Cristo já veio uma vez? De onde?

Cristo já veio uma vez? De onde?

 

Quem era Ele antes de vir ao mundo?

Cornelio A.Dias

 19:40:01-28:12:15

Apocalipse 3: 10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

E que no próximo ano de 2016, a nossa fé permita-nos perseverar ainda mais firme nesta mensagem direta do Coração do Pai aos seus filhos amados! Nós.

A finalidade principal deste estudo não é de tratar diretamente sobre o tema bíblico que envolve a vinda de Cristo, mas, sim discutir sobre a questão se já Ele veio uma vez e se é por isto que os cristãos aguardam a sua segunda vinda. 

O evangelho chegou tardio na América Latina especificamente no Brasil que se deu no século XIX trazidos pelos primeiros protestantes anglicanos ingleses. Posteriormente na primeira década do século XX vieram também outros missionários e com eles foi iniciada uma segunda vertente do mesmo cristianismo, mas, com algumas diferenças litúrgicas e teológicas. 

Dai então as duas vertentes começaram a se expandir distintas uma da outra e partir de então começou as surgir outras denominações: cristãos protestantes; pentecostais e outras tendências por dissidentes destas. 

Como ainda não havia uma outra religião senão o catolicismo que já estava radicado há mais de séculos desde que o evangelho chegou na América do Sul já dogmatizado; ou seja, com teologia e liturgia definida; começou então um processo de conversão dos católicos romano para o cristianismo a partir das influencias religiosa destas duas vertentes religiosas. 

O fator principal que manteve este cristianismo dividido deu se pelo fato de que o segundo modelo de evangelho foi introduzido através de missionários vindo da Suécia cujos foram os pioneiros na introdução da manifestação do Batismo no Espírito Santo antes ou depois do Batismo em águas, enquanto que o segmento protestante apenas praticava a liturgia do batismo apenas em águas. 

Este também foi o motivo principal pelo quais os dois missionários suecos tiveram que abandonar a sua religião materna por conta de não serem aceitos como membros da denominação original visto que este rito era contraditório as questões doutrinárias da igreja. Esta diferença está radicada. 

Divergência similar a esta remonta os idos da Igreja de Jerusalém entre as  duas religiões predominantes deste período; que era professada pelos fariseus e os saduceus, visto que os saduceus não criam em ressurreição, anjos e espíritos quando os fariseus admitiam todas elas. 

Porém quando os discípulos começaram a anunciar um evangelho tido como novo para os religiosos, eles então começaram a serem perseguidos por ambas vertentes predominantes; visto que o ensino desta nova doutrina pregava sobre Cristo ser Filho de Deus; e que Ele tinha o controle sobre o Espírito Santo e quando Ele dava ao cristão como batismo, lhe capacitava para operar todo tipo sinais e milagres. 

A partir de então tantos fariseus como saduceus começaram a chamar os seguidores de Cristo de "cristãos"; porém também existe uma divergência singular entre protestantes e pentecostais visto que os primeiros não aceitam este batismo espiritual enquanto que os pentecostais primam por buscar e receber este Espírito como parte de um só batismo junto com a água. 

Outra diferença entre as duas liturgias teológicas destes dois segmentos cristãos é que o Arrebatamento nunca foi aceito pelo protestantismo visto que eles entendem que este mundo é o governado por Cristo, ou seja, que todos já estão vivendo no Reino de Deus na terra, enquanto que os pentecostais crêem que há uma separação entre a Igreja de Cristo e o Povo de Deus que é "Israel"; e o futuro reino milenar secular de Cristo; que irá começar após a Igreja "os escolhidos" serem arrebatados da terra aos céus; onde depois de sete anos, retornarão para a terra junto com Cristo, para tomar o controle do mundo das mãos de Satanás e iniciar o seu reinado, onde no fim haverá um juízo final que julgará toda a humanidade. 

Aconteceu que uma ala dissidente do protestantismo tradicional aderiu à doutrina de um reino secular milenar no futuro. 

Este ala também se fragmentou formando três vertentes sendo que uma predica sobre o arrebatamento antes da grande tribulação, entre a tribulação e depois da tribulação, e a que mais se assemelha ao pentecostalismo é justamente a pré-tribulacionista que é a defendida desde os primórdios da Era Cristã com base nos Livros de Daniel e Apocalipse e continua sendo pelo pentecostalismo. 

E foi este segmento protestante pré-tribulacionista que influenciou teologicamente os missionários que haviam recebidos o Batismo no Espírito Santo e iniciaram esta no Brasil. 

A partir de então começou a ser ensinado aos novos cristãos sobre a iminência da segunda vinda de Cristo para arrebatar a Igreja antes de começar o reino de Deus na terra. 

É sobre esta segunda vinda que vamos discutir apontando fatores que contraria esta hermenêutica.

Prossigamos:

Apocalipse 3: 10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

O povo cristão aprendeu que Cristo já veio uma vez e por isto espera pela sua segunda vinda. Uma parte deste povo acredita que Ele virá para arrebatar-lho, outra parte crê Cristo que virá apenas para julgar as nações.

E você em qual acredita?

A primeira ala dos cristãos [arrebatar]; estes irmãos que crêem que Cristo virá para arrebatá-los, afirmam categoricamente que Ele voltará depois de um tempo e bem no auge da grande tribulação para intervir na que se romperá a 3ª guerra mundial, também já disse isto, mas, que na realidade não será uma guerra convencional entre todos os povos mutuamente; porém sim, serão todos os países contra Israel e algum possível aliado ou simpatizante da nação judaica se houver, porque não há relato bíblico que confirme esta teoria. 

A Bíblia diz que todas as nações caminharão contra Israel! Sem exceção. Não encontrei um texto Bíblico que informe o contrario.

*Zacarias 14. 1 Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.

2 Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade.

3 Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.

*Lucas 14. 21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.  

 

A questão da segunda vinda me obrigou formular uma contradita, ou seja, uma “alegação contra” esta hermenêutica, visto que não veio de lugar algum.

 

Siga o meu conceito bíblico sobre o termo “vinda” e tire a sua conclusão:

 

Partindo do princípio que:

 

Eu fui gerado e nasci. Vou ser arrebatado esteja ainda vivo, ou dormindo no Senhor na primeira ressurreição, portanto irei pela primeira vez ao Céu. 

Eu voltarei com Cristo uma vez, mas, quantas vezes Ele; Cristo voltará? Uma duas ou três? A Bíblia responde pó si só? Embora eu também forme a minha opinião, mas, em concordância com ela. 

Há uma necessidade de deduzirmos para esclarecer ou ela apresenta uma argumentação própria?-

 

Vamos estudar juntos para compreender:

 

É perguntando para Bíblia que ela responde não para o meu conhecimento pessoal. Não fomos autorizados por Deus para responder pela sua palavra, fomos capacitados pelo seu Espírito Santo para compreender e transmitir, quem não é vai estudar, aprende, volta para ensinar, erra e leva consigo muitos, cujo ensino pelo ministério do erro lhe é mais conveniente que a verdade pelo Espírito. 

Todos os que se auto-capacitam são contraditórios. Os estudiosos da bíblia, todos são, também sou um dos, e sabemos que há mistérios na Bíblia que não serão revelados, estes nem podemos cogitar, mas, aqueles que tendo as respostas na palavra de Deus, se interpretar de outra forma diferente, caracteriza se como hipocrisia ou falsidade, ou então o ato premeditado de dissimular os verdadeiros sentidos por segundas intenções; a fim de satisfazer a própria vontade que é contraditória a verdade.

Lucas 14. 21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

Mateus 22. 29 ''Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.

''Oséias 4. 6 “O meu povo é destruído por lhe faltar conhecimento’’.

Mateus 1· 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 

Sobre sábios e entendidos hoje, diz ser apenas aqueles portadores de títulos acadêmicos, os outros nada sabem, não fala apenas houve, aprende e segue sem questionar. Esta é a teoria do erro. 

Mateus 22:29 ''Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.''

Oséias 4: 6 ''O meu povo é destruído por lhe faltar conhecimento'' . 

Ora, um cego guiando outro como pode um errar e o outro acertar o mesmo caminho? No caso deste artigo, não há risco algum de comprometer a salvação individual, por o propósito central não está na quantidade, mas, na qualidade do evento. A intenção é ensinar o modo correto explícito na Bíblia. 

Ele veio. Um anjo, não Jesus! 

O que aquele anjo disse sobre Jesus para José? 

Mateus 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 

Pois bem o anjo disse: José: gerar significa: germinar, produzir ou fecundar e Maria foi fecundada pelo Espírito Santo e um filho lhe nascerá! José compreendeu que Maria estava grávida e Ele devia adotar a criança como se fosse gerado por ele. Passou se o tempo e:...  

Mateus 16 .1 ... a Jacó nasceu José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama Cristo.  

A inércia mental surge da nossa preguiça de ler e de pensar. Jesus foi gerado e nasceu Cristo. Podemos dizer que Jesus foi gerado como Deus e no contato com o corpo de Maria Ele se despiu da divindade, adotando a natureza humana e nascendo homem.  

 

O nascer e o vir

 

Aprendemos com a Bíblia que antes de nascer precisa ser germinado; e "vir" é o mesmo sentido nascer?

Se eu não "fui" seja em qualquer sentido, literal ou metafórico do termo, como de "ir para" ou "ser algo", no principio eu não era humano. Eu podia dizer que vim direto da próstata do meu pai, para o mundo. Bem, mas, quem eu era lá antes de vir? 

Bom, é que eu dei uma passadinha lá pelo ventre da minha mãe antes de chegar aqui! Mas, quem era eu enfim? Um gameta? Certo. Então eu não era humano, era um microorganismo! Isto. Jesus não era semelhante a mim, mas, também não era humanamente pleno! Ele não tinha alma como nós ser vivente criatura formada por eles; Pai e Filho.

 

Por isto então Eles passou antes pelo ventre da mulher para ser transformado em ser humano. Sendo assim acredito e defendo que Ele foi gerado!

Diferente de Adão e Eva que foram criados por Deus na forma adulta, e não veio com Ele já formado; todos nós após Caim; fomos gerados.

Ah sim! Então não estávamos em lugar algum antes desta forma decadente!

Sendo assim não viemos de lugar algum, antes, fomos gerados. Isto eu não aprendi na Igreja, em casa, na faculdade, mas, nos primeiros anos de ensino, na iniciação do aprendizado sobre os tempos do verbo "ir", dos quais não sei nenhum! 

Porém aprendi que para voltar de algum é preciso ter ido para lá em algum lugar antes. É impossível vir sem antes ter ido. 

Sendo assim porque os estudiosos bíblicos não sabem disto? Por exemplo: eu exploro o tema "vinda de Cristo" por várias razões e todas bíblicas:

 

1º - Cristo nasceu para dar início no Reino de Deus que será estabelecido na terra por 1.000 anos, onde Ele foi designado pelo Pai para ser o Rei; 

2º - Ele ainda começou a separar um povo que não é descendente direto de Israel [gentios] para participar diretamente neste Reino como príncipes e governantes do mundo, com a Sede do seu Reino em Jerusalém, e a este povo chamou de sua Igreja, Noiva e outros nomes carinhosos; 

3º - No final desta primeira fase, e Ele foi crucificado, habitou com os mortos e após ressuscitar alguns dias depois reuniu designou os discípulos em como darem continuidade nestes preparativos; e então: 

Atos 1. 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 

João 14. 3 [...] , virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

 

4º - Em João 14 e confirmou que virá e esta frase virei outra vez, é a que confunde muitos com o seu nascimento; esta será a sua primeira volta para levar o povo que Ele escolheu para participar do seu Reino Milenar, para uma Ceia e depois ao final desta Festa, e retornará pela segunda vez, preparado para defender Israel em Jerusalém e de lá iniciar o seu Governo Milenar. 

5º - Esta é a única esperança da primeira ala de Cristãos conforme descrito no inicio do artigo. 

Estava lendo um artigo e percebi que quando aprendemos algo, formamos a nossa opinião sobre ele e depois compartilhamos este aprendizado. Se não fizermos uma critica prévia sobre a linha de pensamento ou interpretação individual de cada evangelizador, acabaremos por adotá-la, como uma verdade irrefutável.

 

Vejamos a finalidade desta entidade evangelística: 

 

A fi­nalidade da "Obra" é: 

 

Pensando no Natal devemos abrir nosso coração com a simplicidade das crianças diante de toda a grandeza do amor de Deus ali revelado, permitindo que Jesus Cristo entre na nossa vida e a transforme. 

Acerca da encarnação de Deus em Jesus Cristo, o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses:

Fp. 2. 7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;

8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Sim, Deus se fez homem, o céu veio à terra, o Criador de todo o Universo tornou-se um bebê indefeso enrolado em panos e deitado em uma manjedoura em Belém.

1. chamar pessoas a Cristo em todos os lugares; 

2. proclamar a segunda vinda do Senhor Jesus Cristo; 

preparar cristãos para Sua segunda vinda 

manter a fé e advertir a respeito de falsas doutrinas

 

Eu particularmente tenho o propósito de instruir a fim de preparar cristãos para Sua primeira vinda porque não esperamos pela segunda, pelo fato de Cristo já ter voltado e Arrebatado a sua Igreja, então na segunda vinda nós os escolhidos já não estaremos mais aqui.

 

segunda vinda de Cristo será importante somente para aqueles que não ascenderam ao Céu na primeira volta Dele, e se não tiverem sido mortos pelo Anticristo.

 

Este evangelizador estaria ensinado uma doutrina errada ou distorcida?

 

Não. Desde que esta mensagem que ele ensina seja como sendo a segunda vinda de Cristo seja o Arrebatamento da Igreja.

 

Mais adiante ainda lendo o artigo deste evangelizador, eu percebi com base em um texto bíblico que ele cita com referência a razão porque ele compreende a vinda de Cristo desta maneira. [...]

 

Pensando no Natal devemos abrir nosso coração com a simplicidade das crianças diante de toda a grandeza do amor de Deus ali revelado, permitindo que Jesus Cristo entre na nossa vida e a transforme.

 

Acerca da encarnação de Deus em Jesus Cristo, o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses: "antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2. 7 - 8).

 

Sim, Deus se fez homem, o céu veio à terra, o Criador de todo o Universo tornou-se um bebê indefeso enrolado em panos e deitado em uma manjedoura em Belém [...]

 

[...] Mais adiante ainda no artigo deste evangelizador, ele cita João 1 . 14 "E o verbo se fez carne [...] e diz que Jesus Cristo associou-se a humanidade pela "encarnação".

 

Respeitando a opinião do evangelizador, eu particularmente não associo o verso que ele cita com o nascimento de Cristo, porque vai de encontro com a mensagem do Anjo Gabriel que foi enviado para anunciar o nascimento do Messias, portanto, se para ele Deus se fez homem e veio a terra, isto justifica a sua opinião sobre a próxima que será a segunda vinda de Cristo.

 

Esta interpretação comprometeria a vinda de Cristo para iniciar o Reino do seu Pai na terra.

 

A partir desta perspectiva, haverá uma terceira vinda ou então esta segunda vinda será duas fases como explica muitos estudiosos da Bíblia. Numa compreensão literal, não é possível alguém ir ou vir de algum lugar em duas fases ou épocas deferentes. 

 

É muito comum não somente no círculo dos estudiosos, bem como no meio clerical [ordem de quem pertence à classe eclesiástica] está interpretação de uma vinda de Cristo em duas fases, para corroborar com a primeira vinda no tangente ao nascimento de Jesus e para não incorrer em uma possível terceira vinda.

 

Creio que este método não corresponde com as referencias bíblicas sobre o nascimento, a ascensão e a duas vindas, sendo que a primeira será apenas para os escolhidos e a segunda para Cristo viver na terra por mil anos.  

 

O título do artigo pergunta:

 

Cristo já veio uma vez? Pergunte para você! 

 

Se entende que Cristo já veio: Qual é o seu argumento?

 

Tendo vindo uma vez. Qual é a sua expectativa sobre a próxima?

 

A vinda de Cristo é iminente. Ele virá para te arrebatar? Ou para julgar as nações?    

 

Se o Espírito Santo já não fala mais na sua Igreja é porque o pecado já tomou conta dela; mas, se você não é co-participante deste pecado, o Espírito de Deus zelará por ti, não será a Igreja que dará conta da sua alma pra Deus, mas sim você; e há favor dela neste dia não haverá o que se argumentar em sua defesa.

 

Medite na mensagem de Efésios 5 a seguir: 

11. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.

12.Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.

13. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.

14. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

15. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

16. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.

17. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja à vontade do Senhor.

 

Independente de qual será e como se dará a vinda de Cristo, a salvação é restrita aos escolhidos, não é para todos; alguns chamados irão, a maioria não, portanto da primeira vinda de Cristo você precisa ter certeza se estará participando dela ou não, para isto se você não sabe se é um deles que serão arrebatados peça para Deus lhe revelar, porque assim como tenho certeza da minha porque Ele me revelou, também revelará para ti! 

 

Sincero Shalom!

 

Em Yeshua!

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana!" C. A. Dias.

 

 

 

 

Licença Creative Commons
Cristo já veio uma vez? De onde?Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.no.comunidades.net/cristo-ja-veio-uma-vez Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org