Translate this Page

Rating: 2.0/5 (3348 votos)




ONLINE
4




Partilhe esta Página





Busca OPortal

Clique⇒ mapa do site avançado
           Buscar no freefind

Email OPortal

oportal@oportaldateologia.org

cornelio.a.dias@oportaldateologia.org

 https://files.comunidades.net/oportaldateologia/setad.gifFacebook   

Últimas Edições 

11. Noe: Agenda Satanica de Hollywood Novo 

10. A verdade sobre o vinho na bíblia  

9. Papa acusado de heresia e a possível renuncia 

8. Microchip chip sob a pele: maldição ou bênção? 

7. Admirável mundo novo Leia 

6. Como será a vida no futuro Leia

5. O Mundo pós-covid Projeto diabólico Leia

4. Teoria da Conspiração e o humano QR-Code Leia

3. As máscaras o covid-19 e a engenharia social Leia

2. O que é o id 2020? O ID2020 é a Marca de Besta? Leia

1. A emergente reascensão da escatologia. Leia

 


 

 

A santificação sob a perspectiva da bíblia-introdução: Aqui

 

 Edição em destaque

 

Parte Final

 

 

 

Leia

atualização de 31/12/2020  

Ychzek'el

 

9.  3 - 4

3: Então a Glória do começou a se levantar sobre o Keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa.

Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura. 

O Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o Keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. 

 

Ezequiel  

 

9.  4. 

Adonai lhe disse "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".

 

 

Bíblia Digital PtBr no PC


Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!
Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!

Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!

Cristo é o marido ou esposo? E a Igreja o que é? Parece haver diferença, bem como também parece não haver sentido lógico.

Afinal porque marido e não esposo, ou porque a Igreja se tornar esposa e não mulher, depois do casamento? Como se sabe a designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança chama se metáfora; ou seja, é a transposição do sentido próprio ao figurado.

Este é um tipo de linguagem muito usado nos texto bíblico especificamente no Novo Testamento, da mesma maneira como é o uso de narrativas alegóricas que transmitem uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia que é a parábola.

Neste artigo pretendo usar como metáfora os termos “marido”; ”esposo”; ”Cristo” e ”Igreja”, de forma analógica que é a relação de semelhança entre coisas ou fatos distintos. Conforme o tema for sendo explorado, ele também vai distinguindo os fatores, assim será possível explorar o mesmo assunto por vieses diferentes.

No final depois de confrontarmos as condições: esposo e marido, Cristo e a Igreja, teremos então contrastado as duas expressões de “união” entre dois personagens diferentes.

Antes quero destacar outro termo importante que é a “aliança”. Nos tempos modernos quando se fala em aliança, vem à mente a imagem de um objeto de adorno trabalhado em ouro, prata ou outro metal usado nos dedos das mãos, quando na verdade, este nada mais é do que apenas um símbolo artificial que representa um contrato firmado verbal ou escrito entre duas pessoas.

É rara esta compreensão porque ela com o passar do tempo o símbolo substituiu o significado cujo é o fundamento principal, que define o critério de uma aliança.

Para tipificar vamos substitui lho o anel por um contrato escrito firmado entre duas pessoas pactuando um compromisso. Um contrato de compra e venda firmado em comprador e vendedor é um exemplo de uma aliança firmada entre duas pessoas.

Houve se um acordo entre as duas partes e ou um pacto entre eles foi ratificado. Vemos que neste caso, uma bijuteria [objeto] foi substituída por uma matéria, [papel].

Portanto temos a primeira configuração do pacto ou aliança, simbolizado por dois artífices diferentes, o anel e o papel.

Há casos específicos que usa se apenas o papel e algum objeto de valor ou simbólico; há também uma terceira configuração de pacto que além do papel e de um objeto incluiu a palavra; ou seja, entre o contrato formal escrito e um objeto que encerra em si o compromisso firmado, inclui ainda o contrato formal verbal.

Temos acima as configurações do pacto ou aliança, simbolizado por e pelos três objetos diferentes, o anel, o papel e a palavra.

Agora para representar um pacto como uma união ou a ligação pelo matrimônio, ou seja, o casamento envolvendo pessoas basta aplicar a formula do terceiro pacto acima definido, que é o exemplo que vamos explorar neste artigo.

Sobre o pacto: ele pode ser quebrado ou não, um deve ser quebrado outro não, um é possível ser enquanto outro não, depende de cada circunstância como ele foi firmado. Há regra e regras; mas, não vou explora-lhos.

O tema do nosso pacto é relativo ao casamento.

Esta aliança envolve dois lados distintos, que em direito civil define se como o “vínculo do “proponente” que é quem faz a proposta entre quem aceita que é o “oblato”, que poderia se também ser chamado de aceitante, mas costuma-se usar a primeira palavra”.

A proposta também obriga, vincula quem propôs, pelo menos pelo período proposto e pela forma proposta; mas, este entendimento aplica-se a casos específicos; não nesta nossa condição.

Vamos ao proponente e oblatado.

Temos como proponente: o marido ou esposo representado por Cristo e a Igreja, podemos também inter-relacionar com: marido ou esposo entre o homem e a mulher!

Sumariamente por marido entende se como o cônjuge da mulher e vice-versa; mas, é normal alguém se corrigir quando usa um destes termos quando se está incluindo o cônjuge no dialogo entre dois, ou referindo a ele de alguma outra forma, substituindo estes termos; “marido; mulher”, por esposo ou esposa.

Sempre pensei nisto e porque evitamos referir ao nosso cônjuge usando estes termos, às vezes pode parecer um capricho verbal, mas, também pode ter outras conotações, e esta segunda é que mais desperta a curiosidade.

Parece que ao dizer marido e mulher ao invés de esposo e esposa denotam-se certa ausência de cumplicidade, vinculo sentimental, físico; espiritual; formal; profundidade na relação; ausência de intimidade, além do que pode ser até uma expressão meio vulgar e simplória.

Uma aliança verdadeira se constrói no âmago do sentimento ambilateral e desprovido de ambiguidade.

Agora chegamos ao fio da meada: marido e mulher versus esposo e esposa; e como estes termos são representados na Bíblia.

Será que há alguma diferença na maneira de utilizar os termos, ou será que eles podem ser usados em qualquer instancia ou referencia e não há nada de anormal nisto, apenas, certo capricho na forma de: como as expressões são aplicadas?

Já usei o termo mulher e quase que meio inconsciente, corrigi para esposa; e depois fiquei a indagar-me por quê? Também já presenciei casos semelhantes, mas, não entrei no mérito da questão!

Se a minha pesquisa estiver certa eu contei desde:

• Tito • 1 • 6 • 6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, tendo filhos crentes que não sejam acusados de dissolução, nem sejam desobedientes.  

Encontrei 100 vezes a repetição do termo: marido. Enquanto que apenas em 4 referencias aparece o termo esposo e treze referencias como “esposasendo a ultima conforme e Ap. 21, 21 vezes o termo noiva:

• Ap• 21• 9 • E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.    

Ao passo que também encontrei 24 referencias sobre noivo:

Voltando aos termos marido ou esposo Quando se fala da própria mulher, é errado aplicar as expressões "Minha Senhora" e "Minha Esposa". É pretensioso e sem cabimento algum. A mulher diz - Meu Marido - e o Marido diz - Minha mulher.¹

Conforme a fonte acima, é rebuscado [bastante aprimorado; esmerado, requintado] usar o termo esposa [o] quando se refere ao cônjuge, portanto, o natural é usar o termo marido ou mulher, como pronome de tratamento.

Quanto o titulo do artigo: Marido ou esposo? Cristo e a Igreja!

Quando as referencias bíblicas apresentam o termo esposo, é apenas o uso da metáfora para retratar a maneira como Deus relaciona a Igreja com o seu Filho; isto é, uma relação que antecipa uma união ou comunhão plena e definitiva.

A igreja está para Cristo assim como a noiva está para o esposo, ou seja, em vias de tornarem-se um só corpo, conforme a referencia: •

• Ef• 5• 23 • porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo

• 30 • porque somos membros do seu corpo.

Voltando a Cristo: quando a Bíblia trata a Igreja como corpo, ela refere-se como Ele sendo a Cabeça e a Igreja o restante do corpo, ou seja, todos os membros são metaforicamente representados com o tronco e os membros superiores e inferiores, por isto, ela sem Ele e vice-versa não se completam, assim como ocorre com a anatomia humana.

Quando Ele e ela se identificam como a noiva para o esposo, a Bíblia está retrata que haverá uma cerimônia única para consolidar esta fusão do corpo com a Cabeça e a partir de então estarem interligados perpetuamente.

Esta promessa não inclui Israel como nação ou povo, mas, sim os Judeus que forem arrebatados e os ressurretos que dormem o sono da primeira morte.

Israel será a que a Bíblia se refere como a Nova Jerusalém, que irá substituir este planeta terra, onde todos os que forem aptos após o Juízo Final irão se integrar aos que foram arrebatados e os ressurgidos da morte, cujos irão herdar esta Nova Terra ou Nação pela eternidade, onde Cristo será o Rei absoluto sobre ela.

Ainda quando ao tema Marido ou esposo; Cristo e a Igreja; é a expressão através de uma linguagem figurada que no dia e hora marcado por Deus, o Filho será surpreendido pelo Pai com a ordem de vir encontrar com aqueles que irão participar da Celebração Oficial onde será sacramentada a Bodas do Cordeiro, que se assemelha com a festa ou banquete com que se celebram as núpcias entre os noivos que consagra a união entre eles em casamento.

Aproveitando cabe-me ressaltar que embora este evento único na história da humanidade esteja previsto deste o ministério de Cristo no templo dos apóstolos, já estamos muito próximo deste dia “D”.

Pode parecer fantasioso para o mundo ou misterioso para os cristãos, o certo é que os sinais que indicam a proximidade deste evento estão acontecendo nestes dias atuais, através de manifestações explicitas no nosso contexto histórico.

Alguns pensam que para compreende-lhos precisa ter uma visão espiritualizada extrema e outros que acham que precisam teleportar ou teletransportarem-se para alguma esfera ultra dimensional para capta-lhos.

Nada disso. O que pode ocorrer é um arrebatamento de espírito onde o corpo pode permanecer inerte e vivo; em alguns casos pode ocorrer uma morte física durante o tempo em que o espírito é separado do corpo pelo período que durar a transição deste tempo. Isto é provado porque quem já lho experimentou sabe e confirma o que estou afirmando. Também já tive uma experiência próxima similar, portanto, não posso negar a realidade desta evidencia. Não seria nem hipocrisia, mas, sim mentira, negar e não atestar este traslado súbito do espírito. Isto é também um alerta.

• Mt• 16 • 23 • O fermento dos fariseus e Mc• 8•11 - 12

 • 1 • Então chegaram a ele os fariseus e os saduceus e, para o experimentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.

 • 2 • Mas ele respondeu, e disse-lhes: Ao cair da tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.

 • 3 • E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Ora, sabeis discernir o aspecto do céu, e não podeis discernir os sinais dos tempos? 

Se naqueles dias os fariseus e saduceus poderiam identificar os sinais a olho nu; hoje não há um sinal maior do que a chegada do Falso Profeta, o Oitavo Rei; que ninguém e quase a totalidade da Igreja acredita que este é o ultimo grande sinal que haveria de se revelar, depois das quatro luas de sangue e o Rapture. Arrebatamento.

Se há alguém ainda espera outros sinais, a Igreja somente aguarda o crepúsculo final, cujo, o mundo não verá que é a Primeira Parúsia de Cristo que antecede a segunda após quase sete anos do súbito desaparecimento retirada da Igreja da terra; [os escolhidos e chamados aptos].

Portanto se: Marido ou esposo; mulher ou esposa; importa que Cristo já esteja de prontidão, para encontrar a Igreja!

       ¹ http://www.portalbrasil.net/etiqueta/tratamento.htm

 

 

 

 

 

            Edição Agosto-02-2016 

 

Em Cristo.

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

Licença Creative Commons
Marido ou Esposo? Cristo e a Igreja! 
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em ”https://oportaldateologia.no.comunidades.net/marido-ou-esposo-cristo-e-a-igreja” Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org

newline oportal

Mais lidas 2021-22

1. A Porta da Salvação. Leia

2. O Pão nosso de cada dia. Leia

3. Televisão: O olho mágico da besta. Leia

4. O que é heresia? Leia

5. Tecnologia 5G e o olho que tudo Vê. Leia

6. A era da sociedade charagma.  Leia

7. Plano dos Illuminati rumo a Nova Ordem Mundial.  Leia

8. A chegada não reconhecida do falso profeta. Leia

9. Nova Ordem Mundial conforme a Bíblia. Leia

10. O que é o Anticristo? Quem será Ele? Leia

11. O anticristo conforme a bíblia. Leia

12. Como será a vida no futuro: Leia

Destaque OPortal

A chamada no gif abaixo visa alertar sobre um grave evento que vai acontecer:

São elementos ardentes que se fundirão sobre terra: Cuidado!

Os corpos celestes explodirão sobre a atmosfera e cairá sobre a terra como chuva de pedras fogueadas. Haverá terrível destruição.

Tema Central d'OPortal

Leia

A falsa doutrina da pré-tribulação

Link

Questione-se: 

Conforme cita a bíblia qual é das doutrinas a que julga ser a mais viável pra você  biblicamente? 

Mezo-tribulação 

A Igreja será arrebatada ou não no meio da tribulação?

Pós-tribulação   

Em qual delas a Igreja de Cristo vai ser elevada?

Pré-tribulação  

A Igreja ela não verá este juízo que  virá sobre a face da  terra.

Qual é a certeza de que não vai estar aqui neste dia mais terrível da humanidade ?

Reflexão 

O Portal

 texto flutuante

  

       


Reflexão!

2013 - 2022

O oitavo rei

A besta do mar conforme descreve a profecia de:  Ef: 6 - 11 - 13.

ela faz referência às duas principais hierarquias do reino do mal que domina o mundo físico e espiritual desde a origem do pecado no Éden.

São eles os: “Os principados” que são as ordens celestiais malignas superiores constituídas por demônios de todas  e as hierarquias ou seja; é uma casta formada pelos seres que eram  dantes angelicais que foram lançados na terra quando o ex-querubim lúcifer intentou usurpar o trono de Deus; estes são as miríades ou legiões enquanto que as "Potestades"  são as classes humanas de governantes que regem os países do mundo sob o domínio secular de controle espiritual total do demônio; como por exemplo o falso profeta que ou a besta do mar e o anticristo a besta da terra e os demais reis tirânicos existentes! Conforme rege:

2 Corintios 4:4Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 

O sangue inocente "de muitos cristãos" ainda terá que ser derramado no mundo até que o último fiel seja morto na terra pelo crime hediondo de servir a Deus e confessar Jesus como Cristo Rei e Senhor conforme registra

Apocalipse 6: 9 -11: que diz:

9: E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

10: E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo e Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue e dos que habitam sobre a terra?

11: E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que hão de serem mortos  como eles foram.

São soldados do Rei dos Reis todos aqueles que pela sua fé em Cristo forem perseguidos e mortos no mundo pelo exército de satanás nesta antiga batalha espiritual entre o bem e o mal; por não se prostrarem diante das potestades da terra prestando lhes adoração e submissão total as suas leis, que são:

Os fiéis; os cristão guerreiros que serão presos; feridos ou mortos nesta guerra espiritual secular que virá com força total sobre a terra contra os soldados do Deus altíssimo.

Os que forem mortos; estes não vão ser laureados com medalhas de sangue como fazem os exércitos seculares; e "nós" os que provarmos o dano da primeira morte na terra; vamos receber uma Coroa de Glória com os nossos nomes gravados nelas e reinaremos com Cristo por toda a eternidade; na Nova Jerusalém que descerá do céu e ocupará o espaço físico desta terra pois ela será lançada no lago de fogo e enxofre no Juízo Final após o governo milenar de Cristo aqui no mundo; por toda eternidade!

A Nova Ordem Mundial através do Falso Profeta já está em plena e intensa atividade e teve inicio em 2013 com a "assençao" do ultimo Papa do Vaticano; que cumprirá o seu dever com todo o rigor. A sua marca já está sendo aceita é voluntariamente por muitos nos países no mundo e já estamos no tempo em que ela vai ser obrigatória para todos!

E quem quiser livrar-se "desta lei que será a pior perseguição que já houve na terra terá que aceitar a marca para poder comprar ou vender e ter a liberdade em troca pela sua alma!

Revelação 13. 1 – E vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”“.

O oitavo rei ele é a besta do mar e o falso profeta do Apocalipse 18:2 que assumiu o trono da perdição em 2013 no Vaticano cujo País é a Babilônia “espiritual” no mundo secular. O número que ele simboliza é o: 6 6 6; o ultimo Papa.

O Rei dos reis será o próximo e estará voltando a qualquer momento conforme os sinais biblicos forem se cumprindo; como por exemplo a marca da besta que no metaverso que já é real no universo que excede as barreiras físicas do mundo real no caminho de um verdadeiro mundo virtual.

Portanto: espere por Ele mesmo que isto vier lhe custar à sua própria vida.

Oriente-se!

Março de 2013 ⇔ 2022

Por: Cornelio A.Dias

 

Assista este vídeo

https://www.dailymotion.com/video/x6e2rcw

https://www.dailymotion.com/oportaldateologia

Pré-tribulação

O futuro do mundo

Nas Mãos Do Governo

Documentário 

Aqui

Pré-tribulação

Aqui

 

 

Clique aqui em:

 

 

Bíblia Online e Seleção de Louvores

 

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png  

 

 

 

IMAGEM TEXTO