A História do Movimento Nova Era

As raízes do Movimento Nova Era originam-se na fundação da Sociedade Teosófica em 1875, em Nova York, pela russa Helena Petrovna Blavatsky. Uma das doutrinas básicas da teosofia ensina que todas as religiões têm "verdades comuns", as quais transcendem todas as diferenças. Os adeptos da Sociedade Teosófica acreditavam na existência de "mestres", os quais seriam seres espirituais ou homens especialmente favorecidos pelo destino e que haviam "evoluído" mais do que grande massa, isto é, os que haviam se tornado especialmente "iluminados".

A terceira presidente, Alice Bailey (1880-1949), uma inglesa que emigrou para os EUA, estabeleceu o verdadeiro alicerce para o Movimento Nova Era e é reconhecida como sua suma sacerdotisa. Como médium espírita, recebia mensagens de um assim-chamado "mestre da sabedoria", o tibetano Djawal Khul. Estas mensagens, as quais este demônio lhe transmitia através de escrita automática, foram publicadas em numerosos livros, como doutrina secreta, e constituíam o "Plano", o qual até hoje, para o Movimento Nova Era, é determinante e obrigatório.

A REVELAÇÃO AO PÚBLICO

Conforme ordens secretas, o movimento deveria permanecer completamente clandestino até 1975. A partir daquele ano, a ordem era de se trazer à luz do público o "Plano" para a "Nova Ordem Mundial" e as suas características. Agora as doutrinas da "Nova Era" deveriam ser divulgadas mundialmente, juntamente com a anunciação de um "Cristo da Nova Era", usando-se todos os meios de comunicação disponíveis. E foi exatamente isto o que aconteceu.

Os programas dos grupos Nova Era que à primeira vista têm assuntos sobre um estilo de vida saudável, foram aceitos na economia e em todas as camadas sociais, até mesmo em alguns círculos cristãos. Eles contêm, normalmente, os seguintes itens, os quais, no fundo, são diversas formas de técnicas orientais de ocultismo: meditação (ioga e terapias de relaxamento), hipnose, cura psíquica (visualização e "pensamento positivo"). Estas duas últimas partem da hipótese de que o homem converte em vida o que ele pensa, isto é, que o subconsciente transforma em realidade os nossos pensamentos e desejos. Especialmente o "pensamento positivo" é freqüentemente praticado e até mesmo baseado em versículos bíblicos e denominado como "fé", apesar de premissa antibíblica de que a força básica de qualquer homem seja boa.

A penetração profunda da ideologia Nova Era no público deu-se, principalmente, devido à obra de Marilyn Ferguson ("A Conspiração Aquariana"), a qual pode ser considerada, atualmente, como o "livro de culto" do Movimento Nova Era. Neste livro, a "era prometida", como as alegrias dos "estados de consciência alterados", é apregoada com entusiasmo e o Plano Nova Era é propagado mundialmente.

Até mesmo as crianças e os jovens são influenciados pelas idéias da Nova Era entre outras coisas pela assim-chamada "onda de fantasia", com seus filmes, vídeos, fitas cassetes, revistas cômicas, livros, jogos e brinquedos. Sete dos dez filmes mais bem sucedidos na história do cinema pertencem ao gênero "fantasia". Em primeiro lugar encontra-se o filme "E.T.", o qual deu início a todo um novo culto da juventude, e, em segundo lugar, o filme "Star Wars" ("Guerra nas Estrelas").

75% dos sucessos de bilheteria têm temas de fantasia. Livros de fantasia são best-sellers e têm tiragens de milhões de exemplares. Do gênero "fantasia", já existem centenas de livros de títulos, em quase todos os livros é apresentada alguma forma de ocultismo, como: invocação aos mortos, esconjuração de espíritos, clarividência, levitação de objetos através do poder da mente, etc. Feiticeiros, bruxas e mágicos têm um papel importante. Cinturões mágicos, espadas mágicas e amuletos caracterizam o mundo da geração jovem. Sob a classificação geral de "esotéricos", oferecem-se, nas livrarias, livros de ocultismos com instruções claras sobre como se entrar em contato com forças sobrenaturais.

A FILOSOFIA DA NOVA ERA

O objetivo da filosofia Nova Era é reconciliar todos os opostos: a ciência e o ocultismo são colocados no mesmo nível, todos os valores éticos desmoronam-se, o bem e o mal já não mais existem. Tudo é uma coisa só. Deste ponto de vista, entende-se também a tendência à síntese das religiões.

OS OBJETIVOS E PLANOS DO MOVIMENTO NOVA ERA

O "Plano", o qual foi transmitido a Alice Bailey através de ditados mediúnicos, consiste no estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial, de um Novo Governo Mundial e de uma Nova Religião Mundial. O objetivo político principal do movimento é o domínio do mundo. "A dissolução ou destruição de nações individuais, no interesse da paz e da conservação da humanidade", é propagada abertamente.

No caminho para o domínio do mundo são fixados numerosos objetivos intermediários (políticos, sociais e econômicos), como por exemplo:

•  Um sistema universal de cartões de crédito

•  Uma central mundial para distribuição de alimentos, a qual controlaria todo o abastecimento à humanidade.

•    Um sistema de impostos mundialmente unificado.

•  Um serviço militar obrigatório em escala mundial (apesar das idéias pacifistas). Quando em 1975 o movimento se tornou público, destes objetivos desenvolveram-se programas detalhados para os grupos Nova Era, como:

•    Criação de um sistema econômico mundial.

•    Entrega das propriedades privadas nos setores de crédito, transporte e de produção de gêneros de primeira necessidade a um diretório mundial.

•    Reconhecimento da necessidade de submissão a um controle mundial com relação a assuntos biológicos, como densidade populacional e os serviços de saúde.

•    Garantia mundial de um mínimo de liberdade e bem-estar.

•    Obrigação de se subordinar a vida pessoal aos objetivos de um diretório mundial.

AS ERAS

A razão por que se tem ouvido tanto sobre uma nova era fundamenta-se na crença de que os ciclos divinos de evolução são desenvolvidos através de diferentes eras astrológicas, cada uma com sua características distinta.

Acreditam que a humanidade evoluiu dentro das seguintes eras:

•    Era de Touro: de 4304 a 2154 a.C.

•    Era de Carneiro: de 2154 a 4 a.C.

•    Era de Peixes: de 4 a.C. a 2146 d.C.

•    Era de Aquário: 2146 a 4296 d.C.

A Era de Touro é atribuída à antiga cultura egípcia, que tinha a vaca como deusa da fertilidade e a pecuária como principal cultura. Os astrólogos dizem que essa foi à era em que a cultura egípcia se desenvolveu e foi o centro da civilização.

Com o final da Era de Touro, o domínio egípcio cessou e deu lugar a Carneiro, o signo que passou a dominar. Os astrólogos dizem que foi Israel que dominou essa era, devido ao sacrifício do cordeiro, o ritual mais marcante da religião de Israel, além da ovinocultura (criação de ovelhas), sua principal cultura. Dizem que a fase de transição entre as duas era s foi à saída de Israel do Egito, e que os hebreus ainda tentaram preservar o poder de Touro, quando fizeram o bezerro de ouro no deserto, mas Moisés (avatar da Era de Carneiro) os repreendeu e inaugurou a Era de Carneiro. Afirmam que Jesus foi chamado de "Cordeiro de Deus" (Jo 1.29) porque era filho do povo dominante da Era de Carneiro.

Jesus Cristo (avatar da Era de Peixes) teria, então, inaugurado essa era, dando evidência disso ao chamar os apóstolos para serem pescadores de homens, fazendo alusão à humanidade pisciana.

Por causa de Jesus Cristo, o povo dominante da Era de Peixes seriam os cristãos. Para provar que o cristianismo é o que domina Era de Peixes, apegam-se ao fato de que o mais antigo símbolo cristão é o peixe.

Terminando a Era de Peixes surge a de Aquário. Aquário é um signo regido pelo planeta Urano, que foi descoberto em 1781, coincidindo com a Revolução Francesa.

ERROS DOUTRINÁRIOS DA NOVA ERA

DEUS

A Nova Era ensina que tudo é Deus. Que Deus não é uma pessoa, mas uma força, uma energia, uma consciência universal. Os adeptos crêem que os homens, animais, vegetais e minerais fazem parte da divindade. Consideram a Terra como uma divindade, a quem chamam de Mãe-Terra.

Refutação: (I Reis 19.11-13)

JESUS CRISTO

É uma figura importante no processo do desenvolvimento da humanidade e do mundo. É a personificação de um Mestre Universal que se encarna em vários mestres espirituais. A maioria dos adeptos da Nova Era acredita que dos doze aos trinta anos Jesus esteve na Índia, e a sabedoria que obteve lá é a súmula de todas as tradições da espiritualidade e da mística. Afirmam que não se pode compreender bem a Bíblia sem que ela seja lida à luz dos elementos religiosos do budismo e do hinduísmo.

Refutação: (Mateus 16.13-17; João 1.1; Tiago 1.5)

O SER HUMANO

Shirley Maclaine, uma das propagadoras da Nova Era, afirmou: "Cada pessoa é um universo: se você se conhece, conhece tudo".

Entendem que o problema básico do homem é que ele não sabe que é Deus. Chegará a essa compreensão através do processo da reencarnação. Sua consciência deve evoluir até se tornar uma "consciência cósmica".

Refutação: (Isaías 43.10; Hebreus 9.27)

ECOLOGIA

Gaia é a deusa Mãe-Terra. É um organismo vivo, de dimensões planetárias, que tem sentimentos e vontade. Atribuem uma "vida espiritual" aos elementos da natureza (talvez por isso, admitam que São Francisco pudesse conversar normalmente com os animais, a lua, as árvores, etc.).

O ideal da Nova Era é a devoção à natureza e ao homem do campo. Isso pode explicar o encanto que têm pelas coisas "naturais". Encontram, consciente ou inconscientemente, algo "sagrado" nelas.

Refutação: (Romanos 1.18-23)

OS GRANDES MESTRES

São os espíritos dos antepassados e espíritos da natureza. Acreditam que é possível a comunicação com os mortos.

Variam na maneira como estabelecem essa crença. Eles podem falar pelas cartas, tarôs, cristais, pirâmides, pedras diversas, cores, perfumes, através de audição, pela sensibilidade, visões, aparições, mantras, êxtases, etc. Tudo é válido; todas as formas de ocultismo conhecidas pela humanidade podem se enquadrar nas práticas da Nova Era.

Refutação: (Deuteronômio 18.11; Jó 7.9,10; Isaías 8.19,20)

PECADO E SALVAÇÃO

Ensinam: "O mundo real é atingido quando você se conscientiza de que a base do perdão é bem real e plenamente justificada (isto “é, que, como ‘filho de Deus”, você é de fato sem pecado e, portanto, merece o perdão).” Como no hinduísmo, esses pregoeiros ensinam a salvação através de três caminhos: das obras, do conhecimento e da devoção. Nada de Cristo nem de Sua salvação pela graça. Negam o pecado, afirmando que o problema da humanidade é a ignorância e que, por isso, o ser humano não precisa de perdão.

Refutação: (Atos 16.31; Efésios 2.8,9; Tito 3.5; Lucas 19.10; João 14.6; Atos 4.12).

O CÉU, O INFERNO E O JULGAMENTO FINAL

A Nova Era afirma que ninguém, com qualquer poder de raciocínio ou com qualquer crença num Deus de amor, aceita o Céu dos clérigos nem tem qualquer desejo de ir para lá.

Refutação: A Bíblia, porém, descreve o juízo em que o Senhor Jesus Cristo presidirá e separará as ovelhas dos bodes, os salvos dos descrentes, de acordo com suas obras (Mateus 25.31-46). Os salvos entrarão no Reino de Deus, tendo o Céu por lar e receberão galardões (I Co 3.10-15; Rm 14.10, 12; II Co 5.9,10). Já os ímpios entrarão naquele Reino que Jesus disse estar preparado para o diabo e os seus anjos desde a fundação dos tempos (Mateus 25.41).

OS PERIGOS DO MOVIMENTO NOVA ERA

1.    Perigos na Educação. O Movimento Nova Era tem feito incursões significativas no sistema educacional.

2.    A Imaginação direcionada é perigosa porque ensina às crianças uma maneira de enfrentar problemas, a qual deixa Deus de fora. Podem também nos expor a falsos cristos ou a "anjos de luz" (II Co 11.14).

3.    Os novos conceitos de valores na sala de aula são perigosos, porque negam a existência dos valores absolutos da Palavra de Deus. Cada aluno é encorajado a inventar seus próprios valores morais.

4.    A Meditação oriental na sala de aula é perigosa porque ensina esvaziar a mente com a finalidade de atingir a "consciência cósmica", a união com todas as coisas.

5.    O Globalismo ensinado na sala de aula é perigoso, porque é baseado num conceito monístico do mundo, o qual adota não apenas a unidade de toda a humanidade, mas também uma unidade de todas as crenças religiosas.

6.    Todas as formas de Ioga envolvem premissas ocultistas, até mesmo a hatha ioga, que é freqüentemente apresentada como uma disciplina estritamente física.

7.    Perigos na Música. O músico do movimento Nova Era Áurio Corrá, dá a seguinte definição de sua música: "É um estilo completamente diferente dos outros estilos de música. Alem de estar voltada ao entendimento, a música new age provoca determinadas reações químicas e biológicas que muitas vezes são terapêuticas. Se ficarmos ouvindo certas freqüências sonoras em determinados ritmos, podemos ficar doentes". (Tapessom, agosto de 1991, p. 5).

SÍMBOLOS DA NOVA ERA

1.    Yin-Yang. Antigo símbolo oriental que representa o negativo-positivo. Simboliza o equilíbrio das energias cósmicas divinas com seus dois pólos opostos.

2.    Pirâmide. Utilizada como captadora de energia cósmica.

3.    Pomba com ramo. Simboliza a luta dos aquarianos pela paz e a esperança de que as águas de Peixes se sequem dando lugar à nova era.

4.    Borboleta. Simboliza o aquariano que saiu das trevas do casulo de Peixes para a dimensão celestial de Aquário.

5.    A mancha louca. Esotericamente, o nome já diz tudo: "mancha louca". É conhecida também como mancha de sangue e o objetivo é vulgarizar o sangue purificador de Jesus, com a finalidade de torná-lo banal e sem nenhum valor como elemento remissor dos pecados da humanidade.

6.    Olho de Satã. É um símbolo da pesada. Usado em rituais de magia negra, está presente na simbologia de quase todas as sociedades secretas. Atualmente, o olho de Satã é representado com uma lágrima em forma de losângulo. Essa figura geométrica representa dois triângulos, um superior e outro inferior, emendado pelas bases. Quer dizer a interação entre o céu e a terra, já que o triângulo é a representação dos três elementos vitais da terra: o ar, a água e o fogo. No caso do olho de Satã, a lágrima representa o choro por todos que estão fora do seu alcance.

7.    O Moita – Utilizado pela banda Pink Floyd- O boneco é Satanás espiando o mundo. Representa as pessoas que não se decidem por ele. São pessoas que estão tentando desesperadamente transpor o muro das suas próprias limitações em todos os ângulos, inclusive espiritual.

8.    O arco-íris. Significa a ponte de ligação da alma do homem com as forças do Cosmos e com o próprio Lúcifer.

9.    Cruz com laço. Desprezo ao pudor e a virgindade.

10.    Unicórnio. Absoluta liberdade de opção sexual.

11.    Fita entrelaçada. União infinita, perfeita e incontestável com as forças do Cosmos. (666).

12.    Cruz de Nero. (pé-de- galinha). A verdadeira paz sem Cristo.

13.    Casal transpessoal. O fim do casamento. A Nova Era instituiu o ômega como representação da família, acreditando que o atual sistema de organização familiar esteja chegando ao fim.

14.    Estrela de cinco pontas. O reino de Lúcifer e o homem sendo deificado.

15.    Fido dido. Personagem surgida na onda da Nova Era em tempos recentes. Foi criado nos EUA para identificar a marca de uma "griffe" de confecção. Posteriormente, a bizarra figura passou a ser usada também como marca de perfume, que faz sucesso em diversos países do mundo. Esta figura retrata um jovem conforme a ótica de seu criador, ou seja, a caricatura de um personagem da sociedade moderna, demonstrando em seus traços a loucura insana que o autor entende ser uma característica dos tempos atuais.

16.    Cruz Suástica. Também chamada Cruz Gamada, ficou conhecida em todo o mundo por ter sido adotada como símbolo do nazismo por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Suástica vem da língua sânscrita que significa "está tudo bem" ou "assim seja" e, segundo os místicos, implica em aceitação, indicando vida, movimento, prazer, felicidade e boa sorte.

LIGADOS ÀS ATIVIDADES VINCULADAS AO MOVIMENTO NOVA ERA

1. UNESCO.

2. Hare Krishina.

3. Clube de Roma.

4. Lojas Maçônicas.

5. Sei-Cho-No-Iê.

6. Papa João Paulo II.

7. Vale do amanhecer.

8. Cidade Eclética

9. Templo da Boa Vontade.

10. Livrarias esotéricas em geral.

11. Espiritismo em todos os níveis.

12. Concílio Mundial de Igrejas.

13. Shirley Maclaine.

14. Ordem dos templários.

15. Grupos de Gnose.

16. Yoga.

17. Cidade da Paz – Univ. Holística de Brasília.

18. Sociedade Teosófica.

BIBLIOGRAFIA

•    Nova Era à Luz da Bíblia – M. Basilea Schlink

•    Nova Era à Luz da Bíblia – J. Cabral

•    Nova Era - Marco André

•    Símbolos da Nova Era – S. V. Milton

 Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

 

 Silas Soares de Sousa

Fonte:

http://solascriptura-tt.org/Seitas/HistoriaMovNovaEra-SilasSSousa.htm

 

 

Comentários

 

 

              DE_UM_LIKE_75_SWIURL.JPG*