O Fazedor de tendas!

O Fazedor de tendas!

31:01:2010

Cornelio A.Dias

O que é o fazedor de tendas?

Fazedores de tendas são as testemunhas cristãs de qualquer nação que com suas habilidades e experiências seculares e espirituais obtêm acesso e trabalham em outra cultura onde há carência de testemunho cristão, com o objetivo primário de fazer discípulos para Jesus Cristo e, onde possível, estabelecer e fortalecer igrejas.

Ou, ainda: fazedores de tendas são os discípulos de Jesus Cristo, que chamados por Deus e comissionados pela sua Igreja, que usam seus dons, talentos e habilidades profissionais para servir ao Senhor em um contexto transcultural.

A origem do termo fazedor de tendas vem do apóstolo Paulo que empregou esta técnica em mais que uma ocasião.

Sua habilidade particular era “fazer tendas” veja: Atos 18. 3; 20: 32 - 35: 1 Co: 9. 6.

Paulo usava sua profissão como uma forma de chegar ao lado das pessoas em ambientes novos e freqüentemente hostis, criando relacionamentos que permitiam que ele compartilhasse sobre Cristo.

Na cultura judaica era comum o pai ensinar ao filho uma profissão alternativa.

O apóstolo Paulo era um exímio fazedor de tendas, aprendeu o ofício muito jovem, era seu ganha pão e mesmo após ser chamado para ministrar o evangelho continuou a fazê-lo. Atos 18.1-3.

Paulo fazia tendas e “tendas“. Todo ministro do Evangelho é especialista em tendas: “tendas do espírito“. Um lugar de refúgio, de salvação que Deus ordena que ampliemos.

Não deve haver fronteiras que impeçam as cortinas dessa habitação de crescer e abrigar tantos quantos estejam ao relento.

O Senhor ainda pede: Não o impeças. Ele sabe que nós mesmos é que podemos ser o maior impecílio. O Senhor nos convida a ser um “fazedor de tendas”.

Paulo trabalhava como um fazedor de tendas para pregar o evangelho da água e do Espírito.

Quando havia alguém que pudesse cuidar da igreja que ele havia fundado, ele confiava à igreja a essa pessoa e partia para outra região para pregar o evangelho e sempre ganhando o seu sustento através do trabalho de fazer tendas.

Assim como você não vive somente por si mesmo, nossos ministérios também não vivem por eles mesmos.

Aqueles que têm o Espírito Santo habitando neles dedicam-se às obras de Deus ou seja, salvar os perdidos de todos os seus pecados.

Os pastores e os demais membros nessa missão deve servir o evangelho através do “ministério de fazer tendas” em seus próprios ambientes divulgando o evangelho voluntariamente.

Assim, nós podemos encontrar muitas similaridades entre o ministério de Paulo e o da igreja de Deus se hoje continuarmos ser um “fazedor de tendas”.

Temos que ter a mesma forma de pensar e viver a nossas vidas agradando ao Espírito Santo. O que vem à nossa mente quando está muito frio?

Certamente pensamos em nossos companheiros cristãos e servos de Deus e nos perguntamos se eles estão sofrendo com o frio!

Nós, os cristãos nascidos de novo devemos cuidar e tomar conta uns dos outros. Todos os justos na bíblia precisavam uns dos outros e servir à justiça de Deus juntos.

Esta vida de fé é a vida real dos justos.

Nós devemos viver com esta tendência e sabemos que quando começamos a pregar o evangelho da água e do Espírito, nós teremos sim muitas dificuldades!

Estamos quase sempre carente financeiramente e até mesmo passando por momentos difíceis tentando lidar com pouco dinheiro, mas; mesmo assim temos que dedicar ao ministério de evangelizar todo o país.

Quando enfrentamos dificuldades financeiras Deus nos ajuda resolvê-las; nos permitindo ver os frutos do nosso ministério; porque o Espírito Santo habita na vida daqueles que desejam espalhar o evangelho de Crsito que arde em seu coração.

Nós temos que compartilhar o amor de Deus com todas as almas perdidas através da pregação do evangelho da água e do Espírito, assim como fez a igreja de Cristo pelos justos no passado como está registrado na bíblia!

Nós sabemos que os cristãos nascidos de novo na Igreja Primitiva eles cuidavam uns dos outros e nós também devemos continuar fazendo isto até a volta de Cristo!

Isso é possível com a orientação do Espírito Santo; que tem espalhado a justiça de Deus por toda a terra, através da dedicação daqueles que já foram nascidos de novo; por isto nós temos que fazer o mesmo, porque uma vez que fomos alcançados pela graça salvífica; temos que levar a palavra da salvação àqueles que ainda não foram evangelizados.

As tendas elas são móveis e nós ainda podemos armar-las em qualquer lugar. Paulo as estendia até mesmo estando na prisão.

O carcereiro de Atos 16. 27- 30, recebeu as cortinas da habitação que transbordaram para direita, e para a esquerda e para sua descendência.

Ali mesmo no cárcere, outros presos foram salvos, o carcereiro e sua família. Salmo 27. 5 “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão.

A bíblia nos revela que Jesus É a Rocha Dt. 32. 4. Há um lugar onde Ele sempre nos esconderá e onde a salvação nos alcançará: Na Tenda da Rocha.

A Tenda

•Um lugar apropriado (areia movediça ou pântanos não sustentam tendas)

• Boas estacas

• Firmes cordas

• Sobretudo, um dedicado armador

 

Ali mesmo no cárcere, outros presos foram salvos, o carcereiro e sua família. Salmo 27. 5 “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: No oculto de seu tabernáculo me esconderá, por-me-á sobre uma Rocha.”

Há um lugar onde Ele nos esconderá e a salvação nos será para sempre!

Em Cristo.

Shalom.

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana!" C. A. Dias.

 

 

              

 

 

Licença Creative Commons
O fazedor de tendas: Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.org/o-fazedor-de-tendas Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org