Páscoa O que ela representa para mim

Páscoa → O que ela representa para mim?

Páscoa!

O que ela representa para mim?

pascoa.png

A Páscoa  

 

Não existe esse vocábulo na língua portuguesa; entrou na linguagem por meio da liturgia da igreja católica.

Páscoa: vem da palavra grega PASOH. Que quer: “ Dizer passar além, passar por perto.” No hebraico, a palavrapascoa1.pngdescreve
a passagem do anjo da morte, quando seriam mortos todos os primogênitos do Egito e poupados os dos Israelitas.

 

A Páscoa para Israel

 

Foi instituída no Egito para comemorar o acontecimento culminante da redenção de Israel - Ex. 12.14. Quando Moisés os retirou do Egito.

 

Elementos da Páscoa no Velho Testamento

 

1 - O Cordeiro. Representava o preço da redenção e libertação de Israel do Egito; o sacrifício.

2 - Os Pães Asmos. Revelavam a pressa com que abandonariam a terra do Egito. A farinha amassada sem ter recebido o fermento, por falta de tempo.

3 - As Ervas Amargas . Ou alface agreste, recordavam a opressão do Egito, amargura do cativeiro, além de dar melhor sabor à carne adocicada do cordeiro.

4 - O Sangue . Representava a Expiação.

 

Elementos da Páscoa no Novo Testamento

 

1- O Cordeiro - Simbolizava Cristo, a libertação do pecado - Jo. 1. 36. João Batista afirmou: "Eis o cordeiro de Deus ...". Era sem defeito - Ex. 12.5; 1 Pe 1.18,19.

2- Foi sacrificado, no entanto seus ossos não foram quebrados - Ex. 12. 46; Sl. 34. 20; Jo. 19. 36. O sangue foi derramado para expiação dos pecados, era o penhor da salvação - Ex. 12. 13; 1 Jo. 1. 7.

3- Foi comido na Páscoa - Mt. 26. 26; Jo 10. 2

 

Os Pães Asmos

 

Simbolizavam pureza. O pão deveria ser sem fermento. A proibição baseava-se em que o fermento é um agente de decomposição e servia de símbolo da corrupção moral, e também de doutrinas falsas – Mt. 16. 11; Mc. 8. 15.

Na nossa comunhão com Cristo não pode haver impureza. A ausência do fermento simbolizava a santidade de vida que se requer no serviço de Deus.

 

Ervas Amargas

 

Simbolizavam a amargura que o cordeiro iria passar e a amargura das almas humanas por causa do pecado. Hoje, todas as vezes que celebramos a ceia do Senhor, relembramos o grande feito da nossa redenção, feita não mais por um cordeiro, não mais por um cativeiro físico, mas pelo próprio Filho de Deus. "Podemos dizer que o Egito foi o calvário da nação hebraica, como o calvário de Jerusalém foi o nosso calvário".

 

O Sangue

 

Simbolizava a garantia do perdão. "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" Hb. 9. 22.

O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado" 1 Jo. 1. 7. O pecado do homem foi coberto pelo sangue propiciatório do cordeiro de Deus.

 

A Páscoa dos nossos dias e seus símbolos

 

A Instituição

 

A festividade da Páscoa foi fixada pelo Concílio de Nicéia em 325 D.C., é uma festa anual da Igreja Cristã comemorativa à ressurreição de Cristo.

 

Os Símbolos

 

1. O Coelho - Substituíram o cordeiro pelo coelho, como símbolo de fecundidade (o coelho chega a produzir cerca de 110 filhotes por ano). Apareceu por volta de 1915 na França. A sua cor e a sua rapidez contribuíram para o seu lugar na simbologia. Dizem mais que ele representa a morte e a ressurreição de Cristo, pelo fato de que alguns que habitam lugares frios e nevados hibernam e só saem da caverna quando chega a primavera. 

Sabemos que não podemos aceitar tamanha aberração, pois em toda a Bíblia encontramos o cordeiro e não o coelho como símbolo de Cristo. 

2. O Ovo - O ovo significando começo, origem de tudo. Quando incubado, dele sai vida, porque nele está contido a vida. Em Cristo não está contido a vida, Ele é a própria VIDA - Jo 11. 25. O ovo está presente na mitologia antiga, nas religiões do Oriente, nas tradições populares e numa grande parte da Cristandade. Na Idade Média os Europeus adotaram o costume Chinês de enfeitar os ovos.

Em 1928 surgiram os ovos de chocolate que foram industrializados em larga escala. No século XVIII a Igreja Católica Romana adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo.

3. O Peixe - É o símbolo do Cristianismo. Dizem que no passado quando os cristãos se reunião, faziam desenho de um peixe.

Na semana santa não comem carne por causa do corpo de Cristo, e substituíram a carne pelo peixe, mas na Páscoa judaica comiam o cordeiro. Estes símbolos modernos são uma mistura de mitologia pagã com a simbologia cristã paganizada.

 

pascoa3.png

 

A Páscoa para os evangélicos

Para Os evangélicos, a Páscoa tem apenas valor histórico e figurativo. O que tem maior sentido e valor é a Ceia do Senhor, pois Jesus quando comeu a última Páscoa com os Apóstolos, antes do seu sofrimento , deu um caráter todo especial ao acontecimento - Lc. 22. 15: E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.

 

Conclusão: Todos aqueles que nasceram de novo tem em suas vidas Jesus Cristo, o verdadeiro cordeiro pascal. Devem lembrar do calvário constantemente, independente de uma data fixada no calendário anual

Criação: Profª Marta Melo 

http://pt.slideshare.net/martielly/slide-a-pascoa 

 


CamenTaurios.png

 

 

 Boa "Pessah" para quem é Pessah e boa páscoa para todos os demais que para estes os votos são desejos recíprocos de todos os fabricantes de chocolates em agradecimentos por mais esta festa católica responsável pelo merchandising [conceito da área do marketing que indica uma técnica de planejamento e promoção de um produto, no local e tempo adequados] que rende altos dividendos para os produtores da industrialização do cacau]. 

Comentários