Após 500 anos, as divisões da Era da Reforma

31 DE AGOSTO DE 2017

Após 500 anos, as divisões da Era da Reforma perderam grande parte da sua potência

Ilustração de uma pequena multidão reunida para assistir como Martin Luther dirige a postagem de suas 95 teses, protestando contra a prática da venda de indulgências, até a porta da igreja do castelo em Wittenberg. Datado 1517. (Universal History Archive / UIG via Getty Images)
  • Pesquisa dos EUA
  • Inquérito à Europa OcidentalÀ medida que os protestantes se preparam para marcar o 500º aniversário da Reforma, os novos inquéritos do Centro de Pesquisa de Pew mostram que, tanto na Europa Ocidental como nos Estados Unidos, as diferenças teológicas que dividiram o cristianismo ocidental nos anos 1500 diminuíram até certo ponto que poderia ter surpreendido os cristãos no passado séculos. Em toda a Europa e nos EUA, a visão prevalecente é que os protestantes e os católicos hoje são mais religiosos do que eles são diferentes. E enquanto a Reforma levou a mais de um século de guerras devastadoras e perseguições na Europa, protestantes e católicos em todo o continente agora expressam esmagadoramente vontade de se aceitar como vizinhos e até como membros da família.

Embora Martinho Lutero e outros reformadores protestantes no século 16 tenham sustentado que a salvação eterna é alcançada unicamente através da fé (uma crença conhecida em latim como sola fide ), as pesquisas mostram que muitos protestantes hoje dizem que a salvação eterna é alcançada através de uma combinação de fé e boas obras - que é a posição católica tradicional. De fato, na maioria dos países da Europa Ocidental pesquisados, os protestantes que acreditam que a salvação depende da fé e das obras superam os que dizem que a salvação vem pela fé.

Estas estão entre as principais conclusões de dois inquéritos separados do Pew Research Center - um na Europa Ocidental e um nos Estados Unidos - realizado nos últimos meses. Na Europa Ocidental, o Centro realizou inquéritos telefónicos de 11 de abril a 2 de agosto de 2017, entre 24.599 pessoas em 15 países. Nos EUA, a pesquisa foi realizada on-line, de 30 de maio a 9 de agosto de 2017, entre 5.198 painelistas do American Trends Panel do Pew Research Center (embora todas as questões analisadas na pesquisa tenham sido feitas apenas metade da amostra ).

Há discussões comuns entre as duas pesquisas - ambas incluíram perguntas para avaliar como os protestantes e os católicos se vêem, e ambos pediram aos entrevistados sobre seus pontos de vista sobre a salvação. No entanto, os resultados das duas pesquisas são apresentados separadamente porque foram conduzidos usando diferentes modos (as pesquisas européias foram administradas por entrevistadores por telefone e a pesquisa americana foi auto-administrada online) e porque incluíam algumas questões diferentes.

Entre os principais achados em " Protestantes dos EUA não são definidos pelas controvérsias da era da reforma 500 anos depois " são:

  • Cerca de metade dos protestantes dos EUA (52%) dizem que as boas ações e a fé em Deus são necessárias para entrar no céu, uma posição historicamente católica. A outra metade (46%) diz que só a fé é necessária para alcançar a salvação.
  • Os protestantes dos EUA também estão divididos em outra questão que desempenhou um papel fundamental na Reforma: 46% dizem que a Bíblia fornece toda a orientação religiosa que os cristãos precisam, uma crença tradicionalmente protestante conhecida como sola scriptura . Mas 52% dizem que os cristãos devem buscar orientação dos ensinamentos e tradições da igreja, bem como da Bíblia, o cargo ocupado pela Igreja Católica.
  • Apenas 30% de todos os protestantes norte-americanos afirmam ambos sola fide e sola scriptura.
  • No entanto, a crença em sola fide e sola scriptura é muito mais prevalente entre os protestantes evangélicos brancos do que entre os protestantes brancos da linha principal ou protestantes negros nos Estados Unidos. Entre os evangélicos brancos auto-identificados, 44% expressam ambas as convicções, e esta cifra sobe para 59% entre os evangélicos brancos que dizem que freqüentam a igreja pelo menos uma vez por semana.
  • Em uma série de perguntas de múltipla escolha, a maioria dos adultos dos EUA (65%) identifica corretamente a Reforma como o termo comumente usado para se referir ao período histórico em que os protestantes se separaram da Igreja Católica. E uma parcela similar (67%) identifica corretamente Martin Luther como a pessoa cujos escritos e ações inspiraram a Reforma. Muito menos (23%) sabem que apenas os protestantes tradicionalmente ensinam que a salvação vem pela fé sozinha; 45% afirmam erroneamente que tanto o protestantismo quanto o catolicismo tradicionalmente ocupam essa posição, enquanto 19% não dizem que nenhuma tradição religiosa domina sola fide, e um dos dez adultos dos EUA (11%) diz que apenas o catolicismo tradicionalmente ensina que a salvação vem somente pela fé.
  • As visualizações sobre sola fide estão ligadas a níveis de conhecimento sobre isso. Entre os protestantes dos EUA, saber que apenas o protestantismo tradicionalmente ensina que a salvação vem através da fé, está intimamente ligada a acreditar que a salvação vem somente pela fé. Entre os protestantes que sabem que apenas o protestantismo tradicionalmente ensina que a salvação vem somente pela fé, cerca de três quartos (77%) adotam o conceito de sola fide. Mas entre a proporção muito maior de protestantes que não estão cientes de que a sola fide é apenas um ensino protestante, muito menos (35%) acreditam que a fé é tudo o que é necessário para entrar no céu.

Algumas das principais descobertas apresentadas em " Cinco séculos após a reforma, a divisão católica-protestante na Europa Ocidental desvaneceu-se " incluem:

  • Em quase todos os países europeus pesquisados, maiorias ou pluralidades de católicos e protestantes aderem à visão tradicionalmente católica que a fé e as boas obras são necessárias para alcançar a salvação. Na verdade, em todos os países, exceto na Noruega (onde 51% dos protestantes dizem que a salvação vem somente pela fé), a crença na sola fide é uma visão minoritária, mesmo entre os protestantes.
  • Os católicos e os protestantes na Europa Ocidental geralmente relatam baixos níveis de observância religiosa: as medianas de apenas 8% dos protestantes e 14% dos católicos dizem que frequentam serviços religiosos semanalmente ou mais. Mas os europeus que dizem que a religião é importante em suas vidas são especialmente susceptíveis de manter a posição tradicional da respectiva igreja sobre os meios de salvação. Por exemplo, 31% dos protestantes na Suécia, que dizem que a religião é "muito" ou "um pouco" importante em suas vidas, acreditam na sola fide, em comparação com 10% dos outros protestantes suecos.
  • O impacto da secularização é aparente, mas também são bolsões de religiosidade. Por exemplo, a Holanda tem um nível de desaffiliamento relativamente elevado, com cerca de metade dos adultos holandeses (48%) descrevendo-se como ateus, agnósticos ou "nada em particular" religiosamente. No entanto, os protestantes holandeses também se destacam por alguns dos maiores níveis de atendimento na igreja, com 43% dizendo que vão à igreja pelo menos uma vez por semana.
  • Em todos os países europeus pesquisados, cerca de nove em dez ou mais protestantes e católicos dizem que estão dispostos a aceitar membros da outra tradição como vizinhos . E grandes maiorias de ambos os grupos dizem que estarão dispostos a aceitar membros do outro grupo em suas famílias . 

     

    Por exemplo, 98% dos protestantes alemães dizem que aceitam os católicos como membros de sua família, e uma parcela semelhante dos católicos alemães (97%) diz o mesmo sobre os protestantes. 

    Fonte:http://www.pewforum.org/2017/08/31/after-500-years-reformation-era-divisions-have-lost-much-of-their-potency/.