Pastores falam do fim dos tempos e Terceiro Templo

Jair Bolsonaro visita projeto de construção do Terceiro Templo Foto: PR/Alan Santos

Pastores falam sobre o fim dos tempos e o Terceiro Templo

 

Acredita-se que projeto em Israel apoiado por Bolsonaro teria ligação com profecias bíblicas.

 

 Rafael Ramos - 02/04/2019 18h41 

 

A assinatura do presidente Jair Bolsonaro no livro que apoia a construção do Terceiro Templo de Salomão despertou algumas questões escatológicas.

 

Segundo alguns estudiosos, as obras para o Templo, que seria erguido em Jerusalém, evidenciariam sinais da volta de Cristo e do fim dos tempos.

 

Não sei quando foi, nem o que o levou a isso. Seu suicídio foi descoberto, ou melhor, revelado por ele mesmo diante de condições que nem ele mesmo suporta mais: vida dupla, promiscuidade, indiferença quanto à esposa, aos filhos, a Deus... O lapso de tempo entre seus primeiros passos neste suicídio foi de vários anos.

 

Entretanto, o pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro, nega que tais fatos tenham alguma ligação.

 

Segundo ele, a crença se firma na linha teológica definida como Dispensacionalismo e faz uso de alguns textos bíblicos para reforçá-la.

 

– Não existe nenhuma passagem bíblica que profetize a construção do Terceiro Templo de Salomão. Costuma-se usar textos de Daniel e Mateus para tentar justificar a construção desse Terceiro Templo.

 

Quando Daniel 9:27 fala do cessar do sacrifício, foi algo feito por Antíoco Epifânio (rei que governou a Síria de 175 a.C. a 164 a.C e proibiu o culto judaico).

 

Já o texto de Mateus 24, que fala da abominação da desolação, remete ao aparecimento do Anticristo que perseguirá a Igreja do Senhor Jesus Cristo nos mesmos moldes de Antíoco.

 

O pastor e mestre em Ciências da Religião, Magno Paganelli, explica que o Dispensacionalismo reforça a ideia de que há um plano específico de Deus para Israel e coloca a nação como a maneira de interpretar corretamente as Escrituras. Essa linha doutrinária sugere que Deus não teria um plano para todos os povos.

 

– Há uma interpretação de que Deus faz questão de um templo e os judeus estão preparando isso. Eles já treinaram os levitas e estão esperando nascer a novilha vermelha. Mas a gente observa que Deus não faz questão de um templo físico, isso é puro fetiche.

 

Isso é uma interpretação equivocada de construir um Terceiro Templo para que Deus volte. A gente precisa ler o Antigo Testamento a partir da lente do Novo.

 

Aí acontece um resgate de símbolos que já foram abolidos por Jesus e estão penetrando de novo na Igreja.

 

O biblista Luiz Sayão afirma que existe um futuro escatológico para Israel. Assim como ele, vários teólogos que não são dispensacionalistas pensam assim, entre eles Jonathan Edwards e Karl Barth.

 

– Vale conferir no livro A Importância de Israel, de Gerald McDermott. Nem Israel, nem a maioria dos judeus acredita que esse Terceiro Templo vá surgir desse jeito.

 

Há um grupo preparando os utensílios, mas a maioria dos judeus não concorda com isso.

 

Essas pessoas estão aguardando o nascimento da novilha vermelha descrito em Números 19, que vai permitir que ela seja sacrificada e suas cinzas sem usadas para purificar os utensílios.

 

Não há um consenso e é um mito compartilhar isso.

 

 

 

https://pleno.news/fe/pastores-falam-sobre-o-fim-dos-tempos-e-o-terceiro-templo.html