O estudo da cristologia

 O que estuda a cristologia?

 A cristologia é composta das palavras Cristo , referindo-se a Jesus, e ologia, o que significa "o estudo de". 

A palavra cristologia, portanto, trata do estudo de Jesus Cristo. 

Na teologia sistemática, a cristologia é a área da teologia que discute questões relacionadas a Jesus com base nos ensinamentos da Bíblia. 

Ele serve como uma das três áreas relacionadas ao estudo de Teologia Própria, ou ao estudo do Deus Triúno, incluindo Paterologia (o estudo de Deus Pai) e Pneumatologia (o estudo do Espírito Santo). 

Essas áreas da cristologia incluem, mas não estão limitadas a, Sua existência eterna antes de Sua vida terrena, profecias relacionadas com Cristo no Antigo Testamento, a humanidade e divindade de Cristo, bem como o Seu nascimento terrenal, a vida, a morte, a ressurreição, ascensão, retorno futuro e reinado eterno.

Antes de Sua vida terrena, Jesus existiu na eternidade passado como a segunda pessoa da Divindade Triuna. 

Ele estava com Deus no princípio e era Deus ( João 1: 1 ). Os profetas do Antigo Testamento predisseram que o Messias judeu viria, ainda que fosse rejeitado e sofresse ( Isaías 53 ).

Jesus previu tanto a Sua morte como a ressurreição ( Mateus 20: 17-19 ; 1 Coríntios 15 ).

 Ele também consolou seus discípulos em relação à Sua ascensão ( Lucas 24: 46-53 ). 

Após os relatos evangélicos, o livro de Atos e outros livros do Novo Testamento enfocam os ensinamentos de Jesus e o seu futuro retorno. Primeiro Tessalonicenses 4: 13-18 fala especificamente de um tempo desconhecido e futuro no qual os mortos em Cristo se elevarão primeiro, seguidos por todos os crentes vivos que ascendem imediatamente para o ar para estar com Jesus para sempre.

Embora muitos teólogos tenham debatido a cronologia e muitos aspectos do futuro, profecias não cumpridas relacionadas ao retorno de Cristo, o livro do Apocalipse parece ensinar que, após esta tomada de crentes estar com Jesus, ocorrerão sete anos de enorme julgamento, culminando em o retorno de Jesus à Terra com os Seus seguidores para derrotar Satanás e aqueles com Ele. 

Naquele tempo, Jesus cumprirá o seu papel como Messias davídico e reinará do seu trono em Jerusalém por 1000 anos; isto é conhecido como o reino milenar ( Apocalipse 20: 1-6). 

No final deste tempo, uma rebelião final acontecerá por Satanás. 

Então haverá um julgamento final seguido da criação de um novo céu, terra e cidade onde Jesus reinará com Seu povo para a eternidade futura.

Embora há muitos detalhes adicionais sobre Cristo que possam e tenham sido estudados, a visão geral acima inclui as principais categorias tradicionalmente estudadas na Cristologia.