Dezenas de cristãos assassinados pelo Boko Haram

  Dezenas de cristãos assassinados pelo Boko Haram no norte da Nigéria

 /1_0_822414.jpgLagos (RV) – A milícia radical islâmica Boko Haram assassinou dezenas de cristãos na localidade de Madagali, norte da Nigéria, tomada pelos rebeldes na última semana, informaram nesta sexta-feira, fontes locais. Madagali, situada no Estado de Adamawa, está próxima da localidade de Gwosa, onde no último domingo o grupo fundamentalista declarou um Califado Islâmico.
“Dezenas de pessoas foram assassinadas e uma grande quantidade de prédios pertencentes à Igreja foram queimados”, relatou o porta-voz da igreja da localidade, Gideon Obasogie, citado pelo diário local “The Punch”.
Segundo o relato de um sacerdote, “os cristãos homens são capturados e decapitados, enquanto as mulheres são obrigadas a converterem-se ao Islã e são tomadas como esposas pelos terroristas”.
Desde que a milícia radical invadiu a localidade e começou a perseguir os cristãos, os habitantes fugiram de suas casas que passaram a ser ocupadas pelos milicianos.
Alguns vizinhos das proximidades relataram que os fundamentalistas içaram sua bandeira nos povoados que foram tomados.
Boko Haram tem seu “feudo espiritual” e sua base de operações em Borno, porém atua também nos estados vizinhos de Adamawa e Yobe, onde o governo nigeriano declarou estado de emergência.
Desde que a Polícia matou, em 2009, o então líder e fundador do Boko Haram, Mohamed Yusuf, os radicais mantém uma sangrenta campanha que se intensificou nos últimos meses.
Boko Haram, que significa em dialetos locais “a educação não-islâmica é pecado”, luta para impor um estado islâmico na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e de predominância cristã no sul. (JE)

Texto proveniente da página

http://pt.radiovaticana.va/news/2014/08/29/dezenas_de_cristãos_assassinados_pelo_boko_haram_no_norte_da_nigéria/bra-822414 do site da Rádio Vaticano

comentários por Disqus