Paulo e os cristãos chineses

 Paulo e os cristãos chineses

Dificilmente alguém tem influenciado a Igreja através dos séculos como ele: apóstolo Paulo.  Por anos, ele anunciou incansavelmente a mensagem de amor do evangelho sem ganhar nada, além de encorajar e ensinar as igrejas, acompanhar e até mesmo repreender os cristãos em sua caminhada espiritual.  Nem a prisão, flagelos, perseguição e um naufrágio foram suficientes para parar o apóstolo. Isso, até seu provável martírio sob o governo de Nero por volta de 60 d.C.

Assim como aconteceu com Paulo, os cristãos chineses têm sofrido por muitas décadas.

A história da Igreja na China

Por décadas, a igreja na China ficou exposta à extrema perseguição. Os comunistas no país, liderados por Mao Tse-Tung, tentaram com todas as suas forças controlar e até mesmo liquidar os cristãos. Líderes da igreja como Samuel Lamb, Allan Yuan e muitos outros permaneceram na prisão por mais de 20 anos de suas vidas. Eram expostos a maus tratos, torturas e interrogatórios. Durante esse tempo, suas famílias tiveram de sobreviver sob circunstâncias muito difíceis, sem o marido ou pai.

Com eles, muitos outros cristãos foram presos.  Ao mesmo tempo, muitos cristãos foram assassinados. Apesar disso e de mais de cinquenta anos de terrível perseguição, os cristãos chineses continuam firmados nas promessas bíblicas. Isso trouxe uma rica e grande benção ao país. Quando os comunistas assumiram o controle em 1949, havia cerca de 800 mil cristãos evangélicos, hoje a Igreja possui cerca de 80 milhões de cristãos e a cada semana mais pessoas estão sendo acrescentadas.

A Igreja na China atual

Durante a primavera de 2012, coordenadores do underground visitaram a China. Ao retornarem, falaram sobre os incríveis encontros que tiveram. Eles conheceram jovens e dinâmicos cristãos que têm um coração que arde por seu país. Esses jovens cristãos chineses compartilham sua fé onde é possível e são muito criativos na hora de evangelizar. Junto às gerações antigas, querem ganhar a China para Jesus.

A China está mudando: o comunismo está tentando ser mais liberal. Hoje minorias étnicas predominantemente cristãs ainda sofrem perseguição, o restante da Igreja vive sob restrições, mas sem a perseguição intensa.

Jovens cristãos têm outros desafios hoje: o materialismo e a prosperidade têm ameaçado sua fé. Muitos jovens cristãos conhecem o passado da Igreja chinesa e se lembram do quanto seus pais foram perseguidos. Eles entendem que a Igreja hoje não seria a mesma, se seus pais não estivessem preparados para serem perseguidos por sua fé.

Estudo bíblico interativo

Firmeza

Firmeza é uma das características dos cristãos chineses. Paulo é um grande exemplo para eles quando diz sobre si mesmo: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14.

Interatividade:

O que esses versículos de Filipenses significam para você? Ou será que eles são somente para a Igreja Perseguida?

Vitória em Cristo

O apóstolo escreveu a carta aos filipenses enquanto estava na prisão, o que confirma ainda mais seu testemunho. Em sua chegada à cidade de Filipos, Paulo foi preso por ter expulsado o demônio que se apossava de uma escrava (Atos 16). Através de um terremoto, Paulo e Silas foram libertos da prisão de uma forma miraculosa. Os filipenses puderem perceber desde o início que ser um cristão poderia ter um preço, ma, eles também estavam dispostos a perceber que Deus vê a situação de seus filhos e lhes dá vitória.

Assim como Paulo, os pastores chineses estão convencidos de que há vitória no sofrimento. Essa convicção é um ponto importante. E, a chave para essa vitória é a fé.

Pedro advertiu àqueles que sofrem: “Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.” 1 Pedro 4.19. Nossa confiança não é em um Deus que manifesta Seu poder sem um plano ou a Seu capricho, ao contrário, nossa confiança é em um Deus amável e de propósitos que promete que todas as coisas trabalham para o bem daqueles que O amam (Romanos 8.28).

Deus tem um plano e um propósito para nossa vida e através nossa obediência aos Seus ensinamentos. Ele irá trabalhar em nós e através de nós, até que finalmente isso traga glória ao Seu nome. Com esse tipo de fé, nós teremos a vitória.

Ler a Bíblia na China é diferente de ler a Bíblia em nosso país?

Sofrimento e perseguição

O sofrimento pode ser a perseguição, mas não necessariamente. No mundo livre, o sofrimento significa (predominantemente) doença, incêndio ou a perda de pessoas amadas de nossa família. Em países onde há perseguição, sofrimento significa descriminação, prisão, tortura e também doenças e perdas de pessoas amadas da família.

Acaso isso mostra que o sofrimento em países onde há perseguição é pior do que em países livres? Não. Nosso caráter e atitude durante o sofrimento é o que determina o quanto estamos sofrendo. Nosso caráter não é estático.

Está em desenvolvimento durante a nossa vida e isso nos ajuda a lidar com o sofrimento. Em relação à nossa atitude durante o sofrimento, para nós cristãos, é baseada principalmente em nosso conhecimento da Bíblia.

Quanto mais conhecemos a Bíblia, melhor lidamos com o sofrimento.

A Bíblia nos ensina duas coisas importantes sobre sofrimento:

Sofrimento é parte da vida do cristão. Aceitar esse fato é estar apto a tomar o que é nosso (Romanos 8.12-15). Nós podemos ser vitoriosos nessas circunstâncias, mesmo sendo criaturas frágeis (2 Coríntios 4.7-11).

1. Explique com suas palavras a diferença entre sofrimento e perseguição.

2. As décadas de perseguição trouxeram um avivamento para a China. A perseguição é o único motivo para o avivamento? Quais outros motivos podem ser?

Materialismo

Muitas pessoas na China, hoje, estão melhores economicamente do que há muitos anos atrás, e isso é muito bom. O progresso econômico traz riqueza e materialismo. Isso pode ser uma ameaça aos cristãos porque os valores que essas coisas novas trazem são os contrastes totais com os valores de Jesus. É muito importante que os cristãos foquem nos valores corretos!

Materialismo é a maior ameaça para os cristãos na China. O materialismo também é uma ameaça em nosso país?

Existem outras ameaças?

 

Fonte: http://underground.org.br/jdownloads/Shockwave/2013/Devocional.pdf

*

Comentários por Disqus

 DE_UM_LIKE_75_SWIURL.JPG

TAUEZEQ94_tsp.png*