Translate this Page

Rating: 2.0/5 (3236 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página





Busca OPortal

Clique⇒ mapa do site avançado
           Buscar no freefind

Email OPortal

 

oportal@oportaldateologia.org

cornelio.a.dias@oportaldateologia.org

 


https://files.comunidades.net/oportaldateologia/setad.gifÚltimas Edições

 

1. A emergente reascensão da escatologia. Leia

2. O que é o id 2020? O ID2020 é a Marca de Besta? Leia

3. As máscaras o covid-19 e a engenharia social Leia

4. Teoria da Conspiração e o humano QR-Code Leia

5. O Mundo pós-covid Projeto diabólico Leia

6. Como será a vida no futuro Leia

7. Admirável mundo novo Leia 

 


 

A santificação sob a perspectiva da bíblia-introdução: Aqui

 

 Edição em destaque

 

Parte Final

 

 

 

Leia

atualização de 31/12/2020  

Ychzek'el

 

9.  3 - 4

3: Então a Glória do começou a se levantar sobre o Keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa.

Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura. 

O Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o Keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. 

 

Ezequiel  

 

9.  4. 

Adonai lhe disse "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".    


Os Samaritanos
Os Samaritanos

 

2 de outubro de 2018

 

               

  

Muitos de nós ao lermos a Bíblia questionamos sobre quem são certos povos nos dias de hoje, um deles que é descrito tanto no Novo Testamento quanto no Velho Testamento, são os Samaritanos. Neste artigo temos o prazer de compartilhar aqui o que conhecemos sobre esta cultura milenar e sua sobrevivência em um Oriente Médio tão hostil as minorias.

A primeira vez que havia lido sobre os Samaritanos na realidade moderna foi num artigo especial publicado pela National Geographic com o título The Last Israelitish Blood Sacrifice: How the Vanishing Samaritans Celebrate the Passover on Sacred Mount Gerizim, National Geographic Magazine, January 01, 1920

 

Foto publicada na National Geographic Magazine em 1920

 

Entrada de Museu Samaritano sobre o Monte Gerezim 

Alertados pelo perigo de extinção, os ancião e sacerdotes da comunidade decidiram por mudar a rigidez com que vinham definindo quem seria samaritano, atém então, teria que ser o resultado de casamento entre um homem e uma mulher considerado samaritanos. A decisão foi de que somente mulheres que fossem judeus e aceitarem sobre si a fé judaica samaritana e viver nos mesmos padrões, permitiria que um samaritano se casasse com ela.

o artigo o autor contava o seu testemunho em uma visita ao local naquele ano, onde ele pensava que poderia ser a última páscoa, afinal de contas, a comunidade dos samaritanos estava em extinção, aquela era sem dúvida a última geração até que algo mudou o destino de toda a comunidade.

 

Entrada do Comite samaritano no Monte Gerizim 

Foi ai então que um primeiro jovem conquistou o coração de uma jovem judia russa que aceitou a proposta de se juntar ao povo samaritano e então a comunidade voltou a crescer. Nos dias de hoje os samaritanos já estão fora do perigo de extinção, mas a comunidade ainda é uma das menores na Terra de Israel. Os samaritanos foram perseguidos por quase todas as comunidades que viveram na região. Eram separados e hostilizados pelos judeus há 2000 anos atrás, perseguidos pelos romanos, pelos cristãos bizantinos, pelos árabes, pelos persas, pelos sírios, pelos beduínos e durante o governo otomano praticamente foram instintos. Os árabes do período otomano que viviam na região praticamente não deu paz a esta comunidade.

 

                               Sacerdotes Samaritanos rezando no Monte Gerizim em 1900 

Durante o mandato britânico começou a haver tolerância para este povo, mesmo assim, eles foram expulsos da região do vale, a região de Siquém, e só tiveram paz com a fundação do Moderno Estado de Israel que os protege em termos de segurança. As relações dos samaritanos com judeus israelenses e palestos muçulmanos e cristãos em áreas vizinhas foram muito tribuladas.

Em 1954, o presidente israelense Yitzhak Ben-Zvi promoveu o estabelecimento da comunidade de samaritanos em Holon, Israel. Os samaritanos que vivem em Israel e na Cisjordânia gozam de cidadania israelense e são protegidos hoje pelo país. Os samaritanos nos territórios governados pela Autoridade Palestina são uma minoria no meio de uma maioria muçulmana. Eles tinham um lugar reservado no Conselho Legislativo Palestino na eleição de 1996, mas eles não têm mais, não existe democracia palestina.

 

                             Samaritanos cultuando Adonai na Páscoa Samaritana

 

Um dos maiores problemas que a comunidade enfrenta hoje é a questão da continuidade. Com uma população tão pequena, dividida em apenas quatro famílias (Cohen, Tsedakah, Danafi e Marhiv, uma quinta família que morreu no século XX) e uma recusa geral de aceitar convertidos, tem havido uma história de distúrbios genéticos dentro do grupo devido ao pequeno número de genes.

Para combater isso, a comunidade samaritana concordou recentemente que homens da comunidade se casam com mulheres não Samaritanas (principalmente judias israelitas), desde que as mulheres concordem em seguir as práticas religiosas samaritanas.

 

Gravura de Pastor Samaritano em frente ao túmulo de Hamor, pai de Siquém em 1884 

Há um período experimental de seis meses antes de ingressar oficialmente na comunidade Samaritana para ver se este é um compromisso que a mulher gostaria de tomar. Isso muitas vezes representa um problema para as mulheres, que normalmente não estão ansiosas para adotar a interpretação estrita das leis bíblicas (Levitical) em relação à menstruação, pelo qual devem viver em uma habitação separada durante seus períodos e após o parto.

Houve alguns exemplos de casamentos intermarinos. Além disso, todos os casamentos dentro da comunidade samaritana são aprovados pela primeira vez por um geneticista no hospital Tel HaShomer, a fim de evitar a propagação de distúrbios genéticos. Em reuniões organizadas por "agências internacionais de casamento", um pequeno número de mulheres ucranianas recentemente foram autorizadas a se casar com a comunidade em um esforço para expandir o número de genes.

A comunidade samaritana em Israel também enfrenta desafios demográficos à medida que os jovens deixam a comunidade e se convertem ao judaísmo. Um exemplo notável é a apresentadora de televisão israelense Sofi Tsedaka, que fez um documentário sobre ela deixando a comunidade aos 18 anos. O chefe da comunidade é o Sumo Sacerdote Samaritano, que é selecionado por idade da família sacerdotal e reside no Monte Gerizim. O atual sumo sacerdote é Aabed-El ben Asher ben Matzliach, que assumiu o cargo em 2013.

 

Em que creem os Samaritanos?

A religião samaritana baseia-se em alguns dos mesmos livros utilizados como base do judaísmo, mas difere do último. As obras religiosas samaritanas incluem a versão samaritana da Torá, a Memar Markah, a liturgia samaritana e os códigos da lei samaritana e comentários bíblicos. Muitos afirmam que os samaritanos parecem ter um texto da Torá tão antigo quanto o Texto Massorético, mas esta informação carece de provas. Os estudiosos têm várias teorias sobre as relações reais entre esses três textos.  

Há um único Deus, YHWH, o mesmo Deus reconhecido pelos profetas hebreus e os cristãos

Torá foi dada por Deus a Moisés.

O monte Gerizim, e não Jerusalém, é o verdadeiro santuário escolhido pelo Deus de Israel.

Muitos samaritanos acreditam que, no final dos dias, os mortos serão ressuscitados pelo Taheb, um restaurador (possivelmente um profeta, alguns dizem Moisés).

Creem na Ressurreição e Paraíso (céu).

Os sacerdotes são os intérpretes da lei e os guardiões da tradição. Os estudiosos são secundários ao sacerdócio.

A autoridade das seções pós-Torah do Tanakh e as obras rabínicas judaicas clássicas (o Talmud, que compreende a Mishná e a Gemara) são rejeitada.

Eles têm uma versão significativamente diferente dos Dez Mandamentos (por exemplo, seu 10º mandamento é sobre a santidade do Monte Gerizim).

Os samaritanos mantiveram uma ramificação do antigo manuscrito hebraico, um Sumo Sacerdócio, o abate e o comer de cordeiros na véspera da Páscoa e a celebração do início do primeiro mês em torno da primavera como o Ano Novo.

Yom Teru`ah (o nome bíblico para "Rosh Hashaná"), no início de Tishrei, não é considerado um Ano Novo como está no judaísmo rabínico.

O Pentateuco Samaritano difere do Texto Masorético Judaico também. Algumas diferenças são doutrinais: por exemplo, a Torá Samaritana afirma explicitamente que o Monte Gerizim é "o lugar que Deus escolheu" para estabelecer Seu nome, em oposição à Torá judaica que se refere ao "lugar que Deus escolhe". Outras diferenças são menores e parecem mais ou menos acidentais.   

 

A Rocha Sagrada dos Samaritanos no Monte Gerizim

 

Os Samaritanos nos dias de hoje

A quase extinção dos Samaritanos se deu principalmente porque a sua grande maioria que vivia na região de Siquém (Nablus) eram oprimidos pelos muçulmanos e muitos deles foram forçados a se converter ao islamismo, os que se recusavam eram maltratados e mortos.

Além disso, os Samaritanos durante diversos períodos da história foram proibidos de viverem e visitarem o Monte Gerizim que é parte de sua fé religiosa. Durante o período cristão-bizantino praticamente foram extintos, pois os o império bizantino perseguia tanto os judeus quanto os samaritanos. Aos judeus o império proibia de viverem em Jerusalém, e aos samaritanos, proibiam de viver no Monte Gerizim.

Após a intervenção do moderno Estado de Israel e seu segundo presidente Yitzhak Ben-Zvi, os samaritanos vem gozando de um novo renascimento e florescimento. Hoje, a grande maioria deles vivem na cidade de Holon, junto a Tel Aviv e fazem parte do quebra-cabeças cultural de Israel. Além disso, eles receberam o direito pelo Estado de Israel de reconstruirem sua comunidade sobre o Monte Gerizim. O Parque Nacional do Monte Gerizim foi criado pela Autoridade de Parque e Jardins Nacionais de Israel, o que ajuda muito a preservar as ruínas sacarinas sobre o Monte Gerizim.

Se dúvida alguma, esta é uma das comunidades e histórias mais interessantes entre as muitas culturas e etnias existentes no Estado de Israel.

 https://www.cafetorah.com/samaritanos/

 

 

              

 

 

newline oportal

is lidas 2021-22

1. A Porta da Salvação. Leia

2. O Pão nosso de cada dia. Leia

3. Televisão: O olho mágico da besta. Leia

4. O que é heresia? Leia

5. Tecnologia 5G e o olho que tudo Vê. Leia

6. A era da sociedade charagma. Leia

7. Plano dos Illuminati rumo a Nova Ordem Mundial.  Leia

8. A chegada não reconhecida do falso profeta. Leia

9. Nova Ordem Mundial conforme a Bíblia. Leia

10. O que é o Anticristo? Quem será Ele? Leia

11. O anticristo conforme a bíblia. Leia

12. Como será a vida no futuro: Leia

Destaque OPortal

A chamada no gif abaixo visa alertar sobre um grave evento que vai acontecer:

São elementos ardentes que se fundirão sobre terra: Cuidado!

Os corpos celestes explodirão sobre a atmosfera e cairá sobre a terra como chuva de pedras fogueadas. Haverá terrível destruição.

Tema Central d'OPortal

Leia

A falsa doutrina da pré-tribulação

Link

Questione-se: 

Conforme cita a bíblia qual é das doutrinas a que julga ser a mais viável pra você  biblicamente? 

Mezo-tribulação 

A Igreja será arrebatada ou não no meio da tribulação?

Pós-tribulação   

Em qual delas a Igreja de Cristo vai ser elevada?

Pré-tribulação  

A Igreja ela não verá este juízo que  virá sobre a face da  terra.

Qual é a certeza de que não vai estar aqui neste dia mais terrível da humanidade ?

Reflexão 

O Portal

 texto flutuante

  

       


Reflexão!

2013 - 2022

O oitavo rei

A besta do mar conforme Ef: 6 - 11 - 13.

faz referência às duas hierarquias do mal que domina o mundo físico e espiritual desde a origem do pecado no Éden. São eles os “Principados” que são as ordens celestiais malignas superiores constituídas por demônios de todas as hierarquias ou seja; é uma casta formada pelos seres que eram angelicais e foram lançados na terra quando o querubim Lúcifer intentou usurpar o trono de Deus; eles são miríades ou legiões enquanto que as "Potestades" são classes humanas de Governantes que governam os países do mundo sob o domínio secular de controle espiritual total do demônio; como por exemplo o falso profeta que é a besta do mar e o anticristo a besta da terra e os demais reis tirânicos existentes!

O sangue inocente "do cristão" ainda terá que ser derramado até que o último fiel seja morto na terra por servir a Deus em Jesus Cristo conforme registra

Apocalipse 6:9-11: que diz:

9: E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10: E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

11: E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que hão de serem mortos eles como eles foram.

São soldados do Rei dos Reis todos aqueles que pela sua fé em Cristo forem perseguidos e mortos no mundo pelo exército de satanás nesta antiga batalha espiritual entre o bem e o mal; por não se prostrarem diante das potestades da terra prestando lhes adoração e submissão total as suas leis, que são: 2 Coríntios 4: 4!

Os fiéis são os guerreiros que serão presos; feridos ou mortos nesta guerra espiritual secular que virá com força total sobre a terra contra os soldados do Deus altíssimo.

Os que forem mortos; estes não vão ser laureados com medalhas de sangue como fazem os exércitos seculares; "nós" os que provarmos o dano da primeira morte na terra; vamos receber uma Coroa de Glória com os nossos nomes gravados nelas e reinaremos com Cristo por toda a eternidade; na Nova Jerusalém que descerá do céu e ocupará o espaço desta terra pois ela será lançada no lago de fogo e enxofre no Juízo Final após o governo milenar de Cristo aqui no mundo; por toda eternidade!

A Nova Ordem Mundial através do Falso Profeta já está em plena e intensa atividade e teve inicio em 2013 cumprindo seu dever a rigor. A sua marca já está sendo aceita é voluntariamente por muitos nos países no mundo e já estamos no tempo em ela vai ser obrigatória para todos!

E quem quiser livrar-se "desta lei que será a pior perseguição que já houve terá que aceitar a marca para poder comprar ou vender e ter a liberdade em troca pela sua alma!

Revelação 13. 1 – E vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”“.

O oitavo rei ele é a besta do mar o falso profeta do em Apocalipse 18:2 que assumiu o trono da perdição em 2013 cujo; é a Babilônia “espiritual”. O número que ele simboliza é o: 6 6 6.

O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que isto venha lhe custar à sua própria vida.

Oriente-se.

Março de 2013 ⇔ 2022

Por:Cornelio A.Dias

Março de 2013. 2022

 https://www.dailymotion.com/video/x6e2rcw

 https://www.dailymotion.com/oportaldateologia

Pré-tribulação

O futuro do mundo

Nas Mãos Do Governo

Documentário 

Aqui

Pré-tribulação

Aqui

Abra esta Porta de Meditação, Louvor e Oração,

 

 

Clique aqui em:

 

 

Bíblia Online e Seleção de Louvores

 

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png  

 

 

 

IMAGEM TEXTO