Satanás é inimigo do verdadeiro cristão

 

Como sabemos satanás é o nosso inimigo e o nosso estudo não pode começar de outra forma. Ele é o ser obscuro conhecido como pai da mentira, rebelião, desobediência e caos. Ele é a fonte de todo o mal.

Mas esse não foi sempre o caso, em Isaias 14 é importante dizer que ele já foi um querubim chamado lúcifer.

Na raiz da língua latina significa o “portador da luz” e em hebraico significa a “estrela da manha”. Em 2 coríntios 11:4 nos diz que mesmo hoje satanás disfarça-se como anjo de luz.

Este é um ponto importante de partida, temos tendências em pensar que se víssemos satanás, a aparência dele seria obviamente maligna e seria reconhecido assim que ouvíssemos seu nome. Provavelmente imaginaríamos como um ser de pele vermelha, com tridente, chifres e uma cauda.

A verdade é que se víssemos satanás, ele teria pelo menos uma aparência neutra. A aparência dele é atrativa aos olhos humanos, há uma evidencia a considerar para isto nos últimos dias.

Quando o anticristo aparecer na terra, a Bíblia sugere que ele será atraente.

A aparência dele será parte do charme para atrair as pessoas até ele.

Em Ezequiel 28:12-13 temos uma aparência acerca da beleza física que lúcifer possui. “Tu eras o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em beleza.

Estava no éden, o jardim do criador, toda a pedra preciosa era a tua cobertura; a sardônica, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos pífaros estava em ti no dia em que foste criado.”

Em hebraico, o significado de tambores e pifaros não são claros, mas é vastamente aceito por estudantes bíblicos. Lúcifer provavelmente era o responsável por orquestrar a adoração dos céus agarrando nesta referencia dos instrumentos musicais, ele era um gênio musical.

Mais tarde descobrimos que ele ainda continua a usar este dom nesta área como meio de cativar pessoas até os dias de hoje. Foi o orgulho, vestes e beleza que fez satanás cair.

Nos é dito que chegou a um ponto que ele ficou tão tomado com sua gloria que se achou igual ao Criador e se revoltou contra Ele. “Disseste no teu coração, eu subirei ao céu e elevarei o meu trono acima das estrelas do criador. Sentar-me-ei no trono na assembléia da montanha do mais alto da sagrada montanha. Me erguerei acima do topo das nuvens, irei me tornar como o Altíssimo”.

É fácil algumas vezes cair na tentação de pensar que satanás é um tipo de força igual à força oposta do Criador. Certamente ele gostaria de se promover a maneira dele. De maneira a ser igual ao Criador, é a sua ambição, mas de fato, ele está no mesmo alto nivel dos arcanjos. As Escrituras sugerem que quando lúcifer se revoltou e caiu do céu, ele influenciou a lealdade de um terço dos anjos do Altíssimo e com ele também caíram.

Chamamos estes anjos caídos de demônios e eles são a armada especial de satanás no mundo.

Como é que ele conseguiu persuadir um terço dos anjos a se juntarem a ele? Em Ezequiel 28 temos a resposta. “tu eras o querubim ungido para proteger e te estabeleci, no mente santo dão Altíssimo estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.” Perfeito era nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. “Na multidão do teu comercio se encheu o teu interior de violência e pecaste; por isso te lancei, fora do monte do Altíssimo e te fiz parecer ó querubim protetor, do meio das pedras afogueadas”. Ezequiel 28: 14 –16.. “envolveste-te na abundancia dos teus negócios.” isto normalmente mal interpretado como algo que tenha a ver com a atividade comercial (compra e venda). A palavra negocio em hebraico tem a ver com algo que anda para cima e pra baixo como mexeriqueiro ou difamador.

Hoje em dia chamamos “campanha de influencias”. Assim foi como lúcifer conseguiu a lealdade dos anjos a andar para frente e para trás entres eles. A sussurrar-lhes aos ouvidos, ao semear conspirações difamando o Criador como tirano e oferecendo aos anjos um lugar mais alto no seu reino. E eles acabaram aceitando a rebelião. A mesma palavra “negocio” é usada em outra parte da Bíblia, nos mostra mais referencias de sue métodos, em Levitico 19: 16 nós lemos: “Não andarás com mexericos entre os teus povos”.

Este primeiro descrevemos um difamador, uma pessoa que lança falsas acusações e insinuações. Lúcifer falsamente acusa o Criador de ser um ditador.

Um tirano que só quer saber do seu ministério e da sua glória, sem qualquer apreciação aos anjos que estimadamente o servem. Em Provérbios 20:19 está outra instancia da mesma palavra. “O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios”.

Este primeiro associa mexericos com elogios. Lúcifer usou elogios para influenciá-los em beneficio de sua causa própria. Em Jeremias 6:28 e Ezequiel 22:9 a palavra é traduzida como “calunia”, ele caluniou o nome do Altíssimo. É a mesma palavra hebraica quando uma pessoa vai cheia de revolta, desinteressadamente com elogios e deturpa a autoridade.

Então o Criador expulsou satanás e seus anjos para fora do paraíso. Onde é que eles estão agora? Outra má interpretação é que eles estão no inferno.

A Bíblia mostra claro que eles não estão lá e sim aqui na terra. Satanás é o atual governante na região do ar. Existem duas palavras gregas para “ar”, uma delas nos dá a palavra em português “éter”. E a outra nos dá a palavra em português“ar”. Éter é o extremo da atmosfera, ar A.R a parte mais baixa da atmosfera, que vai até a superfície da terra. Satanás opera no ar, o A.R é o governante supremo com autoridade na totalidade da superfície terrestre.

Nesta posição ele é o representante do espírito que agora trabalha ao som da desobediência.

Satanás trabalha em todos os que são desobedientes ao Criador. Nós temos somente duas opções nesta vida, ou estamos do lado do Altíssimo ou do lado se satanás. Não existe uma terceira opção. Se os submetemos soa a autoridade de Cristo temos direito de estar no reino do Altíssimo. Se sujeitarmos ou não aceitamos Cristo, estamos no reino de satanás porque somos filhos da desobediência e satanás tem autoridade legítima sobre quem está em rebelião contra o Criador.

Ele governa sobre os rebeldes. Isso trás influencias aos seres humanos desde a primeira revolta de satanás.

O Criador decidiu-se a fazer uma criatura diferente. Adão ou home, homem feito do pó da terra, mas também a imagem do Altíssimo.

Então as coisas mais baixas e mais altas estão combinadas no mesmo.     

O caído lúcifer, agora chamado satanás ataca o homem em particular por diversas razões. Mas eu só vou revelar uma parte delas. Primeiro o homem representa ao Criador em relação ao resto da criação. Ele foi feito a imagem e a semelhança do seu Criador. Satanás não pode tocar no altíssimo, mas pode fazer guerra a própria imagem do Altíssimo no homem.

No entanto, ele adora profanar essa imagem, destruir e humilha - lá incansavelmente.

A segunda razão é que o destino do homem é ocupar o lugar de satanás na tabela logo desde o momento da criação. Satanás viu o homem como um rival que teria de eliminar.

Satanás procura que o homem caia pelos mesmos motivos que o fez cair. O mesmo motivo que fez com que os anjos caíssem tornando-se armada de demônios.

O processo está escrito em Genesis 3. Sob forma da serpente, satanás entrou no jardim do éden relativamente o lar de Adão e Eva para tentá-los em desobediência e rebelião.

Este é o registro da tentação e da queda. “ora a serpente mais astuta que todas as alimárias do campo que o criador tinha feito. E esta disse a mulher: É assim que o Criador disse: Não comereis de toda a arvore do jardim? E disse a mulher à serpente: do fruto das arvores do jardim comeremos, mas do fruto da arvore que fica no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais então a serpente disse a mulher: certamente não morrereis.

Porque o Criador sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como o Criador, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela arvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e arvore desejável para dar entendimentos; tomou do fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e cozeram folhas da figueira, e fizeram para si aventais” Genesis 3: 1 – 7.

Satanás ofereceu-lhes serem iguais ao Criador, mas note como é que ele lhes prometeu. Ele disse que a divindade se obtinha com a sabedoria.

       É importante prestarmos atenção nisso porque de fato ele disse: uma vez que tenha sabedoria não precisa mais depender do Criador, uma vez que saiba o que Ele sabe será igual a Ele. Disposição a sujeição e dependência não era o que eles tinham em idéia. Tu é capaz de uma destino maior. Procura a sabedoria e ela te libertara da escrava dependência do seu Criador. Torna te com um Deus. Estes elogios decepcionantes levaram o homem a cair e isso causou também a queda de satanás. O que provocou um terço dos anjos caírem e também fez o homem cair.

Com isso concluímos que essa mentira é poderosa. O negocio dos mexericos, elogios difamação realmente funciona. Como iremos descobrir, as pessoas continuam caindo nisto, também reparamos que satanás também tem truques novos. Ele não precisa de nenhum, os velhos truques continuam a funcionar naqueles que desconhecem a verdade em distinguir a decepção. Ezequiel 28 também nos dá uma imagem como satanás opera.

É importante também reparar em tudo que agora se segue. Ezequiel é dividido em duas seções. Cada declaração das lamentações tem um seguimento.

A primeira seção centra-se no príncipe de Tiro e a segunda é sobre o rei de Tiro. Com uma analise vemos que o príncipe de tiro era um ser humano. Claramente ele era um homem, embora ele se achasse um deus, no entanto é claro e obvio que o rei de Tiro não era um rei humano.

A descrição dele é claramente a de satanás, então nesta referencia, temos um governante humano, o príncipe de Tiro. E por trás dele temos um governante invisível e satânico, o rei de Tiro. O governante humano não é nada menos que um fantoche e que nem percebe ser manipulado.

Aplicando a isto a historia humana, a idéia que por trás dos governantes físicos estão os seres espirituais.

É este mundo espiritual que na verdade controla o mundo físico.

A história e as políticas tornam-se bastante diferentes. Assim que examinamos muitos dos homens mais influentes na historia, começamos a ver evidencias dos fios que guiavam sues movimentos.

A Bíblia diz: Efésios 6:12 – a nossa luta não é contra a carne, nem o sangue, mas contra os princípios, contras poderes, contra os governantes ocultos desta época, contra os espíritos parasitários e mesquinhos nos lugares celestiais. Em outras palavras, nossa guerra não é contra o príncipe de Tiro, o humano, é contra o rei de tiro; o demônio que domina o A.R.

Estamos em guerra contra um reino espiritual altamente organizado e poderoso. Que tem governantes de governantes e sob governantes. Cada governante é responsável por certa área sob a autoridade de satanás.

Satanás tem a terra dividida em áreas quais são controladas por demônios que ele controla.

Isto é nada mais nada a menos que existem príncipes humanos poderosos neste mundo, que temos que ter cuidado. Estes são meramente marionetes de satanás que trabalham deliberadamente para atingir os seus objetivos. Em I João 2:18 nós lemos: Já ouviste que o Anticristo está a chegar, até agora muitos anticristos já vieram, essa é uma referencia para os ocultistas, entretanto sobre a futura agenda de satanás na terra iremos mais tarde falar sobre ela.

Finalmente, qual é o objetivo final de satanás? E porque é que ele tão firme e constantemente procura dominar o mundo? Vemos claramente uma referencia ao fim dos tempos no que percebo das profecias relacionadas com esse tempo.

Vai haver um curto período mesmo no final dos tempos onde satanás temporariamente consegue ter todo o planeta sob o seu feitiço.

E vai fazer isto através de certo homem erguido por ele chamado o Anticristo.

Satanás vai persuadir o mundo a adorar esse Anticristo.

Quem adorar o Anticristo vai adorar o próprio satanás. Somente quem adorar o Salvador é quem vai estar do lado do Pai Celestial.

Porque satanás quer estar acima de tudo e ser adorado pelo mundo? Novamente porque ele quer ser igual ao Criador.

A adoração é uma cerimônia que somente pertence ao Criador. Se satanás puder ser adorado pelos humanos ele afirma o direito a se igual ao Criador.

Agora entendemos bem sobre o conflito entre os reinos e agora sabemos que maior ambição de satanás é ser adorado. E importante entendermos que o que nós adoramos é mais importante do que nos próprios.  Mesmo tendo aprendido esta introdução ao nosso inimigo, temos que trabalhar e retroceder até as penumbras da história, até o principio.

O jardim do éden, o lugar onde tudo começou.

Satanás é inimigo ferrenho do verdadeiro cristão porém ele se identifica muito na pessoa daquele que demontra ser mas não é, este; o falso cristão; a sua fiel testemunha e verdadeiro inimigo de Cristo.

Comentários por Disqus