O anticristo está aqui e ainda não está aqui

O anticristo está aqui e ainda não está aqui

 O anticristo está aqui

e ainda não está aqui

27 DE FEVEREIRO DE 2013John piper t1zc1vhs.jpg? Ts = 1484866457 & ixlib = rails 2.1

Artigo por John Piper

 

 

Talvez a maioria de vocês esteja acostumada a dizer que o reino de Deus ainda não está aqui e já está aqui. Ainda não aqui em sua consumação, mas  aqui em realizações significativas.

De fato, “cumprimento sem consumação” foi o escândalo do ministério de Jesus. Ele alegou que o reino de Deus "está no meio de vós" ( Lucas 17:21 ), e, no entanto, Jesus não estava derrubando o regime romano. Até João Batista ficou perplexo e perguntou: “É você quem vem ou procuraremos outro?” ( Mateus 11: 3 ).

Este foi o "segredo do reino" revelado apenas a alguns. “A ti foi dado o segredo do reino de Deus, mas para os que estão fora tudo é em parábolas” ( Marcos 4:11 ). O segredo era que o reino  estava realmente presente (“Se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então o reino de Deus veio sobre você”, Lucas 11:20 ), mas o reino ainda não chegou completamente ("Eu não vou beber novamente deste fruto da videira até o dia em que eu beba-o novo com você no reino de meu Pai", Mateus 26:29).

E quanto ao anticristo?

Mas a maioria de nós não está acostumada a falar do anticristo como já aqui, mas ainda não aqui. Mas considere o modo como os apóstolos João e Paulo falam dessa figura. Somente João usa o termo "anticristo". Mas Paulo se refere à mesma figura como "o homem da iniqüidade".

Primeiro escute Paulo. “Que ninguém te engane de maneira alguma. Pois aquele dia [da segunda vinda de Cristo] não virá, a menos que a rebelião venha primeiro, e o homem da iniquidade seja revelado, o filho da destruição. . . . E você sabe o que o está restringindo agora para que ele seja revelado em seu tempo. Pois o mistério da iniqüidade  está em ação ”( 2 Tessalonicenses 2: 3 , 6–7 ).

Paulo diz que um "homem da iniquidade" está chegando. E ele diz que o "mistério da ilegalidade"  está em ação. Entendo isso como significando que uma figura distinta de grande poder satânico (verso 9) está chegando, mas que sua presença misteriosa já pode ser sentida no tempo presente. Ele já está aqui, e ele ainda não está aqui.

Da mesma forma, João diz: “Todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus. Este é o espírito do anticristo, o que você ouviu estava vindo e agora está no mundo ”( 1 João 4: 3 ).

Existe um futuro anticristo ainda por vir . Mas o espírito do anticristo  está no mundo. De fato, João chega a ponto de dizer: “Vocês ouviram que o anticristo está chegando, então agora muitos anticristos vieram” ( 1 João 2:18 ).

Então, tanto Paulo quanto João imaginam uma última vez, pouco antes da segunda vinda, quando uma pessoa de grande poder demoníaco se levantará em rebelião contra o verdadeiro Cristo e seu povo. Enquanto isso, as características satânicas dessa figura estão sempre se manifestando no mundo com maior ou menor domínio. O anticristo está chegando e ele já está aqui. “Muitos enganadores saíram ao mundo, aqueles que não confessam a vinda de Jesus Cristo em carne e osso. Essa é uma. . . o anticristo ”( 2 João 1: 7 ).

Como devemos viver

O que isso significa para nós?

É um chamado para que vivamos vidas sóbrias de atenção e fidelidade. Nossa mente deve estar preparada para a ação ( 1 Pedro 1:13 ). Devemos colocar toda a armadura de Deus ( Efésios 6: 13ff ). “Chegou a hora de você despertar do sono” ( Romanos 13:11 ). O objetivo do “mistério da iniquidade” e dos “muitos anticristos” é nos enganar para o sono cegante da indiferença e do amor ao pecado.O que isso significa para nós?

Mas nós somos os filhos da luz. Nós não somos da noite nem das trevas. "Portanto, não durmamos como os outros, mas permaneçamos despertos e moderados" ( 1 Tessalonicenses 5: 4-6 ). E como eu disse no sermão do último domingo , vamos amar e nos alegrar mais com o mundo que escurece. “Amem-se uns aos outros, porque muitos enganadores saíram pelo mundo” ( 2 João 1: 6–7 ). “Abençoado é você quando as pessoas te odeiam. Alegre-te nesse dia e pula de alegria ”( Lucas 6: 22–23).

https://www.desiringgod.org/articles/the-antichrist-is-here-and-not-yet-here#modal-346-of2p0jxv