O Poder do Logos

   O Verbo: a verdade que liberta   

 

Logos

 

O

Verbo: palavra, discurso. Palavra [unidade pertencente, unidade mínima], vocábulo. Origem: ponto inicial de uma ação ou coisa que tem continuidade no tempo e/ou no espaço; ponto de partida; procedência. O Logos (em grego λόγος, palavra). Na teologia cristã o conceito de Logos foi citado no Evangelho de João, onde o Evangelista se refere a Jesus Cristo como o Logos, isto é, A Palavra [Verbo]:

"No princípio era a Palavra [O Verbo], e a Palavra estava com Deus, e a Palavra é Deus" João 1:1[εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος]

Vemos que a expressão humanamente pensada difere da revelada. O poder da Palavra; a origem.

Antes de tudo existir, o Verbo subsistia. Subsistir significa [Ser] sem origem, é o principio, difere do [ser] porque não existe, nem foi criado.  

O radical da existência é a subsistência.

A partir do momento em que algo é criado, este começa a existir e partindo deste principio, subentende-se que tudo o que começa, acaba.

Todo inicio lógico, tem um fim conforme rege o princípio da finitude existencial. Sendo assim: [Ser] = subsiste # [ser] existe.

O primeiro é o principio o segundo a origem.

A questão: crie; produza; construa ou fabrique e [etc.], e após isto estude o desenvolver comportamental do produto iniciada a aplicação da sua funcionalidade; concluirá que: ele irá sofrer alteração estrutural na medida em que for desgastando em função do mecanismo para o fim pelo qual foi projetado; exposto ou não a alguma intervenção alheia, ele apresentará no decorrer do tempo, algum efeito relativo ao uso constante com alterações visíveis no seu radical existente, e a partir de então, o seu estado original, por interferência de fatores do meio alheio a sua propriedade circundante, reagirá a influencia deste meio, [fator externo] onde se situa, revelando a partir de então um processo degradante, que vai perdendo gradativamente a operacionalidade da sua estrutura original.

O corpo humano é um exemplo típico.

Toda a energia de um corpo jovem vai esvaindo-se gradativamente e conforme o tempo vai passando, a idade vai aumentando a debilidade vai surgindo, até que um dia aquele corpo não consegue mais manter reagir e os seus órgãos começam a deteriorar até sucumbi-lo, com a falência múltipla dos órgãos.

A vida se esvai e a alma deixa o corpo falecido, para a terra por fim encerrar o processo da consumação final.

Este processo é o obvio, não necessita estudo de causa e efeito, visto que tudo, animado ou inanimado reage ao efeito de alguma força reacionária, deteriorando-se automaticamente até sua destruição definitiva pelo desgaste causado pelo uso intenso.

A partir desta lógica venha comigo pensar sobre o que existe e porque; e em função de que;  com algo que subsiste, e onde vamos chegar neste raciocínio.

Para começarmos a entender a complexidade da subsistência, temos que analisar teoricamente o fator existência partindo do fim para o começo. Vou usar o marcador de tempo como por exemplo o relógio primitivo de areia.

Este objeto foi arquitetado e construído para permitir ao seu inventor calcular o espaço-tempo e descobrir como auferir o intervalo entre o ocaso e alvorecer; e com o passar dos inúmeros ocasos e alvoreceres o próprio tempo foi envelhecendo e destruindo aquele objeto criado para medir a sua extensão, bem como ocorreu com o seu inventor.

Ambos acabaram, porém o tempo continuou com a sua forma original sem ter sido alterado por eles.

Esta lógica da existência explica a razão da subsistência, definindo que aquele que é criado existe por certo período de duração, mas, para aquele que subsiste não há período de duração, ele é, sempre.

E quando algo não pode ter fim é porque dele emana uma força continua perene, que não sofre interrupção porque ela é plena e dinâmica em si mesma; e é aqui que eu queria chegar para tentar entender porque o termo: [palavra], perde a sua característica quando pensada humanamente, sendo que somente após ter sido revelada o seu significado, toda a compreensão de existência não era o principio das coisas, mas, sim a origem.

Partindo do principio de que a origem é finita não resta outra definição, a de que o principio é um poder, uma energia imanente, e se ele não pode ser dimensionado é porque ele é dinâmico está contido em si mesmo, isto é, ele está antes da origem de tudo, isto é; subsistia. Subsistia porque não teve começo, nem meio e nunca terá fim.

A primeira menção de algo desta extrema grandeza foi revelada por um Ser que transcende a natureza física das coisas; metafísico e dinâmico em si e o principio da origem, princípio, este, que é imanente por  que está inseparavelmente contido na natureza de um ser ou de um objeto; inerente.

Depois de descoberta a prova viva de um Ser subsistente em si, [Cristo], toda a existência foi compreendida, mesmo hoje ainda discutida.

Ele estava com o Pai no princípio, quando decidiram estabelecer a origem.Aquele que subsistia decidiu criar através do poder contido em si; A Sua Palavra, toda a origem das espécies existentes, e ainda fez revelar a sua personalidade criando depois de tudo, um protótipo semelhante a Ele, porém com menor grandeza, constituindo este [ser] alguém a sua imagem.

• Gn. 1 • A criação do céu e da terra e de tudo o que neles há. 

• 1. No princípio criou Deus os céus e a terra.

• 2. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

• 3. Disse Deus: haja luz. E houve luz. 

Quem é capaz de reconhecer esta verdade como absoluta e plena? Todos. 

O ultimo ser criado, depois de existir, recebeu uma porção mínima do poder do Ser Subsistente diferenciando e destacando-o dentre as demais outras criaturas, que é a centelha da eternidade que permitirá que ele não retorne mais a sua origem primaria após a sua degeneração.

O Verbo do principio revestiu uma parte da matéria da origem das espécies com uma porção da essência da subsistência, dando a este ser a possibilidade de existir para sempre, na sua versão original mortal revestida pela imortalidade encarnando para sempre o Verbo.

O Verbo era Deus."No princípio era a Palavra [O Verbo], e a Palavra estava com Deus, e a Palavra é Deus" João 1: 1 - [εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος].

O Verbo se transformou em carne, isto é, Ele despiu-se temporariamente do principio da sua subsistência e assumiu a existência original.

• Jo. 1 •  14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

A carne, esta que foi a ultima criação porque para ele ter sido criado, antes o Verbo criou a natureza e de uma porção dela, a terra, e desta Ele criou o aquele que somente ele irá existir quando tudo tiver sido destruído pela poder da própria Palavra, aquele que se revelou para João.

Eis aqui a diferença entre o que significa ser existente e subsistente, o principio e a origem o poder e a força; Deus e o homem.

Se você é capaz de acreditar que esta é a sua origem, e quiser que ela seja eterna, que não é subsistir, porém, existir mesmo que tenha que voltar a sua origem por um período de tempo para depois retornar na forma plena do Verbo encarnado, ou seja, do corpo dotado com a vida eterna, semelhante à Palavra, tome uma decisão definitiva, antes de voltar a sua origem, porque se isto acontecer sem que você esta revestido da imortalidade do Verbo, o seu destino será cruel, e creio que já ouviu falar dele alguma vez!

Este é um bom momento para você refletir, a vida original é curta e surpreendentemente incerta quanto ao seu fim, mas, a vida existencial, esta que vai durar pela eternidade é preciso tê-la assegurada enquanto a sua natureza original ainda respira.

Respire fundo, e decida enquanto ainda respira.

O Poder do Logos é tornar a sua origem existencial mortal, em Verbo encarnado, num princípio  imortal para existir eternamente, semelhantemente como Ele subsiste!

Quando o Arrebatamento for executado na sua plena dimensão, toda a origem existencial mortal, [o homem], este se transformará em Verbo Encarnado, que é a fusão eterna do corpo e da alma pela força do Logos e poder contido nele, aquele sangue que for vertido do Verbo na cruz; ele te dará a eterna vida, então você existirá para todo o sempre.

O Logos ainda habita entre os homens. Ele é Jesus. 

       

Revisão Julho 2016

       Por Cornelio A.Dias  

 

Sincero Shalom!

Em Cristo.

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

Para imprimir

 

 

 

 

 

 

Licença Creative Commons
O poder do Logos
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.no.comunidades.net/o-poder-do-logos; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org