O diabólico sedento desejo de ser o outro

O diabólico sedento desejo de ser o outro

24:04:2024 - 00:18 - Cornelio A.Dias

Sinto e acredito que outros além de mim por exemplo, deveríamos a muito ter iniciado um debate  amplo  com o nosso público, visando explorar na sua plenitude este tema em tese; em face da sua gravidade nefasta, em todas as reuniões sociais fossem elas confissionárias de crenças; formadoras de opinião; e como obrigação pelos chefes de famílias,  educadores; catedráticos e principalmente pelos redutos familiares; filosóficos e teológicos; em face de gravidade  do tema em tese!

O assunto que vamos explorar resumido em síntese pelo fato de consistir em reunir elementos diferentes, concretos ou abstratos, face à negligente sua ausência sobre o emblemático distúrbio do espírito humano; cujo mal instituiu o dia de luto em memória por algum acontecimento trágico no mundo por assassinato; dentre outros por flagiciosos.

A inveja.

A importância deste tema não ser explorado dá em face de que até por conta de uma omissão ingênua, ou seja, não premeditada por ele ter sido admitido como um mau comum alheio sem gravidade letal!

O termo inveja tornou se ao longo dos tempos como uma falha natural inoculada nos comportamentos de pessoas propensas em desenvolver este tipo de comportamento social e moral por subdesenvolvimento espiritual!

Veja algumas dentre as inúmeras causas, motivos ou razões o que um sentimento de frustração por não ser o outro/a pode ser um mero motivo para causar um assassinato que é o típico e físico ou então o mais comum que é o psicológico como o da reputação.

Este ultimo ocorre quando  alguém peja a outra acusando lha com uma suspeita infundada e ou mesmo ofensa caluniosa e ou difamatória que é típico do assassino de reputação por ser invejoso e portanto, mediante estes exemplos comuns, vou fazer a pergunta como a que faz o idiota amestrado: como é possível matar uma coisa que não tem vida ou corpo?  A resposta!

Observe um dos principais tipos de comportamentos desumanos letais que se tornaram fatos reais e populares ocorridos que foram registrados:

Amizade fatal: 1. Jovem mata amiga por inveja em 8 de julho de 2015.

2. Em 27 de outubro de 2016 a  Justiça indonésia condenou também uma de 27 anos com 20 anos de prisão por envenenar a amiga com cianureto.

O código penal brasileiro legisla da seguinte maneira por difamação, calunia e injuria com seguinte enunciado: 

Difamar - atribuir fato negativo que não seja crime. Injuriar - atribuir palavras ou qualidades negativas, xingar. Caluniar - é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime.

Para a ocorrência do crime de calunia é essencial que haja atribuição falsa de crime.

Dos três exemplos citados, pelo menos dois deles o/a reclamante  denota visível incomodo com a pessoa que a rivaliza por algum motivo sem dolo!

Observe como a calúnia na bíblia  é definida na bíblia:

[...não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. Tito 3: 2 ]

Mas; eu digo que no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Mateus 12:36

Quem esconde o ódio tem lábios mentirosos e quem espalha calúnia é tolo,  Provérbios 10:18

Os tipos de comportamentos acima registrados na bíblia são inúmeros visto que eles são cometidos por pessoas que leram alguma vez estes mandamentos, mas; rejeitaram obedecer recusando corrigir o distúrbio moral do seu próprio espírito!

Diante da seguinte pergunta responda neste tempo do texto: porque o distúrbio moral como outros tem a sua origem no espírito do ser humano?

Você sabe responder como e de onde origina os seus pensamentos ou pensar saber; mas; a sua resposta pode estar errada! 

Observe bem que a segunda referencia bíblica acima ela afirma categoricamente que haverá um tribunal final para julgar todas as pessoas conforme foram os seus  comportamentos individuais e destaca que cada uma terá que justificar tudo o que disseram enquanto viveram; e por todos significa; uma vez nascidos; portanto; inclui também os mortos.

Este tipo de juízo é algo que devemos repensar constantemente principalmente se não temos a certeza de que poderemos estar neste julgamento, visto que não se trata de tudo o falaremos durante até a nossa primeira morte; principalmente se não tivermos certeza de que virá no próximo minuto o nosso pulmão estagnar e onde estaremos na eternidade. 

Pergunto: você é capaz de dizer com certeza plena sem o menor resquício de dúvida  de que estaria no Ceio de Abraão neste momento foi fosse surpreendido como neste exemplo bíblico a seguir?

[Lucas 16: 22 - 24] - Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim!

Dado a definição da psicologia: normalmente a inveja se define como o deslocamento de energia do potencial de determinado indivíduo para a exacerbada preocupação com a satisfação e o prazer da outra pessoa, normalmente íntima do sujeito em questão.

Certo (...) ou errado (...).

E se eu quero ser igual você e você quer ser igual a mim? Onde está a inveja?

No caso do outro querer ser você por não querer ser ele é inveja ou não?

Opine nos comentários!

A ação invejar ela nem sempre pode ser percebida pela pessoa invejada e mesmo que não haja um relacionamento recíproco ela pode subsistir; mesmo inconsciente e não visivelmente manifesta.

O que aconteceu com o ex-lúcifer para ele ter se rebelado contra Deus, foi desejar ser superior ao seu próprio Criador como registra,[13 Você, que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, Is: 14:13 - 14] visando tornar se o único ser criado a gerar o pensamento autocontrole universal.

Este é o método de inveja extremada visto que ela pode ser velada ou extremada.

Os exemplos das vitimas por inveja supracitada revelam as mesmas característica do evento bíblico, visto que não era conveniente apenas ser igual; era preciso ainda superar a rival tornando se superior a própria invejada!

Outro exemplo bíblico bem interessante que devemos dar uma atenção é: Provérbios 24: 1- Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles. Reescrevendo este verso veja como ele foca na mensagem: 1-  Não desejes estar com os homens malignos e nem tenhas inveja deles.

A mensagem explicita que melhor é de antes “não ter inveja”; visto que ela pode desvirtuar e daí manifestar um comportamento insidioso; que parece benigno, mas; no entanto ele pode também se tornar perigoso.

Foi o primeiro erro ou pecado que são sinônimos ocorridos na historia da criação.

Há alguns escritos fajutos escritos por quem não admite que as escrituras são sagradas, que ousam afirmar ter sido por inveja de Adão que o ex-querubins foi condenado e transformado no ser maligno que se tornou. Ele nunca quis cuidar de um jardim; mas, sim usurpar o trono de Jaweh e dominar sobre Ele no universo e foi destituído da sua glória por Deus.

Sobre a inveja eu tenho um histórico pessoal como é normal para uma multidão pessoas em todo o mundo que eu soube por revelação de Deus.

Ocorre que não há nada que possa justificar tal inveja, embora ela não é totalmente velada, isto é transparente; porém, não há justificativa a existência dela e por isto o efeito maléfico não me afeta; graças a Deus!

Este mal está radicado na terra e na maioria das famílias há históricos de pessoas que recaem sobre ela esta malignidade cujas sequer sabem disto!

O espírito maligno dá inveja ele atua de maneira tão sutil que a pessoa que o diabo escolhe como vitima acaba aceitando que as desgraças que ocorrem na sua vida são comuns, porque em algum tempo ele cometeu erros deixando resquícios para trás não foram solucionados na integra.

“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.”  Tiago 3:14.

“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16.

A inveja é uma possessão maligna desde o princípio. Ela não é uma fraqueza do nosso espírito. Não faz parte da nossa personalidade e nem nunca será parte inerente da natureza humana, mesmo sendo pecaminosa!

Então nós podemos vencer a inveja não deixando a semente de ela gerar uma raiz diabólica no nosso espírito.

A palavra de Deus nos ensina que é o caminho que nós devemos trilhar para vencermos todos os nossos atos e ações e as tentações da carne que são os principais geradores de todos os pecados, é apenas obedecer e seguir os ensinamentos de Jesus; sobre como tomar a nossa cruz  que é o nosso corpo carnal e negar a nós mesmos resistindo às tentações do diabo; que ele fugira de nós!

Podemos usar esses versículos acima como uma espada para cortar o espírito da inveja pela raiz e assim que tomamos consciência de que é através do nosso pensamento que o espírito maligno da inveja penetra nele e se apodera da nossa alma.

Basta dizermos "Não"; firme e decidido ao espírito maligno, quando ele tentar sutilmente se manifestar como se fosse o nosso próprio pensamento e daí então pelo poder do Espírito de Deus em nossa alma  nós lhe derrotamos.

Cabe ressaltar ainda que apenas uma pequena parcela dentre todos o que nasceram desde Adão até o dia do arrebatamento serão os escolhidos e farão parte do Júri Espiritual.

O juízo de Deus será formado por este seleto grupo de humanos que serão os escolhidos que não irão sofrer o dano da morte biológica, visto que nós seremos arrebatados vivos para formarmos com Cristo o fatídico julgamento no Tribunal que será o Juízo e o final do sétimo milênio terrestre em que o mundo vai ser governado pelo próprio Jesus Cristo, aqui na terra, quando nós os fiéis arrebatados voltaremos com Ele para governar o sétimo e ultimo milênio da terra e da humanidade; segundo registra o Livro de Daniel e no Apocalipse 20: 11 - 21: 8.

Portanto: O diabólico sedento desejo de ser o outro que é um demônio que luta para escravizar o nosso espírito através da inveja que habita o corpo; tentando confundir a sua presa como sendo uma ação do cérebro; ele será expulso da alma; se a pessoa entregar a vida dela para Deus. 

Então se você sente que tem uma inveja de alguém, mesmo que velada; peça para Deus te libertar porque este é um demônio que está tentando destruir a sua alma através do seu próprio corpo e dá pessoa que você inveja!

Ore com fé por você e pela pessoa que lhe inveja e será expulso de ti este espírito maligno do diabo que quer destruir as almas de vocês!

Shalom!

Em Yeshua

   

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

Para imprimir

 

 

 

 

Licença Creative Commons
O diabólico sedento desejo de ser o outro: 
do Teólogo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em O diabólico sedento desejo de ser o outro; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org