Desafios da Pós-Modernidade: a Educação Cristã.

A educação cristã e o contexto político secular 

 

Cornelio A.Dias

 Edição: 12:12:13 Publicação 22:55:19-14:06:19

<

O problema a ser resolvido neste tópico do nosso estudo é: que desafio à transformação atual do estilo de vida moderno estabelece para o legado teológico educacional cristão e, consequentemente, para a nossa visão atual da educação cristã?

O homem atual está entrando para um novo ciclo de vida ainda indefinido que poderá ser denominado por: pós ou hipermodernidade, e esta transição pode acarretar muitas conseqüências, e entre elas, a possibilidade de gerar crise no legado secular, que precisará estudá-la, para encontrar soluções a fim de alterar o quadro caótico instituído pelo estilo de vida moderno. 

O correto é afirmar que legado teológico não é influenciável, portanto não admite esta mudança como desafio, porque já é uma constante milenar, e nem deve ter preocupação quanto ao que fazer para alterar este novo ciclo de vida, porque o método que ele utiliza para aplicar os seus ensinos é extraído da Bíblia; e a teologia supera as mudanças e altera o seu curso.

A mudança de comportamento humano tende a se alterar com o passar do tempo mudando sempre de uma fase para a outra, mas o ensinamento herdado de Cristo que foi o maior educador de todos os tempos continua o mesmo, e com a mesma eficácia, e este é o seu foco visionário se ela se propuser em mudar a sua visão atual, ela terá que criar novos métodos para educar, conforme a mudança que o ciclo da vida exige, desta forma estará atestando a sua falibilidade, bem como a da Bíblia; ou ela a fundamenta na Bíblia de onde se construiu o seu legado teológico, ou então estabeleça os seus próprios métodos, daí sim, pode aceitar a transformação atual do estilo de vida como um desafio.

É justa a preocupação da Educação Cristã, visto que terá que influenciar o atual e novo futuro sistema, para isto precisará reavaliar o foco da sua leitura teológica, para a nova visão de mundo, para se obter um resultado satisfatório; as pessoas que praticam ministérios precisam interpretar esta fase de transição, para concluir se será necessário reconstruir as suas visões criticas de futuro. A solução desta questão deve ser analisada em longo prazo, a transformação atual do estilo de vida moderno ainda está se desenvolvendo e a futura ainda é incerta, certo é, que os valores que constitui uma sociedade vêm se degradando, e este problema afeta todos os segmentos, não só o teológico, porque, em todos, os princípios éticos estão sendo violados, que vão da degeneração moral passando pela social e política, desembocando na espiritual.

A influência da família, a participação do Estado e da Religião, não tem obtido avanço algum na formação do caráter e do comportamento vigente, estamos vivendo numa era, em que a vida vem perdendo o seu valor, e o direito de viver ou não depende da vontade do outro que decide. A resposta da questão está neste texto; “uma teologia da educação cristã formula sua teologia a partir de um espaço-tempo eclesial-experiencial concreto”; e ela terá que ser formulada com base nos dois parágrafos anteriores, mas, não como desafio e sim como o propósito em que ela se constitui, e não haverá efeito algum se ela não influenciar diretamente a sociedade, porque se ela permanecer no recôndito cristão o legado teológico está comprometido.

Um exemplo, a teologia dos Profetas do Antigo Testamento visava influenciar todo o contexto histórico em que eles viviam, ela não era restrita a algum segmento religioso da época, mas, abrangia a sociedade como um todo.

Uma teologia da educação cristã não deve ser formulada apenas para os grandes eixos explicativos da prática educacional cristã e de cristãos, mas, também a partir da revelação divina interpretada na Escritura e na rotina secular das igrejas cristãs, com a finalidade não de apenas construir uma visão abrangente da educação cristã, porém; também interferir na esfera do contexto social, político e religioso na atualidade, visando estabelecer uma sociedade com bases na ética, na moralidade e espiritualidade da pessoa.

Uma teologia da educação cristã elaborada somente para formular os grandes eixos explicativos da prática educacional cristã e de cristãos, a partir da revelação divina interpretada na Escritura e na vida das igrejas cristãs, através das suas doutrinas denominacionais em suas teologias, não produzirá o mesmo efeito de uma teologia contextual, de conformidade com o espaço tempo eclesial experiência; e não poderá concretizar o objetivo cristão; porque a Educação Cristã para fazer da teologia a prática da sua teoria, terá que ser formulada para que as estruturas não escolares sejam mais relevantes e mais apropriadas entre a educação cristã e as seculares “escolares”, este sim, pode se considerar um desafio para o legado teológico.

O seu alvo deve ser o povo, caso contrário sua produção servirá apenas, para a Escola Dominical. A Educação Cristã precisa focar o seu conhecimento doutrinário para formar o educador no estudo das escrituras e do saber secular; não somente para o testemunho individual ético, mas, para ele atuar como a ação missionária da igreja enquanto comunidade de fé, cujo eixo central desta tendência não deve ser exclusivamente o indivíduo cristão como membro de uma igreja, ou testemunha de um estilo de vida e sim a comunidade cristã como agente da missão da igreja; para a educação cristã então poder responder aos desafios da Modernidade como um estilo ou costume de vida circunscrito no tempo, em um período histórico difícil de ser analisado por ser passado e presente ao mesmo tempo.

 

 

Parte 2: Desafios da Pós-Modernidade: a Educação Cristã.  Avançe para parte 2

Imagem:  1 https://www.christianpost.com/voice/biblical-christianity-vs-progressive-ideology-threat-western-christianity.html

 

 

Em Cristo.

 

Shalom  

 

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.