7 tecnologias sinistras do livro "1984"

 

7 tecnologias sinistras do livro "1984" que são uma ameaça na atualidade 1984 george orwel

1984 é um romance distópico clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell. Publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opusera ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema. 

O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como “Big Brother”, “duplipensar” e “Novilíngua” entraram no vernáculo popular. O termo “Orwelliano” surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell.

Lançado em 1949, o livro “1984”, do escritor inglês George Orwell, é considerado até hoje uma das grandes obras premonitórias da literatura. Muito do que foi escrito na obra de ficção científica futuramente se tornou realidade de forma assustadora. O termo “Big Brother”, por exemplo, que hoje é associado a um reality show, nasceu nas páginas do livro de Orwell. Pensando nisso, o site Dvice preparou uma lista com sete tecnologias nascidas nas páginas do romance do escritor inglês e que, mais de meio século depois, ainda se constituem uma ameaça à privacidade e podem ser consideradas uma forma de controle social.

 

Teletelas espiãs 

Em “1984”, quase todos os ambientes contavam com um dispositivo chamado “teletela”, que  nada mais era do que uma espécie de TV que, de um lado, enviava imagens de propaganda para quem estava assistindo a ela e, de outro, servia como um instrumento de espionagem, captando tudo aquilo que a audiência estava fazendo.

 

imagem web (Fonte da imagem: iStock)

Os televisores da atualidade não são espiões tão ativos quanto os descritos no livro, mas, se levarmos em consideração os tablets e notebooks, todos com suas câmeras embutidas, temos a sensação iminente de estarmos sendo vigiados. Além disso, recebemos mensagens publicitárias a todo instante e por todos os meios.

 

O Big Brother está de olho em você

Na obra literária, quem está por trás de todo esse controle é um “Grande Irmão”, conhecido como Big Brother. Essa “entidade superior”, na época, servia como uma metáfora de controle do governo sobre tudo aquilo que a população fazia. 

image web (Fonte da imagem: iStock)

Nos dias de hoje, na maioria das vezes não são os governos os grandes vilões, mas sim as corporações. Redes sociais e serviços de busca têm um controle total e absoluto sobre tudo aquilo que você pesquisa na internet. Essa informação pode ser usada contra você, criando novas ferramentas “viciantes” que possam induzi-lo a comprar mais ou passar mais tempo diante da tela do PC. A polícia do pensamento

Se por qualquer razão alguma coisa fugisse do controle do Grande Irmão, ele poderia contar com uma série de aliados para denunciar pessoas que tivessem feito alguma coisa errada ou contra o sistema. Era a chamada polícia do pensamento.

image web (Fonte da imagem: iStock)

Com câmeras de vigilância em todos os lugares, hoje é praticamente impossível fazer qualquer ação sem que alguma imagem sua seja gravada em algum lugar. Repare em quantos acidentes de trânsito, por exemplo, você viu nos últimos anos que, na hora de descobrir quem era o culpado, alguma imagem de câmera de segurança acabou sendo encontrada e denunciou o infrator. Estamos sendo vigiados em todos os lugares. 

“Novilíngua”, a nova língua mundial

Para controlar a história, o governo criou uma nova língua mundial, substituindo palavras como “maravilhoso” e “esplêndido” para “bom mais”, fortalecendo assim a chamada “novilíngua”. Hoje, não podemos afirmar que exista necessariamente uma forma de controle sobre a língua, mas sabemos que as redes sociais e, principalmente, as mensagens de texto mudaram a forma como escrevemos. 

image web (Fonte da imagem: iStock)

Assim, c vc escreve de frma resumida nos sms, já dev ter percebido q, em alguns casos, qndo escreve de frma correta é visto com desconfiança por outras pessoas. A nova língua mundial da internet é recheada de expressões como “LOL” e “OMG”, e não entender qualquer uma delas pode significar a sua “exclusão” da vida digital. 

Controle do passado, do presente e do futuro

“Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado”. Um dos lemas políticos lançados no livro mostrava que alguns personagens passavam os dias modificando registros históricos em jornais e livros, modificando assim a história. 

image web

Boa parte das informações que consumimos hoje vem de fontes online que, nem sempre, são muito confiáveis. A Wikipedia, por exemplo, pode ser editada por qualquer pessoa, e a alteração de um detalhe histórico pequeno pode passar despercebida por muitos leitores, sendo levada adiante como verdade.  

Privacidade nas compras? Não, obrigado!

Quantas vezes por dia você paga as suas compras em dinheiro? Certamente, se você mora em uma grande cidade, na maioria das vezes você utiliza o cartão de débito ou de crédito para efetuar as suas compras. Todas essas transações, quer você queira ou não, deixam um rastro que pode dizer muito sobre a sua personalidade. 

imagem web (Fonte da imagem: iStock)

Esse aspecto pode também ser encarado com uma alusão à obra de George Orwell, já que em

“1984” as pessoas tinham as suas compras limitadas, podendo dispor de apenas alguns itens

de extrema necessidade e descartando alguns supérfluos. A tecnologia NFC promete diminuir

ainda mais o uso do papel moeda nas transações.

Teletelas nas ruas

Se dentro de nossas casas as televisões, os tablets, os notebooks e os PCs se encarregam de

nos trazer mensagens publicitárias, nas ruas o mesmo já acontece. Grandes painéis de

propaganda, em alguns casos animados, servem como grandes transmissores de informações,

o que nos induz a adquirir mais produtos.

image web

(Fonte imagem: Reprodução/Kersaber)

No mundo criado por George Orwell, essas mensagens eram recheadas de propagandas de guerra, mas o conteúdo, nesse caso, não importa muito. No final das contas, estamoscondicionados a receber informações 24 horas por dia e sentimos falta quando isso não acontece.  

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/25857-7-tecnologias-sinistras-do-livro-1984-que-sao-uma-ameaca-na-atualidade.htm 

http://www.dvice.com/archives/2012/06/1984-tech.php

7 tecnologias sinistras de Orwell 1984 que ainda são uma ameaça

image web

A tecnologia é uma coisa maravilhosa, mas, nas palavras do Homem-Aranha Tio Ben: "Com grande poder, vem grande responsabilidade." Se não tivermos cuidado, a tecnologia que conhecemos e amamos poderia ser usado contra nós, mesmo de forma sutil. No ano de 1984, a Apple pensou IBM era o portador do "Big Brother". Na realidade, a tecnologia de hoje se assemelha a uma melhor visão distópica de George Orwell que um era PC 1980.

Todos os dias estamos em processo de se tornar uma sociedade mais conectada. Com as redes sociais, computação em nuvem e ainda mais específico, menos pensamento sobre a tecnologia, como sistemas de vigilância em casa conectados à Internet, podemos nos encontrar em um delicado equilíbrio de confiança e paranóia.

 image web

1. A teletela Evolved

Em 1984, do Futuro: A semelhança entre as telas planas de hoje e as teletelas da história de Orwell são óbvias. As teletelas em 1984 foram bi-direcional, o que significa que as imagens enviadas e recebidas, empurrando propaganda enquanto age como uma câmera de segurança em cada sala. Eles também não poderia ser desligado, assim que a teletela pode suportar uma maior semelhança com um PC em casa, o que muitas pessoas sempre deixam diante.

Na realidade de hoje: televisores de hoje não estão espionando ativamente em nós (pelo menos, não penso assim), mas cada laptop e a maioria dos monitores de computador têm built-in webcams, e futuros televisores 3D pode até manter o controle de onde seus olhos estão olhando para entregar a melhor imagem possível. Esses dados também seria útil para os anunciantes, que, então, ser capaz de calcular o que áreas da tela são mais valiosos do que outros, e que os anúncios eram mais cativante. Há também Kinect da Microsoft, que poderia ir tão longe para ler sua linguagem corporal para avaliar como você está se sentindoimage web

2. Big Brother ainda está olhando Você

Em 1984 Futuro: De cada praça e pista, os sinais e propaganda para Big Brother bombardeá-lo em grande parte da mesma forma como a publicidade faz hoje. Nos dois sentidos teletelas existem em todos os quartos. Eles estão no trabalho, em casa e nas ruas.

Na realidade de hoje: Vivemos em um mundo que é quase completamente sob a vigilância de um tipo ou outro. Se falamos sobre o sistema de CCTV em todos os cantos do Reino Unido, ou as câmeras no estacionamento Alvo, nós aceitamos essas câmeras para nossa proteção. Lembre-se que a proteção vem na interpretação de quem está vendo essas imagens . Idealmente, a privacidade de negociação para a segurança não vem à custa da liberdade.

Claro que, tendo interpretar um ser humano e olhar através de todos esses dados de vídeo seria um demorado no melhor e no pior dos casos impossíveis. Se você estava tentando encontrar uma pessoa específica, ou faixa e gravar os movimentos para a revisão, que levaria algum fazendo. É aí que alguns avançados software de reconhecimento facial vem, e que poderia ser usado para manter um banco de dados de movimentos de um indivíduo sem um esforço manual.

Considere o seguinte: Onde você não está sob algum tipo de vigilância? Você está fora de vista em alguns quartos de sua casa, certo? Você tem o seu celular em seu quadril? Se sim, então alguém sabe onde você está. Eles podem ouvi-lo? Não? Você tem certeza? Tudo bem. Você já twittou e atualizado seu status no Facebook a respeito de onde você é. É fácil descartar a idéia de que alguém está observando, mas talvez eles são .

Lembre-se, o nosso 2012 "Big Brother" não tem que ser do governo. Ele pode , assim como muitas vezes ser corporações .image web

3. A Polícia Sonho

Em 1984 Futuro: No mundo de Orwell, qualquer um poderia ser um membro da Polícia do Pensamento. A criança amigável antiga loja-keeper, um vizinho ou um colega de trabalho pode ser um membro desta rede que examina seu comportamento. Uma vez que a rede pode ser, literalmente, qualquer um, você suspeitar que todos - e todos suspeitos de você.

Na realidade de hoje: Pesquisadores foram refinando uma descoberta recente que lhes permiteextrair imagens de mente de um sujeito . As últimas notícias nessa frente é um procedimento que nos permite " ouvir "monólogo interior de uma pessoa.

As implicações médicas positivos para esta tecnologia são enormes. Pessoas com doenças que impedem a coordenação motora ou qualquer outra doença que afeta a fala pode, finalmente, ter uma voz coerente.

No entanto, em um mundo com câmeras em todos os lugares, os pensamentos de uma pessoa pode ser o último refúgio de privacidade. Precisamos garantir que esse tipo de tecnologia é usada de forma responsável.

Considere o seguinte: Se você acha que a tecnologia acima parece distante no futuro ou muito removido para ser implementada de forma ameaçadora em breve, considerar que temos uma tecnologia que pode seguir os seus movimentos oculares e reações aos meios de comunicação. Por um lado ele iria lhe proporcionar uma nova forma de interagir com a tecnologia, por outro lado, os dados extraídos de seus movimentos oculares seria muito valioso para os anunciantes.

image webCrédito de imagem: Pixel Embargo / Shutterstock

4. New Novilíngua (Ou, torcer seu polegar para a Liberdade)

Em 1984 Futuro: No mundo de Orwell, o governo foi reduzir gradualmente Inglês para uma versão mais "eficiente" chamado Novilíngua. Palavras como "maravilhoso" e "esplêndido" foram substituídos por "bom plus" ou "casal e bom." Novilíngua foi usado em 1984 para controlar história.

Na realidade de hoje: Enquanto mensagens de texto como uma linguagem veio claramente prestes a salvar o nosso trabalho polegares, precisamos ter cuidado para que a nossa comunicação não perde a sua riqueza (ou precisão). Em 1984 , Orwell mostrou que você pode eliminar conceitos inteiros (como a liberdade) por não ter uma palavra para isso.

Embora a linguagem das mensagens de texto não é tão nefasto quanto isso, ele não remover parte da humanidade de comunicação. Ao escrever documentação em tecnologia, por exemplo, é importante para ser mais preciso e direto ao ponto. O que faz um site como o divertido DVICE é um pouco de capricho e humor geek-cultura. Que interessante seria se tudo lido como um manual UNIX ou pior, não pronomes ou vogais?

 5. "Quem controla o passado controla o futuro. Quem controla o presente controla o passado."

Em 1984, o Futuro: . "Quem controla o passado controla o futuro Quem controla o presente controla o passado", é um dos lemas do partido "Ingsoc" (Inglês socialismo), em 1984. Alguns dos personagens passaram seus dias modificando registros públicos, documentos históricos e jornais velhos para fazer o mundo do passado parecer favorável ao partido, mudando assim a história.na realidade de hoje: A maioria do nosso conhecimento histórico em geral nos dias de hoje vem de um pouco de confiança fontes online. Se estes eram propositadamente alterado, não estaríamos mudando a história? Se você não pensa assim, pergunte a si mesmo quando a última olhou para uma verdadeira enciclopédia (que não estão mais sendo impresso) versus Google ou Wikipedia. Era uma vez, nós confiamos em nossos fatos históricos de pessoas que foram pagas para ser profissional "fato-damas." Agora vamos colocar a nossa confiança em voluntários e boa vontade, eo poder da informação proveniente multidão para verificar e equilibrar-se, quanto mais olhos estão sobre ele. image webCrédito da imagem: 3DStock / Shutterstock


 

6. Seguindo o dinheiro

Em 1984 Futuro: Não há privacidade para suas compras em 1984 , a menos que você comprou coisas no mercado negro. Todos os alimentos foi em rações específicas por pessoa em pesos específicos. Não só fez isso ajuda as compras de pista, mas também limitado pertences pessoais.

Na realidade de hoje: Há pessoas em nossa sociedade em uma renda fixa que estão em uma situação semelhante, mas a perda real aqui é a privacidade. Se isso é feito com um cookie de rastreamento de uma compra on-line (ou até mesmo de pesquisa) ou um daqueles cartões de loja "desconto", estamos constantemente a perder o anonimato e um pouco de liberdade para o preço de alguns centavos em um meio litro de leite.

Quantas vezes você vê mais uma caixa registradora que não é um computador? A menos que você comprar algo por dinheiro em um estaleiro venda ou mercado de pulgas, há sempre algum registro rastreável do que você comprou e quando você o comprou. Mesmo para além disso, com as tecnologias NFC e similares parecendo que vai ser cozido para a próxima geração de hardware do telefone , todas as suas transações financeiras serão armazenados digitalmente.image web

7. Teletelas públicas

Em 1984, o futuro: o mundo de Orwell destaque teletelas em cada rua, a programação o público com propaganda pró-partido. Eu sei que você está pensando que isso é o mesmo do item n º 1 na lista, mas não é. Este é um bombardeio constante de informações que é programação e "mente entorpecente", em vez de um dispositivo destinado principalmente para vigilância.

Na realidade de hoje: Se você já andou pela Times Square, em Nova York, Piccadilly Circus, em Londres ou alguma área semelhante em uma cidade lotada, você vai, sem dúvida, ser bombardeado com imagens em movimento de todos os cantos. Estamos programados com o refrigerante tem apenas uma caloria e que maxi-pad tem asas. Mas isso é apenas parte dela.

O mundo de Orwell foi principalmente cheio de propaganda e as estatísticas de guerra. No meu pacote de cabo que eu tenho pelo menos cinco diferentes all-news, redes de 24 horas-a-dia. Nós somos a primeira geração na história a ter o fluxo constante de informações nos bater em um fluxo interminável

image web.

 

http://www.dvice.com/archives/2012/06/1984-tech.php

 

comentários