Declaração DOMINUS IESUS

 

imagem e textoCONGREGAÇÃO PARA A  DOUTRINA DA FÉ

 

DECLARAÇÃO "DOMINUS  IESUS" SOBRE A  UNICIDADE E A UNIVERSALIDADE SALVÍFICA DE JESUS CRISTO E DA  IGREJA

 

INTRODUÇÃO

1.  O Senhor Jesus, antes de subir ao Céu, confiou aos seus  discípulos o mandato de anunciar o Evangelho a todo o mundo e de baptizar todas  as nações: « Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas. Quem  acreditar e for baptizado será salvo, mas quem não acreditar será condenado » (Mc 16,15-16); « Todo o poder Me foi no céu e na terra. Ide, pois, fazer  discípulos de todas as nações, baptizai-as em nome do Pai, do Filho e do  Espírito Santo e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E Eu estou  sempre convosco, até ao fim dos tempos » (Mt 28,18-20; cf. ainda Lc 24,46-48; Jo 17,18; 20,21; Actos 1,8).

A missão universal da Igreja nasce do mandato de Jesus Cristo e  realiza-se, através dos séculos, com a proclamação do mistério de Deus, Pai,  Filho e Espírito Santo, e do mistério da encarnação do Filho, como acontecimento  de salvação para toda a humanidade. São estes os conteúdos fundamentais da  profissão de fé cristã: « Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu  e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor,  Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos:  Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não  criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós,  homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo,  no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob  Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme  as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo  há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não  terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai. Com o  Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na  Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só baptismo para a  remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que  há-de vir ».1

2.  A Igreja, ao longo dos séculos, proclamou e testemunhou com  fidelidade o Evangelho de Jesus. Ao terminar o segundo milénio, porém, esta  missão ainda está longe de se cumprir.2 Daí a grande actualidade do  grito do Apóstolo Paulo sobre o dever missionário de todo o baptizado: « Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me  foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho! » (1 Cor 9,16). Assim  se explica a especial atenção que o Magistério tem posto na motivação e apoio da  missão evangelizadora da Igreja, nomeadamente no que diz respeito às tradições  religiosas do mundo.3

Tendo em conta os valores que essas tradições testemunham e  oferecem à humanidade, com uma atitude aberta e positiva, a Declaração conciliar  sobre a relação da Igreja com as religiões não cristãs afirma: « A Igreja  Católica não rejeita absolutamente nada daquilo que há de verdadeiro e santo  nessas religiões. Considera com sincero respeito esses modos de agir e de viver,  esses preceitos e doutrinas que, embora em muitos pontos estejam em discordância  com aquilo que ela afirma e ensina, muitas vezes reflectem um raio daquela  Verdade que ilumina todos os homens ».4 Prosseguindo na mesma linha,  o empenho eclesial de anunciar Jesus Cristo, « caminho, verdade e vida » (Jo 14,6), hoje também encontra ajuda na prática do diálogo inter-religioso, que  certamente não substitui, mas acompanha a missio ad gentes, graças àquele « mistério de unidade », de que « resulta que todos os homens e mulheres que  foram salvos participam, embora de maneira diferente, no mesmo mistério de  salvação em Jesus Cristo por meio do seu Espírito ».5 Este diálogo,  que faz parte da missão evangelizadora da Igreja,6 comporta uma  atitude de compreensão e uma relação de recíproco conhecimento e de mútuo  enriquecimento, na obediência à verdade e no respeito da  liberdade.7

3.  No exercício e aprofundamento teórico do diálogo entre a fé  cristã e as demais tradições religiosas surgem novos problemas, que se tenta  solucionar, seguindo novas pistas de investigação, adiantando propostas e  sugerindo comportamentos, que carecem de um cuidadoso discernimento. Neste  esforço, a presente Declaração entende recordar aos Bispos, aos teólogos e a  todos os fiéis católicos alguns conteúdos doutrinais imprescindíveis, que podem  ajudar a reflexão teológica a amadurecer soluções de acordo com o dado da fé e  em correspondência com as urgências culturais do nosso tempo.

A linguagem expositiva da Declaração está em linha com a sua  finalidade. Não se pretende tratar de forma orgânica a problemática da unicidade  e universalidade salvífica do mistério de Jesus Cristo e da Igreja, nem  apresentar soluções aos problemas e questões teológicos que são objecto de livre  debate, mas voltar a expor a doutrina da fé católica em propósito, indicando, ao  mesmo tempo, alguns problemas fundamentais que se mantêm abertos a ulteriores  aprofundamentos, e confutar algumas posições erróneas ou ambíguas. É por isso  que a Declaração retoma a doutrina contida nos anteriores documentos do  Magistério, para reafirmar as verdades que constituem o património de fé da  Igreja.

4.  O perene anúncio missionário da Igreja é hoje posto em causa  por teorias de índole relativista, que pretendem justificar o pluralismo  religioso, não apenas de facto, mas também de iure (ou de  principio). Daí que se considerem superadas, por exemplo, verdades como o  carácter definitivo e completo da revelação de Jesus Cristo, a natureza da fé  cristã em relação com a crença nas outras religiões, o carácter inspirado dos  livros da Sagrada Escritura, a unidade pessoal entre o Verbo eterno e Jesus de  Nazaré, a unidade da economia do Verbo Encarnado e do Espírito Santo, a  unicidade e universalidade salvífica do mistério de Jesus Cristo, a mediação  salvífica universal da Igreja, a não separação, embora com distinção, do Reino  de Deus, Reino de Cristo e Igreja, a subsistência na Igreja Católica da única  Igreja de Cristo.

Na raiz destas afirmações encontram-se certos pressupostos, de  natureza tanto filosófica como teológica, que dificultam a compreensão e a  aceitação da verdade revelada. Podem indicar-se alguns: a convicção de não se  poder alcançar nem exprimir a verdade divina, nem mesmo através da revelação  cristã; uma atitude relativista perante a verdade, segundo a qual, o que é  verdadeiro para alguns não o é para outros; a contraposição radical que se põe  entre a mentalidade lógica ocidental e a mentalidade simbólica oriental; o  subjectivismo de quem, considerando a razão como única fonte de conhecimento, se  sente « incapaz de levantar o olhar para o alto e de ousar atingir a verdade do  ser »;8 a dificuldade de ver e aceitar na história a presença de  acontecimentos definitivos e escatológicos; o vazio metafísico do evento da  encarnação histórica do Logos eterno, reduzido a um simples aparecer de Deus na  história; o eclectismo de quem, na investigação teológica, toma ideias  provenientes de diferentes contextos filosóficos e religiosos, sem se importar  da sua coerência e conexão sistemática, nem da sua compatibilidade com a verdade  cristã; a tendência, enfim, a ler e interpretar a Sagrada Escritura à margem da  Tradição e do Magistério da Igreja.

Na base destes pressupostos, que se apresentam com matizes  diferentes, por vezes como afirmações e outras vezes como hipóteses, elaboram-se  propostas teológicas, em que a revelação cristã e o mistério de Jesus Cristo e  da Igreja perdem o seu carácter de verdade absoluta e de universalidade  salvífica, ou ao menos se projecta sobre elas uma sombra de dúvida e de  insegurança.

I. O CARÁCTER PLENO E DEFINITIVO DA REVELAÇÃO DE JESUS  CRISTO

5.  Para fazer frente a essa mentalidade relativista, que se vai  difundindo cada vez mais, há que reafirmar, antes de mais, o carácter definitivo  e completo da revelação de Jesus Cristo. Deve, de facto, crer-se firmemente na afirmação de que no mistério de Jesus Cristo, Filho de Deus Encarnado,  que é « o caminho, a verdade e a vida » (cf. Jo 14,6), dá-se a revelação  da plenitude da verdade divina: « Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém  conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o queira revelar » (Mt 11,27); « A Deus, ninguém jamais O viu. O próprio Filho Único, que está no  seio do Pai, é que O deu a conhecer » (Jo 1,18); « É em Cristo que habita  corporalmente toda a plenitude da divindade e n'Ele participais da sua plenitude » (Col 2,9).

Fiel à palavra de Deus, o Concílio Vaticano II ensina: « A verdade  profunda, tanto a respeito de Deus como da salvação dos homens, manifesta-se-nos  por esta revelação na pessoa de Cristo, que é simultaneamente o mediador e a  plenitude de toda a revelação ».9 E sublinha: « Jesus Cristo,  portanto, Verbo Encarnado, enviado como “homem aos homens”, “fala as palavras de  Deus” (Jo 3,34) e consuma a obra da salvação que o Pai Lhe confiou (cf. Jo 5,36; 17,4). Por isso, Ele — ao qual quem vê, vê o Pai (Jo 14,9) — com a sua total presença e manifestação pessoal, com as palavras e  as obras, com os sinais e com os milagres e, sobretudo, com a sua morte e  gloriosa ressurreição de entre os mortos, enfim, com o envio do Espírito de  Verdade, completa perfeitamente a revelação e a confirma com o seu testemunho  divino [...]. A economia cristã, portanto, como nova e definitiva aliança,  jamais passará, e não mais se deve esperar nova revelação pública antes da  gloriosa manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 1 Tim 6,14 e Tit 2,13) ».10

Por isso, a Encíclica Redemptoris missio relembra à Igreja  a missão de proclamar o Evangelho, como plenitude da verdade: « Nesta Palavra  definitiva da sua revelação, Deus deu-Se a conhecer do modo mais pleno: Ele  disse à humanidade quem é. E esta auto-revelação definitiva de Deus é o motivo  fundamental pelo qual a Igreja é, por sua natureza, missionária. Não pode deixar  de proclamar o Evangelho, ou seja, a plenitude da verdade que Deus nos deu a  conhecer acerca de Si mesmo ».11 Só a revelação de Jesus Cristo,  portanto, « introduz na nossa história uma verdade universal e última, que leva  a mente do homem a nunca mais se deter ».12

6.  É, por conseguinte, contrária à fé da Igreja a tese que  defende o carácter limitado, incompleto e imperfeito da revelação de Jesus  Cristo, que seria complementar da que é presente nas outras religiões. A razão  de fundo de uma tal afirmação basear-se-ia no facto de a verdade sobre Deus não  poder ser compreendida nem expressa na sua globalidade e inteireza por nenhuma  religião histórica e, portanto, nem pelo cristianismo e nem sequer por Jesus  Cristo.

Semelhante posição está em total contradição com as precedentes  afirmações de fé, segundo as quais, temos em Jesus Cristo a revelação plena e  completa do mistério salvífico de Deus. Portanto, as palavras, as obras e o  inteiro facto histórico de Jesus, se bem que limitados enquanto realidades  humanas, têm, todavia, como sujeito a Pessoa divina do Verbo Encarnado, « verdadeiro Deus e verdadeiro homem »,13 e assim comportam o carácter  definitivo e completo da revelação dos caminhos salvíficos de Deus, embora a  profundidade do mistério divino em si mesmo permaneça transcendente e  inesgotável. A verdade sobre Deus não é abolida nem diminuída pelo facto que é  proferida numa linguagem humana. É, invés, única, plena e completa, porque quem  fala e actua é o Filho de Deus Encarnado. Daí a exigência da fé em se professar  que o Verbo feito carne é, em todo o seu mistério que vai da encarnação à  glorificação, a fonte, participada mas real, e a consumação de toda a revelação  salvífica de Deus à humanidade,14 e que o Espírito Santo, que é o  Espírito de Cristo, ensinará aos Apóstolos e, por meio deles, à Igreja inteira  de todos os tempos, esta « verdade total » (Jo 16, 13).

7.  A melhor resposta à revelação de Deus é a « obediência da  fé (Rom 1,5; cf. Rom 16,26; 2 Cor 10,5-6), com a qual o  homem se entrega livre e totalmente a Deus, oferecendo a Deus “revelador a  submissão plena da inteligência e da vontade” e dando voluntariamente  assentimento à revelação feita por Ele ».15 A fé é um dom da graça: « Porque para professar esta fé, é necessária a graça de Deus que previne e ajuda,  e os outros auxílios internos do Espírito Santo, o qual mova e converta para  Deus os corações, abra os olhos da alma, e dê “a todos a suavidade no aderir e  dar crédito à verdade” ».16

A obediência da fé comporta a aceitação da verdade da revelação de  Cristo, garantida por Deus, que é a própria Verdade:17 « A fé é,  antes de mais, uma adesão pessoal do homem a Deus; ao mesmo tempo e  inseparavelmente, é o assentimento livre a toda a verdade que Deus  revelou ».18 A fé, portanto, « dom de Deus » e « virtude  sobrenatural por Ele infundida »,19 comporta uma dupla adesão: a  Deus, que revela, e à verdade revelada por Ele, pela confiança que se tem na  pessoa que o afirma. Por isso « não se deve acreditar em mais ninguém, a não ser  em Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo ».20

Deve, portanto, manter-se firmemente a distinção entre a fé  teologal e a crença nas outras religiões. Se fé é aceitar na graça a verdade  revelada, « que permite penetrar no seio do mistério, favorecendo a sua  inteligência coerente »,21 a crença nas outras religiões é o conjunto  de experiência e pensamento, que constitui os tesouros humanos de sabedoria e de  religiosidade, que o homem na sua procura da verdade ideou e pôs em prática em  referência ao Divino e ao Absoluto.22

Nem sempre se tem presente essa distinção na reflexão hodierna,  sendo frequente identificar a fé teologal, que é aceitação da verdade revelada  por Deus Uno e Trino, com crença nas outras religiões, que é experiência  religiosa ainda à procura da verdade absoluta e ainda carecida do assentimento a  Deus que Se revela. Essa é uma das razões porque se tende reduzir, e por vezes  até anular, as diferenças entre o cristianismo e as outras religiões.

8.  Existe também quem avance a hipótese do valor inspirado dos  textos sagrados de outras religiões. Certamente deve admitir-se que alguns  elementos presentes neles são de facto instrumentos, através dos quais,  multidões de pessoas puderam, através dos séculos, e podem ainda hoje alimentar  e manter a sua relação religiosa com Deus. Por isso, o Concílio Vaticano II,  referindo-se aos modos de agir, aos preceitos e doutrinas das outras religiões,  afirma — como cima se recordou — que, « embora em muitos pontos estejam em  discordância com aquilo que [a Igreja] afirma e ensina, muitas vezes reflectem  um raio daquela Verdade, que ilumina todos os homens ».23

A tradição da Igreja, porém, reserva o qualificativo de textos  inspirados aos livros canónicos do Antigo e Novo Testamento, enquanto  inspirados pelo Espírito Santo.24 Fiel a esta tradição, a  Constituição dogmática sobre a divina Revelação do Concílio Vaticano II ensina: « Com efeito, a Santa Mãe Igreja, por fé apostólica, tem como sagrados e  canónicos os livros inteiros do Antigo e do Novo Testamento com todas as suas  partes, porque escritos por inspiração do Espírito Santo (cf. Jo 20,31; 2 Tim 3,16; 2 Pedro 1,19-21; 3,15-16), têm Deus por autor e, como  tais, foram confiados à própria Igreja ».25 Tais livros « ensinam com  firmeza, com fidelidade e sem erro, a verdade que Deus, por causa da nossa  salvação, quis consignar nas Sagradas Letras ».26

Embora querendo congregar em Cristo todas as gentes e  comunicar-lhes a plenitude da sua revelação e do seu amor, Deus não deixa de Se  tornar presente sob variadas formas « quer aos indivíduos, quer aos povos,  através das suas riquezas espirituais, das quais a principal e essencial  expressão são as religiões, mesmo se contêm “lacunas, insuficiências e erros” ».27 Portanto, os livros sagrados das outras religiões, que sem  dúvida alimentam e orientam a existência dos seus sequazes, recebem do mistério  de Cristo os elementos de bondade e de graça neles presentes.

II. O LOGOS ENCARNADO E O ESPÍRITO SANTO NA OBRA DA  SALVAÇÃO

9.  Na reflexão teológica contemporânea é frequente fazer-se uma  aproximação de Jesus de Nazaré, considerando-o uma figura histórica especial,  finita e reveladora do divino de modo não exclusivo, mas complementar a outras  presenças reveladoras e salvíficas. O Infinito, o Absoluto, o Mistério último de  Deus manifestar-se-ia assim à humanidade de muitas formas e em muitas figuras  históricas: Jesus de Nazaré seria uma delas. Mais concretamente, seria para  alguns um dos tantos vultos que o Logos teria assumido no decorrer dos tempos  para comunicar em termos de salvação com a humanidade.

Além disso, para justificar, de um lado, a universalidade da  salvação cristã e, do outro, o facto do pluralismo religioso, há quem proponha  uma economia do Verbo eterno, válida também fora da Igreja e sem relação com  ela, e uma economia do Verbo Encarnado. A primeira teria um plus-valor de  universalidade em relação à segunda, que seria limitada aos cristãos, se bem que  com uma presença de Deus mais plena.

10.  Semelhantes teses estão em profundo contraste com a fé  cristã. Deve, de facto, crer-se firmemente na doutrina de fé que proclama  que Jesus de Nazaré, filho de Maria, e só ele, é o Filho e o Verbo do Pai. O  Verbo, que « estava no princípio junto de Deus » (Jo 1,2), é o mesmo « que Se fez carne » (Jo 1,14). Em Jesus « o Cristo, o Filho do Deus vivo » (Mt 16,16) « habita corporalmente toda a plenitude da divindade » (Col 2,9). Ele é « o Filho unigénito, que está no seio do Pai » (Jo 1,18),  o seu « Filho muito amado, no qual temos a redenção [...]. Aprouve a Deus que  n'Ele residisse toda a plenitude e por Ele fossem reconciliadas consigo todas as  coisas, estabelecendo a paz, pelo sangue da sua cruz, com todas as criaturas na  terra e nos céus » (Col 1,13-14.19-20).

Fiel à Sagrada Escritura e refutando interpretações erróneas e  redutivas, o primeiro Concílio de Niceia definiu solenemente a própria fé em « Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigénito do Pai, ou seja, da substância  do Pai; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado,  não criado, consubstancial ao Pai, por meio do qual foram criadas todas as  coisas do céu e da terra. Por nós homens e pela nossa salvação, desceu do céu,  encarnou e Se fez homem, sofreu e ressuscitou ao terceiro dia, voltou a subir ao  céu, donde virá para julgar os vivos e os mortos ».28 Seguindo os  ensinamentos dos Padres, também o Concílio de Calcedónia professou « que o único  e idêntico Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, é Ele mesmo perfeito em divindade e  perfeito em humanidade, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem [...],  consubstancial ao Pai segundo a divindade e consubstancial a nós segundo a  humanidade [...]; gerado do Pai antes dos séculos segundo a divindade e, nos  últimos dias, Ele mesmo por nós e pela nossa salvação, de Maria, a virgem Mãe de  Deus, segundo a humanidade ».29

Por isso, o Concílio Vaticano II afirma que Cristo, « novo Adão », « imagem de Deus invisível » (Col 1,15), « é o homem perfeito, que  restituiu à descendência de Adão a semelhança divina, deformada desde o primeiro  pecado [...]. Cordeiro inocente, pelo seu sangue voluntariamente derramado,  mereceu-nos a vida e n'Ele Deus nos reconciliou consigo e connosco,  libertando-nos da escravidão do diabo e do pecado, de tal sorte que cada um pode  dizer com o Apóstolo: o Filho de Deus “amou-me e entregou-Se a Si mesmo por mim” (Gal 2,20) ».30

A esse respeito, João Paulo II declarou explicitamente: « É  contrário à fé cristã introduzir qualquer separação entre o Verbo e Jesus Cristo  [...]: Jesus é o Verbo Encarnado, pessoa una e indivisa [...]. Cristo não é  diferente de Jesus de Nazaré; e este é o Verbo de Deus, feito homem para a  salvação de todos [...]. À medida que formos descobrindo e valorizando os  diversos tipos de dons, e sobretudo as riquezas espirituais, que Deus distribuiu  a cada povo, não podemos separá-los de Jesus Cristo, o qual está no centro da  economia salvadora ».31

É igualmente contra a fé católica introduzir uma separação entre a  acção salvífica do Logos, enquanto tal, e a do Verbo feito carne. Con a  encarnação, todas as acções salvíficas do Verbo de Deus fazem-se sempre em  unidade com a natureza humana, que Ele assumiu para a salvação de todos os  homens. O único sujeito que opera nas duas naturezas — humana e divina — é a  única pessoa do Verbo.32

Portanto, não é compatível com a doutrina da Igreja a teoria que  atribui uma actividade salvífica ao Logos como tal na sua divindade, que se  realizasse « à margem » e « para além » da humanidade de Cristo, também depois  da encarnação.33

11.  Do mesmo modo, deve crer-se firmemente na doutrina de  fé sobre a unicidade da economia salvífica querida por Deus Uno e Trino, em cuja  fonte e em cujo centro se encontra o mistério da encarnação do Verbo, mediador  da graça divina no plano da criação e da redenção (cf. Col 1,15-20), « recapitulador de todas as coisas » (cf. Ef 1,10), « tornado para nós  justiça, santificação e redenção » (1 Cor 1,30). De facto, o mistério de  Cristo tem uma sua unidade intrínseca, que vai da eleição eterna em Deus até à  parusia: « N'Ele [o Pai] nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos,  na caridade, santos e irrepreensíveis diante d'Ele » (Ef 1,4); « Foi  também n'Ele que fomos feitos herdeiros, segundo os desígnios de quem tudo  realiza conforme decide a sua vontade » (Ef 1,11); « Pois àqueles que de  antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu  Filho, a fim de que Ele fosse o Primogénito de muitos irmãos. E aqueles que  predestinou, também os chamou; àqueles que chamou, também os justificou; e,  àqueles que justificou, também os glorificou » (Rom 8,29-30).

O Magistério da Igreja, fiel à revelação divina, afirma que Jesus  Cristo é o mediador e o redentor universal: « O Verbo de Deus, por quem todas as  coisas foram feitas, encarnou, a fim de, como homem perfeito, salvar todos os  homens e recapitular todas as coisas. O Senhor [...] é aquele a quem o Pai  ressuscitou dos mortos, exaltou e colocou à sua direita, constituindo-O juiz dos  vivos e dos mortos ».34 Esta mediação salvífica implica também a  unicidade do sacrifício redentor de Cristo, sumo e eterno Sacerdote (cf. Hebr 6,20; 9,11; 10,12-14).

12.  Há ainda quem sustente a hipótese de uma economia do Espírito  Santo com um carácter mais universal que a do Verbo Encarnado, crucificado e  ressuscitado. Também essa afirmação é contrária à fé católica, que, ao  contrário, considera a encarnação salvífica do Verbo um acontecimento  trinitário. No Novo Testamento o mistério de Jesus, Verbo Encarnado, constitui o  lugar da presença do Espírito Santo e o principio da sua efusão na humanidade,  não só nos tempos messiânicos (cf. Act 2,32-36; Jo 7,39; 20,22; 1 Cor 15,45), mas também nos que precederam a sua entrada na história  (cf. 1 Cor 10,4; 1 Pedro 1,10-12).

O Concílio Vaticano II repropôs à consciência da fé da Igreja essa  verdade fundamental. Ao expor o plano salvífico do Pai sobre a humanidade  inteira, o Concílio liga estreitamente, desde o princípio, o mistério de Cristo  com o do Espírito.35 Toda a obra de edificação da Igreja por parte de  Jesus Cristo Cabeça, no decorrer dos séculos, é vista como uma realização que  Ele faz em comunhão com o seu Espírito.36

Além disso, a acção salvífica de Jesus Cristo, com e pelo seu  Espírito, estende-se, para além dos confins visíveis da Igreja, a toda a  humanidade. Falando do mistério pascal, em que Cristo agora já associa  vitalmente a Si no Espírito o crente e lhe dá a esperança da ressurreição, o  Concílio afirma: « E isto vale não apenas para aqueles que crêem em Cristo, mas  para todos os homens de boa vontade, no coração dos quais, invisivelmente, opera  a graça. Na verdade, se Cristo morreu por todos e a vocação última do homem é  realmente uma só, a saber divina, nós devemos acreditar que o Espírito Santo  oferece a todos, de um modo que só Deus conhece, a possibilidade de serem  associados ao mistério pascal ».37

É claro, portanto, o laço entre o mistério salvífico do Verbo  Encarnado e o do Espírito, que mais não faz que actuar a influência salvífica do  Filho feito homem na vida de todos os homens, chamados por Deus a uma única  meta, quer tenham precedido historicamente o Verbo feito homem, quer vivam  depois da sua vinda na história: de todos eles é animador o Espírito do Pai, que  o Filho do homem doa com liberalidade (cf. Jo 3,34).

Por isso, o recente Magistério da Igreja recordou com firmeza e  clareza a verdade de uma única economia divina: « A presença e acção do Espírito  não atingem apenas os indivíduos, mas também a sociedade e a história, os povos,  as culturas, as religiões [...]. Cristo ressuscitado, pela virtude do seu  Espírito, actua já no coração dos homens [...]. É ainda o Espírito que infunde  as “sementes do Verbo”, presentes nos ritos e nas culturas, e as faz maturar em  Cristo ».38 Embora reconhecendo a função histórico-salvífica do  Espírito em todo o universo e na inteira história da humanidade,39 o  Magistério, todavia afirma: « Este Espírito é o mesmo que operou na encarnação,  na vida, morte e ressurreição de Jesus e opera na Igreja. Não é, portanto,  alternativo a Cristo, nem preenche uma espécie de vazio, como por vezes se julga  que exista entre Cristo e o Logos. O que o Espírito realiza no coração dos  homens e na história dos povos, nas culturas e religiões, assume um papel de  preparação evangélica e não pode deixar de referir-se a Cristo, Verbo feito  carne pela acção do Espírito, “a fim de, como Homem perfeito, salvar todos os  homens e recapitular em Si todas as coisas” ».40

Concluindo, a acção do Espírito não se coloca fora ou ao lado da  de Cristo. Trata-se de uma única economia salvífica de Deus Uno e Trino,  realizada no mistério da encarnação, morte e ressurreição do Filho de Deus,  actuada com a cooperação do Espírito Santo e estendida, no seu alcance  salvífico, à inteira humanidade e ao universo: « Os homens só poderão entrar em  comunhão com Deus através de Cristo, e sob a acção do Espírito ».41

III. UNICIDADE E UNIVERSALIDADE DO MISTÉRIO SALVÍFICO DE  JESUS CRISTO

13.  É igualmente frequente a tese que nega a unicidade e a  universalidade salvífica do mistério de Jesus Cristo. Tal posição não tem nenhum  fundamento bíblico. Deve, invés, crer-se firmemente, como dado perene da  fé da Igreja, a verdade de Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor e único salvador,  que no seu evento de encarnação, morte e ressurreição realizou a história da  salvação, a qual tem n'Ele a sua plenitude e o seu centro.

Os testemunhos neo-testamentários afirmam-no claramente: « O Pai  enviou o seu Filho como salvador do mundo » (1 Jo 4,14); « Eis o cordeiro  de Deus, que tira o pecado do mundo » (Jo 1,29). No seu discurso perante  o sinédrio, Pedro, para justificar a cura do homem que era aleijado desde o  nascimento, cura realizada no nome de Jesus (cf. Actos 3,1-8), proclama: « E não há salvação em nenhum outro, pois não existe debaixo do Céu outro nome  dado aos homens, pelo qual tenhamos de ser salvos » (Actos 4,12). O mesmo  Apóstolo acrescenta ainda que Jesus Cristo « é o Senhor de todos »; « foi  constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos »; pelo que « todo o que  acredita n'Ele recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados » (cf. Actos 10,36.42.43).

Paulo, dirigindo-se à comunidade de Corinto, escreve: « Porque,  embora digam haver deuses no céu e na terra, — na verdade são muitos esses  deuses e esses senhores — para nós há um só Deus: o Pai, de quem tudo procede e  para o qual fomos criados; e há um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo  existe e pelo qual também nós existimos » (1 Cor 8,5-6). Também o  Apóstolo João afirma: « Deus amou de tal maneira o mundo que entregou o seu  Filho único, para que todo o homem que acredita n'Ele não se perca, mas tenha a  vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo,  mas para este ser salvo por seu intermédio » (Jo 3,16-17). No Novo  Testamento, a vontade salvífica universal de Deus está estritamente ligada à  única mediação de Cristo: « [Deus] quer que todos os homens se salvem e cheguem  ao conhecimento da verdade. Pois Deus é um só, e um só também o Mediador entre  Deus e os homens: esse homem, que é Cristo Jesus, que Se entregou à morte para  resgatar a todos » (1 Tim 2,4-6).

É sobre esta consciência do dom de salvação único e universal dado  pelo Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito (cf. Ef 1,3-14), que os  primeiros cristãos se dirigiram a Israel, mostrando que a salvação se alcançava  para além da Lei, e enfrentaram o mundo pagão de então, que aspirava à salvação  através de uma pluralidade de deuses salvadores. Este património de fé voltou a  ser proposto pelo recente Magistério da Igreja: « A Igreja crê que Cristo, morto  e ressuscitado por todos (cf. 2 Cor 5,15), oferece à humanidade, pelo seu  Espírito, luz e forças que lhe permitem corresponder à sua altíssima vocação.  Ela crê que não há debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual eles  devam ser salvos (cf. Actos 4,12). Ela crê também que a chave, o centro e  o fim de toda a história humana se encontram no seu Senhor e Mestre ».42

14.  Deve, portanto, crer-se firmemente como verdade de fé  católica que a vontade salvífica universal de Deus Uno e Trino é oferecida e  realizada de uma vez para sempre no mistério da encarnação, morte e ressurreição  do Filho de Deus.

Tendo presente este dado de fé, a teologia hoje, meditando na  presença de outras experiências religiosas e no seu significado no plano  salvífico de Deus, é convidada a explorar se e como também figuras e elementos  positivos de outras religiões reentram no plano divino de salvação. Neste  empenho de reflexão abre-se à investigação teológica um vasto campo de  trabalho sob a guia do Magistério da Igreja. O Concílio Vaticano II, de facto,  afirmou que « a única mediação do Redentor não exclui, antes suscita nas  criaturas uma cooperação múltipla, que é participação na fonte única ».43 Há que aprofundar o conteúdo desta mediação participada, que  deve ser todavia regulada pelo princípio da única mediação de Cristo: « Se não  se excluem mediações participadas de diverso tipo e ordem, todavia elas recebem  significado e valor unicamente da de Cristo, e não podem ser entendidas  como paralelas ou complementares desta ».44 Seriam, invés, contrárias  à fé cristã e católica as propostas de solução que apresentam uma acção  salvífica de Deus fora da única mediação de Cristo.

15.  Não é raro que se proponha evitar na teologia termos como « unicidade », « universalidade », « absoluto », cujo uso daria a impressão de se  dar uma ênfase excessiva ao significado e valor do evento salvífico de Jesus  Cristo em relação às demais religiões. Ora, essa linguagem não faz mais que  exprimir a fidelidade ao dado revelado, uma vez que constitui uma evolução das  próprias fontes da fé. Desde o início, efectivamente, a comunidade dos crentes  atribuiu a Jesus um valor salvífico de tal ordem, que apenas Ele, como Filho de  Deus feito homem, crucificado e ressuscitado, por missão recebida do Pai e no  poder do Espírito Santo, tem por finalidade dar a revelação (cf. Mt 11,27) e a vida divina (cf. Jo 1,12; 5,25-26; 17,2) à  humanidade inteira e a cada homem.

Neste sentido, pode e deve dizer-se que Jesus Cristo tem  para o género humano e para a sua história um significado e um valor singulares  e únicos, só a Ele próprios, exclusivos, universais, absolutos. Jesus é, de  facto, o Verbo de Deus feito homem para a salvação de todos. Recebendo esta  consciência de fé, o Concílio Vaticano II ensina: « O Verbo de Deus, por quem  todas as coisas foram feitas, encarnou, a fim de, como homem perfeito, salvar a  todos e recapitular todas as coisas. O Senhor é o fim da história humana, “o  ponto para o qual tendem os desejos da história e da civilização”, o centro da  humanidade, a alegria de todos os corações e a plenitude das suas aspirações. É  aquele a quem o Pai ressuscitou dos mortos, exaltou e colocou à sua direita,  constituindo-O juiz dos vivos e dos mortos ».45 « Precisamente  esta singularidade única de Cristo é que Lhe confere um significado absoluto e  universal, pelo qual, enquanto está na História, é o centro e o fim desta mesma  História: “Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap 22,13) ».46

IV. UNICIDADE E UNIDADE DA IGREJA

16.  O Senhor Jesus, único Salvador, não formou uma simples  comunidade de discípulos, mas constituiu a Igreja como mistério  salvífico: Ele mesmo está na Igreja e a Igreja n'Ele (cf. Jo 15,1ss.; Gal 3,28; Ef 4,15-16; Actos 9,5); por isso, a  plenitude do mistério salvífico de Cristo pertence também à Igreja, unida de  modo inseparável ao seu Senhor. Jesus Cristo, com efeito, continua a estar  presente e a operar a salvação na Igreja e através da Igreja (cf. Col 1,24-27),47 que é o seu Corpo (cf. 1 Cor 12,12-13.27; Col 1,18).48 E, assim como a cabeça e  os membros de um corpo vivo, embora não se identifiquem, são inseparáveis,  Cristo e a Igreja não podem confundir-se nem mesmo separar-se,  constituindo invés um único « Cristo total ».49 Uma tal  inseparabilidade é expressa no Novo Testamento também com a analogia da Igreja Esposa de Cristo (cf. 2 Cor 11,2; Ef 5,25-29; Ap 21,2.9).50

Assim, e em relação com a unicidade e universalidade da mediação  salvífica de Jesus Cristo, deve crer-se firmemente como verdade de fé  católica a unicidade da Igreja por Ele fundada. Como existe um só Cristo, também  existe um só seu Corpo e uma só sua Esposa: « uma só Igreja católica e  apostólica ».51 Por outro lado, as promessas do Senhor de nunca  abandonar a sua Igreja (cf. Mt 16,18; 28,20) e de guiá-la com o  seu Espírito (cf. Jo 16,13) comportam que, segundo a fé católica, a  unicidade e unidade, bem como tudo o que concerne a integridade da Igreja,  jamais virão a faltar.52

Os fiéis são obrigados a professar que existe uma  continuidade histórica — radicada na sucessão apostólica53 — entre a  Igreja fundada por Cristo e a Igreja Católica: « Esta é a única Igreja de Cristo  [...] que o nosso Salvador, depois da sua ressurreição, confiou a Pedro para  apascentar (cf. Jo 21,17), encarregando-o a Ele e aos demais  Apóstolos de a difundirem e de a governarem (cf. Mt 28,18ss.);  levantando-a para sempre como coluna e esteio da verdade (cf. 1 Tim 3,15). Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo,  subsiste [subsistit in] na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de  Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele ».54 Com a expressão « subsistit in », o Concílio Vaticano II quis harmonizar duas afirmações  doutrinais: por um lado, a de que a Igreja de Cristo, não obstante as divisões  dos cristãos, continua a existir plenamente só na Igreja Católica e, por outro,  a de que « existem numerosos elementos de santificação e de verdade fora da sua  composição »,55 isto é, nas Igrejas e Comunidades eclesiais que ainda  não vivem em plena comunhão com a Igreja Católica.56 Acerca destas,  porém, deve afirmar-se que « o seu valor deriva da mesma plenitude da  graça e da verdade que foi confiada à Igreja Católica ».57

17.  Existe portanto uma única Igreja de Cristo, que subsiste na  Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com  ele.58 As Igrejas que, embora não estando em perfeita comunhão com a  Igreja Católica, se mantêm unidas a esta por vínculos estreitíssimos, como são a  sucessão apostólica e uma válida Eucaristia, são verdadeiras Igrejas  particulares.59 Por isso, também nestas Igrejas está presente e actua  a Igreja de Cristo, embora lhes falte a plena comunhão com a Igreja católica,  enquanto não aceitam a doutrina católica do Primado que, por vontade de Deus, o  Bispo de Roma objectivamente tem e exerce sobre toda a Igreja.60

As Comunidades eclesiais, invés, que não conservaram um válido  episcopado e a genuína e íntegra substância do mistério  eucarístico,61 não são Igrejas em sentido próprio. Os que, porém,  foram baptizados nestas Comunidades estão pelo Baptismo incorporados em Cristo  e, portanto, vivem numa certa comunhão, se bem que imperfeita, com a  Igreja.62 O Baptismo, efectivamente, tende por si ao completo  desenvolvimento da vida em Cristo, através da íntegra profissão de fé, da  Eucaristia e da plena comunhão na Igreja.63

« Os fiéis não podem, por conseguinte, imaginar a Igreja de Cristo  como se fosse a soma — diferenciada e, de certo modo, também unitária — das  Igrejas e Comunidades eclesiais; nem lhes é permitido pensar que a Igreja de  Cristo hoje já não exista em parte alguma, tornando-se, assim, um mero  objecto de procura por parte de todas as Igrejas e Comunidades ».64 « Os elementos desta Igreja já realizada existem, reunidos na sua plenitude, na  Igreja Católica e, sem essa plenitude, nas demais Comunidades ».65 « Por isso, as próprias Igrejas e Comunidades separadas, embora pensemos que têm  faltas, não se pode dizer que não tenham peso no mistério da salvação ou sejam  vazias de significado, já que o Espírito Se não recusa a servir-Se delas  como de instrumentos de salvação, cujo valor deriva da mesma plenitude da graça  e da verdade que foi confiada à Igreja Católica ».66

A falta de unidade entre os cristãos é certamente uma ferida para a Igreja; não no sentido de estar privada da sua unidade, mas « porque  a divisão é um obstáculo à plena realização da sua universalidade na história ».67

V. A IGREJA, REINO DE DEUS E REINO DE CRISTO

18.  A missão da Igreja é a « de anunciar o Reino de Cristo e de  Deus e de instaurá-lo entre todos os povos; desse Reino ela é na terra o  germe e o início ».68 Por um lado, a Igreja é « sacramento, isto é,  sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade do género humano »;69 ela é, portanto, sinal e instrumento do Reino: chamada a  anunciá-lo e a instaurá-lo. Por outro, a Igreja é o « povo reunido  pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo »;70 ela é portanto « o Reino de Cristo já presente em mistério »,71 constituindo assim o  seu germe e início. O Reino de Deus tem, de facto, uma dimensão  escatológica: é uma realidade presente no tempo, mas a sua plena realização  dar-se-á apenas quando a história terminar ou se  consumar.72

Dos textos bíblicos e dos testemunhos patrísticos, bem como dos  documentos do Magistério da Igreja, não se tiram significados unívocos para as  expressões Reino dos Céus, Reino de Deus e Reino de Cristo,  nem para a relação das mesmas com a Igreja, sendo esta um mistério que não se  pode encerrar totalmente num conceito humano. Podem existir, portanto, diversas  explicações teológicas dessas expressões, mas nenhuma dessas possíveis  explicações pode negar ou esvaziar de maneira nenhuma a conexão íntima entre  Cristo, o Reino e a Igreja. Pois, « o Reino de Deus, que conhecemos pela  Revelação não pode ser separado de Cristo nem da Igreja... Se separarmos o  Reino, de Jesus, ficaremos sem o Reino de Deus, por Ele pregado, acabando por se  distorcer quer o sentido do Reino, que corre o risco de se transformar numa meta  puramente humana ou ideológica, quer a identidade de Cristo, que deixa de  aparecer como o Senhor, a quem tudo se deve submeter (cf. 1 Cor 15,27).  De igual modo, não podemos separar o Reino, da Igreja. Com certeza que esta não  é fim em si própria, uma vez que se ordena ao Reino de Deus, do qual é  princípio, sinal e instrumento. Mesmo sendo distinta de Cristo e do Reino, a  Igreja todavia está unida indissoluvelmente a ambos ».73

19.  Afirmar a relação inseparável entre Igreja e Reino não  significa porém esquecer que o Reino de Deus — mesmo considerado na sua fase  histórica — não se identifica com a Igreja na sua realidade visível e social.  Não se deve, de facto, excluir « a obra de Cristo e do Espírito fora dos confins  visíveis da Igreja ».74 Daí que se deva também considerar que « o  Reino diz respeito a todos: às pessoas, à sociedade, ao mundo inteiro. Trabalhar  pelo Reino significa reconhecer e favorecer o dinamismo divino, que está  presente na história humana e a transforma. Construir o Reino quer dizer  trabalhar para a libertação do mal, sob todas as suas formas. Em resumo, o Reino  de Deus é a manifestação e a actuação do seu desígnio de salvação, em toda a sua  plenitude ».75

Ao considerar as relações entre Reino de Deus, Reino de Cristo e  Igreja hão-de evitar-se sempre as acentuações unilaterais, como  são as « concepções que propositadamente colocam o acento no Reino,  auto-denominando-se de “reino-cêntricas”, pretendendo com  isso fazer ressaltar a imagem de uma Igreja que não pensa em si, mas  dedica-se totalmente a testemunhar e servir o Reino. É uma “Igreja para  os outros” — dizem — como Cristo é o “homem para os outros” [...]. Ao lado de  aspectos positivos, essas concepções revelam frequentemente outros negativos.  Antes demais, silenciam o que se refere a Cristo: o Reino, de que falam,  baseia-se num “teo-centrismo”, porque — como dizem — Cristo não  pode ser entendido por quem não possui a fé n'Ele, enquanto que povos, culturas  e religiões se podem encontrar na mesma e única realidade divina, qualquer que  seja o seu nome. Pela mesma razão, privilegiam o mistério da criação, que se  reflecte na variedade de culturas e crenças, mas omitem o mistério da redenção.  Mais ainda, o Reino, tal como o entendem eles, acaba por marginalizar ou  desvalorizar a Igreja, como reacção a um suposto « eclesiocentrismo » do  passado, por considerarem a Igreja apenas um sinal, aliás passível de  ambiguidade ».76 Tais teses são contrárias à fé católica, por negarem  a unicidade da relação de Cristo e da Igreja com o Reino de Deus.

VI. A IGREJA E AS RELIGIÕES NO QUE CONCERNE A  SALVAÇÃO

20.  De quanto acima se recordou, resultam ainda alguns pontos  necessários para o percurso que a reflexão teológica deve seguir no  aprofundamento da relação da Igreja e das religiões com a salvação.

Antes de mais, deve crer-se firmemente que a « Igreja,  peregrina na terra, é necessária para a salvação. Só Cristo é mediador e caminho  de salvação; ora, Ele torna-se-nos presente no seu Corpo que é a  Igreja; e, ao inculcar por palavras explícitas a necessidade da fé e do Baptismo  (cf. Mc 16,16; Jo 3,5), corroborou ao mesmo tempo a necessidade da  Igreja, na qual os homens entram pelo Baptismo tal como por uma porta ».77 Esta doutrina não se contrapõe à vontade salvífica universal de  Deus (cf. 1 Tim 2,4); daí « a necessidade de manter unidas estas duas  verdades: a real possibilidade de salvação em Cristo para todos os homens, e a  necessidade da Igreja para essa salvação ».78

A Igreja é « sacramento universal de salvação »,79  porque, sempre unida de modo misterioso e subordinada a Jesus Cristo Salvador,  sua Cabeça, tem no plano de Deus uma relação imprescindível com a salvação de  cada homem.80 Para aqueles que não são formal e visivelmente membros  da Igreja, « a salvação de Cristo torna-se acessível em virtude de uma  graça que, embora dotada de uma misteriosa relação com a Igreja, todavia não os  introduz formalmente nela, mas ilumina convenientemente a sua situação interior  e ambiental. Esta graça provém de Cristo, é fruto do seu sacrifício e é  comunicada pelo Espírito Santo ».81 Tem uma relação com a Igreja, que  por sua vez « tem a sua origem na missão do Filho e na missão do Espírito Santo,  segundo o desígnio de Deus Pai ».82

21.  Quanto ao modo como a graça salvífica de Deus, dada  sempre através de Cristo no Espírito e em relação misteriosa com a Igreja,  atinge os não cristãos, o Concílio Vaticano II limitou-se a afirmar que  Deus a dá « por caminhos só por Ele conhecidos ».83 A teologia  esforça-se por aprofundar a questão. Há que encorajar esse esforço  teológico, que sem dúvida serve para aumentar a compreensão dos desígnios  salvíficos de Deus e dos caminhos que os realizam. Todavia, de quanto acima foi  dito sobre a mediação de Jesus Cristo e sobre a « relação única e singular »84 que a Igreja tem com o Reino de Deus entre os homens — que é  substancialmente o Reino de Cristo Salvador universal —, seria obviamente  contrário à fé católica considerar a Igreja como um caminho de salvação  ao lado dos constituídos pelas outras religiões, como se estes fossem  complementares à Igreja, ou até substancialmente equivalentes à mesma, embora  convergindo com ela para o Reino escatológico de Deus.

Não há dúvida que as diversas tradições religiosas contêm e  oferecem elementos de religiosidade, que procedem de Deus,85 e que  fazem parte de « quanto o Espírito opera no coração dos homens e na história dos  povos, nas culturas e religiões ».86 Com efeito, algumas orações e  ritos das outras religiões podem assumir um papel de preparação ao Evangelho,  enquanto ocasiões ou pedagogias que estimulam os corações dos homens a se  abrirem à acção de Deus.87 Não se lhes pode porém atribuir a origem  divina nem a eficácia salvífica ex opere operato, própria dos sacramentos  cristãos.88 Por outro lado, não se pode ignorar que certos ritos,  enquanto dependentes da superstição ou de outros erros (cf. 1 Cor 10,20-21), são mais propriamente um obstáculo à  salvação.89

22.  Com a vinda de Jesus Cristo Salvador, Deus quis que a Igreja  por Ele fundada fosse o instrumento de salvação para toda a humanidade  (cf. Act 17,30-31).90 Esta verdade de fé nada tira ao  facto de a Igreja nutrir pelas religiões do mundo um sincero respeito, mas, ao  mesmo tempo, exclui de forma radical a mentalidade indiferentista « imbuída de  um relativismo religioso que leva a pensar que “tanto vale uma religião como  outra” ».91 Se é verdade que os adeptos das outras religiões podem  receber a graça divina, também é verdade que objectivamente se encontram  numa situação gravemente deficitária, se comparada com a daqueles que na Igreja  têm a plenitude dos meios de salvação.92 Há que lembrar, todavia, « a  todos os filhos da Igreja que a grandeza da sua condição não é para atribuir aos  próprios méritos, mas a uma graça especial de Cristo; se não corresponderem a  essa graça, por pensamentos, palavras e obras, em vez de se salvarem, incorrerão  num juízo mais severo ».93 Compreende-se, portanto, que, em  obediência ao mandato do Senhor (cf. Mt 28,19-20) e como exigência  do amor para com todos os homens, a Igreja « anuncia e tem o dever de anunciar  constantemente a Cristo, que é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6),  no qual os homens encontram a plenitude da vida religiosa e no qual Deus  reconciliou todas as coisas consigo ».94

A missão ad gentes, também no diálogo  inter-religioso, « mantém hoje, como sempre, a sua validade e necessidade ».95 Com efeito, « Deus “quer que todos os homens se salvem e cheguem  ao conhecimento da verdade” (1 Tim 2,4): quer a salvação de todos através  do conhecimento da verdade. A salvação encontra-se na verdade. Os que  obedecem à moção do Espírito de verdade já se encontram no caminho da salvação;  mas a Igreja, a quem foi confiada essa verdade, deve ir ao encontro do seu  desejo e oferecer-lha. Precisamente porque acredita no plano universal de  salvação, a Igreja deve ser missionária ».96 O diálogo, portanto,  embora faça parte da missão evangelizadora, é apenas uma das acções da Igreja na  sua missão ad gentes.97 A paridade, que é um  pressuposto do diálogo, refere-se à igual dignidade pessoal das partes,  não aos conteúdos doutrinais e muito menos a Jesus Cristo — que é o próprio Deus  feito Homem — em relação com os fundadores das outras religiões. A Igreja, com  efeito, movida pela caridade e pelo respeito da liberdade,98 deve  empenhar-se, antes de mais, em anunciar a todos os homens a verdade,  definitivamente revelada pelo Senhor, e em proclamar a necessidade da conversão  a Jesus Cristo e da adesão à Igreja através do Baptismo e dos outros  sacramentos, para participar de modo pleno na comunhão com Deus Pai, Filho e  Espírito Santo. Aliás, a certeza da vontade salvífica universal de Deus não  diminui, antes aumenta, o dever e a urgência do anúncio da salvação e da  conversão ao Senhor Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

23.  A presente Declaração, ao relembrar e esclarecer algumas  verdades de fé, quis seguir o exemplo do Apóstolo Paulo aos fiéis de Corinto: « Pois eu transmiti-vos em primeiro lugar o mesmo que havia recebido » (1 Cor 15,3). Perante certas propostas problemáticas ou mesmo erróneas, a  reflexão teológica é chamada a reconfirmar a fé da Igreja e a dar razão da sua  esperança de forma convincente e eficaz.

Os Padres do Concílio Vaticano II, debruçando-se sobre o  tema da verdadeira religião, afirmaram: « Acreditamos que esta única verdadeira  religião se verifica na Igreja Católica e Apostólica, à qual o Senhor Jesus  confiou a missão de a difundir a todos os homens, dizendo aos Apóstolos: “Ide,  pois, fazer discípulos de todas as nações, baptizai-as em nome do Pai, do  Filho e do Espírito Santo e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos  mandei” (Mt 28,19-20). Por sua vez, todos os homens estão  obrigados a procurar a verdade, sobretudo no que se refere a Deus e à sua  Igreja, e a abraçá-la e pô-la em prática, uma vez conhecida ».99

A revelação de Cristo continuará a ser na história « a verdadeira  estrela de orientação » 100 para toda a humanidade: « A Verdade, que  é Cristo, impõe-se como autoridade universal ». 101 O mistério  cristão, com efeito, supera qualquer barreira de tempo e de espaço e realiza a  unidade da família humana: « Dos mais diversos lugares e tradições, todos são  chamados, em Cristo, a participar na unidade da família dos filhos de Deus  [...]. Jesus abate os muros de divisão e realiza a unificação, de um modo  original e supremo, por meio da participação no seu mistério. Esta unidade é tão  profunda que a Igreja pode dizer com São Paulo: “Já não sois estrangeiros nem  hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2,19) ». 102

O Sumo Pontífice João Paulo II, na Audiência concedida, a 16 de  Junho de 2000, ao abaixo-assinado Cardeal Prefeito da Congregação para a  Doutrina da Fé, com ciência certa e com a sua autoridade apostólica ratificou e  confirmou esta Declaração, decidida em Sessão Plenária, e mandou que fosse  publicada.

Dado em Roma, sede da Congregação para a Doutrina da Fé, 6 de  Agosto 2000, Festa da Transfiguração do Senhor.

Joseph Card. Ratzinger Prefeito

 

Tarcisio Bertone, S.D.B. Arcebispo emérito de  Vercelli Secretário      

 

 


NOTAS BIBLIOGRÁFICAS

 

(1) Conc. de Costantinopla I, Symbolum  Constantinopolitanum: Denz., n. 150.

(2) Cf. João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 1: AAS 83 (1991) 249-340.

(3) Cf. Conc. Vaticano II, Decr. Ad gentes e Decl. Nostra aetate; cf. ainda Paulo VI, Exort. apost. Evangelii nuntiandi:  AAS 68 (1976) 5-76; João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris  missio.

(4) Conc. Vaticano II, Decl. Nostra aetate, n. 2.

(5) Pont. Cons. para o Diálogo Inter-religioso e Congr. para a  Evangelização dos Povos, Instr. Diálogo e anúncio, n. 29: AAS 84  (1992) 414-446; cf. Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et  spes, n. 22.

(6) Cf. João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  55.

(7) Cf. Pont. Cons. para o Diálogo Inter-religioso e Congr. para a  Evangelização dos Povos, Instr. Diálogo e anúncio, n. 9.

(8) João Paulo II, Carta Enc. Fides et ratio, n. 5: AAS 91 (1999) 5-88.

(9) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Dei verbum, n. 2.

(10) Ibid., n. 4.

(11) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  5.

(12) João Paulo II, Carta Enc. Fides et ratio, n. 14.

(13) Conc. de Calcedonia, Symbolum Chalcedonense: Denz., n.  301. Cf. S. Atanásio de Alexandria, De Incarnatione, 54, 3: SC  199, 458.

(14) Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Dei verbum, n.  4.

(15) Ibid., n. 5.

(16) Ibid.

(17) Cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 144.

(18) Ibid., n. 150.

(19) Ibid., n. 153.

(20) Ibid., n. 178.

(21) João Paulo II, Carta Enc. Fides et ratio, n. 13.

(22) Cf. ibid., nn. 31-32.

(23) Conc. Vaticano II, Decl. Nostra aetate, n. 2. Cf.  ainda Conc. Vaticano II, Decr. Ad gentes, n. 9, onde se fala de elementos  de bem, presentes « nos usos e culturas particulares dos povos »; Const. dogm. Lumen gentium, n. 16, onde se acena a elementos de bem e de verdade,  presentes entre os não cristãos, que podem ser considerados uma preparação para  a aceitação do Evangelho.

(24) Cf. Conc. de Trento, Decr. de libris sacris et de  traditionibus recipiendis: Denz., n. 1501; Conc. Vaticano I, Const. dogm. Dei Filius, cap. 2: Denz., n. 3006.

(25) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Dei verbum, n.  11.

(26) Ibid.

(27) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 55.  Cf. ainda n. 56. Cf. Paulo VI, Exort. apost. Evangelii nuntiandi, n.  53.

(28) Conc. de Niceia I, Symbolum Nicaenum: Denz., n.  125.

(29) Conc. de Calcedónia, Symbolum Chalcedonense: Denz., n.  301.

(30) Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n.  22.

(31) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  6.

(32) Cf. S. Leão Magno, Tomus ad Flavianum: Denz., n.  294.

(33) Cf. S. Leão Magno, Litterae « Promisisse me memini » ad  Leonem I imp.: Denz., n. 318: « In tantam unitatem ab ipso conceptu Virginis  deitate et humanitate conserta, ut nec sine homine divina, nec sine Deo  agerentur humana ». Cf. ainda ibid.: Denz., n. 317.

(34) Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n.  45. Cf. ainda Conc. de Trento, Decr. De peccato originali, n. 3: Denz.,  n. 1513.

(35) Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, nn.  3-4.

(36) Cf. ibid., n. 7. Cf. S. Ireneu, o qual afirmava que na  Igreja « foi estabelecida a comunhão com Cristo, ou seja, com o Espírito Santo » (Adversus Haereses III, 24, 1: SC 211, 472).

(37) Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n.  22.

(38) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 28.  Quanto às « sementes do Verbo » cf. ainda S. Justino, 2 Apologia 8,1-2; 10,1-3; 13,3-6: ed. E.J. Goodspeed, pp. 84; 85;  88-89.

(39) Cf. ibid., nn. 28-29.

(40) Ibid., n. 29.

(41) Ibid., n. 5.

(42) Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n.  10. Cf. S. Agostinho, que afirma que fora de Cristo, « caminho universal de  salvação, que nunca faltou ao género humano, nunca ninguém foi libertado,  ninguém é libertado, ninguém será libertado »: De Civitate Dei 10, 32, 2: CCL 47, 312.

(43) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  62.

(44) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  5.

(45) Conc. Vaticano II, Const. past. Gaudium et spes, n.  45. A necessária e absoluta singularidade e universalidade de Cristo na história  humana é bem expressa por S. Ireneu quando contempla a proeminência de Jesus  como Primogénito: « Nos céus, como primogénito do pensamento do Pai, o Verbo  perfeito conduz pessoalmente todas as coisas e legisla; sobre a terra, como  primogénito da Virgem, homem justo e santo, servo de Deus, bom e agradável a  Deus, perfeito em tudo; enfim, salvando dos infernos todos os que o seguem, como  primogénito dos mortos, é cabeça e fonte da vida de Deus » (Demonstratio,  39: SC 406, 138).

(46) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  6.

(47) Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  14.

(48) Cf. ibid., n. 7.

(49) Cf. S. Agostinho, Enarrat. in Psalmos, Ps. 90, Sermo 2,1: CCL 39, 1266; S. Gregório Magno, Moralia in Iob,  Praefatio, 6, 14: PL 75, 525; S. Tomás de Aquino, Summa  Theologiae, III, q. 48, a. 2 ad 1.

(50) Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  6.

(51) Símbolo da fé: Denz., n. 48. Cf. Bonifácio VIII, Bula Unam Sanctam: Denz., n. 870-872; Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen  gentium, n. 8.

(52) Cf. Conc. Vaticano II, Decr. Unitatis redintegratio,  n. 4; João Paulo II, Carta Enc. Ut unum sint, n. 11: AAS 87 (1995)  921-982.

(53) Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  20; cf. ainda S. Ireneu, Adversus Haereses, III, 3, 1-3: SC  211, 20-44; S. Cipriano, Epist. 33, 1: CCL 3B,  164-165; S. Agostinho, Contra advers. legis et prophet., 1, 20,  39: CCL 49, 70.

(54) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  8.

(55) Ibid., cf. João Paulo II, Carta Enc. Ut unum  sint, n. 13. Conc. Vaticano II, Const. Dogm. Lumen gentium, n. 15 e  Decr. Unitatis redintegratio, n. 3.

(56) É, portanto, contrária ao significado autêntico do texto do  Concílio a interpretação que leva a deduzir da fórmula subsistit in a  tese, segundo a qual, a única Igreja de Cristo poderia também subsistir em  Igrejas e Comunidades eclesiais não católicas. « O Concílio, invés, adoptou a  palavra “subsistit” precisamente para esclarecer que existe uma só “subsistência” da verdadeira Igreja, ao passo que fora da sua composição visível  existem apenas “elementa Ecclesiae”, que — por serem elementos da própria Igreja — tendem e conduzem para a Igreja Católica » [Congr. para a Doutrina da Fé, Notificação sobre o volume “Igreja: carisma e poder” do P. Leonardo Boff: AAS 77 (1985) 756-762].

(57) Conc. Vaticano II, Decr. Unitatis redintegratio, n.  3.

(58) Cf. Congr. Para a Doutrina da Fé, Decl. Mysterium  ecclesiae, n. 1: AAS 65 (1973) 396-408.

(59) Cf. Conc. Vaticano II, Decr. Unitatis redintegratio,  nn. 14 e 15; Congr. para a Doutrina da Fé, Carta Communionis notio, n.  17: AAS 85 (1993) 838-850.

(60) Cf. Conc. Vaticano I, Const. dogm. Pastor aeternus:  Denz., n. 3053-3064; Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen  gentium, n. 22.

(61) Cf. Conc. Vaticano II, Decr. Unitatis redintegratio,  n. 22.

(62) Cf. ibid., n. 3.

(63) Cf. ibid., n. 22.

(64) Congr. para a Doutrina da Fé, Decl. Mysterium  ecclesiae, n. 1.

(65) João Paulo II, Carta Enc. Ut unum sint, n. 14.

(66) Conc. Vaticano II, Decr. Unitatis redintegratio, n.  3.

(67) Congr. para a Doutrina da Fé, Carta Communionis notio,  n. 17. Cf. Conc. Vaticano II, Decr. Unitatis redintegratio, n. 4.

(68) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  5.

(69) Ibid., n. 1.

(70) Ibid., n. 4. Cf. S. Cipriano, De Dominica oratione 23: CCL 3A, 105.

(71) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  3.

(72) Cf. ibid., n. 9. Cf ainda a oração dirigida a Deus,  que se lê na Didaché 9, 4: SC 248, 176: « A tua Igreja se reúna,  dos confins da terra, no teu Reino », e ibid., 10, 5: SC 248, 180: « Lembra-te, Senhor, da tua Igreja...e, santificada, congrega-a  dos quatro ventos no teu Reino, que para ela preparaste ».

(73) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 18;  cf. Exort. apost. Ecclesia in Asia, n. 17: in « L'Osservatore Romano », 7-11-1999. O Reino é de tal modo inseparável de Cristo que, em  certo sentido, identifica-se com Ele (cf. Orígenes, In Mt. Hom.,  14,7: PG 13, 1197; Tertuliano, Adversus Marcionem, IV, 33,8: CCL 1, 634).

(74) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  18.

(75) Ibid., n. 15.

(76) Ibid., n. 17.

(77) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n. 14.  Cf. Decr. Ad gentes, n. 7; Decr. Unitatis redintegratio, n.  3.

(78) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 9.  Cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 846-847.

(79) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  48.

(80) Cf. S. Cipriano, De catholicae ecclesiae unitate, 6: CCL 3, 253-254; S. Ireneu, Adversus Haereses, III, 24, 1: SC 211, 472-474.

(81) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  10.

(82) Conc. Vaticano II, Decr. Ad gentes, n. 2. É no sentido  aqui explicado que se deve interpretar a conhecida fórmula extra Ecclesiam  nullus omnino salvatur (cf. Conc. Lateranense IV, Cap. 1. De fide  catholica: DS 802). Cf. ainda Carta do Santo Ofício ao Arcebispo de  Boston: Denz., n. 3866-3872.

(83) Conc. Vaticano II, Decr. Ad gentes, n. 7.

(84) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  18.

(85) São as sementes do Verbo divino (semina Verbi), que a  Igreja reconhece com alegria e respeito (cf. Conc. Vaticano II, Decr. Ad  gentes, n. 11; Decl. Nostra aetate, n. 2).

(86) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  29.

(87) Cf. ibid.; Catecismo da Igreja Católica, n.  843.

(88) Cf. Conc. de Trento, Decr. De sacramentis, can. 8, de sacramentis in genere: Denz., n. 1608.

(89) Cf. João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  55.

(90) Cf. Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  17; João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n. 11.

(91) João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  36.

(92) Cf. Pio XII, Carta Enc. Mystici corporis, Denz., n.  3821.

(93) Conc. Vaticano II, Const. dogm. Lumen gentium, n.  14.

(94) Conc. Vaticano II, Decl. Nostra aetate, n. 2.

(95) Conc. Vaticano II, Decr. Ad gentes, n. 7.

(96) Catecismo da Igreja Católica, n. 851; cf. ainda nn.  849-856.

(97) Cf. João Paulo II, Carta Enc. Redemptoris missio, n.  55; Exort. apost. Ecclesia in Asia, n. 31.

(98) Cf. Conc. Vaticano II, Decl. Dignitatis humanae, n.  1.

(99) Ibid.

(100) Cf. João Paulo II, Carta Enc. Fides et ratio, n.  15.

(101) Ibid., n. 92.

(102) Ibid., n. 70.

fonte:http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000806_dominus-iesus_po.html

Cornelio A.Dias