela, mude para o catolicismo, o espiritismo, maçonaria ou qualquer outra religião ou seita, com certeza você está no lugar errado e perdendo o se tempo à toa; a salvação é restrita apenas aos escolhidos, não é para todos; e quem sabe você não é um deles que está ocupando o lugar de alguém que irá substituí-lo para herdar a salvação em seu lugar!

O pecado bate constantemente a porta do nosso coração, mas, se deixarmos ele entrar é sinal de que o Espírito Santo ainda não é bem-vindo na nossa alma! 

Em Cristo.

Em Cristo.

Shalom

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

 

 

 

Licença Creative Commons
O que é o pecado? Qual é a sua origem? Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.org/o-que-e-o-pecado-qual-e-a-sua-origem Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org