ISRAEL MINHA GLORIA

A invasão de Gog é iminente?

Por

Quando Gog invadirá Israel? Há muitas visões boas, mas uma parece mais lógica.

Embora não haja dúvidas de que uma coalizão de nações atacará Israel com a intenção de aniquilá-lo, certamente há dúvidas sobre quando esse evento profético ocorrerá.

O contexto
Antes de analisar as várias visões sobre o momento da invasão, é importante estabelecer o contexto desta profecia fundamental.

→ Ezequiel 37 descreve o reagrupamento de Israel na terra (o renascimento físico da terra).

→ Ezequiel 38–39 descreve a invasão de Israel pelos enormes exércitos liderados por Gogue.

→ Ezequiel 40–48 descreve os eventos proféticos da restauração e adoração de Israel no Templo Milenar (o renascimento espiritual da terra).

O reagrupamento físico de Israel é profetizado em Ezequiel 37 com o vale dos ossos secos:

Os estudiosos identificaram os prováveis ​​jogadores neste drama, bem como suas localizações e motivos. No entanto, quando a invasão ocorrerá tem sido o tópico de muita especulação.

Enquanto alguns argumentam que os eventos de Ezequiel 38-39 já ocorreram, o contexto da profecia de Ezequiel claramente os coloca no futuro profético.

Então Ele [Deus] me disse [Ezequiel], “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eles realmente dizem: 'Nossos ossos estão secos, nossa esperança está perdida, e nós mesmos estamos cortados!' Portanto, profetize e diga a eles: 'Assim diz o Senhor DEUS: “Eis que, ó meu povo, abrirei as vossas sepulturas e vos farei sair das vossas sepulturas, e vos trarei para a terra de Israel. Então sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu tiver aberto as vossas sepulturas, ó meu povo”'” (vv. 11–13).

Desde o início dos anos 1800, o povo judeu tem retornado constantemente de todo o mundo para sua terra natal dada por Deus, Israel.

Em Ezequiel 38 , Deus está dizendo a Gog que Gog invadirá uma terra antes desolada, agora habitada por pessoas que retornaram às montanhas de Israel:

Nos últimos anos, você [Gogue] entrará na terra daqueles que foram trazidos de volta da espada e reunidos dentre muitos povos nas montanhas de Israel, que estavam há muito tempo desoladas; eles foram tirados das nações, e agora todos eles habitam em segurança (v. 8).

Os eventos dos capítulos 38–39 ocorrem em algum momento entre o retorno de Israel à terra e seu renascimento espiritual, que envolve o futuro Reino Milenar e Davídico descrito nos capítulos 40–48.

Sabemos que essa invasão é futura por causa das frases os últimos anos em 38:8 e últimos dias em 38:16. Essas frases descrevem consistentemente eventos que ainda estão para ocorrer, e são comumente interpretadas como se referindo à vindoura Tribulação de sete anos, ou o tempo da ira de Deus.

As visualizações

Embora possamos verificar que a invasão de Gog e Magog está relacionada ao tempo da ira de Deus (a 70ª “semana” que o profeta Daniel foi informado estar “determinada para o seu povo e para a sua cidade santa”, Dan. 9:24 ), esta questão ainda permanece: Exatamente quando a Batalha de Gog e Magog ocorre em relação à Tribulação?

Novamente, encontramos uma divergência de pontos de vista:

→ Antes do Arrebatamento (o arrebatamento da igreja antes da Tribulação, 1 Ts 4:13–18 )

→ Entre o Arrebatamento e o início da Tribulação

→ Durante a primeira metade da Tribulação, perto do meio

→ No final da Tribulação (Batalha do Armagedom)→ No início do Milênio (reinado de Cristo por 1.000 anos)

→ No final do Milênio

→ A primeira fase ocorre na metade da Tribulação e a segunda fase no final da Tribulação.

Teólogos e estudiosos confiáveis ​​sustentam essas várias visões. No entanto, tanto o contexto quanto os versículos específicos parecem restringir as opções. Uma passagem-chave é Ezequiel 38:10–12 , 14 :

Assim diz o Senhor DEUS: “Naquele dia surgirão pensamentos na tua mente, e farás um plano maligno: Dirás: Subirei contra uma terra de aldeias sem muros; irei a um povo pacífico, que habita em segurança , todos eles habitando sem muros, e não tendo ferrolhos nem portas... contra um povo reunido dentre as nações ... Portanto, filho do homem, profetiza e dize a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança, não o saberás tu?'” (ênfase adicionada).

As pistas

O texto fornece duas pistas importantes sobre o momento desta invasão:

1. Meu povo Israel (v. 14). Esta frase indica claramente quem Gog atacará. As vítimas serão o povo judeu, reunido das nações e habitando com segurança em sua terra (v. 11).

2. Terra de aldeias sem muros; . . . um povo pacífico (v. 11). Deus está prevendo que Gog e seu exército invadirão um povo que acredita estar seguro e vivendo em paz.

Embora Israel hoje tenha vivido em relativa segurança devido ao seu forte exército, sua vigilância sofisticada e ajuda dos Estados Unidos, ele vive consistentemente em um estado de alerta máximo.

Os ataques horríveis de 7 de outubro de 2023 revelaram que a nação não está vivendo em segurança e paz, conforme descrito em Ezequiel 38:10–11 , 14. No entanto, o texto afirma claramente que Israel estará vivendo dessa forma quando a invasão ocorrer.

Podemos ser dogmáticos, no entanto, sobre isso: Deus é claramente soberano, e Sua Palavra é claramente verdadeira.

Quando Israel acreditará que está seguro e baixará a guarda vivendo em “vilas sem muros”? O professor bíblico Ron Rhodes escreveu: “Nunca houve um tempo em que Israel conseguiu baixar a guarda.” 1 De fato, ele está certo. Mas um tempo está chegando. O evento é descrito em Daniel 9:27 : “Então ele confirmará um pacto com muitos por uma semana.”

O “ele” se refere ao líder de um Império Romano revivido que assina uma aliança de sete anos, ou acordo de paz, com Israel (vv. 24–27). O acordo parece incluir uma promessa de proteger a nação judaica.

A palavra confirmar (v. 27) transmite a ideia de um pacto forte, vinculativo e irrevogável. Embora não possamos ter certeza, o pacto parece indicar que Israel finalmente será capaz de relaxar.

Não viverá mais em estado de alerta. Alarmantemente, no entanto, este pacto será quebrado dentro de três anos e meio; e Israel perderá sua segurança e será impiedosamente perseguido. O estudioso da Bíblia Mark Hitchcock escreveu:

Algo significativo deve acontecer para lançar o Anticristo ao poder mundial. A dizimação da coalizão de Gog deixaria um enorme vácuo de poder e forneceria uma explicação plausível para a ascensão repentina do Anticristo.

"Como o Anticristo está aliado a Israel" e provavelmente comprometido com sua segurança, ele pode tentar levar o crédito pela destruição do exército de Gog. 2

Embora Ezequiel 38:18-39:8 afirme claramente que o próprio Deus derrota Gogue e seu exército, parece que a derrota impulsionará o anticristo ao poder mundial; e ele eventualmente se voltará contra Israel. a derrota do anticristo será depois do arrebatamento da Igreja.

Consequentemente, pode haver apenas um período de tempo que se encaixa tanto no contexto quanto nos detalhes do texto: como a necessária reunião de Israel ocorreu e está em andamento, a invasão de Gogue e seus exércitos provavelmente ocorrerá após o Arrebatamento (quando o Senhor levar Sua igreja ao céu), depois que Israel assinar uma aliança com o Anticristo e antes que o Senhor Jesus retorne à Terra e restaure Israel completamente, conforme descrito em Ezequiel 39:25–29 .

Profecia nada mais é do que a demonstração da glória, soberania, poder e autoridade de Deus.

Infelizmente, nenhuma das visões é livre de problemas. Muitas perguntas permanecem sem resposta.

Certamente, podemos concordar com Ron Rhodes, que disse: “Não devemos ser dogmáticos e inflexíveis na questão do momento preciso da invasão de Ezequiel. . . . Mas devemos mostrar graça para aqueles que defendem uma posição diferente.” 3

Podemos ser dogmáticos, no entanto, sobre isso: Deus é claramente soberano, e Sua Palavra é claramente verdadeira.

Embora o tempo dos eventos em Ezequiel possa não ser totalmente discernível para nós hoje, podemos estar confiantes de que eles ocorrerão.

Um Pensamento Final

Este estudo estaria incompleto sem declarar o motivo subjacente para tudo o que acontecerá no futuro.

Profecia nada mais é do que a demonstração da glória, soberania, poder e autoridade de Deus. O próprio Deus enfatizou esse fato quando declarou Seu propósito por meio de Ezequiel:

Para que as nações me conheçam, quando eu for santificado em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e serei conhecido aos olhos de muitas nações. Então saberão que eu sou o SENHOR. Então farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel.. . . Então as nações saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel. Porei a minha glória entre as nações (38:16, 23; 39:7, 21).

Do menor ao maior, todos saberão que somente o Deus de Israel é Deus.

fonte:https://israelmyglory.org/article/is-gogs-invasion-imminent/

Notas Finais

        1. Ron Rhodes, Israel em alerta máximo (Eugene, OR: Harvest House, 2018), 111.
        2. Mark Hitchcock, O Fim (Carol Stream, IL: Tyndale House, 2012), 306.
        3. Português Ron Rhodes, Tempestade do Norte Ascendente (Eugene, OR: Harvest House, 2008), 192–193.
        4. Fonte:https://israelmyglory.org/article/is-gogs-invasion-imminent/

       Observação OPortal":neste ponto do texto no destaque o autor expressou creio eu como uma opinião podendo ela ser pela sua ótica pessoal, ou talvez por ele ter sido fortemente influenciado por alguma fonte teológica que ele credita. Ou então pode ser que ele não tenha o conhecimento mínimo sobre quem é o anticristo. Visto que ele é da linhagem pura de Dã e atualmente é príncipe no seu país! Ele é revelado em apocalipse junto com o falso profeta. Do menor ao maior, todos saberão que somente o Deus de Israel é Deus.  

    1.