Teologia Dogmática

 O que é a Teologia dogmática

A teologia dogmática refere-se a um conjunto de crenças oficialmente afirmadas por um corpo da igreja, especialmente em referência à Igreja Católica Romana. 

A palavra "dogma" vem de uma palavra grega e latina que significa "opinião" que é freqüentemente usada junto com a teologia em referência aos ensinamentos oficiais. 

L. Reinhardt introduziu o uso do termo "Teologia Dogmática" no título de um livro em 1659. Durante a Reforma Protestante, o termo foi usado em referência a declarações oficiais de fé. 

Vários credos e declarações surgiram durante esse período que se tornou conhecido como dogma. 

No século XX, uma das obras mais conhecidas da Teologia Dogmática foi a enorme série de seis milhões de palavras chamada Igreja Dogmáticapelo teólogo Karl Barth. Ele morava na Alemanha durante a ascensão do nazismo e fazia parte da Igreja confessante que estava contra o levante nazista da época, levando Barth a sair do país e continuar suas obras em outros lugares. Em seus escritos, Barth descreveu Deus como "inteiramente outro" e foi amplamente lido pelos líderes católicos e protestantes. 

O catolicismo romano inclui a forma mais desenvolvida de teologia dogmática. 

A Congregação para a Doutrina da Fé é o grupo oficial responsável por assegurar que os ensinamentos oficiais da Igreja Católica sejam ensinados e seguidos pelos seus líderes. Este grupo também ajuda a resolver quaisquer questões disputadas sobre dogma católico e problemas contemporâneos. 

A teologia dogmática é semelhante à teologia sistemática e ainda inclui as suas próprias distinções.

Por exemplo, a Teologia Sistemática concentra-se no que a Escritura ensina sobre um tópico. 

Em contraste, a Teologia dogmática se concentra no que um determinado corpo religioso concordou, o que a Escritura ensina sobre uma questão específica. 

Como resultado, uma teologia dogmática particular ou declaração de fé por um grupo reformado de igrejas; como a Confissão de Westminster, será algo diferente como uma declaração de fé batista (como a Fé Batista e a Mensagem 2000), embora ambas as afirmações afirmem muitas crenças semelhantes em termos de teologia sistemática.

Em resumo, a Teologia dogmática envolve os ensinamentos oficiais de um corpo religioso e as interpretações desses ensinamentos. 

Popularizados durante a Reforma Protestante, a Teologia Dogmática surgiu de forma especial quando novos grupos procuraram articular suas crenças em contraste com os ensinamentos católicos romanos tradicionais. 

Karl Barth serviu como um teólogo popular que escreveu extensivamente sobre a dogmática da igreja. 

Hoje, os ensinamentos católicos romanos refletem o corpo mais desenvolvido e extenso da Teologia Dogmática, buscando oferecer ensinamentos oficiais e interpretações de ensinamentos em um amplo espectro de membros.