Cristão de vida dupla ou templo do Espírito?

Cristão de vida dupla ou templo do Espírito Santo?

Cornelio A.Dias - 03:07:2010

Introdução: 

O cristão de vida dupla e o templo do Espírito Santo é uma comparação entre uma mistura de açúcar e sal com o verdadeiro Sal da Terra; ou seja, não é açúcar e nem sal é um terceiro elemento porque o cristão, ele é o sal da terra e onde há sal está ele tempera e isto é explicitamente perceptível [...]

▶• Marcos 9• 50 Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros•

▶• Colossenses 4• 6 A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um•

[...] já o crente de vida dupla, se comparado a temperatura é intermediário, oscila entre o quente e o frio, mas, não é nenhuma das duas, se estações climáticas, não é inverno e nem verão muito menos uma quinta estação porque não existe.

Apocalipse 3• 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

▶Apocalipse 3• 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

▶Mateus 5• 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?  para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens•

É um estado crítico, um caso caótico, nem sim ou não, é ser e não ser, é o único caso em que um corpo ocupa dois espaços ao mesmo tempo; que pela física é impossível.

vida_dupla.png.jpg

É o sagrado e profano ao mesmo tempo. O cristão assim adora a Deus com os lábios, mas, não Lho confessa com o coração, adora ao diabo pelas obras, mas, nega e desmente que lhe serve, este é conhecido conforme o verso 15 acima. Na igreja é um cristão sem sombras dúvidas, fora dela,se confunde facilmente no meio ambiente em que se encontra, uma vez dá lugar a Deus para ser usado como vaso, outra vez, a ao diabo como lixeira! A bíblia nos ensina a fazer boas obras, e grande parte dos que se dizem cristão asseguram que fazer o bem, ajudar o necessitado, ou seja, praticar a diakonia e etc.: significa este fazer acima, e isto lhes garante a salvação pela graça; mas, o verso 9 abaixo contradiz esta versão: 

Efésios 2• 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

• 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie.

• 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas• 

Será um antagonismo bíblico? Pelas boas obras será salvo, mas, pelas boas obras não será salvo?

Eis a questão! A Bíblia é semelhante a um contrato qualquer onde os 50 itens, grafado em caixa alta favorecem o cliente, mas, o único artigo em minúscula, este que é o mais importante e aquele que geralmente ninguém lê, só ele é suficiente para beneficiar o tratante, veja exemplo, conforme o verso 10 acima.

Vamos avançar para retornar neste tópico. Conforme o texto a seguir, parece que chegaremos a uma conclusão, veja: 

Tiago 2• 14 Que proveito há meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?•

17• Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

18• Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

19• Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem.

20• Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?

21• Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque?

22• Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.

24• Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.

26• Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta• 

Vimos nos versos acima, que para obtermos a salvação precisamos ter fé [crer] e praticar as boas obras, mas, ainda parece que temos uma contradição com o verso 9 de Efésios[...] 

[...] "não vem das obras", para que ninguém se glorie.

Mas temos o formato de Cristo e fomos criados para as boas obras; este é o paradigma pragmático; somos o modelo prático de Cristo, Ele tem a sua Fé no Pai e as justifica pelas suas obras, portanto, como modelo prático se tiver fé em Cristo e a ela acrescentar as boas obras está salvo.

Esta é a doutrina que ninguém contraria, mas, se voltarmos ao texto de Efésios 2 acima e lermos o artigo [verso] 10 do contrato de salvação, perceberemos que não havíamos dado a atenção devida a aquela palavra minúscula, que é [andássemos] e ela nos diz que devemos praticar a as boas obras?

Para nossa surpresa o verbo que o cristão ama e o que ele mais gosta são o: [praticar]; porque é muito fácil de incorporar a sua sentida à nossa realidade vida cristã sobre o sentido de salvação, e desta forma, todos seremos salvos, porém, não é este o verbo que usamos; ele é a muleta do verbo; [andar]; este é o complicador da teoria da salvação pela graça mediante a fé mais as boas obras, porque, o seu significado remete ao sentido de viver; isto é, o modo de vida, de agir, ser, comportar, este é o diferencial que não relutamos em não admitir, como fator principal da salvação.

Se o nosso tão suave jugo do viver cristão for conforme o padrão de viver do mundo [pecado] então havemos de ser amigo do mundo, mas, para isto precisamos nos identificar com ele; mas, veja que ser viver optarmos por viver em Cristo, observe no que poderemos incorrer, conforme o verso abaixo:

▶• João 7• 7• O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más  

Se o mundo odeia a Cristo porque Ele testifica que o seu modo de vida, de agir, ser, comportar, de se apresentar são obras más, o que acontecerá com o cristão que vive, age, comporta e apresenta testemunho pessoal semelhante ao de Cristo?

A única solução para se adaptar ao mundo imundo, decidido em ser santo, é ser um cristão de vida dupla. Não testificar as suas obras, isto acaba por induzir o cristão à prática das obras mundanas; e desta feita, é possível viver em paz com ele mesmo sabendo que está sendo inimigo de Deus.  

Tiago 44•  Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 

E o fator que redunda no meio da Igreja, porque não é possível ser templo do Espírito Santo e do mundo na mesma intensidade; o Espírito de Deus não habita em templo impuro, por isto, é fácil conhecer o cristão, mas, impossível conhecer o seu coração, e na igreja desde o visitante até o pastor, não há um clichê, muitos estão desviados [termo usado para egresso da igreja] dentro dela, em plena comunhão com ela, do banco à tribuna; por medo ou vergonha de assumir o seu estado critico de morto para o espírito e vivo para o mundo .

▶• I Coríntios 6• 19• Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

O que acontece com a pessoa neste estágio da doença espiritual da vida dupla, é que ele fica cego, não consegue mais enxergar que o Espírito Santo se afastou dele a muito; fica surdo, não houve mais a voz de Deus lhe exortando a se arrepender dos seus pecados, fica paralítico passar a usar a muleta da pratica das boas obras para se auto enganar que será salvo por elas através da fé; começa a se tratar com os genéricos mundanos mais fortes para amenizar o efeito causado pela anomalia espiritual que o impede de ser templo do Espírito Santo!

Exemplos desta doença da vida dupla têm ocorrido constantemente nos dias atuais e de sobra, com os pastores se tornando maçons e ainda continuarem despercebidos dos membros das igrejas, ministrando naturalmente sobre eles; este que é o segundo reflexo de que a anomalia da vida dupla cristã é congênita; ou seja, é característico do cristão, desde, ou antes, mesmo do seu nascimento espiritual; além do que é viral, e está contagiando muitos que estão com baixa imunidade espiritual, e acabam por contrair esta moléstia que se abate sobre as igrejas!

A teologia da prosperidade e da libertação está invadindo até as igrejas que auto denominam pentecostais idôneas,.

Esta doutrina foi aceita amplamente no meio cristão, porque ela condiz com a realidade espiritual da Igreja nos últimos minutos do seu exílio, a sedução que a torna fatal, está na mensagem que ela transmite que persuade facilmente, o cristão se deixa ser induzido por conveniência própria, tomando á como seu bordão espiritual, porque nela o cristão se liberta do medo da morte, do inferno, da fome, da miséria, tanto no sentido físico como espiritual, e partir de então, começa uma nova vida de prosperidade espiritual e financeira.

O cristão de vida dupla, rapidamente se adapta a esta nova fé, nela Deus e Mamon, se torna um, este segundo que não era o nome de uma divindade e sim um termo de origem aramaica que significava dinheiro, riquezas. Jesus, no Evangelho, afirmou que não era possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon. Lucas 16:13

Hoje é tão possível, que as igrejas estão se adaptando para receber esta nova geração de pseudo cristão, e muitos daqueles que já foram templo do Espírito Santo, porém se egressou da comunhão que tinha com Ele, estão aderindo este novo evangelho:

▶• Apocalipse 1315• Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

▶ 3• 16• Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca.

Mateus 5• 13• Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?  para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

Este evangelho anátema está sendo responsável pelo crescimento invejável de novos membros que estão migrando de outras religiões ou denominações tradicionais para estas igrejas consideradas neopentecostais, e por ironia da fé apóstata do povo, também vem crescendo invejavelmente as riquezas do dos pseudo pastores desta inovação carismática.

Este crescimento é tão alarmante que está favorecendo a investida do chefe da Igreja Romana, em implantar urgentemente o Ecumenismo, para frear esta queda de quantidade de católicos, especialmente no continente americano.Isto é apenas a ponta do iceberg religioso, provocado por uma simples virose espiritual, que está se tornando uma epidemia.

A igreja que ainda prega o genuíno evangelho salvação da alma, a preparação da Igreja para num futuro breve ser arrebatada, não encontra mais espaço entre os cristãos, porque, o evangelho anátema, corrompeu a alma do cristão, fazendo com que o Espírito Santo se afastasse dele, o que dantes era templo Deste, agora, é do mundo religioso moderno.

O Deus deste mundo é tão astuto e sagaz que levou o seu trono [televisão] pra dentro das igrejas, e depois do êxito. Levou a igreja para dentro da televisão; ou seja, ele está monopolizando a igreja, inclusive algumas denominações pentecostais, como por exemplo, a Assembléia de Deus, meu antigo ministério religioso, onde nasci espiritualmente, foi seduziu no inicio da década de 80, e hoje, o crescimento espiritual estagnou, o legalismo veio a seguir, e aquela igreja, que era pioneira na transformação da pessoa, da velha criatura do pecado para a nova, regenerada, liberta dos desejos do pecado, tornou se numa igreja de vida espiritual dupla.

Hoje a pessoa vem como está, permanece e morre como é, sem a intervenção do Espírito Santo transformador, por conta, do pecado infiltrado em todas as camadas da igreja, se, ainda não contaminou, o circulo de oração, que era tido, como o pilar de sustentação espiritual da igreja!

Apenas ser uma igreja pentecostal nacionalmente reconhecida, ainda vem se debatendo, para não permitir ser contaminada, pela doença diabólica da vida dupla cristã, porque o seu fundador ainda está no controle, mas, sei que o templo do mundo, já faz parte da vida pessoal de muitos dos seus membros, e conforme venho observando, quando o responsável por ela partir para a Glória de Deus, ela vai ficar vulnerável a esta endemia espiritual.

Não acho isto espantoso porque não é se não fosse profético:Não acho isto espantoso porque não é se não fosse profético:

Mateus 13• 37• Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai.

• 38 o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno.

• 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.

• 40 Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.

• 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade.

• 42 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.

Nos versos acima, Cristo já sabia da situação que a igreja estaria vivendo nos fins dos dias.

Abaixo, o apóstolo Paulo exortava a igreja de Corínto, para que tomassem, por exemplo, o que aconteceu e como fizeram os seus, antepassados no deserto com Moisés, e também como se estivesse falando para nós nos nossos dias, para que aquele que ainda está em pé, que se atente para não cair; porque, não foram não eram e nem seremos tentados por nenhuma tentação senão a humana, porque Deus não deixaria que fôssemos tentados acima daquilo que não pudéssemos resistir, e quando houvesse a tentação, nos daria um escape para que viéssemos suportar.

▶• Coríntios 10• 11• Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

• 12• Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia•

Portanto, somos indesculpáveis, seremos cristãos de vida dupla por nossa própria conveniência, não devemos nem atribuir a nossa desculpa, à culpa do diabo, pelo nosso fracasso espiritual, porque Deus não mente, a sua palavra não volta atrás; em Isaías 59• 1 Ele diz: Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;[...], surdo, cego, mudo e aleijado é o pseudo cristão, de vida dupla, por que trocou a Glória da Segunda Casa, a de ser Templo do Espírito Santo para voltar à antiga condição de ser Museu do diabo, reservando-se para a inglória de réu do dano da segunda morte.

Concluindo.  

O Templo se renova a cada dia, o museu não se inova em tempo algum, no Templo tudo é novo, o museu preserva as coisas velhas e antigas; Deus é futuro, satanás é passado.

O Cristão é o Templo do Espírito de Santo, Deus habita nele; o Museu do diabo não é dele, apenas é usado por ele para esconder o  resto que lhe sobrou da condenação divina, os velhos erros, hábitos, a mentira, o engano, a desobediência,  a traição, a maldade, o seu pecado original, a sua derrota e a ira eterna de Deus.

Se você é um pseudo cristão [cristão de vida dupla] tome uma decisão hoje, nesta hora não se envergonhe de ser portador da glória de Deus, seja sempre O Templo do Espírito Santo; deixa Deus ser revelado em você, perante o mundo e diante de Cristo.

vidaduplaVocê sabe que Ele te usa mesmo sabendo que você faz as vontades do diabo, mas, nesta hora, não se envergonhe de ser portador da glória de Deus saiba que depois de disto, Ele sai da sua vida, porque você é o museu do diabo; onde você se esconde dos olhos do homem, para viver a sua vida cristã dupla.

Se você é um pseudo cristão [cristão de vida dupla] tome uma decisão hoje. Troque esta velha algema de ferro do diabo, por uma Aliança de Ouro com Deus!

Tome uma decisão: "a certa". Antes estar rio que ser morno, porque, ainda há esperança! 

image: https://missaoposmoderna.com.br/2014/02/vida-dupla/

Revisão Julho 2018

       Em Cristo.

Shalom.

 

 

 "Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

 

Licença Creative Commons
Cristão de vida dupla ou Templo do Espírito?Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.org/cristao-de-vida-dupla-ou-templo-do-espirito  Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.orgdesta licença em mail oportal@oportaldateologia.org