que é fazedor de tendas?
Fazedores de tendas são testemunhas cristãs de qualquer nação que, com suas habilidades e experiências, obtêm acesso e trabalham em outra cultura, onde há carência de testemunho cristão, com o objetivo primário de fazer discípulos para Jesus Cristo e, onde possível, estabelecer e fortalecer igrejas.
Ou, ainda: Fazedores de tendas são discípulos de Jesus Cristo que, chamados por Deus e comissionados pela sua Igreja, usam seus dons, talentos e habilidades profissionais para servir ao Senhor em um contexto transcultural.
A origem do termo fazedor de tendas vem do apóstolo Paulo, que empregou esta técnica em mais que uma ocasião.
Sua habilidade particular era “fazer tendas” veja: Atos 18. 3; 20..32 - 35, 1 Co. 9. 6, 14,18.
Paulo usava sua profissão como uma forma de chegar ao lado das pessoas em ambientes novos e freqüentemente hostis, criando relacionamentos que permitiam que ele compartilhasse sobre Cristo.
Na cultura judaica era comum o pai ensinarem ao filho uma profissão alternativa.
O apóstolo Paulo era um exímio fazedor de tendas, aprendeu o ofício muito jovem, era seu ganha pão e mesmo após ser chamado para ministrar o evangelho continuou a fazê-lo. Atos 18.1. 3.
Paulo fazia tendas e “tendas“. Todo ministro do Evangelho é especialista em tendas: “tendas do espírito“. Um lugar de refúgio, de salvação que Deus ordena que ampliemos.
Não deve haver fronteiras que impeçam as cortinas dessa habitação de crescer e abrigar tantos quantos estejam ao relento.
O Senhor ainda pede: Não o impeças. Ele sabe que nós mesmos é que podemos ser o maior impecílio. O Senhor nos convida a ser um “fazedor de tendas”.
Paulo trabalhava como um fazedor de tendas para pregar o evangelho da água e do Espírito.
Quando havia alguém que pudesse cuidar da igreja que ele havia fundado, ele confiava à igreja a essa pessoa e partia para outra região para pregar o evangelho – e sempre ganhando seu sustento através do trabalho de fazer tendas.
Assim como você não vive somente por si mesmo, nossos ministérios não vivem por eles mesmos.
Aqueles que têm o Espírito Santo habitando neles dedicam-se às obras de Deus – ou seja, salvar os perdidos de todos os seus pecados.
Os pastores e os demais membros da nossa missão servem o evangelho através do “ministério de fazer tendas”, onde têm seus próprios empregos para sustentar a si mesmos e, ao mesmo tempo, contribuem para espalhar o evangelho, tanto financeiramente como voluntariamente.
Assim, nós podemos encontrar muitas similaridades entre o ministério de Paulo e o da igreja de Deus hoje.
Temos a mesma forma de pensar e vivermos vidas que agradam ao Espírito Santo.
O que vem à nossa mente quando está muito frio?
Certamente pensamos em nossos companheiros Cristãos e servos de Deus e nos perguntamos se eles estão sofrendo com o frio.
Nós, os Cristãos nascidos de novo cuidaram e tomaram conta uns dos outros. Todos os justos na Bíblia precisavam uns dos outros e serviam à justiça de Deus juntos.
Esta vida de fé é a vida real dos justos.
Nós vivemos com esta tendência. Quando começamos a pregar o evangelho da água e do Espírito, nós tivemos que começar com muita dificuldade, porque não tínhamos nada.
Estávamos tão atados financeiramente que freqüentemente passávamos por momentos difíceis tentando lidar com poucos dólares para pagar o aluguel e as contas da igreja. Mas ainda assim nos dedicávamos ao nosso ministério de literatura por todo o país.
Quando enfrentávamos dificuldades financeiras, era Deus quem as resolvia para nós e nos permitia ver os frutos do nosso ministério.
Porque o Espírito Santo habita em nossos corações, nosso desejo de espalhar o evangelho está ardendo em nossos corações, não importa as dificuldades que estejam diante de nós.
Nós queremos compartilhar o amor de Deus com todas as almas perdidas pela pregação do evangelho da água e do Espírito, assim como as igrejas de Deus e os justos que estão registrados na Bíblia fizeram.
Nós podemos descobrir que os Cristãos nascidos de novo da Igreja Primitiva cuidavam uns dos outros e nós também fazemos isso.
Isso não é possível sem a orientação do Espírito Santo.
O Espírito Santo tem espalhado a justiça de Deus por toda a terra, através da dedicação dos nascidos de novo, e continuará fazendo o mesmo.
As tendas são móveis podendo ser armadas em muitos lugares.
Paulo as estendia até mesmo estando na prisão.
O carcereiro de Atos 16. 27- 30, recebeu as cortinas da habitação que transbordaram para direita, e para a esquerda e para sua descendência.
Ali mesmo no cárcere, outros presos foram salvos, o carcereiro e sua família. Salmo 27. 5 “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão":
No oculto de seu tabernáculo me esconderá, por-me-á sobre uma Rocha.”
A Bíblia nos revela que Jesus É a Rocha Dt. 32. 4 Há um lugar onde Ele sempre nos esconderá e onde a salvação nos alcançará:
Na Tenda da Rocha.
A Tenda
• Um lugar apropriado (areia movediça ou pântanos não sustentam tendas)
• Boas estacas
• Firmes cordas
• Sobretudo, um dedicado armador
As tendas são móveis podendo ser armadas em muitos lugares. Paulo as estendia até mesmo estando na prisão.
O carcereiro de Atos 16. 27 - 30 recebeu as cortinas da habitação que transbordaram para direita, e para a esquerda e para sua descendência.
Ali mesmo no cárcere, outros presos foram salvos, o carcereiro e sua família. Salmo 27. 5 “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: No oculto de seu tabernáculo me esconderá, por-me-á sobre uma Rocha.”
A Bíblia nos revela que Jesus É a Rocha Dt. 32. 4 Há um lugar onde Ele sempre nos esconderá e onde a salvação nos alcançará!