O Controle Mental e o Arrebatamento da Igreja - 2

O Controle Mental
e o 
Arrebatamento da Igreja  2 

 

Antes de estudarmos a questão de o arrebatamento ser o modo de Deus livrar Seu povo do controle mental global, vamos primeiro examinar a base bíblica para o arrebatamento anterior à Tribulação.

Está provado que a compreensão da profecia bíblica é progressiva — à medida que os eventos mundiais continuam a se desdobrar, os elementos que antes eram considerados alegóricos agora fazem pleno sentido! Além disso, desde 1989, os espíritos-guia demoníacos estão dizendo aos autores de livros de Nova Era para prepararem seus aderentes para o arrebatamento simultâneo de todas as pessoas cujos sistemas de crenças nunca poderão ser compatíveis com o Cristo da Nova Era!

 

O arrebatamento da igreja é muito real, e até os Illuminati sabem disto!

"Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras" — apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 4:18.

Já usei muito esta ilustração, mas a julgar pelos comentários que recebemos desafiando nossa posição que o arrebatamento ocorrerá antes da Tribulação, aparentemente ela precisa ser repetida com frequência: o que estava anteriormente fora dos limites da razão agora tornou-se bastante razoável à luz dos eventos atuais.

Por exemplo: até o início do século XX, a maioria dos comentaristas via o exército de duzentos milhões de soldados mencionado em Apocalipse 9:16 como algo totalmente fantástico e que deveria ser considerado como uma alegoria — representativo de alguma outra verdade espiritual. Como todos os exércitos do mundo daquela época combinados não atingiriam aquele número astronômico, os comentaristas achavam que a passagem não deveria ser entendida literalmente. Entretanto, setenta e cinco anos depois, ficamos sabendo que a China sozinha poderia mobilizar um exército daquele tamanho, se desejasse. Novamente, aquilo que antes estava fora dos limites da razão tornou-se agora bastante razoável! O mesmo princípio se aplica às demais profecias — o tempo inevitavelmente lança mais luz sobre a interpretação.

 

Similarmente, a história da igreja mostra que em alguns casos, foram necessários várias centenas de anos para que todas as grandes doutrinas da fé fossem codificadas e solidificadas. Por exemplo, a justificação unicamente pela fé não foi completamente "firmada" até os dias de Martinho Lutero, nos anos 1500s. Assim, não vamos cair na armadilha de pensar que tudo o que os primeiros pais disseram seja sacrossanto e esteja fora de revisão.

Até hoje, muitos ainda ridicularizam o conceito do que caracterizam como "um arrebatamento secreto" porque insistem que uma pessoa supostamente chamada Margaret McDonald concebeu a ideia em 1830 — e a ideia foi adotada posteriormente pela denominação Irmãos Plymouth, e popularizada por meio dos esforços de C. I. Scofield, e sua famosa Bíblia de Referência.

Para responder a essas objeções, tudo o que podemos dizer é: "O que dizem as Escrituras?" A posição (como afirmamos enfaticamente) encaixa-se com todas as Escrituras e fazem mais sentido do que aquelas que são anteriores a ela? Vamos descobrir examinando o assunto da forma mais objetiva que pudermos.

 

Que haverá uma remoção instantânea da igreja do mundo é algo que está fora de disputa, porque 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:51-53 declaram isso. A principal diferença de opinião gira em torno de quando ocorrerá essa remoção, pois muitos insistem que será simultânea à Segunda Vinda de Cristo no fim do Período da Tribulação, e não antes do início do período de sete anos conhecido como "Septuagésima Semana de Daniel".

Todos os crentes concordam que Deus certamente arrebatará seus filhos eleitos deste mundo a qualquer tempo que escolher, mas existem várias razões lógicas para acreditarmos que esse evento ocorrerá antes da Tribulação.

Primeiro, precisamos compreender que o principal propósito do Período da Tribulação ("O Dia do Senhor") é punir e refinar a nação de Israel — não a igreja de Jesus Cristo — que é Sua amada noiva. Parte (senão a maioria) da confusão em torno desse assunto é causada pela compreensão incorreta do termo "escolhido" como se referisse aos filhos de Deus.

 

A igreja é formada exclusivamente de indivíduos eleitos, mas existem dois grupos distintos de eleitos fora da igreja: O primeiro é formado pelos santos do Antigo Testamento e o segundo é o grupo daqueles que serão salvos durante o período da Tribulação. Portanto, quando vemos o termo "escolhidos" usado em Mateus 24, juntamente com algumas referências nos evangelhos de Marcos e Lucas — precisamos entender que esses não são os santos da Época da Igreja — por razões que serão explicadas em detalhes posteriormente.

 

A maioria das profecias sobre o Período da Tribulação encontra-se no Antigo Testamento e, portanto, é claramente destinada a Israel. Adicionalmente, não faz absolutamente nenhum sentido o Senhor fazer Sua noiva passar pelos horrores inimagináveis da Tribulação — mesmo considerando-se que a igreja é formada por pecadores merecedores do inferno. Ele nos salva pela Sua graça e não por algum mérito nosso, de modo que propósito haveria em punição durante a Tribulação? Enquanto estivermos nestes corpos mortais, o pecado continuará a caracterizar nossa existência e nenhuma punição apagará nossa natureza pecaminosa. Somente após recebermos nossos corpos glorificados é que finalmente estaremos livres do pecado.

 

Além disso, aqueles que insistem que o período da Tribulação servirá para remover "as máculas e as rugas" [Efésios 5:27] da igreja antes que ela possa se apresentar diante de Cristo, negligenciam um fato básico: Essa crença forma a base para o Purgatório pagão, de modo que aqueles que acreditam que a igreja precisa passar por um período de "purificação" estão aceitando a mentira do Purgatório!

 

As imperfeições humanas e toda mancha do pecado precisam ser removidas de nós como um pré-requisito para que possamos comparecer na presença de Deus — e isso será realizado instantaneamente no arrebatamento [1 Coríntios 15:50-58]. Os cristãos que constituem a igreja são imaculados, pois Jesus Cristo nos imputou Sua perfeição.

 

O Dia do Senhor

Vejamos o que dizem as Escrituras do Antigo Testamento sobre o assunto "Dia do Senhor" — "o tempo de angústia de Jacó" — para obter uma melhor compreensão de sua aplicação a Israel. Como veremos, poucos temas bíblicos associados com o fim dos tempos atraíram tanta atenção ou foram tão enfatizados no Antigo Testamento.

Quando os profetas mencionam "o dia do Senhor", frequentemente soam como Amós, que escreveu:

 

"Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?" [Amós 5:18-20].

 

Embora o "Dia do Senhor" como um termo teológico, inclua tudo o que acontece em todo o período durante o qual Deus cumpre Suas promessas e traz a história ao fim, a ênfase encontrada na maioria das passagens do Antigo Testamento está no período tenebroso de tribulação e julgamento que iniciará aquele dia. Ele é retratado como um tempo terrível para a humanidade; dias repletos dos juízos de Deus em que a Terra será devastada e esvaziada, e seus habitantes morrerão aos milhões. Haverá trevas, aflições e ais, à medida que a ira de Deus for totalmente liberada contra a humanidade rebelde [compare Deuteronômio 4:30-31; Isaías 2:19, 24:1,3,6,19-21; Jeremias 30:7; Daniel 12:1; Joel 1:15, 2:1-2; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-15,18]. Conforme descobrimos nessas passagens do Antigo Testamento, as nações pagãs e o povo eleito de Deus, Israel, experimentarão o julgamento divino, pois a abrangência da Tribulação será mundial.

Como Jeremias disse em 25:32-33:

 

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tormenta se levantará dos confins da terra. E serão os mortos do SENHOR, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra. Uivai, pastores, e clamai, e revolvei-vos na cinza, principais do rebanho, porque já se cumpriram os vossos dias para serdes mortos, e dispersos, e vós então caireis como um vaso precioso. E não haverá refúgio para os pastores, nem salvamento para os principais do rebanho."

 

No entanto, apesar de todos os horrores daquele tempo terrível, o objetivo é claro que ele levará ao livramento. Eis algumas citações dos profetas:

 

"Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela." [Jeremias 30:7; ênfase adicionada].

 

"Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós. E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. E vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco; como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Senhor DEUS. Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança. E separarei dentre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR." [Ezequiel 20:37-38].

 

"E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus." [Zacarias 13:8-9; ênfase adicionada].

 

[Observe que dois terços de Israel serão mortos e somente um terço sobreviverá aos rigores do julgamento de Deus!].

O Período da Tribulação objetiva fazer a purificação [veja também Apocalipse 7:9 e 14:4] e preparar a conversão nacional de Israel [compare com Ezequiel 20:37-38; Zacarias 13:1,8-9, citado anteriormente]. De tudo isso, devemos compreender que a Tribulação do mundo inteiro está bem próxima. Entretanto, até mesmo esse mais terrível de todos os tempos será usado por Deus para o bem final, e levará a história em direção ao fim que Ele planejou. Estes são alguns textos adicionais para estudo:

 

Dia do Senhor: Isaías 2:12; 13:6; Ezequiel 13:5; 30:3; Joel 1:15, 2:1,11,31; Amós 5:18-20; Obadias 1:15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5.

 

Tribulação: Deuteronômio 4:30-31; Isaías 2:19, 24:1,3,6,19-21, 26:20-21; Jeremias 30:7; Daniel 9:27, 12:1; Joel 2:1-2; Amós 5:18-20; Sofonias 1:14-15,18.

 

Ponto Inicial Profético da Tribulação de Sete Anos

 

Quando o cronômetro profético dos sete anos começará a funcionar, de acordo com a Escritura? Esta é uma questão extremamente válida, porque um grande número de cristãos acredita que o aparecimento do Anticristo é que sinalizará o início da Septuagésima Semana de Daniel. Mas, este não será o caso! A única profecia que nos diz o evento que dará início ao período de sete anos da Tribulação é Daniel 9:27:

 

"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."

 

Em outras palavras, quando a caneta na mão do Anticristo tocar o papel em que a aliança nacional com Israel está impressa, o cronômetro do período de sete anos da Tribulação começará a funcionar, e continuará em funcionamento até ao fim do período, quando Jesus Cristo virá em grande poder e glória! Entrar em uma aliança em Israel é um ato messiânico e requer primeiro que os judeus aceitem o Anticristo como seu Messias.

 

Como os judeus ainda requerem um sinal, os Illuminati planejaram que o Anticristo encene o cumprimento da maioria das profecias e expectativas messiânicas dos judeus. (Peter Lemesurier, em The Armageddon Script, leia a resenha aqui). Como existem cerca de 300 profecias relacionadas com o fim dos tempos, se o Anticristo encenar o cumprimento de uma delas por dia, precisará de quase um ano inteiro para terminar. Na verdade, ele precisará de quase dois anos inteiros para cumprir tudo, o que significa que ele provavelmente entrará na cena mundial cerca de dois anos antes de realmente confirmar a aliança.

 

A igreja de Jesus Cristo poderá ser arrebatada bem antes de o Anticristo confirmar a aliança com Israel; portanto, o arrebatamento poderá ocorrer antes do aparecimento do Anticristo, que será após a Terceira Guerra Mundial destinada a produzi-lo. Não há profecia alguma que vincule o arrebatamento da igreja com o aparecimento do Anticristo. Eruditos bíblicos modernos tentaram vincular o arrebatamento com o Anticristo com base em uma compreensão imprecisa de 2 Tessalonicenses 2, um fato que será tratado em detalhes na Parte 3 desta série.

 

Arrebatamento Anterior à Tribulação — Bases na Lógica, no Bom Senso e na Bíblia

Agora que estabelecemos a base para o Período da Tribulação e mostramos como ele se refere a Israel e não à igreja, voltemos nossa atenção para os aspectos lógicos e de bom senso para o arrebatamento antes da Tribulação. Já dissemos que é um ponto irrealista e espiritualmente improdutivo pensar que o Senhor sujeitaria Sua amada noiva aos terríveis eventos da Tribulação. Aproveitando que estamos no assunto da noiva de Cristo, vamos dar uma rápida olhada nos antigos costumes hebraicos de noivado e casamento.

 

Uma vez que os pais concordassem com o casamento de seus filhos e o noivado formal fosse declarado (o noivado naquele tempo tinha o mesmo vínculo de indissolubilidade que o casamento), o noivo então iria providenciar uma casa para viver com a noiva. Normalmente, isso levava até dois anos para ser concluído. Enquanto esperava, a noiva permanecia na casa de seu pai, mas vivia em uma "expectativa do retorno do noivo a qualquer momento". Suas malas ficavam prontas, por assim dizer, pois ela ansiava com expectativa pelo dia em que seu pretendido voltaria para ela. Então, quando o noivo finalmente ficava preparado para receber sua noiva, um alegre grupo de celebrantes, juntamente com os "amigos do noivo" — os paraninfos, ou padrinhos, na terminologia atual — vinham à casa da noiva à meia-noite, e um amigo do noivo gritava "Aí vem o noivo!" A noiva, logicamente, devia acordar e abrir a porta para os celebrantes. Nesse ponto, ela acompanhava o grupo festivo até a casa do pai do noivo, onde a cerimônia de casamento ocorria — e depois disso, o casal se mudava para sua nova casa, para uma lua-de-mel que normalmente durava sete dias.

 

Os paralelos entre o costume hebraico do casamento e o arrebatamento da igreja são inegáveis! A noiva (a igreja) deve esperar a vinda do noivo (Jesus Cristo) na casa de seu pai (este mundo, controlado por Satanás). Quando o noivo volta após um período de separação de dois anos (aproximadamente 2.000 anos até aqui), a noiva é levada para a casa do pai do noivo (a casa do Pai Celestial) onde ocorre a cerimônia de casamento. A lua-de-mel na nova casa (as "moradas" de João 14:2) dura sete dias (corresponde aos sete anos do Período da Tribulação aqui na Terra). Portanto, enquanto Israel estiver sendo finalmente purificado durante o período de sete anos da Tribulação, a igreja — a noiva — estará desfrutando de um período de lua-de-mel com Jesus Cristo no céu!

 

Assim, encontramos outro forte argumento para um arrebatamento anterior à Tribulação em 1 Tessalonicenses 5:9, em que lemos: 

"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo."

Esse verso, considerado no contexto, está obviamente conectado com o ensino de Paulo a respeito do arrebatamento — pois esse é o assunto do capítulo 4 e verso 13 até o capítulo 5 verso 11. Uma das principais razões que motivou Paulo a escrever essa primeira carta era que a igreja de Tessalônica estava entristecida pelo destino dos seus amados. Aquelas pessoas também tinham crido e aparentemente tinham morrido sem terem sido tomadas nos céus por Cristo (como Paulo tinha ensinado anteriormente, isso aconteceria algum dia). No entanto, como Paulo só esteve com eles por aproximadamente um mês, o conhecimento que eles tinham do assunto era incompleto. Portanto, para corrigi-los nesse mal-entendido, Paulo diz que seus familiares mortos "em Cristo" na verdade (somente por um momento) precederiam aqueles que estarão vivos no instante do arrebatamento.

 

Observe que Paulo usa a palavra "consolai-vos" duas vezes em seu discurso, em um esforço de aliviar seus temores; depois ele conclui com o verso citado anteriormente (5:9), dizendo que Deus não os tinha destinado para a ira — a ira divina que está reservada para a nação de Israel (em particular, e para o restante do mundo em geral) e, portanto, devemos compreender que esse ensino a respeito do arrebatamento objetiva ser uma fonte de consolação para todos os crentes da Época da Igreja.

 

Como o Diabo não tinha acabado de atormentar aqueles cristãos tessalonicenses, circulou a falsa noção que por causa da perseguição que eles estavam experimentando, o "dia do Senhor" (o Período da Tribulação) já estava presente e eles tinham perdido o arrebatamento! Isso levou Paulo a escrever sua segunda epístola, em que lhes deu (e a nós também) dois sinais inegáveis, sem os quais o Período da Tribulação não poderá iniciar! No verso 3 do capítulo 2, Paulo nos diz que não devemos nos deixar enganar por ninguém, pois "aquele dia" não virá sem que ocorra antes a apostasia — um afastamento, ou partida, dependendo da interpretação que se tenha da palavra grega apostasia — juntamente com o aparecimento do "homem do pecado", o Anticristo. Assim, precisamos compreender que esses dois eventos terão de ocorrer antes do início do período da Tribulação.

Para clarificar, a palavra que Paulo usou nesta passagem no texto grego foi apostasia, que tem dois significados:

 

1) Um afastamento das posições da fé mantidas anteriormente; a apostasia da igreja hoje está tão profunda e generalizada que a resistência da igreja à podridão do mundo foi corroída a partir de dentro, deixando em grande parte uma casca vazia onde uma igreja vibrante costumava se reunir. Outro ponto interessante refere-se à "apostasia" de 2 Tessalonicenses 2:3. A maioria vê isso com um afastamento em massa da fé, antes do Período da Tribulação, e essa certamente parece ser uma possibilidade quando o Anticristo ascender ao poder e as pessoas de todo o mundo começarem a adorá-lo. No entanto, ao longo dos anos, vários mestres proeminentes insistiram que a palavra grega apostasia também pode ser traduzida como "partida" — como na partida da igreja deste mundo — e creem que isso se refira a um arrebatamento anterior à Tribulação. Entretanto, alguns estudiosos do grego — muitos dos quais adotam a posição anterior à Tribulação — não concordam com a interpretação de "partida", de modo que esse ponto em particular está longe de ser resolvido.

O Comentário Bíblico Amplificado usa as palavras "partida da igreja" na nota de rodapé para esse verso — 2 Tessalonicenses 2:3 — pois isso dá o significado total da palavra, apostasia.

Com essa compreensão, vamos ao significado número 2:

 

2) Uma súbita captura ou arrebatamento — dos eleitos da igreja.

 

Somente após o arrebatamento da igreja o "homem do pecado" será revelado! No entanto, essa Escritura não ensina que o arrebatamento da igreja e o aparecimento do Anticristo serão eventos praticamente simultâneos, como muitos cristãos acreditam. Em vez disso, ela simplesmente significa que o arrebatamento precisa ocorrer primeiro e então, em algum ponto posterior, o Espírito Santo retirará Seu poder de restrição o suficiente para que o Anticristo possa aparecer. Esse intervalo de tempo poderá ser de algumas horas, ou alguns anos, um ponto que será discutido na Parte 3.

 

Agora, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Que outra razão poderia ter motivado Paulo a apresentar esse ensino aos tessalonicenses, se não tivesse em vista o arrebatamento anterior à Tribulação?

A Promessa de Jesus de Tirar Seus Fiéis Desta Dimensão

Outra porção das Escrituras que se aplica à nossa discussão encontra-se em Apocalipse 3:10, onde o Senhor glorificado dirige palavras à igreja de Filadélfia:

 

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra." [ênfase adicionada].

 

Considere a palavra hora. É um termo limitado à Terra. Uma vez que você saia da Terra e do sistema solar, essa palavra não tem a mesma relevância! Além disso, "hora" é uma palavra que indica tempo. Ela pode referenciar uma hora real no relógio, ou um período curto de tempo, mas independente de como seja usada, é sempre uma palavra para indicar tempo. Como tal, essa palavra está associada com esta dimensão terreal.

 

As sete igrejas mencionadas em Apocalipse, capítulos 2 e 3, eram igrejas literais que existiam na Ásia Menor no tempo em que João escreveu o Apocalipse. Muitos eruditos bíblicos acreditam que elas representam sete períodos distintos da história da igreja, finalizando com os "laodiceienses" — um tempo de espiritualidade morna imediatamente anterior ao período da Tribulação. Outra interpretação é que são sete tipos de igrejas, contendo membros individuais que são representativos de todas as expressões de espiritualidade e fidelidade a Jesus Cristo. E é para o caráter "filadelfense" fiel dos cristãos genuínos (que estiverem vivos naquele tempo), que a promessa é feita: "eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo". Observe que a promessa é "guardar da hora" e não "guardar na hora" da tribulação, como alguns pós-milenistas insistem que é o caso.

 

Noé foi salvo "da" ira de Deus no dilúvio, mas passou pela hora! Ló foi salvo da ira de Deus, mas passou pela hora. Jesus Cristo promete à igreja que a livrará da hora da provação que virá sobre todo o mundo.

Outro ponto interessante é que a igreja é mencionada frequentemente até Apocalipse 3, mas então no verso 1 do capítulo 4, João recebe uma súbita ordem "Sobe aqui" (simbólica do arrebatamento?) e a igreja não é mencionada novamente até muito mais tarde, onde a encontramos como a "esposa do Cordeiro", no capítulo 21.

 

Em seguida, no verso 4 do capítulo 4, encontramos os vinte e quatro anciãos (presbuteros no texto grego) assentados em volta do trono celestial e vestidos de branco e com coroas de ouro. Estar vestido de branco significa que a pessoa é uma vencedora [Apocalipse 3:4-5] e as coroas são consistentemente retratadas no Novo Testamento como representativas de recompensa. Assim, o fato de os anciãos estarem assim vestidos indica que o julgamento ante o Tribunal de Cristo [2 Coríntios 5:10] já ocorreu e os galardões já foram distribuídos! Se você duvida dessa interpretação, apenas veja o verso 3 do capítulo 5, em que encontramos estas palavras:

 "E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele." 

O verso 4 continua

 "... ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele." 

Meu amigo, Jesus Cristo é homem e Deus ao mesmo tempo — a segunda pessoa da Trindade — mas esses comentários obviamente não se referem a Ele! Como então essas pessoas estão no céu, se não pelo arrebatamento? É nossa compreensão das Escrituras que o próprio Jesus Cristo foi o primeiro homem a ressuscitar e entrar nos céus como "as primícias dos que dormem".

 

Se é assim, os santos do Antigo Testamento ou do período da Tribulação não poderão preceder a igreja nos céus como homens ressuscitados por causa do que encontramos nos seguintes versos:

 

"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda." [1 Coríntios 15:20-23; ênfase adicionada].

Consideradas no contexto, a frase, "os que são de Cristo" refere-se à igreja e, portanto, são os próximos na fila a serem ressuscitados — com nenhum outro grupo precedendo-os.

Acople esses fatos com Apocalipse 7:13-14 e precisamos chegar à outra conclusão:

"E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." [ênfase adicionada].

 

Que esses são os santos do período da Tribulação está fora de qualquer discussão! Como acabamos de ver em 1 Coríntios 15:20-23, Cristo é as "primícias dos que dormem" e depois disso os que pertencem a Ele serão ressurretos. Assim, quando Apocalipse 7:13-14 nos informa dos santos do período da Tribulação nos céus, isso requer que a igreja tenha sido arrebatada em algum ponto anterior!

Em que ponto a Tribulação começará na Terra? Em Apocalipse 6:1, encontramos o Senhor Jesus Cristo abrindo o primeiro selo, que sinaliza o início, mas observe algo que acontece antes disso no capítulo 5: Os versos 8 e 9 nos dizem que "os quatro animais" e os vinte e quatro anciãos (esses anciãos claramente representam todos os cristãos) cantam um novo cântico, dizendo:

"Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra."

A expressão "toda a tribo, e língua, e povo, e nação" está obviamente se referindo a um grupo muito maior do que apenas os vinte e quatro anciãos. Depois, há a exortação do apóstolo Paulo a respeito do dia do Senhor:

 

"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis." [1 Tessalonicenses 5:1-11; ênfase adicionada].

 

Por que Paulo os ensinou (e nos ensinou) a vigiar se o evento não é iminente — poderia ocorrer a qualquer momento e está em seguida no calendário profético de Deus? Observe a cuidadosa distinção que Paulo faz entre os pronomes "vós" e "eles". Esse contraste destina-se a mostrar que nós, ao contrário daqueles que estão perdidos, não seremos pegos desprevenidos quando o dia do Senhor vier como um ladrão de noite.

Mateus 24 — Uma Compreensão Elementar

 

Isto nos traz ao assunto de Mateus 24 — em minha humilde opinião, o capítulo mais mal compreendido e mal-aplicado de toda a Bíblia, no que se refere às profecias. Até mesmo os doutores em teologia, que deveriam conhecer melhor, tropeçam nessa porção das Escrituras e a consideram inteiramente fora do contexto quando tentam aplicar uma parte dela ao arrebatamento. O senso comum diz que Paulo sabia sobre o que estava falando em 1 Coríntios 15:51, quando disse:

 

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados." [ênfase adicionada].

 

O que a palavra "mistério" (grego musterion) significa quando é usada no Novo Testamento? Ela se refere a uma Escritura anteriormente não-revelada! Em outras palavras, Paulo está nos dizendo algo aqui, aproximadamente nos anos 59-60, que nunca antes tinha sido revelado por Deus: o assunto do arrebatamento. Esse fato apenas exige que nenhuma das palavras de Cristo em Mateus 24 possa estar se referindo ao arrebatamento! Por que esse ponto é importante? Bem, vamos apenas olhar para o capítulo e destacar alguns detalhes.

 

Na cena que temos diante de nós, o Senhor está respondendo às perguntas feitas pelos Seus discípulos. É muito provável que nesse ponto particular, o grupo era formado unicamente de judeus. Jesus Cristo ainda não tinha morrido e a Época da Graça ainda não tinha iniciado, de modo que 100% do que encontramos nos relatos dos evangelhos está sob a lei e não sob a graça! Nenhum dos profetas do Antigo Testamento "viu" a Época da Igreja porque Deus não revelou isso a eles — era um "mistério" divino! O ensino do Senhor aqui é perfeitamente coerente com esse princípio. Ele está instruindo os judeus sobre o que a "geração" [verso 34] experimentará durante o Período da Tribulação, pois a igreja ainda não estava visível e ainda seria revelada! Com essa ideia em mente, observe que os versos 4-13 descrevem as condições que o remanescente judaico eleito experimentará durante os dias tenebrosos do período da Tribulação — o "tempo da angústia de Jacó".

 

Mateus 24:9 diz claramente que:

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome."

Deus selará 144.000 judeus no início desse período terrível e é para eles que esse discurso é dirigido. O verso 13 tem sido mal compreendido e mal-aplicado por muitos cristãos pensando que precisamos "perseverar até o fim" para sermos salvos, quando na realidade isso está se referindo ao livramento físico dos judeus que estarão vivos na Segunda Vinda de Cristo — no fim do Período da Tribulação!

 

Lembre-se que isso não pode se aplicar aos cristãos de forma alguma, pois naquele ponto — quando Jesus proferiu as palavras registradas em Mateus 24 — a igreja ainda era um mistério [Efésios 3:1-6]. Observe que o verso 14 diz:

 "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.".

Meus amigos, o evangelho da graça ainda era desconhecido naquele tempo! Esse "evangelho do reino" — a mensagem que João Batista e Jesus Cristo pregaram e à qual o Senhor está se referindo aqui — era "Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.".

 

Essa mensagem será pregada novamente durante o período da Tribulação pelos 144.000 israelitas citados em Apocalipse 7 e pelas "duas testemunhas" de Apocalipse 11:3. O fim do Período da Tribulação — que ocorrerá na Segunda Vinda de Cristo — não acontecerá até que essa mensagem específica do evangelho tenha sido ouvida por todas as nações e por meio da qual elas saberão que o reino literal de Jesus Cristo na Terra está prestes a ser iniciado. Quando o Senhor disse isso aos seus discípulos, Ele tinha acabado de ser rejeitado como rei pela nação de Israel e sabia que Suas palavras eram para uma futura geração de descendentes. Em nenhum lugar a igreja aparece aqui.

 

Começando com o verso 15, temos o início da "Grande Tribulação" — os três anos e meio finais, que serão tão terríveis que o Senhor fez o seguinte comentário no verso 21:

 

"Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver." [Mateus 24:21].

 

Que os judeus são o foco principal desse discurso é deixado claro no relato paralelo encontrado em Marcos 13. Observe o fraseado do verso 9:

 

"Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho." [Marcos 13:9; ênfase adicionada].

Pelo que sei, os judeus não costumam levar os cristãos às suas sinagogas por razão alguma, muito menos para surrá-los! No entanto, durante a Tribulação, os 144.000 judeus eleitos serão perseguidos pelo seu próprio povo, bem como pelos gentios.

 

Em seguida, no verso 22, temos uma frase muito interessante sobre a abreviação "daqueles dias" por Deus, pois se Ele não fizesse isso, nenhuma carne se salvaria! Isso tem uma relação direta com o verso 36 — outro comentário feito pelo Senhor que tem sido mal-aplicado há muitos anos. Os pastores dizem aos seus rebanhos, com base no verso 36, que ninguém poderá saber o "dia e a hora" do arrebatamento — quando esse verso não tem absolutamente nada que ver com o arrebatamento, pois considerado no contexto correto, está claramente se referindo à Segunda Vinda. A perseguição e matança serão tão grandes que Deus abreviará aqueles dias para que alguns permaneçam vivos para povoar o Reino Milenar. Como o período será abreviado (algo menor que o número total de dias profetizado por Daniel), ninguém saberá o dia e a hora exatos!!

Lembre-se que todo o capítulo 24 de Mateus está lidando com os judeus sob a lei e não com a igreja sob a graça — a igreja e o arrebatamento, naquele tempo, ainda eram mistérios não-revelados dos conselhos de Deus. Quando Jesus Cristo proferiu as palavras registradas em Mateus 24, o apóstolo Paulo ainda era um fariseu que trabalhava para o Sinédrio; o Espírito Santo não tinha ainda revelado o "mistério do arrebatamento" para ele.

 

O verso 44 tem sido usado para fortalecer o argumento que ninguém pode saber o tempo do arrebatamento, quando na verdade ele está falando dos judeus aterrorizados que estarão escondidos e suas mentes preocupadas com a sobrevivência — não em contar o número de dias que faltam na "Grande Tribulação", conforme informado ao profeta Daniel (um dos argumentos usados contra "saber o dia e a hora"):

 

"Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis." [Mateus 24:44].

 

Pense nisto — os cristãos são exortados em todo o Novo Testamento a vigiar e aguardar o retorno do Senhor para nos levar para si mesmo e somos ensinados que não virá como uma surpresa, de acordo com o seguinte:

 

"Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios." [1 Tessalonicenses 5:4-6; ênfase adicionada].

 

Assim, novamente, vemos que as afirmações em Mateus 24 não podem estar referenciando ao arrebatamento.

O ajuntamento dos escolhidos de Deus "desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus" [verso 31] é "logo depois da aflição daqueles dias..." [verso 29] — Novamente, essa é a Segunda Vinda e não o arrebatamento. As ilustrações "será levado um, e deixado o outro" dos versos 40 e 41 — tão frequentemente usadas para ilustrar o arrebatamento — na verdade referem-se à separação das ovelhas e dos bodes discutida em Mateus 25:33; os que ficarem são aqueles que entrarão no Reino Milenar. E essa passagem está, logicamente, em um contexto não-interrompido, e é parte dos comentários estendidos do Senhor com relação à Sua segunda vinda.

 

É compreensível que muitos tentem usar Mateus 24 como texto de prova para o arrebatamento, pois grande parte do capítulo parece "se encaixar" nele, mas, como vimos — uma inspeção cuidadosa revela que isso simplesmente não é o caso.

 

Embora muitos bons homens tenham "quebrado a cara" tentando prever a data do arrebatamento

 

Mateus 24:36 não é uma barreira legítima! Acreditamos que, no ano em que o arrebatamento ocorrer, será ao soar da "última trombeta" da Festa das Trombetas.

 

Os eventos mundiais e as atitudes nacionais estão aparentemente convergindo a um perfeito alinhamento com o que as Escrituras dizem que serão as condições existentes na época do aparecimento do Anticristo. Assim sendo, e pelas razões detalhadas anteriormente, acreditamos que o arrebatamento realmente possa ocorrer a qualquer momento. Você está preparado para encontrar o Senhor nos ares?

 

Nota Final da Cutting Edge

 

Que fique bem claro que não adotamos a posição do arrebatamento anterior à Tribulação porque não somos "corajosos" o suficiente para passar pelas perseguições do Anticristo. Muitas pessoas nos escrevem fazendo exatamente essa acusação. Essa noção é uma tolice, por um único fato bem simples: Embora a igreja seja poupada das perseguições do Anticristo, passará pela fase final das dores do parto que produzirão o Anticristo [Mateus 24:8].

 

Quando passarmos pelas "guerras, rumores de guerra, nações se levantando contra nação, reino contra reino, terremotos em muitos lugares", teremos a impressão que estamos passando pelas perseguições do Anticristo no período da Tribulação. Todos os cristãos hoje precisam amadurecer espiritualmente bem depressa, pois não sabemos quando seremos cercados, perseguidos e até torturados por causa da nossa fé.

 

A ideia que ensinamos o arrebatamento anterior à Tribulação porque desejamos "escapar" da perseguição é risível e totalmente falsa.

Verdadeiramente, o fim dos tempos está bem diante de nós. O mundo está na iminência de ver o aparecimento do iníquo.

Ensinamos o arrebatamento anterior à Tribulação porque a Bíblia o ensina e porque os Illuminati estão advertindo os seus membros para se prepararem para ele!

 

Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são tempos em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

 

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

 http://www.espada.eti.br/n2370b.asp