O “Pão” nosso de cada dia

O "Pão" nosso de cada dia

O alimento para nossa alma!

Por Cornelio A. Dias 21:43:59-06:05:12 - 25:06:21 Final.


O "Pão" nosso de cada dia - João 6: 34 – 35 Venha-nos hoje e sempre; Amém .·.

O pão é o alimento essencial para a sobrevivência do corpo e ele divide a prioridade com a água e que um sem outro não produz a energia necessária para o sustento da vida.

O principal objetivo deste estudo é aprendermos a importância de que qualquer "ser vivente" depende de algum tipo de energia para manter-se vivo.

O termo "pão" é o exemplo principal e será aplicado através de metáforas, alegorias e se preciso for através de outras figuras de linguagem para melhor entendermos como Jesus usava literalmente o alimento pão; para expressar o sentido espiritual em relação à alma pelo fato deste estar vivente agregado ao nosso corpo físico, cuja ela habita em nosso ser vivo enquanto este corpo temporário existir; conforme relata a Bíblia.

Neste artigo, vamos discorrer sobre os termos: "pão x alimento", "água x líquido", "fome x sede", "corpo x alma", tanto no sentido físico como espiritual com foco central no sentido "espiritual" que é o tema central do estudo.

A ciência atesta que aproximadamente entre 60 e 70% da massa corporal do homem é constituída por liquido; e determina que é necessário a ingestão de água regular e diariamente para manter este equilíbrio e a saúde do corpo. Ela atesta ainda que a perda de liquido [excesso] e a queima de calorias e gorduras proporcionam a redução do peso [obesidade], fator que também é essencial e contribui para uma vida saudável.

Mesmo com a necessidade obrigatória da ingestão de água para a manutenção sadia do organismo, o alimento, aqui representado metaforicamente por “pão”, não é exatamente o alimento a base de trigo; mas qualquer alimento indicado para a sustentação e fortalecimento do corpo; por isto, biologicamente uma pessoa mantida somente à base de água ela não conseguirá sobreviver sem não ingerir algum alimento sólido ou massa.

Uma prova muito interessante da grandiosa importância do alimento para o sustento do corpo foi dada pessoalmente por Jesus; Ele, quando ensinava os seus discípulos a orarem de maneira simples, efetiva e correta, disse:

Eu sou o pão.

Ele sacia a fome da sua alma!

Quer encontrar este Pão?

Entre aqui na

A ciência atesta que aproximadamente entre 60 e 70% da massa corporal do homem é constituída por liquido; e determina que é necessário a ingestão de água. regular e diariamente para manter este equilíbrio e a saúde do corpo, e atesta ainda que a perda de liquido [excesso] e a queima de calorias e gorduras proporcionam a redução do peso [obesidade], fator que também é essencial para uma vida saudável.

Mesmo com a necessidade obrigatória da ingestão de água para a manutenção sadia do organismo, o alimento, aqui representado metaforicamente por “pão”, não necessariamente o alimento a base de trigo; mas qualquer alimento indicado para a sustentação e fortalecimento do corpo; por isto, biologicamente uma pessoa mantida somente à base de água, não consegue sobreviver.

Daí conclui se que é o alimento é combustível o que mantém o vigor físico, fortalecendo toda a composição orgânica, além de ativar o sistema imunológico responsável pela defesa do organismo contra o ataque de corpos estranhos que produzem todo tipo de doença que pode levar à falência total dos órgãos e consequentemente a morte do corpo.

Uma prova muito interessante da grandiosa importância do alimento para o sustento do corpo foi dada pessoalmente por Jesus; Ele, quando ensinava os seus discípulos a orarem de maneira simples e correta disse:

1 Eu sou o pão vivo que desceu do céu

Este verso acima expressa a importância do alimento sólido, para o corpo físico ou material, tanto que ele foi incluído nesta oração, que o próprio Cristo ensinou como deve se orar.

Observe que a água não foi incluída na oração, mas, isto não significa que ela seja menos importante, porém sim, o fato de que o alimento é essencial sobre ela.

pão sempre trouxe sérias complicações para a humanidade, a escassez deste alimento é responsável pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo nas eras da existência do homem; e extensivas até os dias de hoje.

Nos últimos tempos, o alimento  ingerido em excesso vem causando graves transtornos às sociedades, pelos problemas de saúde causados pela obesidade e os seus efeitos colaterais, como ocorre nos Estados Unidos da América, por exemplo; cuja população vem diminuindo a media de vida  para a faixa entre 60 a 65 anos, por ocasião das complicações provocadas pela alta taxa de gordura no sangue, ou seja, do colesterol ruim para a saúde.

Um fator curioso nos dias atuais, é que em contraposição, milhares de pessoas também morrem todos os meses pela fome enquanto outros pela sua ingestão em excesso.

É o desequilíbrio e a desigualdade na distribuição dos recursos naturais entre os povos.

Isto implica em dizer que o alimento é uma necessidade primária; mas, ele deve ser consumido moderadamente para se obter uma vida saudável e prolongada.

Uma segunda menção da importância do alimento espiritual também foi dita outra vez por Cristo, quando Ele afirmou:

1 O pão vivo que desceu do céu João 6 5

Esta fome dele é a do corpo espiritual e refere se a salvação da alma. A Bíblia Sagrada por incrível que possa parecer, alegoricamente ela também simboliza o "pão"; ainda mais como sendo o principal alimento na terra para alma.

Mas; por que alimento para a alma? Se quando ela abandona a matéria leva este à morte?

** Por que e para que a alma precisa se alimentar, antes da morte física do corpo ocorrer?

Será que ela é um ser de vida própria e continuará vivendo mesmo depois da morte física? Ou não será ela a própria vida? Vamos buscar uma resposta óbvia para esta questão.

A fome espiritual é saciada com alimento espiritual [metafísico] bem como a sede; na mesma proporção, quanto a fome física esta por sua vez é aplacada com alimento orgânico [físico] tal como a sede; assim sendo; Jesus assim definiu e afirmou ser o alimento [espiritual] da alma [corpo espiritual imortal] assim como o pão sólido é o alimento [material] para o corpo mortal. Interessante! Mas, parece que está ficando um tanto complicado!

+ + Então a alma tem vida e corpo?

Não. Ela sente; sofre; geme; chora; alegra-se; e também tem fome, e precisa ser alimentada. Mas, como Cristo pode servir de alimento para a alma se ela não tem corpo?

Seria o corpo Dele que ela tem que comer? Não. Logo mais veremos porque! Sabemos que um alimento contaminado por bactérias, veneno, elemento radioativo, e outros tipos de contaminação, se ingeridos provocam a morte do corpo, da mesma forma também ocorre com a alma.

Quando fomos criados a imagem e a semelhança de Deus; herdamos uma porção da eternidade de Jesus: o "Espírito”. [Pneuma]. Sabemos também que se somos a imagem e a semelhança de Deus, teremos que representá-lo como Ele e o Filho são formando com o Espírito, a Trindade.

A falta de pão causa a fome, a fome causa a dor e a dor causa a morte se ela não for interrompida com uma alimentação.

Voltando ao parágrafo acima assinalado com + +, em breve resumo, vamos responder as perguntas formuladas: as respostas são óbvias, primeiro: todo ser vivo precisa se alimentar para permanecer vivo; segundo: a alma é um “Ser” vivo dotado de um corpo sem substância [matéria sólida] e eterno chamado de [Essência], ou seja, ela não é espírito e nem um corpo dotado de substância, bem como não é Espírito [fôlego de vida] ou um "espírito vivo" [ser vivente espiritual]; terceiro: ela [alma] é a [Vida.].

Portanto: a alma é um ser vivo eterno e sem matéria [substância].

Quando afirmei acima que somos uma espécie de trindade a imagem e semelhança de Deus, digo isto, porque foi assim que o Criador nos formou. Ele combinou três elementos e formou um e a este chamou de homem.

Deus criou um ser de barro, a substância [matéria sólida] chamou-lhe homem, e agregou a este; outro ser semelhante em tudo exceto o conteúdo que formou o ser de barro.

O Criador após agregar ao ser homem sem vida, este segundo Ser, cuja composição nunca foi revelada, Ele soprou o seu Espírito nesta fusão da criatura e do outro ser, e a partir daquele momento, aquela replica Sua feita de barro acordou porque aquele outro ser desconhecido viveu dentro do elemento feito de barro. E a este segundo ser o Criador chamou de “Alma”.

Desta forma quando Deus corta o ar que faz o homem respirar e se manter vivo, vindo ele a falecer; dai então este segundo “Ser” abandona a matéria feita de barro para ela se deteriorar e voltar ao pó de origem. Depois disto Deus envia o segundo “Ser” para uma dimensão específica e apropriada enquanto que o corpo degenera ou apodrece.

Para ilustrar se pudéssemos produzir uma imagem, seria o mesmo que representar graficamente, Cristo após ser ressuscitado, entrando na casa onde os discípulos se reuniam, sem abrir a porta, mostrando a mão para Tomé tocá-la e ver os furos dos cravos, ter conversado e passado orientações póstumas, comido pão com eles e depois se retirou da mesma maneira que chegou.

Uma segunda ilustração excelente é a de um arrebatamento de espírito, quando você está acordado, consciente e lúcido, e de repente dois seres não terrestre te seguram pelos braços e sobe com você passando pelo teto, atravessa todo o espaço até adentrar em plena escuridão, e a certa distancia eles param; daí você começa a ver um céu abrir e alguém se apresentar a uma distancia, o suficiente para você ver a sua aparência; e este Ser lhe mostra dois livros sobre uma mesa com nomes escritos, abre e procura o seu nome, aio encontrá-lo faz um gesto que ele está escrito naqueles livros.

Posteriormente aquele Ser lhe cumprimenta, afasta enquanto o céu se fecha novamente, e aqueles dois seres regressam contigo para a terra. Quando chega você vê o seu corpo ali inerte como se fosse vendo o outro você ali morto, e logo em seguida você é colocado dentro do outro você, e neste instante se desperta sem ter adormecido.

Quem já teve está experiência sabe como é ser arrebatado ou quando a morte dissipa o seu corpo físico.

É justamente isto!

É você saindo do seu corpo que fica ali caído, e sendo levado para algum lugar, e no momento em que você está sendo tirado de dentro de si mesmo, você reluta em não abandonar o seu corpo porque a sua alma não quer sair dele.

+ + No parágrafo acima sinalizado: a alma é a vida, ou seja, é um corpo não composto de matéria sólida, conforme os parágrafos anteriores.

Ela [a alma] nasce a partir do momento que o corpo humano é gerado no ventre materno, e desde então ela vai acompanhar este corpo pela eternidade.

Um detalhe muito específico deve ser observado:

1 Coríntios 15 - 42 Da mesma forma, os nossos corpos humanos, que hão de morrer e desaparecer, são diferentes dos corpos que teremos quando ressuscitarmos, pois estes não novos morrerão.

Como a alma não morre a partir do momento em que ela nasce em um corpo, isto faz com que este se torne em homemhumamno; para que após a sua morte física ele ressuscite em outro corpo diferente para unir-se a ela, mantendo ambos; alma [corpo eterno sem matéria] e o humano outrora sem vida própria [corpo material transitório mortal;]; enfim corpo e alma eternos unidos para sempre portanto; imortal quanto a imagem e semelhança de Deus.

Quando Jesus disse:

 

1º João 6. 35: Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

Ele estava dizendo que aquele que preservar a sua alma, da segunda morte, nunca terá fome ou sede, porque onde ela estiver Ele estará junto dela e lha manterá viva.

Este alimento e esta água  que manterá a alma viva, saciada e alimentada, é a energia viva que emana do próprio Cristo, portanto estando junto Dele é impossível ter sede ou fome, sentir dor ou medo e todos os tipos de sofrimentos possíveis e imagináveis, ao passo que tudo isto será acrescido da ira de Deus e flagelará aqueles que forem para a perdição eterna.

Cristo conversando com uma mulher samaritana.

João 4 • 10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.

11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?

12 És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?

13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;

14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

Cristo explicou para a mulher a diferença da água daquele poço com a dele própria; porque esta que emanaria do corpo, seria o seu próprio sangue derramado para lavar a sujeira da alma.

Assim; todo corpo que morrer em pecado ressuscitará junto com a alma também em pecado e a pessoa nesta condição estando espiritualmente suja ela será lançada no lago de fogo e enxofre para sempre.

Este é o sentido de que a alma irá ter sede, fome, dor e todas as sensações que o corpo sente quando está vivo. A a alma irá sentir todos os desejos para sempre, ou seja, a vontade de se alimentar; beber água além de outras que o organismo humano requer para satisfação plena.

Este é o processo da ressurreição, uma alma viva, ou seja, a sua parte viva, se juntando novamente a sua outra parte morta revivificada que é o seu corpo físico.

* Definindo: a alma é um ser imortal desprovido de substância [matéria sólida]; ela é agregada a um corpo humano [material sólido e mortal].

Ela não é um ser celestial e nem divina, porque ela irá adotar esta característica plena, depois da ressurreição do corpo humano, quando ela se agregará a ele [corpo] definitivamente para o destino eterno, onde este corpo vai subsistir para sempre.

Reflita sobre isto, e de o valor que você [corpo] e ela [vida] merecem!

* Quando o corpo humano falece, [morte temporária ou primeira morte], ela a alma vai para um lugar reservado por Deus, onde vai aguardar a ressurreição dele [corpo humano], para então ficar unidos pela eternidade.

Confira com as referências bíblicas abaixo: Observe no exemplo acima: um humano com fome e a alma com sede, e ambos os corpos continuavam existindo, mesmo depois da primeira morte; e a grande diferença está na condição em que se encontravam; o corpo que tinha fome, já não tinha mais, porém aquele que tinha a sobejar enquanto estava vivo, agora, está com sede.

Se as palavras de Cristo acima não lhes disserem nada, quiçá dirão as minhas!

Veja que o rico implora por uma gota de água a fim de aliviar a sua sedenta sede, para o mendigo leproso, cujo, ele desprezou enquanto estava vivo.

Lucas 16 • 19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.

20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras:

21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.

22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado

23 E no hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.

24E clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

25 Disse, porém, Abraão: Filho lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.

26 E, além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós

27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,

28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento

29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.Quando ele abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: Vem!

30 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos

31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

O corpo que morrer em pecado ressuscitará junto com a alma também em pecado, a pessoa nesta condição, será lançada no lago de fogo e enxofre para sempre.

Por coincidência eu já estou sentindo neste exato momento em que elaboro este estudo, uma leve sensação de desconforto; são 13 horas e 35 minutos, e sinto que preciso ingerir algum alimento. Isto prova que o nosso relógio biológico detecta por si só o momento exato que precisamos alimentarmos.

A noite também não foge a regra, ao me deitar, sinto uma breve necessidade de agradecer a Deus pela minha vida, e se eu dormir sem orar um instante, no outro dia desperto com uma sensação desconfortante que não consigo descrever!

Porque isto acontece comigo? Pode acontecer também você?

Este fenômeno chama-se "consciência de culpa ou o efeito psicológico de um comportamento reprovável refletido na alma". Não é uma ação do meu ego "espírito vivente mortal"; mas sim a reação do "eu" imortal isto é a alma!

Da mesma forma que o nosso corpo pede alimento quando está com fome e água quando está com sede, assim reage ela a [alma].

E o que fazer a principio? Os primeiros socorros são: Alimente o seu corpo com alimentos orgânicos.

Como exemplo disto eu posso citar o próprio Senhor Jesus Cristo quando Ele cuidava da fome e da sede da alma, bem como as do corpo, e não raro, depois que ministrava os seus ensinos, alimentava a todos antes de lhos despedirem.

Tiago aprendeu a lição e seguiu o exemplo prático Cristo de Tiago 2: 14 -16 ensinando e cobrando a atitude de todos que ainda continuam sendo como disse Mateus: hipócrita; por não praticarem aquilo que exige que lhe faça mas; que ele mesmo não faz ao próximo!

Temos conhecimento de reportagens de pessoas que atingiu um estado critico de inconsciência face ao efeito da fome por terem se alimentados de resíduos alimentados contaminados e impróprios para a saúde a fim de se manterem vivas.

Uma prova disto foi quando algumas pessoas que que sobreviveram a queda do avião que caiu em uma área coberta por geleiras elas foram obrigadas a se alimentar de partes dos corpos de outros mortos para sobreviverem; face ao extremo sofrimento causado pela fome!

Aplique o efeito desta fome pela substância [corpo sólido] à essência [alma – corpo insubstante] e compare o resultado. Se o resultado chegar ao suicídio foi uma conclusão exata.

Numa era em que grandes somas de dinheiro são destinadas à eventos esportivos globais, como é o caso da copa do mundo na África do Sul; país cujo ele é o terceiro maior continente em extensão territorial da terra; a nação está seriamente comprometida pelo maior índice de pobreza global desde a miséria até a mortandade infantil; além de ser o palco das mais graves epidemias do planeta terra com destaque para a SIDA "Aids"; no entanto as autoridades governamentais das principais potências econômicas mundiais fazem o maior descaso ignorando esta caótica realidade de calamidade pública social.

Outro exemplo drástico é o nosso país, o Brasil; sede da copa das confederações, da próxima copa do mundo de 2014, e das olimpíadas de 2016; o país mais rico em exportação de alimento para o mundo com uma safra recorde de colheita de grãos em 2008, na casa dos 143,2 milhões de toneladas, e vemos a população dos Estados nordestinos vivendo no extremo da pobreza; a margem da miséria quase morrendo de fome; enquanto que nos grandes centros urbanos, toneladas de alimentos são jogadas diariamente nos lixos; além da obesidade que já começa a causar preocupação geral; obrigando muitos a procurarem auxilio da medicina, enquanto outros superlotam as academias, ansiosos pelo controle excessivo de massa corporal!

Isto é a realidade do homem à beira do caos social global que ele próprio está criando!

São discrepâncias mundiais preocupantes, aonde a morte vem provocando vitimas por excesso e também por escassez da mesma substancia o alimento.

É um enigma indecifrável, um fantasma assustador, uma crise moral e social, aterradora!

Outro estado crítico de doença da alma são os suicídios coletivos, a chacinas, as guerras, que extermina não só os doentes da alma, bem como os outros que não tem e cujos não são os causadores diretos destes males.

A falta de alimentos também é um dos sinais do cumprimento das profecias do livro do Apocalipse, conforme o capítulo 6 versículos 5 e 6, o selo foi aberto e ao cavalheiro montado no cavalo preto com uma balança na mão foi lhe dado o poder de matar os moradores da terra através da fome.

Leia Apocalipse 6:

1 E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem

2 Olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vencendo, e para vencer. Vem!

3 Quando ele abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: Vem!

4 E saiu outro cavalo, um cavalo vermelho; e ao que estava montado nele foi dado que tirasse a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

• 5 • Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: Vem! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava montado nele tinha uma balança na mão.

• 6 • E ouvi como que uma voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Um queniz de trigo por um denário, e três quenizes.

Quer admitamos ou não esta revelação de João já está se cumprindo, visto que nunca houve mortandade pela fome em outras épocas como temos visto nos tempos atuais; mesmo que não seja na potencialidade máxima do poder dado ao cavalheiro; e se eu estiver equivocado, quando então este selo for aberto e solto este cavalheiro com o seu cavalo preto, bem como abertos os demais selos e liberados os demais cavalheiros destruidores, não desejo estar aqui para presenciar e nem notificar nesta página, as consequências devastadoras destes juízos, que farão os mais fortes desmaiarem de pavor!

Ela seria simplesmente uma metáfora, se ela fosse relacionada somente a ausência física de pão; mas ela também é causadora da fome pela falta de alimento espiritual para a alma; portanto se a alma é uma fonte vital para a sobrevivência do homem, e ela necessita ser alimentada; a falta deste alimento pode causar a sua morte; e em consequência a do homem; fisicamente!

Exemplo disto são as guerras que dizimam milhares de pessoas diariamente no mundo.

Outro exemplo são as igrejas dos dias de hoje, que estão comprometidas apenas com mensagens apenas visando à prosperidade financeira, a saúde, o sentimental; mas o pecado que é a doença causada pela falta de alimento espiritual, esta legado ao esquecimento.

Deus se Ele não abreviar os dias para o “Arrebatamento”, muitos cristãos estão seriamente comprometidos, por que muitos deles estão migrando das igrejas que ainda insistem em pregar a salvação, o perdão e o arrependimento; para estas igrejas ao gosto do freguês ou do consumidor, aonde os falsos pastores, autênticos falsos profetas, vêm leiloando e rifando a Bíblia Sagrada, e vendendo para parcelar em cartões de créditos, débitos, e boletos bancários; para os interessados em usufruírem destas bênçãos por eles liquidadas, numa época em que o evangelho tem sido mero produto do marketing mercantilista evangélico.

Um fato muito importante, mas, que não vou abordar neste estudo, é que a "Oração do Pai Nosso", que oramos rotineiramente, tem uma estrofe no verso que diz: [...].

1 Venha a nós o vosso Reino

[...] e quando pronunciamos esta frase na oração, estamos pedindo a Deus, que venha o Reino Dele, através de Jesus, que é o Seu Reinado Milenar aqui na terra, onde todos os que partiram no Senhor, voltarão com corpos glorificados, para Reinar com Ele, a partir de Sião, e isto se dará, justo após a Parúsia, no final da grande tribulação!

Quando lhe sobrar um tempo extra leia estes artigos: os links abaixo também estão na página inicial em destaque:

A chegada da Besta e a retirada do Espírito Santo Parte 1  Leia o artigo  Final  Leia o artigo

Vamos à algumas consequências da fome “espiritual” para a alma.

Podemos comparar alguns sintomas físicos aos da alma:

A fome causa a dor, a fraqueza e o desanimo, a falta de vigor e o raquitismo e pode levar a pessoa ao desespero como provocar as doenças psíquicas como a depressão;  estresse a apatia e outras cujas causas e *sintomas* podem culminar até com o suicídio!

As principais vítimas destes males são as pessoas que se acostumam brincar de ser cristão; é portador de uma identidade de membro de alguma denominação que se adquire após o batismo em águas mas; o coração mesmo!

Está longe dos desígnios de Deus. Praticam iniquidades tais e talvez até mais quanto aqueles que ainda não são conhecedores da verdade bíblica.

O primeiro sintoma de uma grave doença na alma ela é causada pelo efeito sutil e maléfico de um alimento contaminado que é: a catarata espiritual que é causada pela televisão.

Este instrumento ele é satânico e foi criado pelo diabo exclusivamente para para que os cristãos adotem-no como um meio exclusivo de informação e canal para divulgação do Evangelho que alegam ser de Cristo; como se o nosso Senhor precisasse de ajuda do diabo!

Este é o falso pão que o diabo oferece como sendo o de Cristo.

Alias este é realmente um canal de informação ideal que ensina o caminho mais rápido e curto para o inferno.

Esta tecnologia diabólica foi projetada no inferno para servir como trono do diabo, que por inveja roubou a ideia do trono de Deus e criou um para si, para afrontar a Deus e divulgar a destruição que ele vem causando contra aquele que Deus criou à sua imagem e semelhança; o homem.

Que Deus tenha piedade destes coitados que com certeza não Deus não terá por inocente no julgamento de cada um deles, porque Ele é justo e santo e no céu não entrará o pecado mas; sim os pecadores verdadeiramente arrependidos e redimidos pelo sangue vertido do seu filho Jesus, no madeiro.

Todos os *sintomas* mencionados no texto acima grifado em itálico, são sentidos pela alma, porque ela é uma fonte vital e tem vida própria; portanto ela precisa de alimentos e de cuidados assim como o corpo.

Basta estudarmos o capítulo 5 do Evangelho de João, onde Jesus abordou a fome por estes dois paralelos; e para nossa surpresa, quando Cristo ensinava sobre os sintomas e consequências da fome da alma, os seus próprios discípulos não entenderam e desejaram abandoná-lo; por não compreender o que Ele dizia; então Cristo disse que naquele momento Ele estava falando da fome, mas, no sentido espiritual e não no sentido como no início do seu sermão.

Nós os cristãos libertos [curados] também não entendíamos esta diferença, assim como eles não entenderam naquela ocasião; mas Jesus, através da sua palavra abriu os nossos entendimentos e hoje sabemos quando a sua palavra está falando das coisas da carne como quando está se referindo as coisas do Espírito.

Esta é a distinção de quando a palavra de Deus está retratando sobre uma ou outra dimensão, e nos é possível saber através da inspiração pelo Espírito Santo, prova disto, são os estudiosos da Bíblia Sagrada que cometem graves erros de interpretação das Escrituras quando a interpretam apenas pelo viés científico; cujos, para o Espírito Santo, são como cegos que tem olhos, mas não veem, têm ouvidos, mas não ouvem o que o Espírito diz, distorcendo desta forma o real sentido da mensagem da salvação da alma.

A carência do alimento para a alma só pode ser encontrada em Jesus, que é o Pão da Vida, através da sua palavra e do Espírito Santo.

O homem sem Deus, para satisfazer os desejos e necessidades da carne, pensando que eles podem satisfazer os anseios da alma, procura aumentar o poder aquisitivo; tornando as suas fortunas vultosas e investindo pesadamente para que elas se multipliquem diuturnamente; porque pensam que quanto maior for o seu êxito financeiro e social, mais bem sucedidos será e fartará sua alma, sem haver a necessidade de saciá-la em Deus; O seu criador, que é a fonte divina para alimentar e saciar a sede da alma.

Dai vem o engano, à decepção e a desilusão, o corpo está abastado e satisfeito, mas, a sua alma não, vazia, ela começa a lhe exigir aquele algo que ela necessita para se manter viva, e continuar fluindo a vida para corpo, então ai começa o grande problema insolúvel e a surgir às perguntas sem respostas!

O que fazer agora? Onde buscar este bem que a riqueza não pode oferecer?

Sem respostas o homem começar a buscar solução em fontes exteriores, e sem conseguir encontrá-las, ele tenta substituir esta necessidade interior por possíveis prazeres proporcionáveis pelo usufruto dos bens materiais adquiridos; e não havendo um resultado satisfatório entra em desespero e recorre ao auxilio das seitas ocultistas; porque ele percebeu que a sua riqueza não é capaz de lhe trazer a paz para o seu espírito flagelado e que a sua alma aflita necessita; e nesta busca frenética a sua alma se torna cada vez mais carente e sedenta; ai é quando as seitas e as religiões de autoajuda, impotentes; também fracassam.

Quero destacar aqui um fato real que todos sabem que são cometidos nos nossos dias atuais cujo que é o sacrifício humano, quando crianças são assassinadas diariamente no mundo, nos rituais de Magia Negra, e em casos não muito raros, os próprios pais, entregam o próprio filho à morte, para, em troca receber benefícios demoníacos, para a sua ascensão financeira, social ou política, ou para obterem mais poderes acima do que já possuem isto quando se trata de Celebridades do mais Alto Escalão da Sociedade, como os governantes de países, milionários e famosos, além das seitas secretas, que atuam no submundo das religiões ocultistas!

João • 6 • 50 •  Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. .

• 8 • 30 •  e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

Estes rituais satânicos são praticados pelas elites dominantes, para que através de pactos de sangue com satanás, eles possam obter poder espiritual pleno, para então subjugar, dominar e escravizar totalmente as pessoas sob as suas égides onde a crueldade é tamanha, que além de beberem o sangue da sua vítima, ainda comem-lhe, a própria carne.

Enfim, dominado pelo medo, fragilizado pela insegurança e afetado pelas psicoses e neuroses, ele resolve buscar refrigério imediato nas drogas, na prostituição e em tudo o que lhe possa oferecer um alivio imediato; iniciando assim o processo de autodestruição que culmina com a morte precoce e em muitos casos terminam em suicídio; causando o seu próprio fim.

1 O suicídio é o estado terminal da doença da alma; assim como os cânceres são para o corpo físico.

Satanás escraviza a pessoa de forma tão profunda, cuja malignidade sobressaem-lhes a razão, e movidos pela emoção de origem do próprio inferno, faça com que eles mesmos admitem o estado deplorável que atingiram cuja única opção é a decisão de por fim a própria existência. Ai você me pergunta: será alguém que cometeu suicídio pelo menos uma alguma vez na vida ouviu dizer que Deus tinha a solução para todos os problemas impossíveis e insolúveis para o homem!

Deus não permite que alguém morra sem ter ouvido falar que Ele é o caminho a verdade e a vida; mas o que acontece neste caso é que o homem por sua soberba ignora e recusa aceitar esta verdade; prefere a morte e o dano da perdição eterna do que entregar a sua alma sedenta e faminta aos cuidados de Cristo que é o verdadeiro Pão e a Água da Vida; mesmo tendo ouvido dizer que Jesus afirmou: - Eu Sou!

João 6 • 51 • O pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.

Como exemplo, temos uma infinidade de personagens mundialmente famosas que alcançaram o topo da fama e da riqueza, construíram seus monumentos, castelos e impérios, e tiveram um fim trágico, porque o orgulho e a vaidade tomaram conta dos seus corações a ponto de negar para si mesmo, que não precisavam de Deus; e o homem sem Deus não é nada! Trocaram o status social pela vida eterna.

A palavra de Deus é enfática ao dizer: de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma! Casos assim repetem até os dias de hoje.

Mateus • 16 • 26 • Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?

Marcos • 8 • 36 • Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?

Lc • 9 • 25 • Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?

Porque isto acontece? Porque a sua alma desejou alimentar se do verdadeiro e genuíno alimento que é o Pão da Vida, a salvação por Jesus Cristo; mas, que lhe foi negada pela soberba do ego; fraca e debilitada veio falecer!

A Bíblia Sagrada diz que o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é vida eterna para aqueles que creem.

Se você tem o alimento para o seu corpo, mas não tem para a sua alma, a morte é inevitável para o corpo, mas a decisão da morte ou da vida da alma é uma escolha sua enquanto você está vivo; mas o que e como fazer para obtê-la?

Como se da a morte da alma se ela é imortal? A Bíblia relata dois tipos de mortes.

1º • A morte do corpo de depois a da alma. Neste caso ocorre a separação do corpo sólido [substancia - carnal] do corpo insubstante [essência - alma].

• 2º • A alma é mortal somente enquanto está agregada mantendo vivo o corpo.

• 3º • Após a morte do corpo, ambos de separam, o corpo degenera, enquanto a alma é recolhida para uma dimensão espiritual, e lá permanecerá até o dia em que aquele corpo em que ela habitou, ressurja do reino da morte e volte a agregar-se definitivamente.

• 4º • Quando isto ocorrer ela se juntará novamente a este corpo, e ambos serão julgados, pelas praticas abomináveis que este corpo cometeu enquanto estava vivo, diante do Tribunal de Deus, no julgamento final da humanidade.

• 5º • Os corpos e as suas devidas almas que forem reprovados, serão mortos novamente, desta vez, de forma infinita, e ambos serão lançados no inferno, eternamente.

Ocorre que esta segunda morte, não é a exterminação final ou a extinção do corpo e alma juntos, pelo contrário, eles voltam a agregar-se como quando o corpo humano ainda era vivo, porém esta pessoa vai para uma reclusão perpetua no lago de fogo e enxofre onde ela sofrerá ininterruptamente pelos séculos dos séculos eternamente.

E não há uma terceira alternativa em que ambos saiam ilesos. A única solução para se evitar isto é crer que assim será, caso contrário, a perdição será eterna, porque assim é!

Tem ainda uma única alternativa para se evitar este que a Bíblia chama de o dano da segunda morte.

Simples. Primeiro aceite a Jesus Cristo como o salvador da sua alma, com sinceridade e convicção, não por medo ou outro interesse qualquer, porque somente e através Dele, herdará a vida eterna e se livrará da condenação final, que a segunda morte.

Ele disse:- Ninguém vai ao Pai a não ser por Mim.

João 6 • 6 • Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Quais serão as consequências e o que você deve fazer para tomar esta decisão?

Terá que se arrepender profundamente dos seus pecados, abandonar definitivamente da pratica dos mesmos e não voltar a praticá-los no futuro como fazem os reincidentes na abstinência; e isto requer ainda que você abdique-se de alguns costumes e usos seculares, que são abominações para o Espírito Santo de Deus; que são aquelas velhas pratica que lhe davam aquela falsa sensação de prazer e conforto temporário para a sua alma.

Se você tem uma vida abastada, com fartura de alimento para o seu corpo, mas sente um vazio que não consegue preencher, eis uma dica eficiente: procure alimentar a sua alma com o pão nosso de todos os dias, este pão é a palavra de Deus; e você encontra este Pão através da leitura e da obediência à Bíblia Sagrada e participando de uma reunião em alguma Igreja evangélica (séria e comprometida com a verdade), ou na casa de algum cristão serio e compromissado com a salvação.

Este cristão, cujo, primeiro tem compromisso com a salvação da própria alma, para depois com a sua. Jesus reunia se cotidianamente com os seus discípulos nas casas deles para partir o pão e juntos cearem, mas, ensinava lhe como alimentar as suas almas.

Este é o nosso dever.

Você também pode procurar um Pastor, e orientar-se com ele, ele lhe dirá o que fazer.

Faça pelo menos uma oração a Deus rogando a Ele [Deus Pai – Filho – Espírito Santo] a libertação destes males que afligem a sua alma, leia a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada sempre que puder, ela lhe trará refrigério imediato para o seu mal, caso você não compreenda o que ela quer lhe dizer busque a ajuda indicada conforme os parágrafos anteriores.

Não deixe que a doença da sua alma [pecado] venha matá-la, dizimando o seu corpo e reservando ambos para o juízo final e a eternidade no lago de fogo e enxofre, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga.

Marcos • 9 • 43 • E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.

• 44 • [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga].

• 45 • Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno.

• 46 • [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga].

• 47 • Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno

E se você não sabe orar ainda! Jesus ensinou uma oração, que tudo pode no seu efeito; seja qual a situação que você se encontra agora, orem assim:

Portanto, orai vós deste modo:

Mateus 6: 9 

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não deixes entrar em tentação; mas, livra-nos do mal.

Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.*

Prezado (a), a sua Alma, ela pode estar com fome e sede, neste exato momento, agora é à hora certa para você tomar uma decisão, e você não sabe o que fazer e como, saciá-la?

Eu te proponho uma solução, infalível, pegue este pão e alimente - a; e salve-a da segunda morte!

O socorro para a sua Alma pode estar aqui na Porta da Salvação não a deixe morrer.

Este estudo aumentou um pouco mais as suas dúvidas, fale conosco, não deixe que elas comprometam o destino da sua vida futura, quando seu corpo não mais estiver neste mundo físico, para isto, escreva-nos enviando a (s) sua (s), duvidas e estaremos lhe orientando na medida do possível.

Não se esqueça de que a sua Alma é o que você mais tem de valor neste mundo depois do seu corpo, e ela não morrerá junto com ele, Pense muito nisto!

Não vendemos e nem comercializamos a salvação, a Bíblia diz; de graça recebestes de graça dai. A salvação é um dom gratuito e divino para todos aqueles que Nele [Cristo], crer.

Para você que está fraco (a) espiritualmente, porque a sua Alma não vem sendo alimentada espiritualmente de forma compatível com as necessidades e anseios dela, faça o mesmo acima, peça socorro mesmo, não tenha vergonha de pedir ajuda, o Rei Davi, também passou por momentos difíceis, e nos deixou registrado estes versos:

Salmos • 46 • 1 • Deus é  o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

• Sl.• 50 • 15 • e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Todos nós estamos sujeitos a passar por momentos de angústia espiritual, hoje pode ser você, amanha poderá ser eu, e muitos é os que já passamos por ela inúmeras vezes, e quando estamos vivendo esta crise, a única solução é voltar-se para Cristo com sinceridade de coração e constante oração.

Aqueles que não gostam de orar, e somente oram para pedir dádivas materiais de Deus, e se esquece da Alma são os mais propensos a sofrer este tipo de privação.

De alimento espiritual para a vossa Alma, Sempre estamos querendo mais e mais dos bens e prazeres materiais, mas, isto não preenche o vazio da Alma.

Quantas pessoas que possuem altas somas em riquezas, fama, status, porém vivem constantemente deprimidas? E quantas outras muitas que vivem no limite da sobrevivência, mas, tem Cristo no coração, e são felizes?

Esta é a realidade da parábola do rico e de lázaro! A única coisa que podemos fazer para tirá-lo (a) deste abismo espiritual é somente orando por você, para Deus fortalecer-lhe as forças, e levantar de onde está caído (a).

Deixe-nos o seu nome no link abaixo e estaremos intercedendo a Deus em seu favor, a Bíblia diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos, e estamos prontos para lhe ajudar, esta é a nossa obrigação.

Acesse este link: Pedido de Oração e envie-nos o seu pedido de oração, ou em nome da pessoa que está nesta condição, que iremos entregá-los nas mãos daquele que tudo pode; Jesus Cristo.

Amém e Aleluia!

Sincero Shalom!

Em Cristo.

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

Para imprimir

 

 

 

 

Licença Creative Commons
O "Pão" nosso de cada dia
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.org/o-pao-nosso-de-cada-dia; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org