Translate this Page
Arrebatamento
Você acha que o Arrebatamento da Igreja será:
No meio da Tribulação
Depois da Tribulação?
Durante a Tribulação
Antes da Tribulação?
Não sei responder!
Ver Resultados


Rating: 2.1/5 (470 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





O Portal da Teologia 

Indice Mapa do Site Avançado
Busca O Portal

 Ychzek'el [Ezequiel] 9.3-4

O PORTAL DA TEOLOGIA

A marca de Cristo. 

3. Então a Glória do Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura

4. Adonai lhe disse: "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".  

 Atenção: O Arrebatamento da Irmã Vilma - Assista aqui em [Vídeos e Nova Era] Cuidado com a sua Alma! 

 

Graça e Paz em Cristo → A todos os Leitores → Sejam bem vindos → No nome de Jesus!  Comentem os artigos → Iniciem discussões sobre os temas → O Moderador. 06.04.2014 

 
OPorTAU.png

Atualize o seu navegador - novo domínio 

http://www.oportaldateologia.org/ 

O Portal:

 

 

oportal@oportaldateologia.org 

cliqueimagem 

OPorTAU.png 

Pedido de Oração  

 

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

 


O Portal da Teologia autoriza a republicação de todos os artigos do site na íntegra, desde que cite a fonte de origem.  


The Rapture: the blessed hope Jesus and Paul
The Rapture: the blessed hope Jesus and Paul

O arrebatamento: a bendita esperança de Jesus e Paulo

Hans K. LaRondelle
Hans K. LaRondelle, Th.D., é professor emérito de teologia sistemática no Seminário teológico adventista do sétimo dia, Andrews University, Berrien Springs, Michigan, Estados Unidos.
Setembro 2001

 

A igreja apostólica vivia na expectativa do retorno de Cristo em glória e poder. Paulo definiu os cristãos como aqueles que experimentam a graça de Deus, vivem uma vida santificada e "esperam a esperança abençoada e a manifestação [epiphaneia," aparência "] da glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Titus 2 : 13). * Esta "esperança abençoada" da aparição gloriosa de Cristo "para julgar os vivos e os mortos" (2 Timóteo 4: 1; Tim. 6:14), tornou-se a esperança cristã da igreja, até John Nelson Darby (1800-1882), dos irmãos Plymouth na Inglaterra, começou a ensinar a teoria do romance de um "arrebatamento pretribulado" um "arrebatamento" secreto e secreto dos cristãos para o céu sete anos antes da chegada de Cristo à glória. 1 De acordo com este ponto de vista, No arrebatamento, Cristo vem invisivelmente "para" Seus santos; Na gloriosa parousia (advento) ou epifania (aparecendo), Cristo retornará com os santos. Esta construção de um segundo advento em duas fases é o resultado de um sistema de hermenêutica chamado "literalismo", originado por Darby e popularizado por CI Scofield na (Nova) Scofield Reference Bible. 2

A diferença fundamental entre a teoria do êxtase secreto e o cristianismo histórico é a doutrina de que Cristo retornará em glória exatamente sete anos após o arrebatamento da igreja. Oculto nesta construção humana é um cenário secreto para o Segundo Advento, algo explicitamente proibido por Cristo (Mateus 24:36; Atos 1: 6, 7). Estudantes da Bíblia séria escreveram muitas avaliações críticas deste futurismo ou Dispensacionalismo, especialmente da dicotomia radical que cria entre Israel e a igreja. 3

Oferecemos uma breve revisão da posição bíblica sobre a esperança abençoada como ensinado por Jesus e Paulo. As principais passagens são Mateus 24: 29-31; João 14: 3; 1 Coríntios 15:51, 52; 1 Tessalonicenses 4: 13-18; E 2 Tessalonicenses 1: 5-10; 2: 1-8. Todo texto precisa ser interpretado no contexto de seu próprio contexto literário e histórico. Nosso uso das palavras "igreja", "Israel", parousia (advento) e "iminente", deve ser determinado pela revelação progressiva do Novo Testamento em vez de por considerações dogmáticas.

Ensinamento de Jesus sobre Sua futura parousia

Dos quatro Evangelhos, somente Mateus 24 usa o termo parousia (presença, chegada, chegada) para Sua aparência gloriosa no fim do mundo. Desde o início, a vinda de Cristo está relacionada com o julgamento retributivo de Deus no final dos tempos: "Diga-nos, quando isso será, e qual será o sinal da sua vinda [parousia] e do fim dos tempos?" (Mateus 24: 3, ver 13:39, 40, 49, 50). Jesus afirmou essa concordância quando respondeu que todos os povos da Terra verão o "sinal" de Sua parousia quando ele chegar a uma nuvem de anjos no céu "com poder e grande glória" como o "Filho do homem" da visão de julgamento de Daniel (Dan. 7:13, 14): "Imediatamente após o sofrimento [thlipsis," tribulação, angústia "] daqueles dias [sinais cósmicos ocorrerão].

É essencial reconhecer que Jesus adotou as frases "tribulação", "Filho do homem", "as nuvens do céu", "poder e grande glória", todas das visões de Daniel. Daniel 7 e 12 representam a libertação final do povo da aliança fiel de Deus como vindo após sua tribulação pelo inimigo do tempo do fim de Deus (Dan 7: 25-27; 12: 1, 2). Daniel, assim, retratou uma libertação pós-tribulação dos santos através da intervenção do "Filho do Homem" real ou Michael celestial. Jesus afirmou ser o rei celestial-Messias da visão de Daniel e anunciou que o julgamento de Deus será dramaticamente realizado em Sua parousia com impressionante poder e glória. Todas as pessoas na Terra não só testemunharão Sua parousia, mas, como conseqüência, também "lamentar" Ou seja preenchido com amargos remorso e desespero. 4

Este "luto apocalíptico" em Mateus 24 é repetido e expandido por João em seu Apocalipse: "Olha! Ele vem com as nuvens, todo olho o verá, mesmo aqueles que o atravessaram, e em seu relato todas as tribos da terra Vai lamentar "(Apocalipse 1: 7, veja o seu alargamento em Apocalipse 6: 12-17). Este "lamento" mundial não é o luto do arrependimento, mas o desespero e o medo do julgamento que se aproxima, porque todos o "vêem" vir as nuvens do céu ". Os escritos gregos contemporâneos usavam a palavra parousia como o termo oficial para a chegada triunfante de reis e governantes em uma visita a uma cidade. 5 Jesus endossou a perspectiva profética de Daniel declarando que Sua parousia ocorreria "imediatamente" Após a tribulação do tempo do fim de Seu povo (Mateus 24:21, 22, 29, 30, cf. Dan 12: 1). Claramente, Jesus também ensinou uma parousia pós-tribulação.

O que os dispensacionalistas assumem, no entanto, é que Jesus dirigiu seu discurso profético exclusivamente para Seus discípulos como representantes de Israel como a "nação eleja", para que Mateus 24 não seja aplicável à igreja, o arrebatamento ou a ressurreição. 6

Ironicamente, de todos os quatro escritores evangélicos, Mateus sozinho usa o termo ekklesia , "igreja" (16:18; 18:17). Mateus define a "igreja" de Cristo como o corpo de todos os que gostam do apóstolo Pedro confessar Jesus como o Messias de Israel (16: 16-19), como o corpo em que a presença de Cristo habita até a Parousia ou o fim dos tempos (18 : 20; 28:20). Jesus chamou aqueles crentes "Seus eleitos" e "Sua igreja" (16:18; 24:31, cf. João 6:44; 12:32).

É difícil ver como alguém pode negar o fato de que os apóstolos, a quem Jesus dirigiu Seu discurso profético, também foram os fundadores e os primeiros membros da igreja cristã, que Cristo havia chamado anteriormente "Minha igreja". Os apóstolos são representantes de todos os crentes entre todas as nações (Atos 1: 8). O discurso profético de Jesus em Mateus 24 é, portanto, dirigido à igreja apostólica até o fim dos tempos (Mateus 28:19, 20). Qualquer tentativa de separar os apóstolos ou Mateus 24 da "igreja" é uma compartimentação não bíblica. Pedro convocou todos os membros da igreja para um "povo escolhido" (1 Pedro 2: 9) e "Eleitos de Deus" (1: 1, 2). Paulo, como sábio, chamou a igreja de "eleitos de Deus" (Romanos 8:33; ver Tito 1: 1, Efésios 1:42; 2 Timóteo 2:10;). Jesus certamente não restringiu "

O argumento "do silêncio" de que Jesus não mencionou o arrebatamento ou a ressurreição em Mateus 24 porque "o arrebatamento não ocorre na segunda vinda" (Walvoord) 7 , suplica a questão. Essa suposição precária não é baseada na Escritura, mas em considerações doutrinárias. Em Mateus 24, Jesus respondeu à questão particular de Seus discípulos quanto ao signo de Sua parousia (versículo 3). Em Sua resposta, Jesus apontou para o livro de Daniel como a principal fonte de Sua resposta (versículo 15). Lá, lemos como a libertação dos santos da tribulação do fim do tempo ocorrerá: o celestial Michael irá descer para o seu resgate e provocar a ressurreição dos mortos (ver Dan. 12: 1, 2). Devemos ler Mateus 24, portanto, no contexto de Daniel para receber a imagem mais completa. Esta é, de fato, a vontade de meu Pai, para que todos os que vêem o Filho e crer nele tenham vida eterna; E os ressuscitarei no último dia "(João 6:40, 44, 54). Esta é, de fato, a vontade de meu Pai, para que todos os que vêem o Filho e crer nele tenham vida eterna; E os ressuscitarei no último dia "(João 6:40, 44, 54).

O evangelho apocalíptico de Paulo

Já em 50 ou 51 dC, Paulo escreveu duas cartas pastorais para a igreja de Tessalonicense, que ele havia fundado. Porque os cidadãos de Tessalônica favoreceram fortemente o domínio do imperador romano, tornaram-se hostis aos que glorificaram a Cristo como seu Redentor-Rei (ver Atos 17: l-9). 8 O tema central de Paulo para os cristãos de Tessalonicenses era a esperança para a parousia, um termo que ele usou sete vezes nestas epístolas.

Paulo descreveu a esperança abençoada da igreja com uma preponderância de paralelos com Mateus 24. Um estudioso concluiu a partir de sua comparação detalhada: "Pois nas contas de Mateus e Paulinas encontramos as mesmas palavras gregas usadas no mesmo sentido e em contextos semelhantes". 9 Outro enumerou vinte e quatro paralelos substanciais entre Mateus 24-25 e 1 e 2 Tessalonicenses, afirmando: "Há uma maior quantidade de material paralelo ao relato de Mateus do que a de Marcos ou de Lucas, levando à conclusão de que as palavras de Jesus como Gravado por Mateus foram a fonte do ensinamento de Paulo ". 10

Paulo reconheceu a autoridade do ensinamento de Jesus e apelou para "a palavra do Senhor" por sua descrição da esperança cristã (1 Tessalonicenses 4:15). Ele adotou muitas das principais expressões e conceitos de Jesus, tais como: a parousia do céu, a reunião final dos santos pelos anjos, as nuvens do céu, a explosão da última trombeta, a vinda do Dia do Senhor como Um ladrão na noite. Jesus e Paulo também enfatizam que uma apostasia sacrílega se desenvolverá dentro da igreja institucional, acompanhada por sinais enganosos e maravilhas mentirosas, antes da reunião dos santos na gloriosa parousia de Cristo (Mateus 24: 10-12, 24, 29, 30 2 Tess. 2: 1, 3-10). Não é de admirar que os estudiosos do Novo Testamento que compararam meticulosamente as duas contas concordem que "o paralelismo substancial é notavelmente extenso,

Paulo pode ter usado uma fonte de "Logia", uma coleção original de provas de Jesus, que antedated a escrita do Evangelho de Mateus. Nós nos concentramos no uso de Paulo do termo-termo parousia em comparação com o uso que usou por Jesus em Mateus 24. Paulo respondeu à questão de alguns na igreja de Tessalônica sobre se os que morreram no Senhor tiveram alguma desvantagem na Parousia Aqueles que sobreviverão. Os santos adormecidos perderiam a glória da Parousia? Eles precisavam de reafirmação da esperança cristã em contraste com aqueles que não tinham esperança (1 Tessalonicenses 4:13).

Paulo baseou a esperança do evangelho sobre a certeza da ressurreição de Jesus: "Porque, como cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também, por meio de Jesus, Deus trará com ele os que morreram" (1 Tessalonicenses 4: 14). Esta passagem afirma que todos os que morrem no Senhor certamente serão ressuscitados, assim como Jesus morreu e ressuscitou dos mortos. A frase "Deus trará com ele", não sugere qualquer retorno das almas do céu para a terra, mas o ato de Deus de trazer os mortos para trás do túmulo, assim como Deus trouxe Jesus para trás do túmulo como os "primeiros frutos de Aqueles que adormeceram "(1 Cor. 15:20, 23).

Paulo explicou sua afirmação de credo da seguinte maneira: "Por isso, nós declaramos a você pela palavra do Senhor, que nós que estamos vivos, que são deixados até a vinda [parousia] do Senhor, não precederão aqueles que morreram Porque o próprio Senhor descerá do céu com um grito de comando, com o chamado do arcanjo e com o som da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo se elevarão primeiro. Então, nós que estamos vivos, que são deixados, serão apanhados Nas nuvens junto com eles para encontrar o Senhor no ar, e assim estaremos com o Senhor para sempre "(1 Tessalonicenses 4: 15-17).

O propósito de Paulo não era descrever os sinais que introduzem o Segundo Advento, mas "pela palavra [ou autoridade] do Senhor" para responder à questão específica sobre os santos adormecidos em relação à Parousia. Somente o aspecto dos mortos em Cristo, mencionado quatro vezes nos versículos 13-16, é para tranquilizar os crentes aflitos de que os mortos em Cristo não terão desvantagem sobre os santos sobreviventes, porque "se elevarão primeiro". Ambos os grupos serão simultaneamente simultaneamente (hama sun) arrebatados para encontrar o Senhor no ar.

O advento de Cristo assim sincroniza com a ressurreição e a tradução dos santos! Em 1 Tessalonicenses 4:16, 17 Paulo claramente expandiu em detalhes o que Jesus havia revelado em Mateus 24:30, 31. Não há necessidade ou justificação para compartimentalizações. Não devemos assumir que Paulo de repente revela uma reunião e ressurreição diferentes dos santos e uma parousia diferente da mencionada por Jesus em Mateus 24. A mesma trombeta que anuncia a reunião angélica dos eleitos em Mateus 24:31 também chama a atenção Ressurreição dos mortos em 1 Coríntios 15:52 e 1 Tessalonicenses 4:16. Como comandante em chefe das hostes dos anjos, Cristo aparecerá no céu e enviará Seu "grito" de comando como uma explosão de trombeta em Sua gloriosa parousia. Assim, neste texto mais claro (1 Tessalonicenses 4:16,

Em seu famoso "capítulo da ressurreição" para a igreja em Corinto, Paulo introduziu a "trombeta" apocalíptica novamente para anunciar a ressurreição e a tradução de todos os santos: "Ouça, eu vou te contar um mistério! Não morreremos todos, mas Nós todos seremos mudados, em um momento, em um olho minúsculo, na última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados, e seremos mudados "(1 Coríntios 15:51). , 52). Paulo não afirma que o arrebatamento ocorrerá "em um momento", um equívoco popular, mas que o corpo perecível do crente será "mudado" instantaneamente em um corpo imortal "em um piscar de olhos" (veja também Phil 3:20, 21). Essa tradução para a glória ocorrerá, no entanto, apenas "na última trombeta"

A outra pergunta que os tessalonicenses perguntaram a Paulo diz respeito ao tempo intermediário antes do dia do Senhor: "quanto aos tempos e às estações [kairoi, datas]" (1 Tessalonicenses 5: 1). Paulo respondeu que essa questão não tem sentido (veja também Atos 1: 7), pois a data desse dia não pode ser calculada, pois "o dia do Senhor virá como um ladrão na noite" (1 Tessalonicenses 5: 5) : 2) súbito e inesperado para os incrédulos (versículo 3), mas esperado pelos santos porque vivem em constante prontidão do fim que se aproxima (5: 4-8, cf. Mateus 25:13).

Paulo enfatizou que o Dia do Senhor ou a parousia de Cristo (1 Tessalonicenses 5:23) terá um duplo aspecto: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para obter a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo" (5 : 9). Paulo usou essa "ira" para indicar a ira ou julgamento retributivo de Deus (1:10; Romanos 5: 9), que ele descreveu em 2 Tessalonicenses 1: 7-10.

Em sua segunda carta à igreja em Tessalônica, Paul enfrentou uma situação diferente. Agora ele teve que responder a um erro sobre o momento da parousia do Senhor e da sua reunião dos santos (2 Tessalonicenses 2: 1). Alguns na igreja de Tessalonicenses acreditavam que "o dia do Senhor" estava "já aqui" (versículo 2). Como resultado dessa crença, alguns tornaram-se desordenados e se recusaram a trabalhar para a vida deles (2 Tess. 3:10, 11). Isso levou Paulo a uma refutação pastoral desse senso prematuro de realização apocalíptica. Paulo lembrou-lhes de suas instruções anteriores sobre a ascensão futura de "o sem lei" na era da igreja, como um evento que deve vir antes do Dia do Senhor (2: 3). Porque essa figura antichrist ainda não havia tornado aparente sua "parousia" com "poder, sinais, maravilhas mentirosas"

Como um segundo argumento contra sua insistência injustificada sobre a expectativa de que a vinda de Cristo seja imediatamente iminente, Paulo lembrou os tessalonicenses do conhecido "poder de restrição" que impediu a vinda pública do "sem lei" para se revelar "no Templo de Deus "naquele momento (2: 4-7). 12 Para entender corretamente a previsão de Paulo de uma "apostasia" maciça ou afastar-se da fé cristã antes do Dia do Senhor, devemos reconhecer a aplicação de Paulo das profecias de linha de Daniel em relação ao inimigo de Deus (nos capítulos 7, 8; 11; 12). De Daniel 7, os Padres da Igreja aprenderam que o "restrainer" que atrasa a ascensão do anticristo, era o poder civil do Império Romano e seu imperador. 13 Osdispensacionistas insistem em que o "restrainer", que deve ser "removido" antes que o "sem lei" possa ser revelado, o Espírito Santo está trabalhando através da igreja, assumindo uma sugestão para o arrebatamento da igreja "a qualquer momento". 14

Em 2 Tessalonicenses 2, a intenção de Paulo é precisamente refutar essa expectativa pelo uso que ele usa da seqüência de impérios mundiais de Daniel em suas previsões proféticas (2 Tessalonicenses 2: 3, 4 aplica Dan. 7:25; 8:25; 11:36 , Como a Bíblia padrão americana nova indica corretamente). Daniel é a chave indispensável para entender o esboço de Paulo da era da igreja em 2 Tessalonicenses 2. 15 Paulo exorta a igreja, portanto, a observar os sinais da apostasia prevista (cf. Atos 20:29, 30), para que a Parusão ou o Dia Do Senhor não a surpreenderá como um ladrão (1 Tessalonicenses 5: 1-6).

Paulo enfatizou o efeito da gloriosa Parousia no anticristo: o Senhor virá destruir o sem lei "com o sopro de sua boca, aniquilando-o pela manifestação da sua paragem" (2 Tessalonicenses 2: 8). O efeito sobre os santos será exatamente o oposto: "Quanto à próxima [parousia} do Senhor Jesus Cristo e ao nosso ser reunidos para Ele [episynagoge] ..." (2: 1; cf 1 Tessalonicenses 2:19; 4: 15-17). Assim, Paulo repete a inseparável união da Parousia e o arrebatamento, que ele descreveu anteriormente em 1 Tessalonicenses 4.

O evangelho apocalíptico de Paulo se assemelha bastante ao de Jesus em Mateus 24: 21-31. Tanto Jesus quanto Paulo apresentam a Segunda Vinda e o arrebatamento como um único evento que ocorrerá imediatamente após a tribulação provocada pelo anticristo. Enquanto Jesus advertiu particularmente contra o engano de uma parousia secreta e invisível (Mateus 24:26, 27), Paulo advertiu especificamente contra o engano de uma parousia prematura, "qualquer momento" (2 Tessalonicenses 2: 3-8).

Estudo original de: Jesus, Paulo e o Arrebatamento Secreto 

https://www.ministrymagazine.org/archive/2001/09/the-rapture-the-blessed-hope-jesus-and-paul.html

 

 

 

 

 

newline oportal

 

Editoriais

As taças da ira de Deus  estão prestes a se derramarem sobre a terra! 

Quero fazer um breve relato sobre esta chamada em "Flash”, visto que não vejo a necessidade de escrever um artigo específico sobre o título, bem como também não vou citar referências bíblicas que corrobore com este assunto.

 

Os elementos ardendo  

em breve se fundirão!

Cuidado!

Um corpo terrestre, 

se chocará contra a terra e 

causará repentina destruição. 

 

Leia Mais imagem

 

A falsa doutrina do pré-tribulacionismo  

Qual biblicamente é a mais viável para você? A Meso-tribulação [Arrebatamento no meio da tribulação] ou a Pós-tribulação? [Arrebatamento depois da tribulação] Em qual delas acontecerá o Arrebatamento da Igreja! Será antes da tribulação? Reflita! Leia Mais  imagem

 

 

  Reflexão do O Portal

         2013

O oitavo Rei foi eleito.

A besta que era e já não é, é também o  oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição Apocalipse cap. 17 - 11.

E o sangue de muitos inocentes ainda haverá de ser derramado.              

Guerreiros feridos são condecorados com Láureas de sangue.

Os soldados do Exército do Rei dos Reis, porém herdarão uma coroa de ouro, e a vida eterna.

A Nova Ordem Mundial está chegando e virá para cumprir o seu dever a rigor.

Quem quiser se livrar dela terá que aceitar a sua marca. 6 6 6 em troca da sua alma.

Revelação 13. 1 – Vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] 7. Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. “Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”

Yeshua.

 O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que  isto lhe custar a própria vida.

"Permaneça fiel até a morte, e Eu lhe darei a Vida como Coroa. Revelação 2.10.

Yeshua".

 

Leia o Artigo: O sétimo milênio e o fim da humanidade.

Oriente-se.

 

Por: Cornelio A.Dias

Março de 2013.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 TAUEZEQ94_tsp.png

 

 

 

  Ler um   é:

Armazenar Informações;

Desenvolver a Intelectualidade;

Ampliar os Horizontes;

Compreender o Mundo;

Comunicar-se com o Próximo;

Escrever Corretamente;

Relacionar-se melhor com o Outro!

 Ler uma  é:

Armazenar Ensinamentos;

Desenvolver o Conhecimento;

Ampliar a Espiritualidade;

Compreender a DOUTRINA;

Comunicar-se com JESUS

Escrever a VERDADE;

Relacionar-se melhor com DEUS. 

IMAGEM TEXTO

Ore conosco ao som de belos louvores;

Chore aos pés feridos do Pai!

A tristeza logo passa, não demora.

Ele vos envolve e vos consola, 

Em seus braços, faz-vos descansar.

O Portal

Abra esta Porta de Meditação, Louvor e Oração,

clique aqui em:

Bíblia Online e Seleção de Louvores

e deixa Deus falar ao seu coração!

IMAGEM TEXTO

 

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png  

 

 

 Leia Mais imagem 


Com: Paz seja convosco
Graça e Paz
A Paz do Senhor
Paz da parte... do Senhor
Paz de Deus
Shalom
Shalom Adonai
Bom dia; Boa Tarde; Boa Noite Irmão
Nenhuma da anteriores

Feedjit

 

Download

Descrição:

Bíblia Sagrada Digital

MediaFire – Down

 Jogo Show do Cristão

MediaFire – Down

Biblia Sagrada + jogo show do cristão + caminho estreito

MEGA – Down 

topo