O Ecumenismo Oficializado na Carta Fratelli Tutti

As Sociedades na Carta Ecumênica de Francisco

Por Cornelio A. Dias 22:52-27:10:20  

Depois de algum tempo sem abordar este tema visto que o ecumenismo no princípio era um assunto ainda “superficial”, o foco era apenas sobre a proposta central, dado o fato de que o projeto em si seria desenvolvido pelo Vaticano com a participação direta da ONU.

Portanto, ainda não havia um script elaborado como este que foi oficializado no dia 06 de outubro de 2020, ou seja, sete anos após a ascensão do ultimo líder da igreja romana e, por conseguinte do Vaticano.

O fato de um papa pertencer a Companhia de Jesus que é a Ordem dos Jesuítas fundada em 1540 pelo espanhol Inácio de Loyola; ter sido escolhido pela primeira vez em quase 2.000 anos é uma questão que está intrigando muito os críticos e estudiosos sobre este fenômeno; bem como também sobre as prodigiosas cartas que vem sendo redigidas por Francisco, além do fato estranho de que ele agora sendo o atual líder máximo "visível" de uma Ordem estar criando alianças com outras “Ordens” que antes não comungava com os ideais e políticas da Igreja Romana.

No entanto não há de nada de anormal no comportamento deste Papa afinal esta é sua missão, visto que é dele o encargo de aglutinar todas as sociedades e povos para um fim específico que é a transformação do mundo em apenas um País; o que não é normal e não há uma explicação racional está no fato de que nunca esteve previsto a ascensão ao que se afirma ser o trono de Pedro por um Cardeal de uma Ordem rival.

Pela tradição da Igreja Romana ele não seria eleito por não se da Ordem Beneditina, mas, a ascensão de um que seria diferente e o último é uma profecia bíblica, portanto, ele não foi escolhido pela vontade dos Cardeais; se há alguma indiferença entre a Ordem citada e a Companhia de Jesus de Francisco ela não é esclarecida por alguma razão, e isto gerou curiosidades outras como as que hão de vir conforme o texto em destaque a seguir:  

Há uma informação bastante complexa e obscura que se for verídica, de que o superior General dos Jesuítas que atualmente é Arturo Sosa Abascal, cujo, assim como o seu antecessor ele também reside em Roma a partir de 2016 provavelmente na “Igreja de Jesus” perto do Vaticano; que de lá dá ele comanda os seus subordinados no mundo inteiro, para que atuem em nome do Vaticano, visto que este é encargo exclusivo desta autoridade "denota" ser superior ao dos Papas desde sempre.

Outro fato interessante é que nessa Igreja também funciona a base geral dos Cavaleiros de Malta, a Ordem mais poderosa, depois da Sociedade Jesuíta e [Os papas nada podem fazer sem o consentimento do General dos Jesuítas. Os Cavaleiros de Malta são especializados em altos negócios e atos de terrorismo.]

O General dos Jesuítas, bem como todos os altos dignitários da Ordem, são feiticeiros luciferianos, que celebram “missas negras”, vestidos e encapuzados de negro, praticando rituais de magia. O Dr. Alberto Rivera, ex-Jesuíta convertido a Jesus Cristo, afirma a mesma coisa, num dos seus livros publicados por J. Chick.

Por ter-se convertido ao verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo e contado ao mundo os horrores praticados pela Ordem à qual pertencera durante muitos anos, o Dr. Rivera foi perseguido com cinco tentativas de assassinato, tendo falecido (não se sabe se de câncer ou outra “moléstia”), há cerca de 4 anos, em Oklahoma, USA.

Nesse mesmo livro, o Dr. Rivera conta que, após o Concílio Vaticano II, o Papa Negro (que nessa época era o Pe. Pedro Arrupe), explicou o que significava a expressão “Irmãos separados”, dizendo que era: “irmãos separados... para morrer”. Esses “irmãos separados” seriam principalmente os protestantes, judeus e ortodoxos, os grupos religiosos mais odiados pelo Vaticano)

O que é mais intrigante ainda é o fato de que há um príncipe que vou deixar nas entrelinhas, pois já postei uma matéria sobre o mesmo, que ostenta na vestimenta real ou farda oficial um brasão desta Ordem.

Sendo assim o único que apesar de Francisco ser o homem visível mais poderoso, no Vaticano conforme a existência do um Papa negro “não se referindo à cútis da pele”; cujo; todo Papa deve se dirigir antes a ele para este interceder a Deus pelo povo sob o cuidado do Papa; desvela a verdade de que o “deus” que esta Suprema Santidade serve é um ser humano.  O anticristo

E toda carta da Sua Santidade Francisco redigida por ele trará novidades, assim como as citadas a seguir:  

A CARTA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI é o estereótipo [Idéia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão] ela define o ecumenismo, porém, de maneira que suspeita ser direcionada para um segmento específico que estará engajado na complicada missão de desenvolver este sistema que é o mais importante processo de alienação de massa no presente-futuro.

                                         No túmulo de São Francisco o Papa assina a Encíclica Fratelli tutti”. No tempo 0:39                                   o vídeo destaca maçons no sacerdócio católico; no destaque das mãos chifradas.

A Santa Sé usa como padrão o termo “carta” para nomear os documentos oficiais da Cúria Romana que é o organismo central administrativo da Igreja Católica; e assim sendo este documento oficial “carta” foi por padrão nomeada por Fratelli; que significa: irmãos.

Natural? Não muito diga se de passagem, visto que “Fratelli” remete idéia de “in questa unità”. Isto é: precisamos de mais “irmãos” nesta unidade; homens. Sempre haverá um sentido implícito nos títulos, assuntos e propósitos.

Bem, de súbito não era para provocar certa aversão no senso crítico o titulo “Fratelli tutti; se não fosse o significado subliminar que conjectura a ausência de mulheres.

A polêmica gira em torno do segundo nome da carta; “Tutti“ ou todos; que, por conseguinte explicita aquilo que é subentendido nas entrelinhas; por Irmandade. Sendo assim a Carta Fratelli Tutti claramente foi direcionada exclusivamente para Irmandades co-irmãs da Rotary Club; que sem duvida pode ser caso já não seja a maior sociedade secreta do mundo.

Se Francisco declarar ou não abertamente, ato que ele não vai cometer porque todos são irmãos; esta Irmandade está propensa a se tornar a Sociedade Mor sobre todas as existentes em atividades.

Assim sendo um primeiro propósito desta Fratelli Tutti foi oficializar o Ecumenismo no mundo através da Ordem Jesuíta. O segundo está explícito que Francisco vai fazer alianças com o maior número das mais poderosas Sociedades Secretas do mundo como fez aceitando a Maçonaria, que sempre foi combatida pela maioria dos Papas anteriores como o seu antecessor Bento XVI.

Isto significa que Francisco vai associar a Igreja com os principais polos que controlam a humanidade a saber: as políticas financeiras e as sociedades de seitas secretas que acumulam quase 90% de todo o capital financeiro do mundo.

Os principais objetivos desta Carta é apresentar os princípios da formatação do programa que vai mudar a tradição das principais confissões de crenças do mundo que é o catolicismo unindo a “Tutti” religiões com a Igreja Católica até haver uma fusão definitiva. A chave do sucesso é manter todas elas sob o comando dos seus líderes para não haver uma dispersão desenfreada de fiéis e exercer influência direta sobre todos. Este foi o êxito da máfias que surgiram ao longos dos milênios; a unidade na diversidade.

Devemos acompanhar de perto e atento as todas as encíclicas para compreendermos como as mudanças estão sendo impetradas e neste ínterim sermos capazes analisarmos as principais finalidades como as em destaque conforme os objetivos forem construindo o Ecumenismo; como por exemplo se segue:

1º. Destruir as três maiores crenças que não obedecem ao papa, isto é a Ortodoxa, o Islamismo e principalmente, aquelas confissões que definem apenas como cristãos ou que se identificam como Pentecostais.

2º. Formatar a Nova Ordem Mundial, através da dissolução de todos os governos democráticos e liberais a fim de estabelecer um governo absolutista único, sob a égide do papa de Roma como a Era das Trevas [período entre os séculos IV e XVI tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais frequência, Idade Média].

3º. Reconstruir o Templo de Salomão em Jerusalém, de onde o Príncipe Rei governará o mundo, econômica, política e espiritualmente, que será o Anticristo assessorado pelo falso profeta, que é Francisco.

Sobre a Nova Era da Estola e a do Avental:

Este foi o período da Igreja Romana em que se começou a desenvolver a idéia de mudar os fins para alterar os meios visando formar o principio.

João XXIII [58 - 63 e Paulo VI 63 - 78] promoveram a idéia inicial de um Concílio que visava à aproximação com as igrejas cristãs, [ptt] por exemplo; porém, ela foi apenas uma tentativa de desestabilizar a Igreja Romana através da negação dos seus dogmas, principalmente quando essa aproximação incluiu o Judaísmo que negava o cristianismo “católico” e “a fé cristã”  [ptl]também de origem judaica.

Em outubro de 1962 a proposta do ecumenismo surgiu com a formação do CMI – Conselho Mundial de Igrejas que seguiu a proposta de 1948 quando a ONU criou o Estado de Israel em território "palestino" na ocasião.

Porém; após as duas grandes guerras os Illuminati o CMI começou a preparar o mundo para um governo mundial onde uma religião sufocaria as demais, externando a imagem de um único deus que seria o Grande Arquiteto do Universo e essa modificação teria início na Igreja Católica. O plano para ser executado exigia que um grande número de padres maçons fosse infiltrado no Colégio de Cardeais para formarem maioria e elegerem um Papa para implantar as reformas; portanto, o ideal ecumênico não é atual ele surgiu no passado.

Em 1958 o cardeal Ângelo Roncalli iniciado em 1935 em uma Loja Illuminati da Turquia e arcebispo de Mesembria foi eleito Papa com o nome de João XXIII e tanto ele como João XXIII o Papa Paulo VI eram de uma loja de Paris.

Esta informação corrobora com o fato de que esses dois papas fizeram mais pela maçonaria e seus ideais iluministas do que os maçons não padres como Albert Pike, o guru Illuminati americano que revelou em uma carta a outro irmão dizendo que o verdadeiro deus que deve ser adorado pelo maçom ele chama se Lúcifer. Esta ação justifica o fato de que as sociedades ocultas já estavam infiltradas na Igreja Romana. 

Fato é que os maçons não admitem a existência de apenas um deus, pois, eles entendem que no universo tudo é dois, ou seja; que não existe o branco sem o preto, o corpo sem a sombra e nem a sístole sem a diástole.

Exemplo científico disto é que a contração ventricular conhecida como sístole e nela que ocorre o esvaziamento dos ventrículos; enquanto que o relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios, então assim sendo, é necessário existir dois deuses. Um para todos como cume e outro para alguns, este deve ser a região plana poligonal na qual sustentará a pirâmide ecumênica.

Portanto: o ecumenismo seria efetivado a partir de um [Irmão] sabatinado pela própria Igreja católica e o plano foi efetivado através deste que irá introduzir as outras Irmandades para executar o projeto de interesse global das sociedades de homens, ou Fraternidades, conhecidas por Sociedades Secretas.

Esta é proposta informal da Carta Fratelli Tutti.

O bom é o contraponto do mau, pois se a bondade e a maldade são relativas dependendo das motivações, ou se Jeová for mau ou bom e Lúcifer assim também for; a questão é relativa e o mundo relativista é o que os Illuminati vão construir; sendo uma parte amoral sem dogmas ou conceitos pré-fixados e sem religião. Se caso houver uma religião ela deverá dar aceitar tudo e todos. Isto é o ecumenismo.

A extensa carta apresenta um resumo do seu conteúdo na qual expressa à proposta mor que visa proteger o biodiversidade.

Exemplo desta é este item 38 da Carta Laudato si’ (2015) que foca a preocupação da nova religião Ecumênica com a natureza e que exorta os cristãos a direcionar a sua devoção a nova Religião que venera Deusa Terra, leia o que exortação diz:

38. Mencionemos, por exemplo, os pulmões do planeta repletos de biodiversidade que são a Amazônia e a bacia fluvial do Congo, ou os grandes lençóis freáticos e os glaciares. A importância destes lugares para o conjunto do planeta e para o futuro da humanidade não se pode ignorar. Os ecossistemas das florestas tropicais possuem uma biodiversidade de enorme complexidade, quase impossível de conhecer completamente, mas quando estas florestas são queimadas ou derrubadas para desenvolver cultivos, em poucos anos perdem-se inúmeras espécies, ou tais áreas transformam-se em áridos desertos.

Todavia, ao falar sobre estes lugares, impõe-se um delicado equilíbrio, porque não é possível ignorar também os enormes interesses econômicos internacionais que, a pretexto de cuidar deles, podem atentar contra as soberanias nacionais. Com efeito, há «propostas de internacionalização da Amazônia que só servem aos interesses econômicos das corporações internacionais». [24]  É louvável a tarefa de organismos internacionais e organizações da sociedade civil que sensibilizam as populações e colaboram de forma crítica, inclusive utilizando legítimos mecanismos de pressão, para que cada governo cumpra o dever próprio e não-delegável de preservar o meio ambiente e os recursos naturais do seu país, sem se vender a espúrios interesses locais ou internacionais.

A carta Fratelli Tutti apresenta tópicos da encíclica Laudato Si definindo como deve ser a nova religião política globalista e os seus 10 mandamentos dos quais vamos citar a princípio os mais relevantes como:

º Fraternidade com a Criação e a Humanidade

Ft #2 Este Santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria, que me inspirou a escrever a encíclica Laudato Si, volta a inspirar-me para dedicar esta nova encíclica à fraternidade e à amizade social. Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos.

OPortal: Este é o primeiro mandamento da religião ecumênica: amar a mãe natureza. O amor a Maria mãe de Jesus é como a bondade e a maldade, relativizando: se antes não amar a mãe natureza Francisco qualquer devoção a alguma divindade é frívola.

Uma Igreja em saída, em diálogo com o mundo

Ft #5 As questões relacionadas com a fraternidade e a amizade social sempre estiveram entre as minhas preocupações. […] na redação da Laudato Si’ tive uma fonte de inspiração no meu irmão Bartolomeu, o Patriarca ortodoxo que propunha com grande vigor o cuidado da criação, agora senti-me especialmente estimulado pelo Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb, com quem me encontrei, em Abu Dhabi, para lembrar que Deus «criou todos os seres humanos iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade, e os chamou a conviver entre si como irmãos».

OPortal: Deus ama a todos como filhos e como irmãos cada qual pode expressar este amor a sua maneira desde que haja união na diferença. É o mesmo que dizer que todos os caminhos levam a apenas um Deus.

Veja este vídeo e entenda que o Papa está em plena atividade para tornar as religiões num único caminho:

         

O destaque fica para o site que é católico veja neste neste link. Isto é de certa maneira importante porque embora seja a confissão de deles; não há uma cumplicidade com os eventos que contrariam e desvia as finalidades da Igreja que eles confessam a sua crença.  

Cuidar do planeta para poder cuidar de nós mesmos

Ft #17 Cuidar do mundo que nos rodeia e sustentar significa cuidar de nós mesmos. Mas precisamos de nos constituirmos como um «nós» que habita a casa comum. Tal cuidado não interessa aos poderes econômicos que necessitam dum ganho rápido. Frequentemente as vozes que se levantam em defesa do ambiente são silenciadas ou ridicularizadas, disfarçando de racionalidade o que não passa de interesses particulares. Nesta cultura que estamos a desenvolver, vazia, fixada no imediato e sem um projeto comum, «é previsível que, perante o esgotamento de alguns recursos, se vá criando um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas sob nobres reivindicações». (LS 57)

OPortal: o bem maior do homem é físico e não espiritual. A solução para a humanidade é socializar tudo; ou seja, tudo não é de ninguém é para usufruto de todos e não do controle de apenas uma Bandeira e os seus interesses. Exemplo: A Amazônia.

O “salve-se quem puder”

Ft #36 Se não conseguirmos recuperar a paixão compartilhada por uma comunidade de pertença e solidariedade, à qual saibamos destinar tempo, esforço e bens, desabará ruinosamente a ilusão global que nos engana e deixará muitos à mercê da náusea e do vazio. Além disso, não se deveria ignorar, ingenuamente, que «a obsessão por um estilo de vida consumista, sobretudo quando poucos têm possibilidades de o manter, só poderá provocar violência e destruição recíproca». O princípio «salve-se quem puder» traduzir-se-á rapidamente no lema «todos contra todos», e isso será pior que uma pandemia.

OPortal: a idéia central é a de todos por e um por todos; ou seja, um governo para todos e todos em apoio a um governante. Este é o pensamento socialista, visto que o ser humano naturalmente é consumista, por isto é que tudo foi criado para o seu usufruto e o capitalismo promove esta capacidade de pertença. Impor um controle neste ciclo compromete a sobrevivência natural. 

Escutar uns aos outros e à natureza

Ft #48 Sentar-se a escutar o outro, característica dum encontro humano, é um paradigma de atitude receptiva, de quem supera o narcisismo e acolhe o outro, presta-lhe atenção, dá-lhe lugar no próprio círculo. Mas «o mundo de hoje, na sua maioria, é um mundo surdo (…). Às vezes a velocidade do mundo moderno, o frenesi impede-nos de escutar bem o que outro diz. Quando está a meio do seu diálogo, já o interrompemos e queremos replicar quando ele ainda não acabou de falar. Não devemos perder a capacidade de escuta». São Francisco de Assis «escutou a voz de Deus, escutou a voz dos pobres, escutou a voz do enfermo, escutou a voz da natureza. E transformou tudo isso num estilo de vida. Desejo que a semente de São Francisco cresça em tantos corações».

OPortal: Isto é todos devem ouvir Francisco porque ele é o único representante Dele [ele mesmo] na terra. Ele é o único capaz de ouvir todos e não dizer nada. Ironia a parte deste. O sentido é universal, visto que o Francisco Santo não escutou Alá, Maomé; Buda; Genghis Khan. Se outro Francisco escutou a voz de Deus; devemos escutar este Francisco, pois ele escutará a nós.  Entende se que todos devem ouvi-lo e ele ouvira a Deus por nós!

A moral elevada de cuidar da água pensando nos outros.

Ft #117. Quando falamos em cuidar da casa comum, que é o planeta, fazemos apelo àquele mínimo de consciência universal e de preocupação pelo cuidado mútuo que ainda possa existir nas pessoas. De fato, se alguém tem água de sobra, mas poupa-a pensando na humanidade, é porque atingiu um nível moral que lhe permite transcender-se a si mesmo e ao seu grupo de pertença. Isto é maravilhosamente humano! Requer-se este mesmo comportamento para reconhecer os direitos de todo o ser humano, incluindo os nascidos fora das nossas próprias fronteiras.

OPortal: A água aqui tem uma conotação subliminar, ou nas entrelinhas, visto que esta advertência é feita para lideres de grupos, e neste contexto ela representa a espiritualidade; visto que a alma do homem anseia por uma fonte que lhe sacie a sua ânsia por ter uma divindade que possa dar sentido a sua existência.

A fórmula eficaz é usar a sabedoria para implantar uma ditadura religiosa relativista que não reconhece nada com objetivo definido e o que deve ter valor maior é a satisfação do próprio ego visando saciar os desejos imediatistas.

Isto é; Deus está em tudo e todos e não em uma religião, portanto, amar o próximo ou a Ele é cuidar bem da natureza porque todos sobrevivem dela e vivem por ela e esta é meta que o ecumenismo visa atingir, ao satisfazer a todos nas suas necessidades secundárias. A propriedade privada não está acima do uso comum dos bens criados

Ft #120. Faço minhas e volto a propor a todos algumas palavras de São João Paulo II, cuja veemência talvez tenha passado despercebida: «Deus deu a terra a todo gênero humano, para que ela sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém». Nesta linha, lembro que «a tradição cristã nunca reconheceu como absoluto ou intocável o direito à propriedade privada, e salientou a função social de qualquer forma de propriedade privada». O princípio do uso comum dos bens criados para todos é o «primeiro princípio de toda a ordem ético-social», é um direito natural, primordial e prioritário.

OPortal: aqui temos outra mensagem subliminar, com um tipo de “pegadinha, visto que o termo salientar é um sinônimo que remete a idéia de “deixou claro; e reescrevendo o texto observe a versão real: que «a tradição cristã nunca reconheceu como absoluto ou intocável o direito à propriedade privada, e deixou bem claro a função social sobre qualquer forma de propriedade privada». Uma das práticas já existe, visto que se o proprietário não pagar os impostos ele perde a propriedade ao atingir o limite da divida.

No direito romano antigo a propriedade se baseava em três características que consistiam no direito de usar [jus utendi], gozar [jus fruendi] e abusar [jus abutendi] das coisas, possibilitando ao proprietário destruir a coisa caso quiser.

O que se pode observar é que a propriedade era absoluta, podendo o proprietário, inclusive abusá-la deliberadamente e que hoje não se permite.

Este é o efeito de um governo de regime socialista. Este recorte do texto Deus deu a terra a todo gênero humano, para que ela sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém»].

Se este entendimento se tornar universal terá o mesmo efeito de uma ilha que pertence ao País que lhe administra, independente de estar ou não no seu limite territorial ou marítimo. 

A segunda leitura deixa uma subentendida idéia importante, porém bem codificada sobre gênero. Bem, sabemos que o conceito formado sobre este termo é quase que um direito universal e já praticado pela atual gestão da política franciscana.

A nova nomenclatura estabelece normas, leis, regras, direitos e deveres legais para qualquer que decidir mudar a sua concepção e opção sexual.

Portanto: as Cartas Franciscanas sugerem que os direitos serão iguais para todos os gêneros humanos porque eles são herdeiros legítimos dela; e assim sendo, nada deve impedir que os deveres e direitos eclesiásticos sejam tolhidos pelas religiões ou qualquer oficio eclesiástico.   

Podemos entender como sendo estes os sete principais mandamentos para afirmar que « »a grandeza política mostra-se quando, em momentos difíceis, se trabalha com base em grandes princípios e pensando no bem comum a longo prazo. O poder político tem muita dificuldade em assumir este dever num projeto de nação« ». Este destaque é parte do tópico »8« sequencia da Carta e ela explica com clareza uma das muitas partes do projeto final do ecumenismo.

O que foi destacado nestes tópicos acima selecionados reflete a realidade de que o ecumenismo religioso visa preparar espiritual e secularmente as nações para um novo modelo de Governo Mundial que terá uma nova formatação, esta que será definitiva.

Sobre isto a Agenda 2030 está incumbida de apresentar um novo modelo de mundo, ou seja, a partir desta década nada será como antes; e pode haver duas dimensões distintas nas quais a paz poderia expressar-se como: a Paz Negativa e a Paz Positiva sendo que a Paz é lema central de Francisco.

A primeira pode ser referente à ausência de violência direta, também concebida como pessoal e física enquanto que a positiva pressupõe se uma condição justa de distribuição de poder e de recursos que supere as desigualdades estruturais persistentes em uma sociedade, visto que este tema está exposto nas Encíclicas de Francisco.

O que está exposto é que há dois programas sendo desenvolvidos simultaneamente; um pela ONU que vai apresentar o mundo novo formado por dez blocos econômicos dando fim a antiga formação de mundo em cinco continentes; o que deixa subentendido que a OEA 2030 pode ser a Agenda de Francisco para velho mundo novo.

Uma coisa é certa, que o papa Francisco está atuando nas duas Organizações assessorado por agentes altamente profissionais para fundar uma Nova era e uma Nova Sociedade e a de que vamos com certeza viver o no mundo de '1984' de George Orwell na sua versão oficial, que eu defini como a Era da Sociedade Charagma “marcada” no estudo com este título.  O mundo digital de George Orwell.

Até os inúmeros próximos episódios, visto que são muitos os assuntos para serem estudados por vamos editar e publicar por etapas. 

 Imagem:  1 https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-10/fratelli-tutti-bruno-forte-traduz-o-evangelho-para-o-mundo.html 

 

Graça e Paz!

Em Cristo.

 

Shalom.

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.