Translate this Page

Rating: 2.1/5 (1181 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página





O Portal da Teologia 

Indice Mapa do Site Avançado
Busca O Portal

 Ychzek'el [Ezequiel] 9.3-4

O PORTAL DA TEOLOGIA

A marca de Cristo. 

3. Então a Glória do Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura

4. Adonai lhe disse: "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".  

 Atenção: O Arrebatamento da Irmã Vilma - Assista aqui em [Vídeos e Nova Era] Cuidado com a sua Alma! 

 

Graça e Paz em Cristo → A todos os Leitores → Sejam bem vindos → No nome de Jesus!  Comentem os artigos → Iniciem discussões sobre os temas → O Moderador. 06.04.2014 

 

OPorTAU.png 

Pedido de Oração  

 

oportal@oportaldateologia.orgimagem

 
Email:
oportal@oportaldateologia.org

 https://www.facebook.com/ThePortalOfTheology

 

O Portal da Teologia autoriza a republicação de todos os artigos do site na íntegra, desde que cite a fonte de origem.  


O sentido literal e espiritual da Ceia do Senhor
O sentido literal e espiritual da Ceia do Senhor

O sentido literal e espiritual da Ceia do Senhor.

 

A Ceia do Senhor é antes de tudo o símbolo da sua crucificação para remissão dos pecados do corpo e da alma da humanidade.   

 

Cornelio A.Dias

 22:13:29 - 21:04:18 

 

A Ceia do Senhor é a cerimônia mais profunda que um cristão pode celebrar, e o seu efeito é tão sublime que nos permite sentir o poder que emana dela para alma e o espírito; bem como um tipo de “estado flow” ou fisicamente uma sublimação metafóricamente expressando; é um tipo êxtase espiritual que é absorvido dela pelo nosso corpo. Esta sensação depende do nível da nossa espiritualidade; não é uma regra e nem todos percebem esta sensação de fluidez entre o corpo e a alma.

Se o cristão ao celebrar esta Eucaristia não consegue sentir esta energia que flui dela transitando entre o corpo, a alma e o seu espírito, isto necessariamente não significa de imediato que ele esteja morto espiritualmente.

Podemos estar com a alma suja pelo menor acumulo de pecado não confessado e arrependido; e sem nenhuma consciência de culpa diante de Deus participar assim desta eucaristia sacro-santa!

Um exemplo grave típico deste desta condição ficou registrada na atitude de Judas! Cristo não negou ao discípulo ao contrario foi ele o primeiro a participar para que fosse consumar o ato da traição!

Essa celebração é chamada de “Ceia do Senhor” em Mateus 26:26-28

E relata assim:  

 Mateus 26 26 Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, deu graças, quebrou-o, e o deu aos seus discípulos, recomendando: “Tomai, comei; isto é o meu corpo”. 

27 Em seguida tomou um cálice, deu graças e o entregou aos seus discípulos, proclamando: “Bebei dele todos vós.

28 Pois isto é o meu sangue da aliança, derramado em benefício de muitos, para remissão de pecados.

29 E vos afirmo que, de agora em diante, não mais tomarei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o novo vinho, convosco, no Reino de meu Pai”. ...  

Vejamos que o próprio Jesus disse que seria derramado para o perdão de pecados. Porem depois da santificação do pão e do vinho, Judas foi o primeiro a participar da Ceia estando em pecado cuja conseqüência gerou outro ainda mais grave, o suicídio. 

Se levarmos em conta ou no sentido literal, se ao participarmos da Ceia do Senhor estando com a nossa vida secular plenamente desregrada estamos cometendo o tipo de suicídio espiritual! 

O pão, portanto, representava que o corpo perfeito que Jesus sacrificaria era sem pecado; muito embora todos os que participavam eram fisicamente pecadores, e isto difere muito; entre ser pecador e estar em pecado. 

Nos quando pecamos se logo após reconhecermos o nosso ato falho e nos arrependermos de coração seremos perdoados, e se pecarmos contra o nosso irmão; temos a obrigação de dirigirmos a ele e manifestar o nosso arrependimento, e sendo contra Deus através de alguma ação, é a Ele que devemos nos dirigir através da oração para alcançar o perdão. 

Paulo exorta os cristãos sobre como diferenciar o ato de comerem juntos com o ato de celebrar a Ceia. Estava tornando se hábito os discípulos ao se reunirem comerem como se estivessem celebrando a Ceia do Senhor, e que este era o motivo de alguns estarem fracos, doentes e dormindo, isto não fisicamente; mas, espiritualmente.  

 16 1 Coríntios 11 28 Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice.

29 Pois quem come e bebe sem ter consciência do corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

30 Por essa razão, há entre vós muitos fracos e doentes e vários que já dormem. …  

Os cristãos estavam tendo um comportando doutrinariamente contraditório conforme cita os versos a seguir:

 1 Coríntios 11 - 17 Apesar de tudo, não vos elogiarei quanto à instrução que passo a vos dar agora, porquanto as vossas reuniões produzem mal e não bem!

18 Em primeiro lugar, porque ouço dizer que há divisões entre vós quando vos reunis como igreja; e até certo ponto acredito que isso esteja ocorrendo. 

19 Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio. … 

Quando se reuniam na igreja havia entre eles dissensões e heresias, e isto lhos diferenciava para que os sinceros cristãos se manifestassem entre eles. 

Ou seja, neste tempo já havia divergência de opiniões e o surgimento de falsos ensinos entre eles, e a conseqüência final produzida por estes comportamentos e atitudes era que no final os sinceros se destacavam dentre os demais, e isto ainda ocorre até os dias atuais. 

O ponto em comum entre todos eram que na cerimônia da Ceia todos participavam unanimemente como se não houvesse ninguém indignamente comendo e bebendo o corpo e o sangue de Cristo para sua própria condenação por não discernirem espiritualmente o significa do Corpo do Senhor.  

Vemos que as igrejas padronizaram este estudo de Paulo como o texto bíblico para a liturgia da eucaristia, quando na verdade o texto bíblico está exortando os primeiros cristãos que eles não deveriam ser reunir para comer juntos como se estivessem celebrando a Ceia de Cristo; visto que por estarem famintos e sedentos alguns comeriam demais enquanto que outros se embriagariam pelo excesso de vinho. 

Se Paulo não tivesse exortado os cristãos o sentido espiritual da Ceia teria se esvaziado com tempo e provavelmente a Igreja hoje não saberia distinguir a diferença entre ajuntar se para comer diante do ato de reunirem para Cear. 

Isto estava acontecendo porque havia entre eles alguns grupos isolados porque estavam em dissensão quanto à doutrina reunindo se para comer como que se estivem cada grupo celebrando a Ceia do Senhor que era para ser em comum com todos! 

Paulo por exemplo não participou da primeira ceia com os discípulos na ocasião que culminou com a crucificação de Jesus porque ele só foi chamado para o ministério após a ressurreição de Cristo, portanto não poderia estar presente na santa ceia, mas depois por certo com os outros discípulos, participou das outras ceias, por que Jesus dissera: E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo; isto está registrado em: 

 Atos 20 6 E nós, depois dos dias dos Pães sem Fermento, navegamos de Filipos e, em cinco dias, nos encontramos com eles no porto de Trôade, onde ficamos por mais sete dias. Paulo ressuscita o jovem Êutico.

7 No primeiro dia da semana nos reunimos com a finalidade de partir o pão, e Paulo pregou ao povo. ...

Ainda em referencia ao estudo de Paulo em 1 Coríntios 11  20 algo muito interessante no ensino que Paulo nos chama a atenção, porque ele ministrou para os discípulos o seguinte: [...]  

 1 Coríntios 11 19 Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.

20 Pois, quando vos reunis como igreja, não é para comer a Ceia do Senhor.

21 Porque, quando comeis, cada um toma antes a sua própria ceia sem esperar pelos outros. E, dessa maneira, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.  

 [...] sabemos que se Paulo não estava com os discípulos na ocasião em que Cristo celebrou a Ceia; sendo assim, como pode ter ele ao ministrar o ensino aos irmãos descrever a cena da Ceia de Cristo junto com os discípulos? 

Vejamos a referência bíblica com destaque para o verso 26 em destaque a seguir: [...]

  28  Mateus 26 Enquanto comiam, Jesus pegou um pão, deu graças, quebrou-o, e o deu aos seus discípulos, recomendando: “Tomai, comei; isto é o meu corpo”.

27 Em seguida tomou um cálice, deu graças e o entregou aos seus discípulos, proclamando: “Bebei dele todos vós

O inicio do verso 26 afirma claramente que todos comiam, quando Jesus Cristo começou a celebrar a Ceia, isto quer dizer que os discípulos comiam antes da Ceia conforme relata Atos 20:

 6 E nós, depois dos dias dos Pães sem Fermento, navegamos de Filipos e, em cinco dias, nos encontramos com eles no porto de Trôade, onde ficamos por mais sete dias. Paulo ressuscita o jovem Êutico.

7 No primeiro dia da semana nos reunimos com a finalidade de partir o pão, e Paulo pregou ao povo. Planejando seguir viagem no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.

Diríamos que foi uma coincidência, porque os discípulos haviam se reunidos com Cristo para comer quando foram surpreendidos por Ele ao pegar um pão ázimo com certeza; embora a páscoa ainda seria no dia seguinte na sexta-feira, isto quer dizer que era justamente o que os cristãos estavam praticando quando foram exortados por apostolo. 

Eles estavam reunindo se frequentemente para comer e praticamente celebrar a Ceia na mesma ocasião, caso contrário Paulo não estaria exortando os irmãos apenas por alimentarem por ocasião de estarem apenas reunidos para alimentar; aparentemente não havia uma regra contra o ato de comerem juntos!    

Muito provável que Paulo tinha sido instruído por alguns discípulos a respeito de como foi a eucaristia da Ceia de Cristo com os discípulos, porque doutra forma estaria então o Espírito Santo falando através da sua voz!     

Foi a partir de então que os discípulos provavelmente decidiram reunir na segunda feira apenas para celebrar a Ceia após a Páscoa, visto que desta feita estariam sempre reunidos, mas, não para se alimentarem a fim de saciar a fome do corpo, mas, sim da alma; para manter viva nela a esperança de reencontrar com o seu Mestre. 

Este é o conceito real da celebração da Santa Ceia do Senhor. 

Portanto: o sentido literal significa: reunir se para comer o pão e beber o vinho como o símbolo do corpo de Cristo que foi partido entre nós, isto é ele foi dividido em pequenas frações para todo o homem que Nele crer como perdoador dos seus pecados, tê-lhos perdoados; enquanto que o seu sangue simboliza que a purificação da alma e por extensão; do corpo. 

O significado espiritual da aCeia do Senhor é: 

Que o seu corpo como foi profetizado seria e assim foi torturado até a morte para que o corpo dEle viesse ressurgir num outro corpo este imortal, e assim também suceder como o homem que então também de morrer uma vez ser ressuscitado em um novo corpo livre do dano da segunda morte, após a primeira; a morte física; e ser arrebatado ao céu como foi Cristo.  

Que o sangue de Cristo ao ser fluido do seu corpo viesse purificar a alma do homem para que ela pudesse voltar a habitar o segundo corpo santificado pelo sangue expiado por Ele e ressuscitar imortal; estando assim livre a condenação eterna, tanto dele o "corpo" bem como dela, a "alma". 

aEla é o símbolo concreto e consumado do sacrifício sofrido por Jesus Cristo que deu a humanidade a garantia plena dela ser liberta de tudo que pudesse vir impedir uma reconciliação plena com Deus através do perdão do pecado primeiro, a desobediência; por outrora Ele ter condenado todo o homem a morte eterna; por conta da perversão da sua natureza humana e espiritual original; para a pecaminosa, conforme disse o profeta:

Isaías 53 4 E no entanto, suas dores eram as nossas próprias enfermidades que ele carregava em seu ser. Sobre seu corpo levou todas as nossas doenças; contudo nós o julgamos culpado e castigado por Deus. Pela mão de Deus ferido e torturado. 

5 Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados.

6 Em verdade todos nós, tal como ovelhas perdidas, andamos errantes; cada ser humano tomou o seu próprio caminho; e Yahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.…

O ponto crítico e difícil de ser compreendido porque advém da vontade de Deus é que poucos na humanidade desde que ela foi criada serão agraciados pela purificação do corpo e a santificação da alma de maneira involuntária a sua vontade, ou seja, ele será predestinado a salvação. 

Estes poucos serão os comporão a Igreja de Cristo s ser arrebatada. 

Os outros muitos terão que buscar a purificação do corpo e a santificação da alma de maneira voluntária, ou seja, ele tem o direito de escolher preparar se para ser salvo da segunda morte ou decidir correr o risco de passar a eternidade no lago de fogo e enxofre. 

Esta é uma afirmação Bíblica, não é de origem da concepção humana. 

Em suma: do todo; dentre os que nasceram após a crucificação de Cristo bmuitos serão chamados para voluntariamente obter este beneficio através da morte dEle na cruz representada pela Ceia, ou seja, é facultativo a opção de buscar a purificação do corpo e a santificação da alma para livrar da condenação da morte do corpo e da alma eternamente:

Mateus 22  12 E indagou-lhe: ‘Amigo, como adentraste este recinto sem as suas vestes próprias para as bodas?’ Mas o homem não teve resposta.

13 Então, ordenou o rei aos seus servos: ‘Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o para fora, às trevas; ali haverá grande lamento e ranger de dentes’.

14 Portanto, bmuitos são chamados, mas poucos, escolhidos!”  Dai a César o que é de César 

Enquanto que alguns poucos que se encontram caqui na terra não; estes serões santificados e purificados corpo e alma e arrebatados involuntariamente; ou seja, diferente dos apenas chamados; estes poucos não podem decidir por si só querer ou não por vontade própria livrar o corpo e a alma do morte eterna.

Está escrito assim:

▶ Mateus 1627 Mas o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com suas obras. 

28 Com toda a certeza vos afirmo que alguns dos que caqui se encontram não experimentarão a morte até que vejam o Filho do homem vindo em seu Reino”.  

A Ceia pactua com as vestes espirituais para o encontro da Noiva e o Noivo; Cristo e a Igreja, pois ela representa a perfeição do corpo imortal despido das nuances maculadas da morte! 

Portanto: dai a Deus o que é de Cristo, a pureza ou de a antiga serpente o que lhe advém; o pecado. 

A polemica gerada em torno desta decisão de Deus é estudada como: livre-arbítrio para os que podem decidir voluntariamente o seu destino final, ou seja, este é o processo de salvação voluntária; enquanto que: predestinação é a definição para o processo da salvação involuntária. 

Esta é uma decisão divina, não se questiona. 

Se a salvação fosse totalmente voluntária ou plenamente predestinada pela vontade de Deus; também não cabe ao ser humano questionar! 

Portanto ela pode ser aceita por uns enquanto rejeitada por outros, isto não faz Deus ser desproporcional e nem parcial; visto que o sacrifício de Cristo na cruz foi pela humanidade; não para um grupo de privilegiados, embora assim questiona aqueles que não admitem que a realidade da salvação é voluntária e predestinada. 

Sintetizando: a Ceia do Senhor além dos significados literal e espiritual é acima de tudo uma aliança entre Deus e o homem, ou seja, é um pacto de sangue para que o homem seja redimido da natureza pecaminosa e mortal herdada no principio da criação e livre da condenação da morte eterna. 

Portanto: participar desta eucaristia litúrgica não significa estar livre da condenação, estar perdoado dos seus pecados e isento da morte eterna, mas, sim que ela foi vencida para que o homem pudesse ser novamente reconciliado com Deus pela eternidade. 

Minha concepção: a Ceia do Senhor poderia ser realizada na sua formalidade original, ou seja, uma vez por ano, seja como foi a de Cristo; um dia antes ou no primeiro depois da páscoa; onde todos os membros da igreja reunissem se para um jantar, e antes, durante ou depois ela fosse celebrada. 

De preferência que confessemos os nossos pecados peculiares para Deus, seja contra Ele e ao nosso irmão, para que a santidade real do Corpo e do sangue de Cristo possa atuar diretamente espiritual e fisicamente na alma e corpo; sem esta condição ela é sacrilégio e não um sacramento sacrossanto! 

Quanto à freqüência com que ela deve ser ministrada é um critério livre de cada denominação, desde, que haja uma anualmente oficial! 

Fica ai a minha sugestão para compartilharem com a liderança das vossas igrejas!     

Em Yeshua!

Sincero Shalom!  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana!" C. A. Dias.

 

 

 

              

 

 

 


newline oportal

 

Editoriais

As taças da ira de Deus  estão prestes a se derramarem sobre a terra! 

Quero fazer um breve relato sobre esta chamada em "Flash”, visto que não vejo a necessidade de escrever um artigo específico sobre o título, bem como também não vou citar referências bíblicas que corrobore com este assunto.

 

Os elementos ardendo  

em breve se fundirão!

Cuidado!

Um corpo terrestre, 

se chocará contra a terra e 

causará repentina destruição. 

 

Leia Mais imagem

imagem

 

A falsa doutrina do pré-tribulacionismo  

Qual biblicamente é a mais viável para você? A Meso-tribulação [Arrebatamento no meio da tribulação] ou a Pós-tribulação? [Arrebatamento depois da tribulação] Em qual delas acontecerá o Arrebatamento da Igreja! Será antes da tribulação? Reflita! Leia Mais  

 

 

  Reflexão do O Portal

         2013

O oitavo Rei foi eleito.

A besta que era e já não é, é também o  oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição Apocalipse cap. 17 - 11.

E o sangue de muitos inocentes ainda haverá de ser derramado.              

Guerreiros feridos são condecorados com Láureas de sangue.

Os soldados do Exército do Rei dos Reis, porém herdarão uma coroa de ouro, e a vida eterna.

A Nova Ordem Mundial está chegando e virá para cumprir o seu dever a rigor.

Quem quiser se livrar dela terá que aceitar a sua marca. 6 6 6 em troca da sua alma.

Revelação 13. 1 – Vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] 7. Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. “Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”

Yeshua.

 O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que  isto lhe custar a própria vida.

"Permaneça fiel até a morte, e Eu lhe darei a Vida como Coroa. Revelação 2.10.

Yeshua".

 

Leia o Artigo: O sétimo milênio e o fim da humanidade.

Oriente-se.

 

Por: Cornelio A.Dias

Março de 2013.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 TAUEZEQ94_tsp.png

 

 

 

  Ler um   é:

Armazenar Informações;

Desenvolver a Intelectualidade;

Ampliar os Horizontes;

Compreender o Mundo;

Comunicar-se com o Próximo;

Escrever Corretamente;

Relacionar-se melhor com o Outro!

 Ler uma  é:

Armazenar Ensinamentos;

Desenvolver o Conhecimento;

Ampliar a Espiritualidade;

Compreender a DOUTRINA;

Comunicar-se com JESUS

Escrever a VERDADE;

Relacionar-se melhor com DEUS. 

IMAGEM TEXTO

Ore conosco ao som de belos louvores;

Chore aos pés feridos do Pai!

A tristeza logo passa, não demora.

Ele vos envolve e vos consola, 

Em seus braços, faz-vos descansar.

O Portal

Abra esta Porta de Meditação, Louvor e Oração,

clique aqui em:

Bíblia Online e Seleção de Louvores

e deixa Deus falar ao seu coração!

IMAGEM TEXTO

 

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png  

 

 

 

 Leia Mais imagem 


Com: Paz seja convosco
Graça e Paz
A Paz do Senhor
Paz da parte... do Senhor
Paz de Deus
Shalom
Shalom Adonai
Bom dia; Boa Tarde; Boa Noite Irmão
Nenhuma da anteriores

 

 

Download

Descrição:

Bíblia Sagrada Digital

MediaFire – Down

 Jogo Show do Cristão

MediaFire – Down 

 

AlertaGeral

  

LEIA 

 

 

 

 

topo