As Luas de Sangue São Sinais?

 

As Luas de Sangue São Sinais?

 

Christopher J. Katulka

As luas de sangue são uma coisa bonita de se ver. Essas anomalias astronômicas se tornaram um importante tópico tanto para astrônomos de fundo de quintal quanto para cristãos que as consideram sinais proféticos.

 

As luas de sangue são sinais? Ou são simplesmente obras das mãos de Deus?

Uma lua de sangue é um eclipse lunar total, quando a Terra fica entre a Lua e o Sol. Como a Terra bloqueia a luz do Sol, a única coloração que emerge através da atmosfera terrestre é vermelha, lançando uma cor vermelho-sangue sobre a Lua.

 

Alguns cristãos associam as tétrades (em número de quatro) de luas de sangue com eventos significativos na história judaica e afirmam que algo abalador acontecerá a Israel durante a atual tétrade, que vai de abril de 2014 até setembro de 2015.

 

A Lua de Sangue Solitária

A profecia bíblica certamente fala de uma lua de sangue. O profeta Joel teve uma visão sobre ela quando profetizou sobre “o grande e terrível Dia do Senhor”:--Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia doSenhor” (Jl 2.30-31).

 

Mais tarde, Lucas citou Joel em Atos 2.20, e o apóstolo João usou a mesma profecia em Apocalipse:

 

 “O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue” (Ap 6.12).

 

Cada vez que a lua de sangue é mencionada, é em conjunção com outros eventos cósmicos que ocorrem simultaneamente. Portanto, se uma lua de sangue ocorreu, também deveremos esperar um sol escurecido e somente uma lua de sangue, não tétrades. Além do mais, cada escritor [bíblico] apontava para o mesmo acontecimento futuro.

 

Depois do Fato

Defensores das profecias das luas de sangue afirmam que as tétrades apareceram durante importantes acontecimentos na história de Israel: a expulsão dos judeus da Espanha em 1492, a independência de Israel em 1948, e em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

 

Todavia, a primeira lua de sangue ocorreu em abril de 1949, depois que Israel já havia obtido sua independência, em maio de 1948. Semelhantemente, uma tétrade apareceu em 1493, um ano depois que o povo judeu foi expulso da Espanha. Se as luas de sangue fossem sinais, elas deveriam ter acontecido antes desses eventos. Mark Hitchcook, estudioso das profecias e da Bíblia, escreveu:

Considere, por exemplo, que você esteja dirigindo por uma auto-estrada e vê um sinal de saída depois que você tiver passado por ele. Aquele sinal não será de grande serventia. [Da mesma forma], a tétrade da lua de sangue de 1493-1494 não pode ser um sinal daquilo que aconteceu em 1492. Isto simplesmente não se encaixa na definição de sinal.[1]

 

A Lua de Sangue Bíblica

Atribuir valor profético a essas luas de sangue é algo que atrai a nossa atenção, mas os eventos a que se referem são aleatórios.

Alguns envolveram um problema sério, mas terminaram em alegria, como é o caso da independência de Israel e da Guerra dos Seis Dias, enquanto que outros terminaram somente em pesar, como é o caso da expulsão dos judeus da Espanha.

Além disso, houve importantes eventos históricos envolvendo os judeus, tais como a destruição dos dois Templos e o Holocausto, que não foram acompanhados pelas luas de sangue.

Por que não?

Porque existe apenas uma “lua de sangue” bíblica, e ela brilhará em lugar de um Sol escurecido e de estrelas apagadas, quando o Senhor julgar este mundo. Até então, cada lua de sangue é um exemplo da majestosa obra das mãos de Deus.

(Christopher J. Katulka — Israel My Glory — Chamada.com.br)

Christopher J. Katulka é apresentador do programa de rádio The Friends of Israel Today, diretor de Origins e professor de Bíblia de The Friends of Israel nos EUA.

Nota:

  1. Mark Hitchcock, Blood Moons Rising [O Surgimento das Luas de Sangue] (Carol Stream, IL: Tyndale, 2014), 132

http://www.chamada.com.br/mensagens/luas_de_sangue.html