O que é o dom espiritual de ensinar?

 O que é o dom espiritual de ensinar?

 

Pergunta: "O que é o dom espiritual de ensinar?"

Resposta: O dom espiritual de ensinar é um dos dons do Espírito Santo (Romanos 12:6-8; 1 Coríntios 12:28; Efésios 4:1-12).

É um dom dado pelo Espírito Santo que permite que alguém transmita de forma eficaz as verdades da Bíblia para outras pessoas.

Na maioria das vezes, mas nem sempre, é utilizado no contexto da igreja local.

O dom de ensino envolve a análise e a proclamação da Palavra de Deus, explicando o seu significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte.

O mestre dotado é aquele que tem a capacidade única de instruir claramente e comunicar conhecimento, especificamente as doutrinas da fé e verdades bíblicas.

Deus deu dons espirituais para edificar a sua igreja.

Paulo instruiu a igreja em Corinto a procurar edificar e construir a igreja de Cristo, dizendo-lhes que já que "desejavam" ter dons espirituais, que deviam procurar "progredir, para a edificação da igreja" (1 Coríntios 14:12 ).

Um dom espiritual (charismata em grego) é uma habilidade supernatural, dada por Deus, para realizar um ministério para a edificação do corpo de Cristo.

É dado graciosamente por Deus e não pode ser conquistado.

Embora um dom espiritual possa ser desenvolvido, ele exige uma habilidade sobrenatural para ser exercido.

Um desses dons é o ensino.

A palavra grega para "ensinar" é didaskalos, que significa "instruir." Por toda a Bíblia podemos ver exemplos de ensino.

O próprio Jesus era o Grande Mestre, e Ele ordenou os seus discípulos: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mateus 28:19-20). Jesus ordenou os seus discípulos a ensinar os novos discípulos tudo o que Ele havia ordenado, instruindo-os tanto na doutrina quanto na vida santa.

Os ministros de Cristo não devem ensinar os mandamentos de homens ou qualquer coisa que não fosse divinamente concebida, mas somente o que é ordenado por Cristo.

Existem vários contextos em que o dom de ensino pode ser utilizado: aulas da escola dominical, escolas bíblicas, faculdades, seminários e estudos bíblicos domiciliares.

O possuidor do dom pode ensinar indivíduos ou grupos.

Uma pessoa com o talento natural para ensinar pode ensinar qualquer coisa, mas uma pessoa com o dom espiritual de ensinar ensina o conteúdo da Bíblia.

Ele pode ensinar a mensagem de um livro como um livro inteiro ou dividi-lo a parágrafos ou versículos individuais.

Nenhum material novo provém daquele que possui o dom de ensinar.

O mestre simplesmente explica ou expõe o significado do texto bíblico.

Ensinar é um dom sobrenatural do Espírito Santo.

Alguém sem este dom pode entender a Bíblia ao lê-la ou escutá-la, mas não pode explicá-la como o mestre dotado. 

Embora possa ser desenvolvido, o dom espiritual de ensinar não é algo que possa ser aprendido ou adquirido, como com um diploma universitário. 

1kidpreacher

  Uma pessoa com um Ph.D. mas sem o dom de ensino não será capaz de expor a Bíblia como uma pessoa sem um diploma, mas com o dom de ensinar.

Em Efésios 4: 11-12, Paulo lista dons fundacionais para a edificação da igreja local.

Os dons são dados para a edificação do corpo de Cristo.

No versículo 11, os mestres estão ligados aos pastores. Isso não sugere necessariamente um dom, mas parece indicar que o pastor é também um mestre.

A palavra grega para pastor é poiemen que significa "pastor".

Um pastor é aquele que cuida de seu povo da mesma forma que um pastor cuida de suas ovelhas.

Assim como um pastor alimenta as suas ovelhas, o pastor também tem a responsabilidade de ensinar ao seu povo o alimento espiritual da Palavra de Deus.

A igreja é edificada através do uso do dom de ensinar na medida em que as pessoas ouvem a Palavra de Deus e escutam o que ela significa e como aplicá-la às suas próprias vidas. Deus tem erguido muitos com este dom de edificar pessoas em sua fé e habilitá-las a crescer em toda a sabedoria e conhecimento (2 Pedro 3:18).

Como os cristãos podem saber se possuem o dom de ensinar?

Eles devem começar pedindo a Deus por oportunidades de ensinar uma classe de escola dominical ou estudo bíblico, sob a autoridade e orientação de um mestre dotado.

Se acharem que podem explicar o significado da Bíblia e outros respondem favoravelmente, então provavelmente têm o dom e devem pedir a Deus por mais oportunidades de usar e desenvolver esse dom.

 

 

 1https://jerrythinks.com/2014/12/01/preaching-dissected/

        https://www.gotquestions.org/Portugues/dom-espiritual-esinar.html