teoria do Big Bang não contradiz papel de Deus

Papa Francisco diz que teoria do Big Bang não contradiz papel de Deus

terça-feira, 28 de outubro de 2014 17:25 BRST
 
O papa Francisco faz a oração do Angelus, na janela do Palácio Apostólico, no Vaticano, no domingo. 26/10/2014 REUTERS/Max Rossi    
1 de 1Versão na íntegra        

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Teorias científicas como o "Big Bang", a grande explosão que se acredita ter dado origem ao universo 13,7 bilhões de anos atrás, e a ideia de que a vida se desenvolveu através de um processo evolutivo não entram em conflito com o ensinamento católico, disse o papa Francisco nesta terça-feira.         

Discursando em um encontro da Pontifícia Academia de Ciências, um organismo independente sediado no Vaticano e financiado em grande parte pela Santa Sé, Francisco afirmou que as explicações científicas para o mundo não excluem o papel de Deus na criação.         

"O início do mundo não é trabalho do caos, que deve sua origem a outra coisa, mas deriva diretamente de um princípio supremo que cria a partir do amor", declarou.         

"O 'Big Bang', que hoje é considerado a origem do mundo, não contradiz a intervenção criativa de Deus, pelo contrário, a requer", argumentou.         

"A evolução na natureza não contrasta com a noção de criação (divina), porque a evolução requer a criação de seres que evoluem", disse o pontífice.         

No passado, a Igreja se opôs às primeiras explicações científicas do universo, que contradiziam o relato da criação na Bíblia, condenando o astrônomo Galileu Galilei, do século 17, que mostrou que a Terra gira em torno do sol.         

Entretanto, ultimamente a Igreja tem buscado descartar sua imagem de inimiga da ciência, e os comentários do papa ecoaram declarações de seus antecessores.         

O papa Pio 12 descreveu a evolução como uma abordagem científica válida do desenvolvimento dos humanos nos anos 1950, e João Paulo 2º  reiterou essa posição em 1996.         

Em 2011, o papa Bento 16 disse que as teorias científicas da origem e do desenvolvimento do universo e dos humanos, embora não entrem em conflito com a fé, deixam muitas perguntas sem respostas.        

(Reportagem de Antonio Denti) © Thomson Reuters 2014 All rights reserved.

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0IH22R20141028

Comentários por Disqus