Papa acusado de heresia e a possível renuncia

Papa acusado de heresia e a possível renuncia.

A temática do assunto é um tanto enigmática, mas; não no sentido de ser difícil a compreensão dos textos; porém, sim por parecer uma incógnita dado a complexidade do problema em si; e assim sendo para chegarmos a um aproximado denominador  vamos traçar um paralelo entre os diferentes três artigos sobre o assunto e analisarmos isolando os contextos visando obter alguma definição mais lógica possível.

Vamos expor na íntegra os três artigos diferentes sobre o mesmo tema para então analisarmos o contexto geral:

Por Cian Molloy 05 de maio de 2019

O primeiro artigo - título: Papa acusado de heresia – mas seus críticos estão divorciados da realidade pastoral?

Este artigo registra o seguinte problema:

    Uma representação africana da   crucificação de Nosso Senhor.

O Papa Francisco foi acusado de heresia por sua visão de que os divorciados recasados ​​não estão absolutamente proibidos de receber a comunhão. A controvérsia veio à tona enquanto a Irlanda se prepara para realizar um referendo para acelerar as provisões de divórcio do país. O pontificado do Papa Francisco é muito diferente dos seus antecessores, com seus apoiadores alegando que ele representa uma Igreja mais gentil. 

Um exemplo é sua exortação apostólica de março de 2016, Amoris Laetitia, onde uma nota de rodapé afirma que a Eucaristia “não é um prêmio para os perfeitos, mas um poderoso remédio e alimento para os fracos”.

Os oponentes do Papa Francisco vêem isso e outras declarações como permitindo que aqueles que não estão em estado de graça recebam a comunhão.

O conteúdo da Amoris Laetitia foi contestado por quatro cardeais que escreveram uma carta em setembro de 2016 contendo cinco perguntas, conhecidas como dúbia, buscando esclarecimentos sobre a compreensão do Papa sobre os ensinamentos da Igreja – mas ele não respondeu.

Em 2017, 40 clérigos, estudiosos leigos e teólogos apresentaram conjuntamente ao Papa Francisco um documento de 25 páginas, Correção Filial sobre a propagação de heresias sobre Amoris Laetitia e outras “palavras, atos e omissões” do Papa.

Novamente ele não respondeu às suas críticas, que agora somavam mais de 260 signatários da Correção Filial.

Agora, muitos dos que assinaram o documento de 2017 colocaram seus nomes em uma carta aberta dirigida a todos os bispos do mundo para “acusar o Papa Francisco de delito canônico de heresia e, segundo, pedir que você tome as medidas necessárias para lidar com a grave situação de um papa herético”.

Em um resumo da carta, os acusadores dizem: “Este crime [heresia] é cometido quando um católico nega consciente e persistentemente algo que ele sabe que a Igreja ensina ser revelado por Deus.

Tomadas em conjunto, as palavras e ações do Papa Francisco equivalem a uma rejeição abrangente do ensino católico sobre casamento e atividade sexual, sobre a lei moral e sobre a graça e o perdão dos pecados”.

Além de criticar o conteúdo da Amoris Laetitia (“a alegria do amor”), os signatários da carta aberta reclamam que o Papa “não falou uma palavra de apoio às campanhas populares para preservar os países católicos do aborto e da homossexualidade, por por exemplo, antes do referendo para introduzir o aborto na Irlanda em maio de 2018”.

Algumas das acusações feitas são incomuns. “Na missa de abertura do Sínodo sobre a Juventude em 2018, o Papa Francisco carregou um bastão em forma de stang , um objeto usado em rituais satânicos.” bastão das bruxas

“Durante o Sínodo sobre a Juventude em 2018, o Papa Francisco usou uma cruz distorcida nas cores do arco-íris, sendo o arco-íris um símbolo popularmente promovido do movimento homossexual.

Defensores do Papa Francisco apontam que o cajado em questão tem uma representação de uma cruz Furka em forma de Y, que era o tipo de cruz mais usada pelo Império Romano, ao invés das cruzes muito simétricas e geometricamente regulares mais comumente vistas nas representações da crucificação.

Quanto ao uso das cores do arco-íris para ornamentar objetos eclesiásticos, o arco-íris é um símbolo da promessa de Deus para a humanidade após o dilúvio bíblico e tem sido um símbolo de paz, especialmente na Itália.

Resta saber se, e como, o Papa Francisco responderá a este último desafio à sua autoridade. Muito depende de como os bispos do mundo reagem à carta. Em dezembro de 2017, o cardeal alemão Walter Kasper declarou que a polêmica sobre Amoris Laetitia havia chegado ao fim, mas no momento parece que a polêmica está crescendo.

https://www.catholicireland.net/pope-accused-of-heresy-but-are-his-critics-divorced-from-pastoral-reality/

D'OPortal são os grifos em destaque acima.

O segundo artigo título: Tensão no Vaticano: Papa Francisco renúncia:Por Alicia Barrios - 23 de Agosto de 2021

A mídia italiana afirma que o Papa Francisco estaria disposto a renunciar devido a problemas de saúde após sua última operação. O conflito interno no Vaticano.

Está chegando uma nova reunião do conclave?

Hoje (23/08), a imprensa italiana noticiou que o Papa Francisco estaria pensando seriamente em renunciar após apresentar problemas de saúde após sua última intervenção cirúrgica. No entanto, do Vaticano não houve comunicação confirmando ou negando esta informação. 

No entanto, tudo parece indicar que se trata de uma ofensiva da ala conservadora da Igreja Católica contra o Sumo Pontífice. O conflito interno entre liberais e conservadores no Vaticano.A imprensa italiana afirma que o Papa Francisco poderia demitir-se do seu cargo.

A especulação sobre uma possível renúncia do Papa Francisco deve-se a portais locais como o Libero Quotidiano , que garantiu - sem revelar nenhuma fonte - que o Sumo Pontífice poderia renunciar ao cargo devido a problemas de saúde ocorridos após sua última cirurgia; a 4ª na Policlínica Gemelli.

No artigo publicado pelo jornalista Antonio Socci, é relatado que esta última operação obrigou o Papa Francisco a permanecer hospitalizado por 10 dias antes de sua alta. 

Por sua vez, argumentou que, em caso de renúncia, o Papa deveria legislar sobre o status do "Papa Emérito". Caso contrário, como escreve Socci, a situação se complicaria: “Ter um papa emérito já cria confusão. Ter dois acabaria complicando o quadro."

Falou-se até dos possíveis sucessores do Papa Francisco. 

Segundo o site Dagospia, que cita pessoas de dentro dos prédios do Vaticano, "a festa pós- Bergoglio será inteiramente italiana". 

"E será interpretado pelo cardeal Pietro Parolin , secretário de Estado da Santa Sé, e pelo cardeal Matteo Maria Zuppi. O primeiro é apoiado por cardeais ocidentais e (em parte) latino-americanos, o segundo por cardeais do Terceiro Mundo".

No Vaticano, há uma insistência crescente em um novo conclave. De fato, o Papa Francisco teria expressado sua intenção de sair. 

Em dezembro próximo, entre outras coisas, ele completará 85 anos, a mesma idade que Bento XVI tinha no momento de sua renúncia. Mas o motivo da demissão de Bergoglio não seria principalmente sua idade, mas o estado de sua saúde que de repente e inesperadamente tomou o centro das atenções com a cirurgia em 4 de julho no Hospital Gemelli. 

Na realidade, não teria sido uma intervenção planejada (diz-se que nem mesmo o secretário de Estado, cardeal Parolin, sabia da internação). Além disso, parece que os médicos de Gemelli gostariam de manter o Papa no hospital por mais tempo.

No entanto, esses rumores nos obrigam a colocar os olhos sob a lupa, já que a relação entre a mídia e o Vaticano, em relação ao estado de saúde do Papa Francisco, sempre foi complicada. Na época, a imprensa italiana criticou a comunicação oficial do Vaticano quando o Sumo Pontífice foi operado em julho passado, alegando que "nunca foram assinados por médicos e pela Policlínica Gemelli". Em outras palavras, a mídia italiana acredita que a saúde do Papa não é o que dizem.

Ofensiva conservadora do Vaticano

Há vários anos tem havido um forte conflito interno entre a ala conservadora e a ala liberal do Vaticano. A ala liberal, cujos líderes seriam os jesuítas e o papa Francisco, impôs uma série de reformas estruturais que colidem com os ideais da parte mais conservadora. Um desses conflitos foi sobre a Igreja Católica Alemã, que viu uma desfiliação maciça dos católicos romanos desde que o escândalo de abuso sexual do clero estourou em 2010. Somente em 2020, 402.000 católicos deixaram a igreja, o maior êxodo de 1 ano na história.

Para entender as causas da crise de abusos, os bispos alemães encomendaram um estudo em 2018, que revelou milhares de casos de abuso. Uma conclusão foi que o abuso foi possível não apenas por causa de indivíduos corruptos, mas também por causa das estruturas de poder da igreja e da cultura de sigilo em torno da sexualidade. Para romper com isso, a Igreja Católica alemã propôs uma série de mudanças estruturais, como a inclusão de uma seção feminina e a nomeação de padres casados.

A questão tem sido muito controversa, especialmente para a ala conservadora da Igreja Católica Apostólica Romana, predisposta a varrer o lixo para debaixo do tapete em vez de introduzir mudanças que possam afetar a tradição, um valor tão ou mais importante para eles do que a Bíblia.

Papa "Peronizado"

Outra questão que envolve o conflito interno no Vaticano é a nomeação dos membros do Colégio dos Cardeais , conclave que elege um novo bispo de Roma, cargo que carrega consigo o de papa (supremo pontífice e supremo pastor da Igreja Católica ) e o de chefe de Estado da Cidade do Vaticano. Nesse sentido, o Papa Francisco trouxe à tona o fio político argentino com uma estratégia concebida como o homem do peronismo que é.

Em 2019, o Papa Francisco anunciou a nomeação de 13 novos cardeais, 3 dos quais farão parte do Colégio dos Cardeais, órgão que elege o próximo pontífice. Atualmente, o Colégio dos Cardeais é composto por 216 cardeais, dos quais 118 eleitores e 98 não eleitores, aos quais se somam os 13 anunciados. Assim, o Sumo Pontífice poderia se tornar o primeiro Papa da história a escolher seu sucessor: a maioria dos cardeais foi nomeada pelo próprio Francisco: já são 59 dos 125 cardeais do Colégio.

Alicia Barrios, amiga do Papa Francisco, esclareceu rumores

Alicia Barrios, correspondente jornalística no Vaticano e amiga pessoal do Papa Francisco, declarou em entrevista à Rádio 10 que é muito improvável que o Papa renuncie por motivo de doença. 

Em diálogo com o jornalista Pablo Duggan, o correspondente afirmou: "Os Papas não podem renunciar. O Papa assume um compromisso que deve cumprir até morrer. A renúncia do Papa anterior foi diferente porque ele não partiu por doença, mas porque era um líder ingovernável".

Assim como o jornalista Antonio Socci, o jornalista acreditava que "ter um papa emérito já era uma bagunça; a renúncia de dois papas é demais".

"Há muita pressão. O Francisco está a mexer no bolso de muita gente", concluiu.

https://urgente24.com/mundo/tension-el-vaticano-instalan-renuncia-del-papa-francisco-n525480

O terceiro artigo título: Papa Francisco projeta renúncia e prepara sucessão com a posse de 20 novos cardeais.

Lista inclui dois representantes brasileiros, Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.

Devido aos problemas de saúde que enfrenta, o Papa Francisco não descarta a possibilidade de renunciar ao cargo e já prepara sua sucessão com a posse no sábado de 20 novos cardeais, 16 deles com direito a voto no conclave para a eleição de seu sucessor. “Mudar de papa não seria uma catástrofe”, declarou, antes de explicar que não pensou “nesta possibilidade, mas isto não quer dizer que depois de amanhã não vou pensar”, e acrescentou informando que “a porta está aberta”.

O pontifique convocou todos os cardeais do mundo para uma reunião inédita de dois dias, que acontecerá após a “criação”, o termo religioso, dos 20 novos “príncipes da Igreja”. A relação inclui nomes do Brasil, Paraguai, Índia, Singapura, Mongólia e Timor Leste.

Na lista de 16 cardeais com menos de 80 anos e, portanto, direito a voto em caso de conclave pela renúncia ou morte do papa, estão três latino-americanos: dois brasileiros – Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília – e um paraguaio – Adalberto Martínez Flores, arcebispo de Assunção. Dedicada à reforma da Constituição Pontifícia, aprovada em março e em vigor desde 5 de junho, a convocação de quase 300 cardeais é uma espécie de pré-conclave, durante o qual será feito um balanço da situação da Igreja após quase 10 anos de liderança do papa latino-americano.

A reunião provocou muitas especulações, em particular sobre o estado de saúde do papa, que passou por uma cirurgia no cólon em 2021 e sofre com dores no joelho direito que o impedem de caminhar e o obrigam a usar uma cadeira de rodas.

Com a posse dos novos cardeais, Francisco inclui na lista de possíveis sucessores religiosos procedentes das periferias do mundo, certamente mais abertos, menos acostumados às intrigas da Cúria Romana.

De acordo com o rito, os futuros cardeais se ajoelharão diante do papa para receber o barrete vermelho cardinalício, uma cor que lembra o sangue que Cristo derramou na cruz.

Após a cerimônia acontecerá a tradicional “visita de cortesia” ao Vaticano, que permite a aproximação dos moradores de Roma para saudar pessoalmente os novos cardeais.

A cerimônia de posse dos novos cardeais acontecerá no sábado a partir das 16h (11h de Brasília) durante uma cerimônia solene na basílica de São Pedro no Vaticano.

*Com informações da AFP Por Jovem Pan 25/08/2022 12h08 - Atualizado em 25/08/2022 13h31 -https://jovempan.com.br/noticias/mundo/papa-francisco-projeta-renuncia-e-prepara-sucessao-com-a-posse-de-20-novos-cardeais.html

Síntese'OPortal são os grifos em destaque acima.

O Papa Francisco foi acusado de heresia por sua visão de que os divorciados recasados ​​não estão absolutamente proibidos de receber a comunhão.

A controvérsia veio à tona enquanto a Irlanda se prepara para realizar um referendo para acelerar as provisões de divórcio do país.

O pontificado do Papa Francisco é muito diferente do de seus antecessores, com seus apoiadores alegando que ele representa uma Igreja mais gentil. 

Sinópse 'OPortal: são os grifos em destaque acima.

O Papa Francisco a princípio está sendo acusado de heresia por sua visão de que os divorciados recasados ​​católicos são absolutamente proibidos de receber a comunhão.

O primeiro artigo expõe vários quesitos acusatórios começando pela acusação de que os divorciados que casaram outra vez estão totalmente proibidos de receber a hóstia da comunhão quando na Escócia a Igreja lá prepara um referendo para acelerar as provisões de divórcio ao passo que os seus próprios apoiadores dele insinuam que ele é muito fidalgo com a Igreja.

A controvérsia é bem destacada; pois, ou ele é algoz ou então plebeu! Em 2017 o papa foi criticado por signatários por ter propagar heresias em relação à carta a seguir:

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html

Amoris Laetitia além de outras palavras, atos e omissões e os signatários “que assinam” e posteriores acusaram Francisco do delito canônico de heresia; cujos atos são de rejeitar o ensino sobre casamento; atividade sexual, sobre a lei moral e sobre a graça e o perdão dos pecados.

Em 2018 Francisco não apoiou os países católicos do aborto e da homossexualidade antes da Irlanda em introduzir o aborto em 2018 e para piorar o Papa Francisco carregou um bastão das bruxas na missa de abertura do Sínodo sobre a Juventude além de usou uma cruz distorcida nas cores do arco-íris que é o símbolo popular do movimento homossexual. Bem como observamos as acusações eles aporta na heresia.

O segundo artigo é também meio enigmático, mas; não no mesmo sentido do primeiro visto que ele divulga que o Papa Francisco pensa numa possível renúncia apresenta serio problema de saúde; mas, indica também haver um possível conflito interno no Vaticano e por isto ele estaria pensando seriamente em renunciar além da saúde o possível atrito entre a ala liberal e a conservadora no Vaticano.

Para renunciar segundo a mídia ele deve criar uma lei sobre o status do "Papa Emérito" visto haveria sério problema ter dois papas eméritos o que criaria grande confusão!

Uma suspeita também é a de introduzir mudanças que poderão afetar a tradição como, por exemplo, um valor tão ou mais importante para eles do que a própria Bíblia.

Este segundo artigo termina com a opinião de uma amiga de Francisco dizendo que é muito improvável que ele renuncie por motivo de doença. E com esta frase: "Há muita pressão.

O Francisco está a mexer no bolso de muita gente", denota claramente de que se isto realmente ocorrer será uma questão mais política do que religiosa.

Já o terceiro artigo cujo é título: Papa Francisco projeta renúncia e prepara sucessão com a posse de 20 novos cardeais; informa que o Papa Francisco não descarta a possibilidade de renunciar renúncia e prepara sucessão com a posse de 20 novos cardeais de um canal da imprensa brasileira e de confiança.

O artigo completa divulgando que uma reunião inédita de dois dias, que acontecerá após a “criação”, o termo religioso, dos 20 novos “príncipes da Igreja”.

O artigo termina divulgando uma cerimônia de posse dos novos cardeais!

O que é mais enfático é que já entramos no período secular apocalíptico e os pensadores religiosos ainda continuam afirmando que a heresia é como vimos nos artigos citados; um crime.

As mentalidades dos religiosos numa sua grande maioria ela foram cauterizadas espiritual e intelectualmente.

A capacidade de pensar não existe mais porque o cautério que se usa para extinguir lesões e cicatrizes ou para estancar sangramentos extinguir os neurônios cauterizou a inteligência, memória, consciência e a linguagem do pensadores do Vaticano; quando decretou a heresia como crime espiritual capital.

Além disso, em conjunto com outras partes do encéfalo que gera os sentidos e das emoções também foram aniquiladas; reduzidas espiritualmente a nada!

Pena. Bem amigos o que você pensa sobre este evento estranho sobre outro papa vivo? Comente!

Eu particularmente jamais pensei em algo semelhante a este acontecer e confesso que terei de me desdobrar até onde a minha capacidade limitar com o impossível; para encontrar uma resposta apenas sobre este fato.

Não tenho a menos noção por onde começar buscar encontrar uma lógica mais razoável e sensata possível para admitir a real possibilidade deste evento; o mais estranho por sinal deste século 20; visto que além da ascensão deste Papa, o mundo está sendo atualmente sendo reestruturado para este modelo iniciado no Éden deixar de existir e começar um mundo totalmente diferente de tudo o que se possa imaginar.

A questão principal que me faz ter certeza de que este papa não vai renunciar dá se pelo fato que ele foi predestinado para este ofício e que ele será o seu próprio fim.

Eu não vou citar referencias bíblicas proféticas porque também não sei como Deus vai entrar em ação no mundo deste ano ate 2030.

Nada do que já e o que ainda vai acontecer está sendo organizado por Ele; porque tudo deve transcorrer de maneira que a primeira parousia de Cristo ou vinda seja conforme Yahweh decidiu e nada pode interferir nos planos Dele.

Este papa ele é o Falso profeta conforme registra a bíblia, não tem para onde ele fugir desta terrível missão.

Quanto à besta do mar este demônio subiu do inferno quando ele foi eleito em 2013; porém, este ser maligno somente vai atuar na sua plenitude no corpo de Francisco; quando Deus determinar o dia.

Este dia será no momento em que a Igreja; hoje noiva de Cristo vai se encontrar com Ele nos ares e depois de sete anos, voltará glorificada para daí sim; governa como Ele por mil anos e então; os que morreram sem perdão e quem viveram no Reino de Cristo; serão julgados no Tribuna do Senhor!

Vamos observar os fatos atentos que vão se desenrolar e saberemos então o que Deus irá determinar para o Falso Profeta!

Sincero

Shalom.