Quem é Baphomet?

  Quem é Baphomet?


 

 

Baphomet é uma figura com cabeça de bode enigmática encontrada em várias instâncias na história do ocultismo. A partir da Cavaleiros Templários da Idade Média e os maçons do século 19 às correntes modernas do ocultismo, Baphomet nunca deixa de criar polêmica. Mas onde é que Baphomet origina-se, e o mais importante, qual é o verdadeiro significado desta figura simbólica? Este artigo analisa as origens de Baphomet, o significado esotérico de Baphomet e sua ocorrência na cultura popular.

No longo da história do ocultismo ocidental, o nome do misterioso Baphomet é muitas vezes invocado. Embora tenha se tornado comumente conhecido seu nome no século XX, menções de Baphomet podem ser encontradas em documentos que datam do século 11. Hoje, o símbolo está associado com qualquer coisa relativa ao ocultismo, magia ritualística, bruxaria, satanismo e esoterismo. Baphomet aparece muitas vezes na cultura popular para identificar qualquer coisa oculta.

A mais famosa representação do Baphomet é encontrada no livro de Eliphas Levi "Dogme et Rituel de la Haute Magie", um livro de 1897, que se tornou uma referência padrão para o ocultismo moderno. O que esta criatura representa? Qual é o significado dos símbolos ao seu redor? Por que é tão importante no ocultismo? Para responder a algumas destas questões , devemos primeiro olhar para suas origens. Vamos primeiro olhar para a história de Baphomet e vários exemplos de referências a Baphomet na cultura popular.

Origens do Nome

Existem várias teorias sobre as origens do nome de Baphomet. A explicação mais comum afirma que é uma corrupção do francês antigo do nome de Maomé (que foi Latinizado para "Mahomet") - o Profeta do Islã. Durante as Cruzadas, os Cavaleiros Templários permaneceram por durante longos períodos de tempo em países do Oriente Médio, onde se familiarizou com os ensinamentos do misticismo árabe. Este contato com as civilizações orientais lhes permitiram trazer de volta para a Europa as bases do que se tornaria o ocultismo ocidental, incluindo o gnosticismo, a alquimia, a cabala e o hermetismo. A afinidade dos Templários com os muçulmanos levou a Igreja a acusá-los de adoração de um ídolo chamado Baphomet, por isso há algumas ligações plausíveis entre Baphomet e Maomé. No entanto, existem outras teorias sobre a origem do nome.

Eliphas Levi, o ocultista francês que desenhou a famosa representação do Baphomet argumentou que o nome havia sido derivado de codificação cabalística :"O nome do Baphomet dos Templários, que deve ser escrito cabalisticamente para trás, é composto de três abreviações: Tem. ohp . AB. , Pactos Templi omnium hominum abbas, o pai do templo da paz de todos os homens" . - Eliphas Levi, Dogmes et Rituels de la Haute Magie Arkon Daraul, um autor e professor da tradição Sufi e magia argumentou que Baphomet veio da palavra árabe Abu fihama (t), que significa "O Pai do Entendimento". - Arkon Daraul, A History of Secret Societies Dr. Hugh Schonfield, cujo trabalho sobre os Manuscritos do Mar Morto é bem conhecido, desenvolveu uma das teorias mais interessantes. Schonfield, que havia estudado uma cifra judeu chamado a cifra Atbash, que foi usado na tradução de alguns dos Manuscritos do Mar Morto, afirmou que quando se aplicou a cifra para a palavra Baphomet, é transposta para a palavra grega "Sophia", que significa "conhecimento" e também é sinônimo de "deusa".

Possíveis Origens da Figura

A representação moderna de Baphomet parece ter suas raízes a partir de várias fontes antigas, mas principalmente a partir de deuses pagãos. Baphomet tem semelhanças com deuses de todo o globo, incluindo o Egito, Europa do Norte e Índia. Na verdade, as mitologias de um grande número de civilizações antigas incluem algum tipo de divindade com chifres. Na teoria junguiana, Baphomet é uma continuação do deus chifrudo arquétipo, como o conceito de uma divindade tendo chifres é universalmente presente na psique individuais. Cernunnos, Pan, Hathor, o Diabo (como descrito pelo cristianismo) e Baphomet têm uma origem comum? Alguns de seus atributos são muito semelhantes.

O antigo deus celta Cernunnos é tradicionalmente representado com chifres chifre na cabeça, sentado na "posição de lótus", semelhante à representação do Baphomet de Levi. Embora a história de Cernunnos está envolta em mistério, ele é geralmente considerado o deus da fertilidade e da natureza

Na Grã-Bretanha, um aspecto de Cerennunos foi nomeado Herne. O deus chifrudo tem as características parecidas com as de Baphomet, juntamente com sua ênfase no pênis/falo

 


Pan era uma divindade de destaque na Grécia. O deus da natureza era muitas vezes representado com chifres na cabeça e a parte inferior do corpo de uma cabra. Não muito diferente de Cerenunnos, Pan é uma divindade fálica. Suas características animalescas são uma personificação dos impulsos carnais e de procriação dos homens

Papa Silvestre II e o Diabo (1460). No cristianismo, o diabo tem características semelhantes às dos deuses pagãos descritos acima pois eles são a principal inspiração para essas representações. Os atributos incorporados por esses deuses se tornou a representação do que é considerado o mal pela Igreja

O Cartão Diabo do Tarot de Marselha (século 15). A representação deste cartão do diabo, com suas asas, chifres, seios e sinal da mão é, sem dúvida, uma grande influência na representação do Baphomet de Levi

Robin Good-Fellow (ou Puck) é uma fada mitológica que dizem ser a personificação do espírito da terra. Tendo vários atributos de Baphomet e outras divindades, ela é mostrada aqui na capa de um livro de 1629 rodeado por bruxas

A pintura de Goya de 1821, "Grande Bode" ou "Witches Sabbath". A pintura retrata um grupo de bruxas se reuniram em torno de Satanás, retratado como um meio-homem e meio-cabra

Uma figura semelhante a Baphomet na Catedral de Notre-Dame-de-Paris, que foi originalmente construída pelos Cavaleiros Templários

O Baphomet de Eliphas Levi

Esta representação de Baphomet de Eliphas Levi de seu livro ‘Dogmes et Rituels de la Haute Magie’ (Dogmas e Rituais da Alta Magia ) tornou-se a representação "oficial" visual de Baphomet.....Em 1861, o ocultista francês Eliphas Levi incluiu em seu livro Dogmes et Rituels de la Haute Magie (Dogmas e Rituais da Alta Magia ) um desenho que se tornaria a mais famosa representação de Baphomet: um bode humanóide alado com um par de seios e uma tocha em sua cabeça entre os seus chifres. A figura tem inúmeras semelhanças com as divindades descritas acima. Ele também inclui vários outros símbolos esotéricos relacionados com os conceitos esotéricos incorporados pelo Baphomet .

No prefácio de seu livro, Levi declarou: "A cabra no frontispício carrega o sinal do pentagrama na testa, com um ponto no topo, um símbolo da luz, as duas mãos que formam o sinal do hermetismo, um apontando para a lua branca de Chesed, e a outra apontando para baixo, para o preto de Geburah. Este signo expressa a perfeita harmonia da misericórdia com a justiça.

Um braço é fêmea, e o outro macho como os do andrógino de Khunrath , os atributos dos quais tivemos que unir com os do nosso bode porque ele é um e o mesmo símbolo. A chama da inteligência que brilha entre seus chifres é a luz mágica do equilíbrio universal, a imagem da alma elevada acima da matéria, como a chama, enquanto esta preso à matéria, brilha acima dela. A cabeça da besta feia expressa o horror do pecador, cuja atuação materialmente, o único responsável parte tem que arcar com a punição exclusivamente, porque a alma é insensível de acordo com sua natureza e só pode sofrer quando se materializa. A vara de pé em vez dos genitais simboliza a vida eterna, o corpo coberto de escamas da água, o semi- círculo acima da atmosfera, as penas seguintes acima do volátil. A humanidade é representada pelos dois seios e os braços Androgyn desta esfinge das ciências ocultas." - Eliphas Levi, Dogme et Rituel de la Haute Magie.

Em representação de Levi de Baphomet encarna a culminação do processo alquímico - a união de forças opostas para criar Luz Astral - a base da magia e, por fim, a iluminação.

Um olhar mais atento sobre os detalhes da imagem revela que cada símbolo é, inevitavelmente, equilibrado com o seu oposto. O próprio Baphomet é um personagem andrógino com as características de ambos os sexos: seios femininos e uma haste que representa o falo ereto. O conceito de androgenia é de uma grande importância na filosofia oculta, pois é o representante do mais alto nível de iniciação na busca de se tornar "um com Deus".

O falo do Baphomet é na verdade Hermes Caduceus - uma haste com duas serpentes entrelaçadas . Este antigo símbolo tem representado hermetismo durante séculos. O Caduceus esotericamente representa a ativação dos chakras, a partir da base da coluna vertebral para a glândula pineal, usando o poder serpentino (daí , as serpentes ) ou Luz Astral.

 

O Caduceus como símbolo de ativação chakra"A Ciência é real somente para aqueles que admitem e entendem a filosofia e a religião, e seu processo só será bem sucedido para o Adepto que atingiu a soberania da vontade, e assim se tornar o Rei do mundo elementar: para o grande agente da operação do Sol, é aquela força descrita no símbolo de Hermes, da mesa de esmeralda, é o poder mágico universal, ardente, a força motriz espiritual, é o Od de acordo com os hebreus, é a luz astral de acordo com outros. 

Aí está o fogo secreto, vivo e filosófico, do qual todos os filósofos herméticos falam com a reserva mais misteriosa: A Semente Universal, o segredo de que eles mantiveram, e que eles representavam apenas sob a figura do Caduceu de Hermes" - Albert Pike, Morals and Dogma...Baphomet é, portanto, um símbolo da Grande Obra alquímica, onde as forças separadas e opostas são unidas em perfeito equilíbrio para gerar luz astral. Este processo alquímico é representado na imagem de Levi pelos termos em Solve e Coagula nos braços do Baphomet.

Enquanto eles realizam resultados opostos, resolvendo (transformar sólido em líquido) e de coagulação (transformar líquido em sólido) são duas etapas necessárias do processo alquímico - que visa transformar pedra em ouro ou, em termos esotéricos, um homem profano em um homem iluminado. As duas etapas estão no braços apontando em direções opostas, enfatizando sua natureza oposta.

As mãos de Baphomet formam o "sinal de hermetismo" - que é uma representação visual da axioma hermética "Como é em cima, assim é embaixo". Este ditado resume o conjunto dos ensinamentos e os objetivos do hermetismo, onde o microcosmo (homem) é como o macrocosmo (o universo). Portanto, uma compreensão igual compreende o outro. Esta Lei de Correspondência origina das Tabletes de Esmeralda de Hermes Trismegisto, onde foi indicado:

"Aquilo que está abaixo corresponde ao que está acima, e o que está acima, corresponde ao que está embaixo, para realizar os milagres de uma coisa". - English translation of the Emerald Table...O domínio dessa força de vida, a Vida Astral, é o que é chamado pelos ocultistas modernos de "Magick".

 

O cartão de tarô Magician exibindo o axioma hermético "Como é em cima, assim é embaixo"

A prática da magia - branca ou preta - depende da capacidade do adepto de controlar a força da vida universal - o que Eliphas Levi chama o grande agente mágico ou a luz astral. Pela manipulação desta essência fluídica os fenômenos do transcendentalismo são produzidos.

O famoso cabra hermafrodita de Mendes era uma criatura composta formulada para simbolizar a luz astral. Ele é idêntico ao Baphomet das pantheos místicas desses discípulos de magia cerimonial, os Templários, que provavelmente obtiveram dos árabes
." -Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages.Cada uma das mãos de Baphomet aponta para luas opostas, que Levi chama de Chesed e Geburah - os dois conceitos opostos de tomadas da Cabala Judaica. Na Árvore cabalística da Vida, o Sefirot, Chesed está associado a "bondade dada aos outros", enquanto Geburah refere-se à "contenção da própria vontade de conceder bondade aos outros, quando o destinatário de que o bem é considerado indigno e susceptível de abusar dela" .

Estes dois conceitos são opostos e, como tudo na vida, um equilíbrio deve ser encontrado entre os dois.

A característica mais reconhecível de Baphomet é, naturalmente, a sua cabeça de bode.

Esta cabeça monstruosa representa do animal a natureza pecaminosa, suas tendências egoístas do homem e seus instintos mais básicos. Contrapondo-se a natureza espiritual do homem (simbolizada pela " luz divina " em sua cabeça), este lado animal é independentemente visto como uma parte necessária da natureza dualista do homem, onde o animal e o espiritual devem se unir em harmonia. Também pode-se argumentar que a aparência grotesca geral do Baphomet poderia servir para afastar e repelir o profano que não estão iniciados ao significado esotérico do símbolo.

 

Nas Sociedades Secretas

Embora em 1861 a representação de Baphomet de Levi é a mais famosa, o nome deste ídolo tem circulado por mais de mil anos, através de sociedades secretas e círculos ocultistas. A primeira menção registrada de Baphomet como uma parte de um ritual oculto apareceu durante a época dos Cavaleiros Templários.

 

Os Cavaleiros Templários
Baphomet presidindo um ritual Templário por Leo Taxil

 

É amplamente aceito pelos pesquisadores ocultistas que a figura de Baphomet foi de grande importância nos rituais da Ordem dos Templários. A primeira ocorrência do nome Baphomet apareceu em uma carta de 1098 do cruzado Anselmo de Ribemont afirmando:

"À medida que o dia seguinte amanheceu eles chamaram em voz alta sobre Baphometh enquanto orávamos silenciosamente em nossos corações a Deus, então nós atacamos e forçamos todos eles para fora dos muros da cidade." - Malcom Barber and Keith Bate, Letters from the East: Crusaders, Pilgrims and Settlers in the 12th-13th Centuries.

Sim , em nossa profunda convicção, os Grão-Mestres da Ordem dos Templários adoraram a Baphomet, e causou a ser adorado por seus iniciados; sim, existia no passado, e pode ainda estar no presente, assembleias que são presidida por esta figura, sentado em um trono e com uma tocha flamejante entre os chifres. Mas os adoradores deste sinal não consideram, como nós, que é uma representação do diabo: pelo contrário, para eles é a do deus Pã, o deus de nossas escolas modernas de filosofia, o deus do escola teúrgica de Alexandria e de nossos próprios místicos neoplatônicos, o deus da Lamartine e Victor Cousin, o deus de Spinoza e Platão, o deus das escolas gnósticas primitivas, o Cristo também do sacerdócio dissidente . Esta última qualificação , atribuída ao bode de Magia Negra, não surpreenderá os estudantes de antiguidades religiosas que estão familiarizados com as fases de simbolismo e a doutrina nas suas várias transformações, seja na Índia, Egito ou Judeia." - Op. Cit. Levi

 

Maçonaria

Pouco depois do lançamento de ilustração de Levi, o escritor e jornalista francês Léo Taxil lançou uma série de folhetos e livros denunciando a Maçonaria, acusando lojas com adoração ao diabo. No centro de suas acusações estava Baphomet, que foi descrito como o objeto maçom de adoração.

"Les mystères de la franc-maçonnerie" (Mistérios da Maçonaria) maçons acusados de satanismo e adorar Baphomet. As obras de Taxil despertou a ira de católicos.

.

A capa do livro "Les mystères de la franc-maçonnerie" que descreve um ritual maçônico presidido por Baphomet, que está sendo literalmente adorado

A Imagem Anti-maçônica pelo publicitário Abel Clarin de la Rive, 1894 

Em 1897, depois de causar uma grande celeuma devido às suas revelações sobre a Maçonaria francesa, Léo Taxil convocou uma conferência de imprensa onde anunciou que muitas de suas revelações eram fabricações (The Confessions of Léo Taxil, April 25 1897). Desde então, esta série de eventos tem sido apelidado de "Léo Taxil Hoax". No entanto, alguns argumentam a probabilidade de que a confissão de Taxil pode ter sido coagida, a fim de acabar com a polêmica envolvendo a Maçonaria. 

Seja qual for o caso, a conexão mais provável entre a Maçonaria e Baphomet é através do simbolismo, onde o ídolo se torna uma alegoria para profundos conceitos esotéricos. O autor maçônico Albert Pike argumenta que, na Maçonaria, Baphomet não é um objeto de adoração, mas um símbolo, o verdadeiro significado do que é revelado apenas aos iniciados de alto nível. 

"É absurdo supor que homens de intelecto adoravam um ídolo monstruoso chamado Baphomet, ou reconhecido Maomé como um profeta inspirado. Seu simbolismo, inventado séculos antes, para esconder o que era perigoso confessar, foi , naturalmente, mal interpretado por aqueles que não eram adeptos, e aos seus inimigos pareciam ser panteísta. O bezerro de ouro, feito por Aarão para os israelitas, foi apenas um dos bois sob a camada de bronze, e o Karobim no Propiciatório, incompreendido. Os símbolos dos sábios sempre se tornam os ídolos da multidão ignorante. O que os chefes da Ordem realmente acreditavam e ensinavam, é indicado para os Adeptos pelas sugestões contidas nos altos graus da Maçonaria, e pelos símbolos que só os Adeptos entendem." - Albert Pike, Morals and Dogma

Aleister Crowley.

O britânico ocultista Aleister Crowley nasceu cerca de seis meses após a morte de Eliphas Levi, levando-o a acreditar que ele era a reencarnação de Levi. Em parte por esta razão, Crowley era conhecido dentro da OTO, a sociedade secreta que ele popularizou, como "Baphomet". 

 Uma foto autografada de Crowley como Baphomet

Aqui está a explicação de Crowley da etimologia do nome Baphomet, tiradas de seu livro de 1929 As Confissões de Aleister Crowley:

"Eu tinha tomado o nome Baphomet como o meu lema na OTO Durante seis anos e eu tinha tentado descobrir mais a maneira correta de soletrar este nome. Eu sabia que ele deve ter oito letras, e também que as correspondências numéricas e literais devem ser de modo a expressar o significado do nome de uma tal de maneira como para confirmar o que tinha de conhecimento dos estudos que descobri sobre ele, e também para esclarecer esses problemas que os arqueólogos tinham até agora e não conseguiram resolver.... Uma teoria do nome é que ele representa as palavras ???? ??????, O batismo de sabedoria; outra, que é uma corruptela de um título que significa "Pai Mitra". Escusado será dizer que o sufixo R apoiou a última teoria. Eu adicionei a palavra, tal como preconizado pelo Bruxo. Ele somou 729. Este número nunca tinha aparecido no meu trabalho Cabalístico e, portanto, não significava nada para mim. Ele, porém, em si justificada como sendo o cubo de nove. A palavra ?????, O título místico dado por Cristo a Pedro como a pedra angular da Igreja, tem esse mesmo valor. Até agora, o Assistente tinha mostrado grandes qualidades! Ele havia esclarecido o problema etimológico e mostrou por que os Templários deveriam ter dado o nome de Baphomet para seu chamado ídolo. Baphomet era o pai Mithras, a pedra cúbica, que foi o canto do Templo." - Aleister Crowley, The Confessions of Aleister Crowley.

Baphomet é uma figura importante na Thelema, o sistema místico que ele estabeleceu no início do século 20. Em uma de suas obras mais importantes, Magick, Líber ABA, Book 4, Crowley descreve Baphomet como um andrógino divino: 

"O Diabo não existe. É um nome falso inventado pelos Irmãos Negros para implicar uma unidade na sua confusão ignorante de dispersões. Um diabo que tivesse unidade seria um Deus... "O Diabo" é, historicamente, o Deus de todos os povos que se pessoalmente não gosta... Esta serpente, Satanás, não é o inimigo do homem, mas Ele que fez Deuses da nossa raça, sabendo bem e do Mal, Ele mandou" Conhece a ti mesmo!" e ensinou Iniciação. Ele é "O Diabo" do Livro de Thoth, e Seu emblema é Baphomet, o Andrógino que é o hieróglifo da perfeição arcana... Ele é, portanto, a Vida e o Amor. Mas além disso a sua carta é ayin, o Olho, de modo que ele é Luz, e sua imagem Zodiacal é Capricórnio, que saltando cabra cujo atributo é a Liberdade". - Aleister Crowley, Magick, Liber ABA, Book 4 .

Ecclesia Catholica Gnostica, o braço eclesiástico de Ordo Templi Orientis (OTO), recita durante a sua Missa Gnóstica: "E eu acredito na Serpente e Leão, Mistério do Mistério, em Seu nome BAPHOMET." -Helena and Tau Apiron, “The Invisible Basilica: The Creed of the Gnostic Catholic Church: An Examination.

Baphomet é considerada a união do Caos e Babalon, energia masculina e feminina, o falo e o útero.

A Igreja de Satanás

Embora não seja tecnicamente uma sociedade secreta, a Igreja de Satanás de Anton Lavey continua a ser uma ordem ocultista influente. Fundada em 1966, a organização adotou o "Sigilo do Baphomet" como seu insígnia oficial. 

 

O Sigilo de Baphomet, o símbolo oficial da Igreja de Satanás, apresenta o Bode de Mendes dentro de um pentagrama invertido .

O Sigilo de Baphomet foi, provavelmente, fortemente inspirado por esta ilustração de La Clef de la Magie Noire de Stanislas de Guaita (A Chave para Magia Negra): 

De acordo com Anton Lavey, os templários adoravam Baphomet como um símbolo de Satanás. Baphomet é destaque presente durante a Igreja de Satanás nos rituais como o símbolo e é colocado acima do altar ritualístico.

Na Bíblia Satânica, Lavey descreve o símbolo do Baphomet: 

 "O símbolo do Baphomet foi usado pelos Cavaleiros Templários para representar Satanás. Através dos tempos este símbolo tem sido chamado por muitos nomes diferentes. Entre elas estão: O Bode de Mendes, o Bode de Mil Jovens, O Bode Preto, O Bode de Judas, e talvez o mais apropriadamente, O Bode Expiatório. Baphomet representa os Poderes das Trevas combinados com a fertilidade generativa do bode. Na sua "pura" forma o pentagrama é mostrado envolvendo a figura de um homem nos cinco pontos da estrela - três pontos para cima, duas pontas para baixo - simbolizando a natureza espiritual do homem. No satanismo o pentagrama também é usado, mas desde que o satanismo representa os instintos carnais do homem, ou o oposto da natureza espiritual, o pentagrama é invertido para acomodar perfeitamente a cabeça do bode - seus chifres, representando dualidade, empurrando para cima em desafio, a outros três pontos invertidos, ou a trindade negada. As letras hebraicas em torno do círculo exterior do símbolo, que são dos ensinos mágicos da Cabala, soletram "Leviathan", a serpente das águas do abismo, identificada com Satanás. Estes números correspondem aos cinco pontos da estrela invertida." - Anton Lavey, The Satanic Bible

Na Cultura Popular

.Principalmente devido à influência de Aleister Crowley e Anton Lavey na cultura popular, as referências a Baphomet podem ser encontrado em toda a cultura popular. Em alguns casos, como com bandas de heavy metal, as referências são bastante claras e inequívocas - estas bandas, de modo algum escondem a influência dessas escolas de ocultismo em suas imagens. Aqui estão alguns exemplos:

 

 

 

Banda de Death Metal Behemoth - Capa de Zos Kia Cultus 

 


Banda de death metal The Black Dalia Murder - capa do álbum Ritual 

 

 

A Rammstein’s Pussy se refere a androginia de Baphomet. O segundo homem da direita também faz o sinal da mão "O que está em cima é como o que está embaixo".

 

Na cultura pop de massa (corporativa), as referências são muito mais vagas e escondidas. Destinadas a um público mais jovem, as referências existem, mas provavelmente não são reconhecidas e compreendidas conscientemente pela maioria de sua platéia. Aqui estão alguns exemplos. 

 



Lady Gaga


A cantora pop Kerli




Capa do álbum de "Baphomet" de Kiichi
Conclusão 

Muitas referências mais obscuras podem ser encontrados por aqueles "que têm olhos para ver". 

Baphomet é uma criação composta simbólica da realização alquímica através da união de forças opostas. Ocultistas acreditam que através do domínio da força vital, a pessoa é capaz de produzir a iluminação da magia e do espirito. A representação de Eliphas Lévi de Baphomet incluia vários símbolos aludindo à elevação da kundalini - energia serpentina - que em última análise, leva à ativação da glândula pineal, também conhecida como o "terceiro olho". Então, do ponto de vista esotérico, Baphomet representa este processo oculto.

No entanto, ao longo do tempo o símbolo passou a denominar muito mais do que seu significado esotérico. Através de controvérsias, Baphomet tornou-se, dependendo do ponto de vista, uma representação de tudo o que é bom no ocultismo ou tudo o que é de ruim no ocultismo. É, de fato, o "bode expiatório" final, o rosto da feitiçaria, magia negra e satanismo. O fato do símbolo ser bastante monstruoso e grotesco provavelmente ajudou a impulsionar o símbolo para o seu nível de infâmia, como nunca deixa de chocar religiões organizadas ao mesmo tempo que atraem aqueles que se rebelam contra elas.

Desde que ganhou amplo reconhecimento na cultura popular, a imagem de Baphomet é agora utilizada como um símbolo de qualquer coisa sobre ocultismo e ritualismo. Nos meios de comunicação de massas, que têm laços com sociedades secretas, a figura de Baphomet aparece nos lugares mais estranhos, muitas vezes para um público jovem demais para entender a referência oculta (o site Vigilant Citizen documenta as ocorrências de Baphomet e símbolos ocultos outras em vídeos de música, filmes e moda.

Estaria Baphomet sendo utilizado na cultura pop como um símbolo do poder da elite oculta sobre as massas ignorantes?

Citações
2- Arkon Daraul, A History of Secret Societies
5- English translation of the Emerald Tablet
6- Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages
7- Malcom Barber and Keith Bate, Letters from the East: Crusaders, Pilgrims and Settlers in the 12th-13th Centuries
8- Op. Cit. Levi
9- The Confessions of Léo Taxil, April 25 1897
13- Helena and Tau Apiron, “The Invisible Basilica: The Creed of the Gnostic Catholic Church: An Examination”
14- Anton Lavey, The Satanic Bible
Fontes: